O ALCORÃO SAGRADO

Publicado: julho 24, 2008 em CIÊNCIA DA RELIGIÃO, ISLAMISMO, LIVROS, RELIGIÃO, TEOLOGIA

O  alcorão quer dizer “recitação” e as suas palavras tem sido entoadas em voz alta, habitualmente. Quando Maomé recebeu os primeiros versículos, em 610, d.C, o arcanjo ordenou: “Igra”, Recite!”!> Inicialmente o Alcorão enfoca a unidade de Deus, o papel deste na história, o julgamento e a necessidade de ajudar as outras pessoas. As ultimas suras tratam de assuntos comunitários relacionados coma  família, casamento, etc.

“EM NOME DE DEUS, BENEFICENTE E MISERICORDIOSO! LOUVADO SEJA DEUS, SENHOR DOS MUNDOS. BENEFICENTE E MISERICORDIOSO. SENHOR DO DIA DO JULGAMENTO! A TÍ SOMENTE, ADORAMOS, A TI SOMENTE, PEDIMOS SOCORRO! MOSTRA-NOS O BOM CAMINHO. O CAMINHO DESSES QUE TENS FAVORECIDO; NÃO O CAMINHO DESSES QUE INCORREM NA TUA CÓLERA NEM O DOS QUE SE PERDEM! AMÉM!”

Acorão, Sura I, surat Al-Fatha – Introdução

O Alcorão ou Corão (em árabe قُرْآن, al-qur’ān, “a recitação”) é o livro sagrado do islamismo. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e dois anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma “recitação” ou algo que deve ser recitado.

Os muçulmanos podem se referir ao Alcorão usando um título que denota respeito, como Al-Karim (“o Nobre”) ou Al-Azim (“o Magnífico”). É um dos livros mais lidos e publicados no mundo, sendo que, não é vendido pelos muçulmanos e, sim, dado.

ETMOLOGIA

Há duas variantes para o nome do livro usadas comumente: Corão e Alcorão. Por vezes se afirma que, como o prefixo al-, corresponde ao artigo definido árabe, o seu uso seria desnecessário;[carece de fontes] no entanto, nas muitas palavras portuguesas de origem árabe que se iniciam por ela, como “almanaque” ou “açúcar”, a partícula não foi suprimida. José Pedro Machado nota que a palavra Alcorão está registrada desde os mais antigos documentos em português e ao longo de toda a história da língua, ao contrário de Corão, recentemente importada.[carece de fontes]

ESTRUTURA DO ALCORÃO

O Alcorão está organizado em 114 capítulos, denominados suras, divididas em livros, seções, partes e versículos. Considera-se que 92 capítulos foram revelados ao profeta Maomé em Meca, e 22 em Medina. Os capítulos estão dispostos aproximadamente de acordo com o seu tamanho e não de acordo com a ordem cronológica da revelação.
Cada sura pode por sua vez ser subdividida em versículos (ayat). O número de versículos é de 6536 ou 6600, conforme a forma de os contar.
A sura maior é a segunda, com 286 versículos; as suras menores possuem apenas três versículos.
Os capítulos são tradicionalmente identificados mais pelos nomes do que pelos números. Estes receberam nomes de palavras distintivas ou de palavras que surgem no inicío do texto, como por exemplo A Vaca, A Abelha, O Figo ou A Aurora. Contudo, não se deve pensar que o conteúdo da sura esteja de alguma forma relacionado com o título do capítulo.

COMO FOI ESTRUTURADO

O Alcorão não foi estruturado como um livro durante a vida de Maomé. À medida que o profeta recebia as revelações, ele solicitava ao jovens letrados que integravam a sua comitiva para que transcrevessem os textos. O chefe desta equipe de secretários, que surgiu de forma institucionalizada após a Hégira, em Meca, foi Zayd ibn Thabit. O texto foi preservado em materiais dispersos tão variados como folhas de tamareira, pedaços de pergaminho, omoplatas de camelos, pedras e também na memória dos primeiros seguidores. Durante as noites do Ramadão, Muhammad recapitulava as revelações, numa conferência onde estava presentes os logógrafos (escritores profissionais) e os hafiz, ou seja, pessoas que conheciam passagens de memória (que escutaram nas prédicas do profeta).

