SIMBOLOS CRISTÃOS – SIMIÓTICA

Publicado: abril 20, 2008 em CIÊNCIA DA RELIGIÃO, IMAGENS, RELIGIÃO

A partir deste post iniciaremos uma série de estudos e imagens sobre os simbolos em várias áreas. Como a minha área de domínio é a Ciencia da Religião, me deterei mais especificamente nos simbolos religiosos: Cristãos, pagãos, Wicka, dentre outros além de sociedades secretas.

O termo símbolo, com origem no grego súmbolon, designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade. O “símbolo” é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.).

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objecto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual. A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral.

 

A CRUZ

TRIQUETA

O triquetra (muitas vezes, triqueta) é um símbolo tripartate composto de três interlocked vesica pisces, marcando a intersecção dos três círculos. É mais comumente um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) utilizados pelo Celtic Christian Church, às vezes estilizado como três entrelaçado peixe:
O triqueta símbolo antecede cristianismo e foi provavelmente uma Celtic símbolo da Deusa, e no Norte, um símbolo do deus Odin. Embora, muitas vezes, é afirmado que o triquetra é um símbolo de uma deusa tripartido, não tão deusa foi identificada com o símbolo. Similar símbolos que ocorrem em alguns Norse deusa celta e imagens, mas muito provavelmente representa as divisões do reino animal e as três áreas de terra acima mencionadas. Triplicities símbolos eram comuns em mitos e lendas celtas, uma das possíveis razões crenças cristãs foram tão facilmente aprovada pelo povo celta.
A triqueta faz um ideal cristão símbolo. É uma perfeita representação do conceito de “três em um” em trindade crenças cristãs, e incorpora um outro popular símbolo cristão, o peixe, na sua forma original da vesica pisces. É vedado às vezes dentro de um círculo de enfatizar a unidade aspecto.
Na crença Wiccan e Neopaganismo, a triqueta simboliza o triplo aspecto deusa (limpeza, a mãe, e crone). Alguns cristãos têm protestado esta “apropriação” do símbolo … no entanto, ironicamente suficiente, o peixe símbolo cristão original foi derivado de um começo de venus símbolo, uma representação feminina generativa órgãos de tomada de triquetra perfeitamente o símbolo adequado para uma Deusa revival. O triquetra também é considerada a represnt o triplicities de mente, corpo e alma, bem como os três domínios da terra segundo a lenda celta-terra, mar e céu.

 

CRUZ DE LORENA

A Cruz de Lorena consiste em uma vertical e duas barras horizontais espaçadas uniformemente. É um heraldic cruzado, utilizado pela Duques de Lorraine (anteriormente conhecido como o Duques de Anjou). Esta cruz está relacionada com a Crusader da cruz, o padrão de Joan do Arco, e os seis globos da família Medici.
A Lorena cruz foi conduzido à Cruzadas pelo original Cavaleiros Templários, conceder-lhes a sua utilização pelo Patriarca de Jerusalém.
Hermético alquimistas da Renascença utilizado o emblema como um símbolo da terra e do espírito, combinando a praça terra cruz com a cruz de Cristo. Quando tirar simetricamente, que simbolizava o hermético máxima: “Como acima, assim abaixo”.

 

CHI-RHO

A Chi-Rho emblema pode ser visto como o primeiro Christian Cruz.
Como um símbolo pré-cristão, o Chi-ro significava boa sorte. O Chi ro tornou-se um importante símbolo cristão quando adoptada pelo imperador romano Constantino, que representam as duas primeiras cartas em nome de Cristo-o Chi, ou ‘ch’, E Rho, ou ‘r.’ Segundo a Igreja Padre Eusebius, na véspera da Batalha da Ponte Milvan, o Imperador viu o emblema de um sonho, com a inscrição: “Por este sinal, você deve conquistar.” Segundo a história, a batalha foi ganha. No regresso para a vitória, Constantine ergueu igrejas cristãs. Infelizmente, esta história é muito improvável, como Constantino da conversão ocorreu em seu deathbed, em sua totalidade. Em qualquer caso, o símbolo é o padrão do Imperador do exército, proeminentemente mostrada na Emperor’s labarum, ou batalha padrão. Antes de se tornar o monograma de Cristo, o chi rho foi o monograma do Chronos, o deus do tempo, e um emblema de várias deus solar.

 

 

ALFA E ÔMEGA

Como um símbolo cristão, o Alfa eo Ômega representar a eterna natureza de Jesus Cristo. Alfa e Ômega são a primeira ea última letras do alfabeto grego. O símbolo lembra uma linha no Livro do Apocalipse:
O Alfa eo Ômega são igualmente incluídos no nome IAO, um Greco-Romana rendition do hebraico tetragrammaton que também foi utilizado como um sagrado nome de Bacchus / Dionysus e como “Iao Sabaoth” representou o demiurgo gnóstico.

