WICCA – SIMBOLOS

Publicado: maio 18, 2008 em ARTIGOS, CIÊNCIA DA RELIGIÃO, IMAGENS, RELIGIÃO, SIMBOLOS RELIGIOSOS, TEOLOGIA, WICCA

WICCA DE MANEIRA RESUMIDA

A palavra “Wicca” vem do inglês antigo, tendo sido reintroduzida no uso moderno daquele idioma por Gerald Gardner, em sua publicação de 1954. Embora Gardner utilizasse a grafia “Wica”, popularizou-se o uso de “Wicca”, mais coerente à etimologia da língua inglesa moderna.

Wicca é uma religião neopagã fundamentada nos cultos da fertilidade que se originaram na Europa Antiga. O bruxo inglês Gerald B. Gardner impulsionou o renascimento do culto, com o nome de Wicca, junto com outros bruxos e bruxas, em meados dos anos 40 e 50. Embora essa fundação tenha ocorrido provavelmente na década de 1940, ela só foi revelada publicamente em 1954, quando da época da sanção da última das leis contra a Bruxaria na Inglaterra. A tradição Wicca e seus termos são baseados em diversas culturas do paganismo antigo, modificadas pelo que, segundo Gardner, era uma tradição sobrevivente da bruxaria medieval, mas da qual o conhecimento que temos é obscuro.Desde seu renascimento, várias tradições da Wicca surgiram. Algumas se afastando consideravelmente dos conceitos da década de 50. A tradição que segue os ensinamentos e práticas específicas, conforme estabelecidos por Gardner, é denominada Tradição Gardneriana. Além dela, muitas outras tradições da Wicca se desenvolveram e também existem muitos praticantes que não pertencem a nenhuma tradição estabelecida, mas criam a sua própria forma de culto (ecléticos) aos Antigos Deuses.

Existem muitos símbolos associados a Wicca e neopaganismo modernos sistemas de crença. Alguns dos mais universais Neopaganismos e símbolos incluem:

WICCA E MAGIA


O PENTEGRAMA: Dentro de um círculo, é o mais reconhecido símbolo de Wicca. O pentacle representa a integração do corpo e espírito, e no domínio espiritual dos quatro elementos. O pentacle é usado em uma série de rituais Wiccan, e como um sinal em Grade Gardnerian e outras tradições. O pentacle é muitas vezes utilizados como um símbolo do reconhecimento entre os profissionais, especialmente aqueles que prática um código de sigilo.


Oculto pentacles são pentagramas disfarçados em mais intrincados desenhos e modelos, e pode ser usado quando não é seguro ou apropriadas para vestir. Muitos desses desenhos estilizados são vestidos que podem ser reconhecidos pelos outros crentes, mas menos evidente para estranhos. Às vezes chamada de “flor pentacle,” eles têm uma menor “oculto” aparência e são menos susceptíveis de causar problemas com a família ou não-pagãs em o local de trabalho

Esta é uma versão estilizada representação do Horned Deus, que nos representa a Wicca polaridade do universo masculino. Os chifres brancos é o deus arquetípica chifres brancos Shaman, que está relacionado com os antigos deuses da vegetação e da caça: grego Pan, o celta Cernunnos, e os egípcios Ammon. Este símbolo é às vezes referido como o “chifre lua”, e, como tal, é também um símbolo da Deusa Diana, em especial nas Tradições Diânicas.


Outra imagem Horned Deus, criada a partir de uma pentacle, este com um distintivo de um Pan-cabra aparência:


Um símbolo semelhante, feita a partir de hieróglifos egípcios, que representa a Cow Deusa Hathor, é por vezes utilizado pelos egípcios Recon ou feminina centrada Pagãos:

Existem vários estilos da Deusa Lunar Triplo símbolo, representando os três aspectos da lua (enceradeira, diminuir, e completo) e womankind (mãe, solteira, Crone), bem como a Lady, ou Deusa, a polaridade da feminina Universo:


conceito da Wiccan Horned Deus, simboliza o poder da natureza masculina, especialmente no domínio das florestas e os animais que habitam a eles:


Conhecer o símbolo abaixo é uma simplificação silhueta de um egípcio Paleolítico Deusa mãe, provavelmente de um protótipo da Deusa Isis, e é muitas vezes usado para simbolizar o “Lady”, a divindade feminina da Wicca:

O emblema do Seax-Wicca, um anglo-saxão influenciado ramo da Wicca, simboliza o sol, a lua, e as oito Sabbats, ou dias santos:

WICCA rituais tradicionais ferramentas:

Os quatro mais comumente usado em ferramentas ritual Wicca são obtidas a partir da magickal ferramentas utilizadas por mágicos Ritual da Renascença. Eles simbolizam os quatro antigos elementos, e são utilizados ritualmente para canalizar os seus poderes. Eles estão directamente relacionados com o naipe sinais sobre tarô cartões e os quatro mundos da Kabbalah.