Após a morte de Maomé em 632 iniciou-se o processo de recolhimento dos vários extratos.
Para alguns, o Alcorão terá sido composto na sua forma actual sob a direcção do califa Abu Bakr nos dois anos que se seguiram à morte de Muhammad; outros defendem que foi o califa Omar o primeiro a compilar o Alcorão. Considera-se que a verdade está a meio termo: Abu Bakr foi aconselhado por Omar a compilar um primeiro manuscrito, auxiliado na tarefa por logógrafos e por dois hafiz.
Entre 650 e 656, durante o califado de Otman, o Alcorão se estruturou de uma forma mais oficial. Otman nomeou uma comissão para decidir o que deveria ser incluído ou excluído do texto final do Alcorão. Foi então constituído um “livro-referência” a partir do qual se criaram seis cópias que foram enviadas para Meca, Iémen, Bahrein, Bassora e Kufra.

CONTEÚDO DO ALCORÃO

O Alcorão descreve as origens do Universo, o Homem e as suas relações entre si e o Criador. Define leis para a sociedade, moralidade, economia e muitos outros assuntos. Foi escrito com o intuito de ser recitado e memorizado. Os muçulmanos consideram o Alcorão sagrado e inviolável.
Para os muçulmanos, o Alcorão é a palavra de Deus, sagrada e imutável, que fornece as respostas acerca das necessidades humanas diárias, tanto espirituais como materiais. Ele discute Deus e os seus nomes e atributos, crentes e suas virtudes, e o destino dos não-crentes (kuffar); até mesmo temas de ciência. Os muçulmanos não seguem apenas as leis do Alcorão, eles também seguem os exemplos do profeta, o que é conhecido como a Sunnah, e a interpretação do Corão contida nos ensinamentos do profeta, conhecida como hadith.
Aos muçulmanos é ensinado que Deus lhes enviou outros livros. Para além do Alcorão, os outros são o livro de Ibrahim (que se perdeu), a lei de Moisés (a Torá), os Salmos de David (o Zabûr) e o evangelho de Jesus (o Injil). O Alcorão descreve cristãos e Judeus como “o povo do livro” (ahl al Kitâb).
Os ensinamentos do Islão englobam muitas das mesmas personagens do judaísmo e do cristianismo. Personagens bíblicas bem conhecidas como Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus, Maria (a mãe de Jesus) e João Baptista são mencionados no Alcorão como profetas do Islão. No entanto, os muçulmanos freqüentemente se referem a eles por nomes em língua árabe, o que pode criar a ilusão de que se trata de pessoas diferentes (exemplos: Alá para Deus, Iblis para Diabo, Ibrahim para Abraão, etc).
Quando uma criança nasce no seio de uma família muçulmana, os seus pais são saudados com a fórmula “Que esta criança possa estar entre os anunciadores do Alcorão”.
As crianças muçulmanas aprendem desde cedo a começar determinados atos da sua vida, como as refeições, com a fórmula “Em nome de Deus” (Bismillah) e a concluí-los com a expressão “Louvado seja Deus” (Al-Hamdu Lillah). Estas frases são as mesmas que se encontram nos dois primeiros versículos da primeira sura.
Algumas partes do Alcorão são recitadas durante momentos especiais da vida como o casamento ou no leito de morte. Em muitos países muçulmanos certos aspectos da vida pública começam com a recitação de passagens deste livro considerado sagrado.
Os muçulmanos não tocam no livro sagrado senão após a ablução, conhecida como wudu.

