SEMANA (CHAMADA) SANTA – O QUE SIGNIFICA? Católicos, protestantes e o paganismo.

Publicado: março 21, 2008 em ARTIGOS, CATOLICISMO, CIÊNCIA DA RELIGIÃO, FERIADOS RELIGIOSOS, RELIGIÃO

tema.jpg

NO NORDESTE DOS ANOS 80 E HOJE AINDA EM ALGUMAS PARTES VÁRIAS CRENDICES POPULARES SÃO PRATICADAS PELOS RELIGIOSOS NA “SEMANA SANTA” COMO:

carne.jpg

  1. Não tomar banho na “semana santa”;
  2. Não comer carne, a não ser de peixe;
  3. Não se deve trabalhar em casa (limpando, varrendo, etc.;
  4. Deve-se fazer penitencia;
  5. Não discutir com ninguém;
  6. Não ouvir músicas seculares;
  7. Não cortar cabelo;
  8. Sexo? nem pensar!
  9. Não comer doces;
  10. Nenhum tipo de negócio deve ser realizado;
  11. Ha relatos de pessoas que tomaram banho na quarta-feira de trevas e ficou “entrevada”.
  12. Não pegar em armas, branca, de fogo, etc…
  13. Não varrer casa;
  14. Não falar palavrão; é melhor usar o que acontece na tv: Usa-se o “Piiiiiii”;
  15. Há uma tradiçãod e roubar galinha na sexta-feira (ic);
  16. Há outra tradição de “malhar” o judas; (destruir na verdade);
  17. Não fumar nem beber…(kkkkkk – é ruim heim????)
  18. Sexo? (novamente?) sim! Nem pensar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  19. E tantas outras tantas crendices….
farricocos21.jpg

A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte Calvário, sua crucificação e a sua ressurreição. A primeira celebração da Semana Santa foi em 1.682 pelos cristãos. Ela é uma das conclusões do Concílio de Nicéia, regido pelo Papa Silvestre I e patrocinado pelo imperador Constantino, em 325 d.C, que determinou a doutrina da Igreja Católica, transformada em religião oficial do Império Romano. Desde então, festejam-se em oito dias a paixão, morte e ressurreição de Cristo. é uma tradição tipicamente católica (pelo simbolismo – algo importante para a religiosidade).

Foi aceita em parte pelos protestantes, mas é importante sabermos um pouco de sua história:

Inicialmente, os cristãos celebravam a Páscoa em apenas um dia e ocorria a cada domingo. Mas, já no século 2, eles passaram a escolher um domingo especial e, a cada ano, celebravam a Páscoa, ou seja, a Ressurreição de Jesus. Foi inevitável que fosse utilizado o período da Páscoa judaica, que ocorre no 14º dia do mês de Nisan. Considerando que Jesus ressuscitou no domingo, veio a se estabelecer que a Páscoa cristã é celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera. [mas estamos no outono!]
No século 4, algumas comunidades cristãs passaram a vivenciar a paixão, a morte e a ressurreição, o que exigia três dias de celebração, consagrados à lembrança dos últimos dias da vida terrena de Jesus. Jerusalém, por ter sido o local desses acontecimentos, é que deu início a essa tradição seguida pelas demais igrejas. Assim a sexta-feira comemora especialmente a morte de Jesus, o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição.
Na medida em que os cristãos cresciam em número, necessitaram de organizar e estabelecer datas para festa da Ressurreição. Assim ocorreu uma re-significação daquela festividade, embora mantendo o seu sentido primeiro de libertação. Para os judeus, a Páscoa é a celebração da libertação da opressão a que estavam submetidos no Egito, de onde saíram sob a liderança de Moisés; para os cristãos, a Páscoa celebra a libertação da opressão do pecado, uma vez que se sentiam resgatados pelo sacrifício de Jesus.
Com o passar dos tempos, os cristãos foram estabelecendo rituais objetivando tornar acessível a todos, através de gestos litúrgicos, o sentido daquele tríduo que se transformou em uma semana com a introdução da celebração do Domingo de Ramos, por volta do século 4. Essa festa foi se tornando uma das mais populares do catolicismo e, em torno daqueles ramos empunhados pelos fiéis em procissão, tem surgido uma infinidade de pequenas crendices, como a sua utilização para a feitura de chás curativos. Em algumas regiões esses ramos ressequidos durante o ano são utilizados para a produção da cinza que é posta na fronte dos fiéis na quarta-feira que encerra o carnaval, a quarta-feira de cinzas, e dá início à Quaresma.