O copo ou cálice é um símbolo do elemento de água, um elemento feminino representando intuição, gestação, capacidade psíquica, e ao subconsciente. A Copa também está em como um símbolo da Deusa, do útero, e os órgãos femininos generativa. O cálice é por vezes intercambiáveis com o cauldron.


O Athame ritual ou punhal (por vezes, uma espada), é um símbolo de fogo. O Athame representa o elemento fogo, e as qualidades masculinas de consciência, ação, força e resistência. O Athame é usado para direcionar energia e está empregado no sector da fundição de círculos. Um Athame é tradicionalmente negra manipulados e maçante, mas, como a faca é considerado um emblema pessoal, existe uma grande variedade de reais em prática-um poderia ver nada a partir de uma faca de caça um veado antler usado como um Athame. O uso da Athame empates anteriores ritual de magia, e antecede Wicca.


A varinha é um símbolo do ar. Note-se que no Ritual Magick, wands são do elemento fogo, e é o punhal de ar. Wiccan prática geralmente inverte estas designações, em grande medida devido à união do punhal no cálice com o ritual.

Wiccan wands são normalmente feitas de madeira (normalmente Hawthorn ou cinza), cobre, ou de cristal, e pode ser muito ornamentado e pessoais na sua concepção. De todas as ferramentas da bruxa, é o mais pessoal:

Ferramentas adicionais:

O Besom, ou Broom, preenche uma grande parte simbólica Wiccan papel na prática. Derivados de bruxaria europeia vassoura de dança folclórica e voar, a vassoura é usada hoje para a limpeza simbólica ou purificação. Um típico besom ritual usa o vassoura para “varrer” negativo energia a partir de uma casa ou outro espaço. Besom A / vassoura também é um ponto focal em Wiccan handfasting casamentos, onde actua como um stand-no limite, que newlyweds o salto para o seu cimento votos.


O flagelo geralmente é visto apenas em velhas tradições Wiccan. A praga é uma aplicação, normalmente um pequeno chicote de couro ou cat’o’nine caudas, usadas para suavemente greve de membro, para efeitos de purificação de purgar em rituais. A praga também é simbólico da disciplina espiritual. É derivado do ritual simbólico ferramentas do deus egípcio Osiris.
O Boline ou Bolline é um pequeno, foice moldada faca usada para coletar ervas usadas em rituais e feitiços. A foice moldada faca pode ser atribuído aos Druid hemiparasita aduaneira, e é uma ferramenta lunar. (Em escocês caminhos, às vezes um kerfan, após o tradicional punhal)


O Calderão se retirar da antiga mitologia celta, e por vezes é chamado a Copa ou Cauldron de Cerridwen. Os antigos celtas caldeiras utilizadas para a produção de alimentos e em um ritual como emblema da abundância e inspiração divina. Na mitologia celta e folclore, o cauldron oferece infinitas sustento ou inspiração artística.

Como uma ferramenta Wiccan ritual, o cauldron é sobretudo simbólica. A maior parte das vezes usado para representar o fogo ou água elementos, o cauldron por vezes é empregada para scrying, para mistura ervas, para a consagração, ou para realizar os ingredientes para um feitiço. É geralmente realizada a ser um símbolo feminino:

comentários
  1. niki willis disse:

    ola amoi de paixão este sit mais tenho um comentario meu importunoa fazer para vocês e espero resposta bem clara que possa realmente tirar esatá minha duvida!

    a wicca em si faz mal a alguém,e porque ???

  2. niki willis disse:

    ola amo de paixão este sit mais tenho um comentario meu importunoa fazer para vocês e espero resposta bem clara que possa realmente tirar esatá minha duvida!

    a wicca em si faz mal a alguém,e porque ???