 

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O Sagrado Coração de Jesus é hoje um dos mais reconhecidos símbolos da fé católica. A imagem tem origem na França, perto do final do século XVII quando uma freira chamada Marguerite Marie Alacoque começou a divulgar as sua místicas visões de Jesus, exortava a que o país dedicar-se à veneração do seu Coração, que ela descreveu o coração como o centro de comunicação entre os seres humanos e o divino. Um coração com espinhos e chamas, surgimento de uma cruz no topo, foi estabelecida a partir da visão dos místicos mais cedo e, possivelmente, a partir alquímica imagens comuns na época.

 

CRUZ ORTODOXA

A Cruz ortodoxa, composta de dois horizontal e uma barra diagonal atravessando um poste vertical, é o símbolo da Igreja Ortodoxa Russa. A parte superior do bar representa o sinal “INRI”, ( “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”), a título escarneceram agraciado em Cristo pelos romanos no Novo testamento conta da crucificação.
O menor, slanted bar é simplesmente uma versão estilizada footrest, um desenho comum no início Christian cruzamentos. Posteriormente folclore que detém a extremidade inferior pontos para o inferno, e os superiores para o céu, que representam os destinos dos dois ladrões crucificados com Cristo. O primeiro ladrão, arrependidos, foi para o céu, a segunda, que não lamentam o seu pecado, o inferno.

 

CRUZ DE JERUSALEM

A Jerusalém foi o emblema da cruz Templários Crusaders, e pode ter sido o pessoal de armas Templários Godfrey de Bouillon.

 

 

 

 

About these ads
comentários
  1. blogdoramon disse:

    Bosco vim aqui pra te oferecer um selo de garantia ;D ver la no meu blog e pega o selo e passa pra algums blogs que você gosta ;P

  2. os 7 atiçar não e um simbalo cristão?

  3. Fia disse:

    Falaa a coisa certaaaaaaaaaaaa

  4. Pry disse:

    Eu queria saber do signifivado da estrela de davi

  5. anna disse:

    Desculpe, mas eu me vejo obrigada a discordar de você sobre o simbolo alfa e omega. aquele monograma que vc botou, o P com o X, na verdade nao e o alfa e omega. era um simbolo usado para reconhecer cristãos. quando algum cristao morria, era posto esse simbolo na tumba e outros o reconheciam. O designio mais apropriado para o PX é o que voce botou como sendo CHI-RHO .
    desculpe o incomodo.

  6. joaobosco disse:

    Ana mia,

    Seria interessante vc apresentar a fonte de onde voce tomou as informações.

    A minha foi a especialista em simiótica Brenda Mallon em seu livro: Simbolos místicos e ainda: Counselling and Healing . Não foi incomodo algum sua visita, pode aparcer quando quiser para passar muais informações como a que passou em seu comentyário…

  7. eu gostei muito das imagens porque elas falam a respeito de Jesus ex: sobre o sagrado coracão de Jesus.

  8. EU CONFESSO QUE EU GOSTO MUITO DESSA PAGINA MAIS O QUE MAIS GAMA A ATÉNCÂO E QUE VOCÊS FALAM MUITO BEM SOBRE “JESUS CRISTO” FILHO DE “MARIA DE NAZARÉ” EX:CRUZ DE JERUSALÉM CRUZ ORTODOXA E ETC… QUEM LER ESSE COMENTÁRIO VAI SER ABÉNCOADO POR DEUS.

  9. dayane disse:

    Eu gostei de muitas coisas legais é interessantes

  10. Mário disse:

    Bom dia! Creio que as figuras correspondam aos descritivos abaixo e não ao lado delas, pois, tanto a cruz de lorena, quanto alfa e ômega, além do sagrado coração, têm suas definições colocadas em tópicos abaixo não sendo correto o descritivo ao lado destas.

  11. sandra disse:

    também notei o Mário disse: as imagens correspondem ao descritivo ABAIXO e não ao lado. é fácil perceber lendo o texto sobre o sagrado coração e a imagem abaixo, onde aparece o coração com a palavra CARITAS no centro, ou o primeiro texto, cruz de lorena. Deve ter sido uma questão de formatação, enquadramento dos textos com as imagens.

  12. estão precisando colocar coisas que preste para agente pesquisar

  13. Nascimento disse:

    Gostaria de ver publicado o simbolo exato da teologia. O site é dez!

