GARGALHADA SANTA – BENÇÃO DE TORONTO!

Publicado: maio 10, 2008 em CIÊNCIA DA RELIGIÃO, PROTESTANTISMO, RELIGIÃO, TEOLOGIA

Sobre esse assunto estão inceridos os pós-pentecostais, uma nova linha do pentecostalismo advinda do neo-pentecostalismo.

O termo PÓS-PENTECOSLISMO sugere ruptura. Primeiro por que não possuem os marcos fundantes do  pentecostalismo clássico, somam as idéias do neo-pentecostalismo com vários outros elementos de diversas religiões. A saber: o catolicismo romano, o candomblé e a umbanda, além, evidentemente dos evangélicos.É preciso destacar que a “benção de Toronto” ou “gargalhada santa não é criação desses novos grupos, surgiram inclusive antes desses últimos.

vejamos um pouco de história e depois assistamos a um vídeo

Um fenômeno religioso tomou conta de Kentuck em Cane Ridge, em agosto de 1801, se reuniam até 25 mil pessoas. KINGSLEY (1988,pág.98) diz que Peter Morgan, Presidente da Sociedade Histórica Discípulos de Cristo afirma que aquele “revival” foi um dos mais climáticos e grandioso de todos os “revivals” . Havia pessoas de todas e de nenhuma convicção religiosa, mas surgiu um fenômeno que causa espanto hoje como causava naquela época.
As pessoas surpreendiam-se fazendo exercícios espirituais. Algumas rolavam no chão, outras latiam como cães, outras ainda tinham grandes surtos de gargalhadas. MATHER e NICHOLS (2000, pág. 472.) descreve esse fenômeno como a unção do riso também conhecida como “benção de Toronto” e “gargalhada sagrada”.

Prática que consiste num incontrolável romper de risos, motivado, segundo seus defensores, pela atuação do Espírito Santo. Geralmente, segue-se a isso outras práticas, como urrar como um leão, pois a pessoa estaria recebendo o Leão da Tribo de Judá (uma referência a Jesus Cristo), ou até mesmo imitando uma águia em pleno vôo, em referência ao profeta Isaias que disse que Deus faz alguns voarem com asas de águia.
FONTE SECUNDÁRIA: Livro Metamorphosis e Nekrosis – Notas do protestantismo potiguar – João Bosco de Sousa - DEI – 2007 – Natal/RN.

Você vai ver no video:

1) Kenneth Hagin mexendo a língua como uma cobra, enquanto os fiéis estão na gargalhada santa!
2) Kenneth Hagin comessa a rir e um casal presente cai na “risada santa”, fica mole na cadeira, e desliza para o chão, como uma serpente!
3) Kenneth Hagin fica “embriagado com o Espirito Santo”, e precisa ser segurado por 3 diaconos, e ele atira a benção do riso santo nos fiéis, as vezes com a mão, as vezes com a língua, que se move como a de uma cobra.
4) Kenneth Hagin, ainda “embriagado com o Espírito Santo” – fica dando risada como se estivesse em transe, e atira a benção na igreja, que começa a pular “no espírito” e sapatear freneticamente.
5) Os diáconos de Kenneth Hagin caem no riso santo, e resvalam ao chão como serpentes, e enquanto eles se debatem no chão, alguns fiéis uivam na igreja, e Kenneth Hagin, totalmente “embriagado com o Espírito Santo” nem sequer consegue se levantar e fica sentado, rindo

.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s