papa.jpg

Ao longo da Idade Média, a Semana Santa foi acrescida de novos rituais. Um desses foi a cerimônia do Lava Pés que ocorre na quinta feira à tarde. É a teatralização de um acontecido durante a Ceia de Páscoa, que Jesus celebrou com os seus seguidores mais próximos, uma experiência didático-pedagógica para aqueles que não tinham acesso aos escritos evangélicos. Por seu aspecto visual e dramático, adequou-se ao gosto popular e vem se tornando mais importante do que as reflexões que os cristãos devem fazer naquela ocasião.
No período medieval, surgiu um outro ritual, a espoliação do altar, ou seja, a retirada das toalhas e utensílios que foram utilizados, e as hóstias são transladadas para um altar lateral onde podem ser veneradas. Esse rito é uma alegoria do fato de que, na antiguidade, quando ainda não havia os templos, a cada celebração, eram postas antes e retiradas após a cerimônia, as toalhas sobre a mesa que servia como altar.
Um outro ritual, que também ocorre na quinta-feira, este pela manhã, é a missa da Bênção dos Óleos, utilizada para representar a unidade do clero em torno do bispo local, ao mesmo tempo em que demonstra a sua catolicidade. Os ritos da sexta-feira comemoram a morte de Jesus. Nesse dia, não ocorre a celebração da missa, apenas são feitas leituras e a adoração da cruz.
No ritual católico, a grande festa é o Domingo, mas a população entende a missa de vigília, que começa à meia-noite do sábado como Sábado de Aleluia, ou seja, o sábado de alegria. No ritual dessa cerimônia, um momento de expressiva beleza é a cerimônia da bênção do fogo, que não tem origem clara, mas possivelmente é um ritual pagão que deve ter sido introduzido após a conversão dos celtas. Após a bênção do fogo será aceso o Círio Pascal.

bebidas4.jpg

Existe duas leituras bem distintas acerca da SEMANA SANTA. A leitura que os cristãos fazem dela são as seguintes:

culto-pentecostal.jpg

PROTESTANTES: Entram em recesso como qualquer outro cidadão. Mas tem apenas o significado que as Escrituras Sagradas narram. A morte e ressurreição de Jesus o Cristo. Não acompanha rituais ou crenças extras ao que se apresenta nos textos Sagrados para os cristãos a não ser a própria comemoração do livramento “da morte” para todos e a promessa de ressurreição. Sendo figurada pelo exemplo do próprio Jesus Cristo. o protestantismo herdou do catolicismo apenas a comemoração da assunção de jesus Cristo na mesma data, sua significação “em parte” permanece a mesma. Porém não há rituais, ou simbologia ou crendices associadas a esse evento.