Normalmente, os muçulmanos guardam o Alcorão numa prateleira alta do quarto, em sinal de respeito pelo Alcorão e alguns transportam pequenas versões consigo para seu conforto ou segurança. Apenas a versão original em árabe é considerada como o Alcorão; as traduções são vistas como sombras fracas do significado original.
Uma vez que os muçulmanos tratam o livro com reverência, consequentemente é proibido reciclar, reimprimir ou deitar cópias velhas do Alcorão para o lixo. Como solução alternativa, os volumes do Alcorão devem ser enterrados ou queimados de uma maneira respeituosa.
Alcorão é a palavra de Allah, revelada a Mohammad, desde a Surata da Abertura até a Surata dos Humanos, constituindo o derradeiro dos livros revelados à humanidade.
Ele ncerra, em sua totalidade, diversificadas nuanças, tais como: a felicidade, a reforma entre os homens, a concórdia, no presente e no futuro; ele foi revelado, versículo por versículo, surata por surata, de acordo com as situações e os acontecimentos, no decorrer dos vinte e três últimos anos da vida do Profeta Mohammad. Uma parte foi revelada antes da Hégira, em Makka, e outra depois, em Madina.Os versículos e as suratas revelados em Makka abrangem as normas da crença em Allah, em Seus anjos, em Seus livros, em Seus mensageiros e no Dia do Juízo Final. Os versículos e as suratas revelados em Madina dizem respeito aos rituais e à jurisprudência.
Nele há narrativas sobre os nossos antecessores e sobre os nossos sucessores, e é um árbitro entre nós. Há narrativas de povos anteriores, de séculos passados; há histórias dos profetas, dos mensageiros, dos povos, dos grupos, das pessoas, dos acontecimentos e do desenrolar da história da civilização; nele há explicações e exemplos para aqueles que por ele queiram pautar suas vidas, e exortação para quem tem coração e está disposto a aceitá-la, e a prestar testemunho. Ele revela a Lei imutável de Allah, quer seja na perdição dos extraviados, quer seja na salvação dos encaminhados. Ele ensina que o mundo dos homens, no decorrer dos séculos, só é benéfico com a religião de Allah; que a humanidade, o que quer que faça, não alcançará a almejada felicidade se não se iluminar, guiando-se com a Mensagem Divina.
Nele há revelações do futuro sobre o dia da Ressurreição, sobre a Vida Futura, no dia em que os homens se congregarão junto ao Senhor do Universo. “Aquele que fizer um bem, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á; e aquele que fizer um mal, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á” (99ª Surata, versículos, 7 e 8).
Nele há o julgamento dos problemas e das questões onde é premente uma explicação e uma diretriz do caminho a seguir, no que diz respeito às questões da crença e do pensamento, do caráter e do comportamento, das relações econômicas, dos ramos doutrinários, dos julgamentos pessoais ou não: “Ó humanos, já vos chegou uma prova convincente de vosso Senhor e vos enviamos uma translúcida Luz” (4ª Surata, versículo, 174).
O Alcorão é dirigido a toda a humanidade, sem distinção de raça, cor, região ou tempo. Ainda mais, ele procura guiar a humanidade em todas as sendas da vida: espirituais, materiais, individuais e coletivas. Ele contém diretrizes para a conduta do chefe de Estado, bem como do homem comum; do rico, bem como do pobre; diretrizes para a paz, bem como para a guerra; tanto para a cultura espiritual como para o comércio e bem-estar material. O Alcorão busca principalmente desenvolver a personalidade do indivíduo: Cada ser será pessoalmente responsável perante seu Criador. Para tal propósito, o Alcorão não somente fornece ordens, porém tenta ainda convencer. Ele apela para a razão do homem e relata histórias, parábolas e metáforas. Descreve os atributos de Allah, que é Um, Criador de tudo, Onisciente, Onipotente, Ressuscitador dos mortos e Observador de nosso comportamento terreno; é Justo, Clemente (Vide nota da 7ª Surata, versículo 180). O Alcorão indica ainda o modo de aprazermos a Allah, apontando quais as melhores orações, quais os deveres do homem com respeito a Ele, a seus semelhantes e a seu próprio ser; ele dá destaque ao fato de que não nos pertencemos, outrossim, pertencemos a Allah. O Alcorão fala das melhores normas relacionadas com a vida social, comercial, matrimonial, como a heranca, o direito penal, o direito internacional, e assim por diante. Todavia, o Alcorão não é um livro, no senso comum; é a coleção das palavras de Allah, reveladas de tempos em tempos, durante vinte e três anos, a Seu Mensageiro, escolhido entre os seres humanos. O Soberano dá Suas instruções a Seu vassalo; portanto, há certas nuanças compreendidas e implícitas; há repetições, e mesmo mudanças nas formas de expressão. Deste modo, Allah fala às vezes na primeira pessoa e às vezes na terceira. Ele diz “Eu”, bem como “Nós” e “Ele”, porém, jamais “Eles”. É uma coleção de revelações enviadas de ocasiões em ocasiões; e devemos, por isso, lê-lo mais e mais, a fim de melhor avaliarmos os seus significados. Ele possui diretrizes para todos, em todos os lugares e para todos os tempos.

About these ads
comentários
  1. abu mario ussene disse:

    o al corao e o livro dos muculmanos e le e a guia da humanidade e um livro que esta na fase final ninguem deve adulterar .sou abu mario ussene natural de moma vivo em nampula no bairro de muahivire o meu amigo e damiao agostinho pilale o meu numero de telefone e 828612005

  2. abu mario ussene disse:

    ABU MARIO USSENE NASCIDO NO DIA 2 DE JUNHO DE 1987 NO DISTRITO DE MOMA PROVINCIA DE NAMPULA FORMADO NO JORNALISMO E RADIO DIFUSAO NAS INSTALACOES DA TECMODERN EM NAMPULA,O NUMERO DO TELEFONE E 828612005.SEGUNDO ABU O ALCORAO E UM LIVRO SAGRADO DOS MUCULMANOS NIMGUEM PODE MUDAR,COMO AUMENTO E DIMINICAO.ESTE LIVRO TEM 30 THUSUS,CUJO ASUA MUDANCA E PECAJOSA