  3. joaobosco disse:

    Hiiii…
    Temos várias respostas…

    Depende como voce gostaria de ouvir a resposta. De um cristão praticante? de um cientista da religião? de um ateu?

    Mas vamos lá tentar..

    NÂO! A wicca não se propõe a fazeer mal a ninguém, pois essa não é a sua proposta de vida religiosa. A Wicca é a religião da floresta, da natureza, e seus trabalhos de encantos é para que o homem viva melhor em harmonia com os outros e com o seu mundo! Voce pode pesquisar também em sites específicos da Wicca.

    SIM! A wicca ~tem como uma de suas ações, encantos, feitiçarias e obras más. O deus Wicca não é o mesmo Deus cristão, sua tradição remete ao paganismo mais antigo das religiões da floresta.
    É preciso discernir perfeitamente sua obras e ações.

    TANTO FAZ: A wicca como qualquer outra religião não tem efeito na vida do homem, pois o homem tem sua cabeça e a direciona para onde quer independente das ações externas (espirituais)..isso não existe.

    É isso aí amiga…são apenas respostas particulares..melhor : três respostas. De um wiccano praticante; de um cristão praticante e de um ateu!

    Voce deve fazer suas escolhas, observar e discernir..uma pesquisa ajudaria bastante..

    Grande abraço e obrigado pelo carinho e sua visita,

    JB

    joaoboscoweb@hotmail.com

  4. carla disse:

    Ola estou aprendendo muito sobre wicca, pois quero torne-me uma e desejo saber o q é preciso para que isso aconteça e se aqui em minha idade Goiânia, Go tem algum templo ou coisa parecida.
    obrigada

  5. carla disse:

    Ola estou aprendendo muito sobre wicca, pois quero tornar-me uma e desejo saber o q é preciso para que isso aconteça e se aqui em minha cidade Goiânia, GO, tem algum templo ou coisa parecida.
    Obrigada

  6. joaobosco disse:

    olá Carla,

    Obrigado pela visita. Quanto a sua pergunta..vamos porpartes:

    Moro em Natal/Rn, certamente em Goiania há grupos Wicca. Voce pode consultar sites específicos e o pessoal te orienta beleza..
    Não participo da Wicca. Sou Cientista da Religião, minha proposta é apenas informar o que é….

    Sou cristão Protestante..grande abraçço amiga,
    JB

  7. Sou wicca desde pequena, fui criada nesse padrão de conhecimento e acho algumas coisas ou comentários muito vãos.
    São bons comentários, mas muitos deixam palavras ou incógnitas ao vento.
    Gosto muito deste sit, gratificações Vívian Aírah.

  8. daniele disse:

    sou daniele e ja sou a augum tempo uma bruxa e tenho 11 anos e gostaria de saber se tem jeito de eu fazer uma vassora,qual e a madeira serta para isto e qual e o jeito mais simples de fazer uma!!!tcahu um grande abraço a todo:que assim seja e que assim se fassa!!!

  9. joaobosco disse:

    OI Daniele…
    Sinceramente Dani..Eu não sei como se faz uma vassoura para voar…

    Na verdade as bruxas não podem sair voando..isso faz parte apenas do imaginário. aí sim..nesse sentido assim seja e que asssim se faça! Podemos imaginar.

    Brigado pela visita!

  10. Patricia disse:

    Morro em natal gostaria de saber se há aqui alguma comunidade pagã e onde fica?

  11. joaobosco disse:

    Olá patrícia..

    Não tenho contatos com comunidades assim em Natal..
    Mas fui informado que existe sim..
    JB

  12. Neto disse:

    oi gostaria de saber se existe algum coven ou escola de wicca aqui em Natal/Rn… por favor…

  13. Giovanni Pocker disse:

    Desculpe estive dando uma olhada em seu site percebi alguns erros referente os significados de alguns simbolos e um dos mais gritantes foi sobre o Besom.
    Não existe mudança de uma epoca para outra o Besom ou “vassoura” representa o que sempre representou.
    Não tentem mudar o antigo para o moderno

  14. joaobosco disse:

    Não tentei mudar nada amiga….Ela contiua reprpesentar o que sempre representou…..

  15. joaobosco disse:

    Se exitem erros….seria interessante apresentar as correções de tais simbolos…
    Não sou praticante da Wicca. Sou um Cientista da Religião.
    meu olhar diante da religião é bem diferente de um religioso portanto..pode haver sim…interpretações diferentes…
    Mas..obrigado pela visita.