semanasanta1.jpg

CATÓLICOS: No século IV, algumas comunidades cristãs passaram a vivenciar a paixão, a morte e a ressurreição, o que exigia três dias de celebração, consagrados à lembrança dos últimos dias da vida terrena de Cristo. Jerusalém, por ter sido o local desses acontecimentos, é que deu início a essa tradição seguida pelas demais igrejas. Assim a sexta-feira comemora especialmente a morte de Jesus Cristo, o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição.
Um decreto papal estabeleceu o Domingo da Ressurreição como a data mais importante do ano eclesiástico. Ele é celebrado sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.
A Semana Santa não acontece na mesma data todos os anos. Assim como o carnaval, é um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Cristã. Assim, 40 dias depois da Quarta-Feira de Cinzas se iniciam os dias Santos.
Ela começa no domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no domingo de Páscoa propriamente dito.
Com o passar dos tempos, os cristãos foram estabelecendo rituais objetivando tornar acessível a todos, através de gestos litúrgicos, o sentido daquele tríduo que se transformou em uma semana com a introdução da celebração do Domingo de Ramos, por volta do século IV. Essa festa foi se tornando uma das mais populares do catolicismo e, em torno daqueles ramos empunhados à mão em procissão, tem surgido uma infinidade de interpretações, como guardar devocionalmente os ramos em forma de espécie em memorial à semana santa,… por outro lado como crendices, a sua utilização para a feitura de chás curativos. Em algumas regiões esses ramos ressequidos durante o ano são utilizados para a produção da cinza que é posta na fronte dos fiéis na quarta-feira que encerra o carnaval, a quarta-feira de cinzas, e dá início à Quaresma.
Ao longo da Idade Média, a Semana Santa foi acrescida de novos rituais. Um desses foi a cerimônia do Lava Pés que ocorre na quinta feira à tarde. É a teatralização de um acontecido durante a Ceia de Páscoa, que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos, uma experiência didático-pedagógica para aqueles que não tinham acesso aos escritos evangélicos. Por seu aspecto visual e dramático, adequou-se ao gosto popular e vem se tornando mais importante do que as reflexões que os cristãos devem fazer naquela ocasião.
No período medieval, surgiu um outro ritual, a espoliação do altar, ou seja, a retirada das toalhas e utensílios que foram utilizados, e as hóstias são transladadas para um altar lateral onde podem ser veneradas. Esse rito é uma alegoria do fato de que, na antigüidade, quando ainda não havia os templos, a cada celebração, eram postas antes e retiradas após a cerimônia, as toalhas sobre a mesa que servia como altar.
Um outro ritual, que também ocorre na Quinta-Feira de Endoenças, este pela manhã, é a missa da Bênção dos Óleos, utilizada para representar a unidade do clero em torno do bispo local, ao mesmo tempo em que demonstra a sua catolicidade. Os ritos da Sexta-Feira da Paixão lembram a morte de Jesus Cristo. Nesse dia, não ocorre a celebração da missa, apenas são feitas leituras e a adoração do Santíssimo.

Repito as palavras do velho novo filósofo ao visitar o Oráculo: Só sei que nada sei!

semanasanta-photo-shop.jpg

About these ads
comentários
  1. beatriz disse:

    amei as pesquisas

  2. glauciele oliveira disse:

    amei! pude aprender bastante com a pesquisa!!!!!!!!!!!

  3. Raiizinha disse:

    è muito interesante

  4. Albano Tavares disse:

    Excelente pesquiza académica. Os meus parabéns.

    Porém, profunda ignorância histórica-crítica. Infelizmente assim se transviam e enganam os menos “letrados” no campo da Teologia.
    Julgo ser avisado ser mais crítico e desapaixonado nos comentários, caso contrário está-se a prestar um serviço “anti-público”.
    Mas, não levam os meus comentários a nível pessoal. É apenas a minha opinião, falível e exposta a estar errada, como tudo na vida.

    Bem hajam.

    Albano, Licenciado em Teologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca.

  5. barbie♥ disse:

    naada doque um bom churrasquinho na sexta-feira santa

  6. jamile disse:

    amei essa pesquisa

  7. jheynnifer disse:

    atha que eu vo fica sem come doce kkkkkkkkkkkkque piada engraçadaa eu fica sem come doçe kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    k
    kkkkkkkk
    kkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkk
    kkkkk

  8. thamara disse:

    essa pesqusa é muito interessante mais não responde minhas expectativas…..Como é a semana santa??? o que significa pra nos cristãos?

  9. Emanuelle gato disse:

    muito!enteressante a pesquisa mais para mim falta mais um pouco de sabedoria mai parabêns agora esta coisa de não trabalhar em casa isso não colaria aqui na minha casa !! kkkkkkkkkkkk e ainda não podemos comer doco e nem carne kkkkkkkkkkkk a verdade é que eu morreria mas não de fome mais sim de tristeza doce minha paixão nem pensar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. mimyh disse:

    Boa pesquisa!!!

  11. Mary disse:

    Nunca quee vou fikar sem comer doce !

  12. joana disse:

    amei o testo

  13. lucas cabral disse:

    obrigado. pelo esse texto é muito bom eu gostei muito,e que esse texto vá crescendo cada vez mais.