  3. ABU MARIO USSENE NASCIDO NO DIA 2 DE JUNHO DE 1987 NO DISTRITO DE MOMA PROVNCIA DE NAMPULA ,ORMADO EM MATERIA DE JORNALISMO E RADIO DIFUSAO NAS INSTALACOES DA TECMODER NA CIDADE DE NAMPULA,EM INFORMATICA NA OPTIA DO UTILIZADOR COMO PROFESSOR AUXILIAR ,CAPACITADO E MATERIA DE ADVOCACIA E LIDERANCA E MEMBRO DO PARLAMENTO JUVENIL DE MOZAMBIQUE,MEMBRO DO CONSELHO PRVINCIALE AVANCODA MULHER NA PROVINCIA DE NAMPULA,MEMRO DO CONSELHO ISLAMICO DE MOZAMBIQUE NA PRIVINCIA DE NAMPULACONTACTO 828612005 NA CIDADE DE NAMPULA RUA MUAHIVIRE AV.DAS FPLM

  4. O ALCORAO ESTA NA FASE FINAL E O GUIAOPARA O JANNAT

  5. eric disse:

    muito bom, mas essas letras dificultam melhora ai.muitias graas

  6. Larissa disse:

    alguém sabe 30 ensinamentos do alcorão?

  7. stella disse:

    gostaria de saber se é verdade que o casamento com meninas de até 8 anos de idade , é legal para os mulçumanos.
    Gostaria de saber se é verdade que o proprio profeta se cacsou com menininhas desta idade.

  8. cassam disse:

    Assalam aleikum meus respeitosos irmãos, em primeiro Louvar Allah que concedeu me essa sorte de ter caido nesse site e poder compartilhar alguns assuntos com o pessoal que demostra não saber quase nada a respeito do sagrado Profeta Muhammad SAW.
    Allah colocou paz,sossego,tranquilidade( sakina) dentro do Din Islam,aquela pessoa que seguir o Din por completo,terá sucesso nesta vida e a do além. Seguir o Din por completo quer dizer mais ao menos, cumprir com as ordens de Allah e seguir o método de vida de Nabi Muhammad SAW. Mas para que essa realidade venha dentro de nós, é necessário reservar algum tempo para aprender o que é Fé Islam e como era a vida do sagrado Profeta Muhammad SAW, só assim seremos verdadeiros muçulmanos e teremos o espírito de irmandade.
    Aguardo a vossa colaboração

  9. joaobosco disse:

    Cassam,

    Caro amigo,

    a proposta deste blog não é doutrinar, nem apresentar os ensinos de Mohammad, nem demonstrar que qualquer fé de uma determinada religião é maior ou melhor, mas sim apresentar a religião, sua doutrina mesmo que superficialmente e provocar uma pesqusia por parte dos leitores.
    Espero com isso estar contribuindo para a quebra de muitos paradigmas existentes entre os povos e suas religiões.
    Obrigado pela visita.
    Se desejar pode discutir ou interagir com alguns seguidores do islamismo que aparecem nos comentários.

  10. eu gostei muito desta desta materia made + informações para este site

    http://www.emef rita de cassia oliveira

  11. Vitor Ourique disse:

    Olá!Gostaria de ganhar o livro como eu consigo?Gardarei com carinho.

  12. anonimo disse:

    stella isso n e verdade

  13. Rute Belom disse:

    Oi, quero dizer que gostei muito desse site e que sempre que leio as citaçoes do profeta , e sobre a sua vida sinto uma enorme paz . Nao sou mulçumana mais acredito nas palavras do profeta .

  14. o alcorão sagrado é a mesma coisa da biblia so que é um livro dos muçulmanos.bjsss para o alcorão sagrado…..he he he …… volto para comentar em dois dias…thau

  15. Oi, quero dizer que gostei muito desse site e que sempre que leio as citaçoes do profeta , e sobre a sua vida sinto uma enorme paz . Nao sou mulçumana mais acredito nas palavras do profeta .

  16. Neuza disse:

    Eu quero comprar um alcorão. Qual é o preço, quero pagar no banco

  17. plagiador da biblia sagrada louvado seja o senhor Jesus e não alahh

  18. tiago disse:

    rafik-rafikresponde.blogspot.com e http://www.rafikresponde.com

  19. Helio Coutinho disse:

    Nunca consegui entender e absorver o fato de tamanha inimizade entre povos que possuem religiões que consideram Abrão o primeiro profeta, portanto mesmas origens e ate um mesmo mensageiro de Deus: o anjo Gabriel. Alguém pode explicar-me esse enorme hiato????