  16. maia disse:

    bem sou novata aqui, então gostaria de mais informaçoes sobre o Wicca. como funciona, “rituais”, “deuses”, simbolos, etc.
    um grande abraço.
    ..Maia..

    se preferir mandar por e-mail:
    (sanmaitan@hotmail.com)

  17. Rafael disse:

    oi,estou aqui para dar meus parabens pelas esplicações,sinceramente como o amigo falou tem alguns erros,bom mais como vc falou vc é um estudioso da religião wicca mais esatamemte por isso eu retorno a lhe dar meus parabens muito agradecido pela a vontade do estuda da minha religião como de farias outras pessoas…
    concerteza vejo que vc é um otimo estudioso parabens…não repare nós erros de portuques não por favpr rsrs.
    fique em paz e que vc tenha um ano cheio de felicidades…

  18. marcos disse:

    que ritual que e

  19. Priscila disse:

    tenho um namorado que se diz ser da religião wicca….
    tenho duvidas sobre o que vem a ser isso..
    afinal noom tenho religião rotulada só acredito em deus…
    gostaria que alguem me explicase exatamente o que é, qual são suas praticas e propozitos…
    desculpe-me pelos erros de ortográfia

    se preferirem mande para o meu e-mail:
    tylla_19@hotmail.com
    obrigada!!!

  20. Bianca Medeiros disse:

    Gostei muito do artigo, tenho 15 anos e faz pouco tempo que descobri a Wicca e estou estudano pra isso.
    Moro em Natal ,RN e tenho conhecimento de alguns outos praticantes, mas até agora não conheçi nenhuma comunidade,mas sei que existe.

  21. jefferson disse:

    amo a religião wicca

  22. Geisa disse:

    Olá, meu nome é Geisa, tambem estudo sobre religião, gosto de conheçer de tudo um pouco! Agora me identifiquei bastante com essa religião tão linda…
    Gostaria de saber onde consigo mais informações alem da internet, moro em fortaleza ceara. Por favor, se for possivel seria melhor por e-mail, ja que não acesso muito pesqueisas, olho mesmo é e-mail. fgeisa@gmail.com
    obrigada pela atenção!

    Bençãos para voce!

  23. Ludmila disse:

    Ola pessoal.
    Meu nome é Ludmila e estudo a religião Wicca desde os 12 anos de idade (faço 21 esse ano) e ainda hoje não sou iniciada pelo fato de acreditar que meu conhecimento seja ainda muito pequeno, apesar da enorme vontade e fascínio.
    Encontrei o site agora em minhas buscas pela internet e achei bem legal porque são poucos os sites que encontro com uma variedade maior de explicações sobre os símbolos pagãos. Bem, vejo que têm muitas pessoas interessadas em aprender mais e acho muito bom isso, mas como dica: não esperem que uma pessoa vá sanar todas as suas dúvidas, vocês devem correr atrás do conhecimento (e com certeza serão recompensados pois estudar a velha religião é muito prazeroso). Como disse há pouco, meu conhecimento é muito pequeno ainda mas se puder ajudar alguem podem me mandar dúvidas por e-mail que terei todo prazer em respondê-los (existem grupos de discução muito bons no orkut também), só não esperem que eu responda “o que é a wicca?” ou “como faço pra me iniciar?” ou questões muito gerais porque tudo isso é encontrado muito facilmente na internet e bons livros, ok?

    Fiquem com a graça dos Deuses
    Ludmila

  24. Rebeca disse:

    Tenho 17 anos e sou iniciada. Que ótimo site. Adeus!

  25. Julio disse:

    Adorei este site, parabens.. bom estamos com um grupo em Natal, tento montar que nem o coven sul no RS quem estiver afim de estudar de praticar a magia para o bem, entre em contato.
    bruxojinvankaran@hotmail.com

  26. lara disse:

    oiiiiiiiiiii éeu já li um livro essa religião e me enteressei bastante , como faço para ser uma integrante ou sei lá fazeer parte dessa doutrina ?

  27. Sonia disse:

    Como faço para ser uma integrante ou sei lá fazer parte dessa doutrina ?
    gostaria de saber se existe algum coven ou escola de wicca aqui no Rio de Janeiro… por favor…
    se preferir meu usar meu imail , aguardo resposta.