  14. nenaamandacha disse:

    a nossa chegada quando entedemos que jesus e seu pai e sua mae e o maior imperio de nossas vidas passemos a viver mais saudaveis sem ataques de doencas materiais e isperituais a vida nos tras a felicidade do mundo pq esse maior superior em nossas vidas nos tras segurancas e enquilibrio pq em tempestades nos navegamos seguros e pq nao fazemos silencio num tekmpo como esse fazendo travessuras nao e justo que desobedesa a deus por quem moreu por nos na cruz hoje os dias de cada um sobreviventes nesse planerta sao anotados nas trez partes quandos fasemos o sinal da cruz hoje quando eu faco silensio em nome do pai do filho e do espirito santo to me recarecando de energia materiais e espirituais para o ano todo ate a volta da outra coresma porque jesus esta bem vivo do lado do seu pai e de sua mae assuntando que estao fazendo nessa reelembraco

  15. joaobosco disse:

    Sr. Albano Tavares,

    Ao contrário do que escreveu…algumas coisas. Fiz um trabalho sério. Se a igreja Católica não pensa assim como escreví, é bom passar aqui no NOrdeste, especialmente nas cidades de interior por que existe um outro catolicismo que não é o de Roma.

  16. Prezado Sr. joão!
    muito bom seu texto!
    O que algumas pessoas não entenderam é que os peqnos sacrifícios feitos na Semana Santa é o compartilhar da dor de Cristo, que passou pela crucificação somente para redimir nossos pecados.
    Sigo esses preceitos desde criança.E tb não acho que seja é obrigatário sendo apenas sugerido como forma de compartilharmos nossa dor, um belo e explicativo texto.Pena que as pessoas não entendem , rss
    Gde e fraterno abraço,
    Wal

  17. sasuked disse:

    a biblia nao diz q jesus iria morrer e ser ressucitado tres dias depois?
    como entao comemorao a morte dele na sexta e ressureissao no sabado?
    explica isso por favor fikei confuso

  18. sasuked disse:

    aff era domingo a ressureiçao msm assim sao 2 dias e nao 3

  19. poliana disse:

    carra e leggal pow obrigaado

  20. Olá sasuked… Jesus o meu Deus Ele ressuscitou ao terceiro dia, Mateus capitulo 28 versiculo 1,2,3,4,5,6
    E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro
    dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
    E eis que houvera um grande terremoto, por que um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra e sentou-se sobre ela.
    E o seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste branca como a neve.
    E os guardas, com medo dele ficaram muito assombrados e como mortos.
    mas o anjo respondendo, não tenhais medo, pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado.
    Ele não está aqui, por que já ressuscitou,como tinha dito.
    ou seja se voces prestarem bem atenção e forem espertos vão ver que são tres dias…sexta, sábado e domingo.

    Agora não tem nem resposta,pois qualquer coisa que voces falarem é mentira … que não houver nas escrituras.

  21. DSO disse:

    Meu querido antes de realizar tais pesquisas é preciso grande estudos e não só uma fonte caso não saiba os cristãos não comemoram essa semana pois o dia é do Senhor sempre você deveria conhecer e pesquisar fontes concretas que possam realmente te explicar o que isso significa . Cuidado essas afirmações são contrarias posso provar-lhe porem a sabedoria de Deus é loucura para os homens então isso Você nunca poderá saber a não ser que sua vida realmente possa ser transformada por Deus e seu Espírito Santo
    obrigada pela atenção e peço a vós que tenha caltela e veja suas fontes pois elas não estão sendo concretas e nem verdadeiras

  22. jayne disse:

    Costei muito da pesquisa

  23. Jader disse:

    desculpe. mas essas coisas que vc citou não fazem parte dos sacramentos ou muito menos dos mandamentos catolicos…Essas são apenas penitencias que podem ser feitas duranbte o tempo quaresmal! o não varrer a casa não falar palavrão são penitencias antigas que nenhum padre hoje em dia recomenda! pelo contrario eles recomendam que a maior penitencia é a caridade e o amor ao proximo! o não comer a carne na sexta feira da paixão é um sinal de respeito pelo dia que ela representa! e não é CARNE é a carne de porco ou a carne vermelha! e cabe a voce decidir varrera a sua casa ou não.. falar palavrão ou não! a penitencia é um sacramento biblico.. que deve trazer mudança para nós! e Parabéns muito boa a sua pesquisa!