  14. tauanny amorim disse:

    eu amei esse site
    continue assim

  15. VITORIA disse:

    ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. VITORIA disse:

    S
    I
    M
    B
    O
    L
    O

    C
    R
    I
    S
    T
    Ã
    O

    E

    D
    E

    M
    A
    I
    S

  17. pedro disse:

    eu gostei mais eu nao achei o que eu queria ○○
    mais e muito legal tchal deixei o meu comentario

  18. arthur disse:

    achei tudo que presisava para um trabalho da escola.
    foi muito util.

  19. LEIA disse:

    ADOREI TUDO ISSSO SOBRE O CRISTIANISMO

  20. “Ainda que a figueira não floresça,
    nem haja fruto nas vides;
    ainda que falhe o produto da oliveira,
    e os campos não produzam mantimento;
    ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
    Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

    Habacuque 3: 17e18

    Conheça a Livraria Papiros | Cristã igual a você – Grande diversidade deBíblias e os melhores livros cristãos para toda sua família.

    Acesse: http://www.livrariapapiros.com.br

    Imperdível Programa de Afiliados Cristãos para seu Blog!

  21. Ana Paula disse:

    Muiiito bom !
    Realmente muiito o site .

  22. Dennys Brown disse:

    Nossa os Simbolos São Lindos *-* tudo de Jesus é LINDO obrigado Por postar deus o abençoe!!!

  23. karina cedrez disse:

    muito lindo sao esses simbolos!!
    legal eu gostei !!!!!!!!!

  24. camila disse:

    issso esta incompleto precisso dos outros simbolos e ainda o que botam ai botam erradoo alfa e omega meu deus saiba falar

  25. camila disse:

    eu nao quero mais entrar neste site que nao fala nada certo eu preciso estudar dai eu venho aqui estudo neste site e erro todas as questoes da prova a va pelo amor de deus se querem fazer um site pelo menos botem informaçoes certas por favor nao quero acabar com vcs mais meu deus eu estudei neste site e eerei todas as questoes da prova pois vcs só botam informacoes erradas
    aquele que quizer falar comigo camila@hotmail.com

  26. joaobosco disse:

    Oh Camila..vc é tão inteligente lindinha…quer uma sugestão? Faz um blog sobre o assunto. Daí vc pesquisa e estuda.

  27. vinicius disse:

    muito bom tem tudo o que eu preciso

  28. juliany disse:

    fizmeu trabalho e gostei muito meu professor mi deu até a nota maxima
    vlw

  29. Cain disse:

    douglas vc estar serto cara muito fera

  30. carol123 disse:

    ki bostaaaaaaaaa ñ è isso oq eu kero ñ!!:()

  31. Shifty José disse:

    Por isso que sou cristão

  32. Ramon disse:

    bom eu te conheço e eu queria uma informação esse simbolo é da igreja ortodoxa mesmo?

  33. jose vicente disse:

    e leganl eu vou ser padre

  34. otavio disse:

    fuck you kralho

  35. higor disse:

    o alfa e omega não estão representado pelo p e x quriira,aquele la á simbologia do de ciima se vc não preto bem atenção’

  36. genimafra disse:

    Olá

    Concordo com o que disseram o Mário e a Sandra: “Creio que as figuras correspondam aos descritivos abaixo e não ao lado delas, pois, tanto a cruz de lorena, quanto alfa e ômega, além do sagrado coração, têm suas definições colocadas em tópicos abaixo não sendo correto o descritivo ao lado destas.” Também penso que pode ser questão de “formatação”. Mesmo assim, está muito bom e muito bem explicado! Parabéns pelo blog!

  37. shirei disse:

    eu adorei esse blog. achei oq precisava pra mim estudar na escola eram os nomes dos simbolos cristaos é muito fácil achar aki.

  38. shirei disse:

    lindo de mais

  39. cleissienne disse:

    muito bom! amei!

  40. Rodrigo disse:

    Que tradução mal feita,
    é melhor não postar nada a postar algo assim!

  41. humberto disse:

    Por favor, gostaria de entender o significado da figura que tem a letra P com X na sua frente, pois me parece que o significado esta invertido…

  42. sthefany disse:

    O símbolo do Islã, muito comum no Oriente e em alguns países do Ocidente, é a Lua Crescente que representa o calendário lunar que é regente das vidas religiosas e seus principais rituais.

  43. sthefany disse:

    O símbolo mais importante chama-se Selo de Salomão, conhecido também como Estrela de Davi, que representa os quatro elementos do universo: água, fogo, ar e terra. Outro símbolo é o Menorá que é um candelabro com sete braços. esse e para a pry

  44. luanamelo disse:

    muito Legal. gostei e tudo que falar de Jesus eu gosto muito.me traz muita Paz. e meu Coração Transborda Amor, Porque meu Deus, é um Deus de Amor. Amem simbolos? não vão mudar nada ao respeito no que eu creio , *-* o senhor que que fasamos a vontade dele é isso e o que importa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s