  28. Eliane messias disse:

    Tenho uma dica muito boa para todos vocês que postaram suas duvidas aqui, existe um livro “bstseller” conheciso e lido por quase toda a populção mundial onde há respostas para todas as perguntas sem exeção….este livro se chama Biblia Sagrada, alem de sanar todas as suas duvidas ele podera leva-lo a salvação se o que ler praticar…………comece pelo livro de João é o 4ª livro do novo testamento. abraços e fiquem na paz de Deus. Ùnico e verdadeiro!!!!!!!!!

  29. Eliane Messias disse:

    Tenho uma dica muito boa para todos vocês que postaram suas duvidas aqui, existe um livro “bstseller” conheciso e lido por quase toda a populção mundial onde há respostas para todas as perguntas sem exeção….este livro se chama Biblia Sagrada, alem de sanar todas as suas duvidas ele podera leva-lo a salvação se o que ler praticar…………comece pelo livro de João é o 4ª livro do novo testamento. abraços e fiquem na paz de Deus. Ùnico e verdadeiro!!!!!!!!!

  30. Aio disse:

    Olá, estou dissertando sobre o tema A Wicca na Sociedade, gostaria de sugestões sobre o que falar…
    Desde já, obG.!!!

  31. Daniel disse:

    Olá! eu li um pouco sobre a religião Wicca e gostei, acehi interessante. como faço pra entrar pra essa religião?

  32. Daniel disse:

    aki está meu e-mail..
    preciso de orientações..

  33. Daniel disse:

    meu nome é daniel e meu email é daniel__power@hotmail.com

  34. kassynha disse:

    eu gostaria muito de ser uma BRUXA,

    por este ser o mel sonho. a e eu gosto muito de falar em bruxaria WICCA.

  35. Vittorio disse:

    Parece que traduziram no tradutor do google.
    Tem link do post original em inglês?

  36. msn falso disse:

    eu acho que a razão ainda é melhor , mas wicca é melhor do que as cristãs

  37. Mariana disse:

    O que seria exatamente o Horned Deus ?
    É o mesmo que o Deus cornífero? No google imagens aparecem imagens macabras, seria então o lado obscuro da wicca, ainda mais por ser representado por um pentagrama de ponta-cabeça?

  38. eumesmo disse:

    É simples, se vc não conhece o inferno e Satanás esse é o caminho.
    Aceite Jesus minha filha e sai dessa…

  39. eumesmo disse:

    Palavras vagas, vc vai ver quando espiritos da trevas te possuirem e quando quiser sair dessa não vai conseguir se não aceitar Jesus como salvador e se converter a Cristo Jesus

    A maior qualidade do Diabo é enganar, e todos que fazem pactos são enganados.

    Vc se torna um escravo, maligno, indo pro inferno e depois tera que fazer o que os espiritos malignos desejam e será perseguida até a morte.

    O Diabo veio pra matar, roubar e destruir…

    Só Jesus pode libertar alguem que se torna bruxo.

    Palavras vagas, por que vc sabe que é verdade mas tem pericia para enganar. Doutrina de demonios, e os adeptos são possuidos por espiritos com nome de deuses…

  40. Marcos disse:

    Estou informando sobre a nação Wicca Dark´s,uma entidade com fins totalmente esotéricos,para pesquisa ,encontros e trocas de informações sobre magias e fenômenos paranormais…Se vc tem tendencia a magias,ocultismos,tem sonhos,visões ou pensamentos que não entende ,mas te atraem,junte-se a nós e faça parte da maior nação Wicca Dark´s,meu e-mail para contato é produtorcellinho@gmail.com

  41. karina disse:

    eu queria ver o simbolo da bençao wicca
    com a mao

  42. Wanessa disse:

    Boa tarde, o que deve fazer para me tornar uma Wicca,? Amo bruxas egostaria muito de conhecermais sobre o assunto

  43. Henrique disse:

    Olá, por favor Eu gostaria de saber como fazer para ingressar na Wicca. É um antigo desejo que tenho. Eu poderia fazê-lo sozinho em minha casa?

  44. CM2 disse:

    Amei, é sempre uma maravilha conhecer mais da minha religião. Obrigado JB.

  45. Marcus disse:

    O Horned Deus foi o q + m chamou a atenção… Interresante!!!

Deixe um comentário