  24. Rogério disse:

    Semana Santa é um dia muito espesial para todos nos seres

  25. maria júlia campos disse:

    Eu Maria Júlia fica sem tomar banho na semana santa?
    Eu não fico nem um dia e-emeio sem tomar banho.Vou fik a semana toda
    eu sei que é rarame significa(pecado)
    mas eu aprendi bastante coisas até que valeu apena!!!!!
    Tchau um bom dia,uma boa tarde e uma boa noite de ♥(coração)

  26. natalia disse:

    adorei a pesquisa e gostaria de saber mais sobre ala

  27. joseane lima batista dos santos disse:

    gostei da pesquisa,sempre fui catolica mais de um tempo pra ca estou frequentando a igreja evangelica e estou descubrindo muitas coisas que com todo respeito,faz muito sentido ; e nao é que estejam fazendo a minha cabeça como muitos catolicos pensam eu estou conhecendo a palavra.

  28. nina disse:

    MAs porq? O que acontecee?

  29. duda disse:

    nossa

  30. duda disse:

    muito logo e naum me respondeu minha pergunta

  31. Elias disse:

    QUE PESQUISA!!! ALGUÉM AQUI É IDIÓTA OU LOUCO? CADÊ AS FONTES E REFERÊNCIAS? ALIÁS O POVO DE ISRAEL SACRIFICAVA ANIMAIS, COMO OS PAGÃOS, QUEIMAVAM INCESO, COMO OS PAGÃOS, MEU FILHO ISSO QUE VC ESCREVEU NÃO É DROGA NENHUMA! NÃO TEM FONTES E REFERÊNCIAS! E QUEM TE DISSE QUE ESSAS TRADIÇÕES POPULARES SÃO REGRAS DA IGREJA? QUALQUER PORCARIA POSTADA NA INTERNET É PESQUISA?

  32. Elias disse:

    Por favor desconsidere comentário anterior…

  33. rayssa disse:

    é´bom obedesser

  34. S.inacio disse:

    Todo dia e santo.jesus disse sede santo em toda vossa maneira de vive.em tdo tempo seja alvo seus vestido e nunca falte olho sobre tua cabeca.quem e santo santifica quem e sujo ta s sujando.deus o abencoe

  35. Enio Cavalcanti disse:

    Meu Deus, quanta gente ignorante…Ignorante não, tapada! A Igreja relembra as dores de Jesus, para nos lembrar que ELE nos livrou da condenação eterna.
    Quanto babaca falando do que não entende.
    Vão estudar teologia, seus ignorantes, para depois falar.
    É por isso que o Brasil não sai do canto… Haja burrice!

  36. Antonio disse:

    todos comentarios estao errados,mas uma coisa eu tenho que agradecer a DEUS,ele so deicha os filhos dele endender,a palavra de e perfeita quando ele diz, os meus filhinhos ouvirao a minha voz,e ele permite os que nao e filho, ficar cegos, a igreja catolica ja matou muitos no passado,carnalmente,agora ela mata espiritualmente,e estes evangelicos falsos vai atraz,mas tamben sao filhos ne,em apocalipse ja diz tudo,a mae, a babilonia e sua filhas meretriz,o brigado meu Deus por ter permitido a revelacao de quem e o senhor.e tantas gente ate melhor que eu cega,mas nao e por querer ne,e por predestinacao,as escolhas do filho,olha esau, e jaco e assim vai,Deus abencoe a voces,que Deus da a revelacoes a voces,que ele tire os filhos dele das denominacoes….

  37. ITAMAR ALVES disse:

    OLA PASCOA SEGNIFICA A SAIDA DO POVO DE DEUS O POVO DE ISRAEL DO EGITO SER SANTO E SER TODOS OS DIAS POIS JESUS DISSE VSEJA SANTO PORQUE EU SOU SANTO NAO APENAS UM DIA JESUS MORREU SIM MAIS NO TERCEIRO DIA ELE RESUSSITOU E ESTA SENTADO A DESTRA DO PAI PARA SER O NOSO ADVOGADO ELE NAO ESTA PENDURADO EM UMA CRUZ TRISTE CABESBAIXO ´POIS ELE VENCEU O MUNDO E VOCE TANBEM PODE VENCER A PASCOA JESUS CELEBROU SIM POIS ERA UMA COMEMORACAO DOS JUDEU QUE DEU PARA ELES NA SAIDA DO EGITO

  38. Barbie♥♥ disse:

    Nossa adorei esse site mt bom !!

  39. LUIZA disse:

    Obrigado procurei muito mais achei.

  40. SINARA disse:

    aprendi muiito com a pesquisa sobre a semana santa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s