  20. Em quem confiar?
    Estamos ha muito tempo divididos pelas palavras de diversos mestres, mas quem será o verdeiro? em tempos modernos só resta uma saída, que é ouvir seus sentimentos, dentro de vc, pedir do fundo do coração e da alma a iluminação, e se esta iluminação vier, abrace-a com tudo o amor… Pois Ele ainda nos houve, a igreja está dentro de vc, tente houvir, sabemos da hostíria de um mestre que morreu por pensar assim. Lembre-se Dele. jlzs.

  21. Luciano disse:

    Gostária de saber diante do Alcorão “quem é Jesus Cristo, o Salvado”…Foi apenas um profeta…

  22. tiago disse:

    evidências que mohamed não é proféta de deus 13 artigos do mês de abril,vejam site/blog chamado rafik-rafikresponde.blogspot.com e numa matéria do mês de março supostamente,eu não tenho certeza se é de março,mas tem uma matéria sobre ismael e neste as hadits(tradições islãmicas) diz que os brancos saíram do ombro direito de adão para irem para o paraíso e os negros do ombro esquerdo para irem pro inferno.

  23. joaobosco disse:

    Para o islamismo siM! Ele foi apenas mais um profeta!

  24. Samir disse:

    Assalam Alaikum, sou novo por aqui. Algo para se comentar?

  25. tiago disse:

    olá joão bosco,esse seu blog é muito bom,criei um blog chamado tsdjc.multiply.com,vou começar a trabalhar pra valer quarta-feira para desmentir os muçulmanos do site islam em linha e islam.com.br sobre as contradições bíblicas,o senhor não se inporta se eu fizer propaganda do seu site né.

  26. alvonirwollingercamargo disse:

    gostaria ganhar o livro do alcorão,e poder estuda-lo com muito respeito

  27. danilo ferreira amorim disse:

    sou aluno do curso de hitoria setimo periodo, e vou comerça o de ciencias das religioes,e adorei este site parabens.quanto ao islan e uma religiao que começou com violençia e continua com violençia,pois quem estuda a historia sabe disso.e maome foi assasinado por uma mulher que teve seu marido assasinado por ele.se isso e amar o proximo estamos todos perdidos.

  28. danilo ferreira amorim disse:

    sou aluno do curso de hitoria setimo periodo, e vou comerça o de ciencias das religioes,e adorei este site parabens.quanto ao islan e uma religiao que começou com violençia e continua com violençia,pois quem estuda a historia sabe disso.e maome foi assasinado por uma mulher que teve seu marido assasinado por ele.se isso e amar o proximo estamos todos perdidos.joa costa e a primeira vez que partiçipo deste site nunca postei comentarios.

  29. alice disse:

    oi eu gostaria de saber algumas respostas calma eu naum sou mulçumana eu tenho apenas 12 anos eu só queria saber algumas respostas por que eu tenho trabalho de escola então eu gostaria de saber quando foi escrito o alcorão? quem escreveu? o que ele defende ou prega? eu não entendi essa pergunta q a sora passou mas é assim a que religião pertence?
    por favor gente me ajudem por favor!!!
    obrigada…espero respostas…xau…

  30. alice disse:

    ola eu gostaria de saber mais alguma coisa por que voces não botam quando escreveram esse “livro”??
    gente eu precesiso da ajuda de alguem por favor!!! obrigada de novo xau…

  31. Mago do Oriente disse:

    O ISLAMISMO TEM MUITOS RIVAIS , POR ISSO A PALESTINA ESTA EM GUERRA COM O ESTADO DE ISRAEL , PAÍS QUE É IDOLATRADO PELA CRISTANDADE …RESPEITO JESUS ASSIM COMO COMPREENDO O PROFETA MAOMÉ….AINDA MAIS SABENDO QUE MAOMÉ TRABALHAVA EM AMBOS OS LADOS SOCIAIS….

    A Paz de Jesus , Maomé e Allah…

  32. jflavio disse:

    como faço para adquirir o livro sagrado alcorao,
    ja que é proibido a venda pois gostaria que alguem
    algum mususlmano me doasse o livro sagrado se for possivel
    para eu ter conhecimento pois sem ler nao terei conhecimento algum
    e como posso me converter sem posse do livro sagrado fico grato
    por este espaço

  33. Dolphin disse:

    @jflavio, se vc quer mesmo conhecer o alcorao, sugiro q adquira um em ligua portuguesa, q nao exige q esteja puro para toca-lo como eh o caso do original(arab). Esse vc encontra em bibliotecas universitarias ou mesmo em Madrassas (escolas muculmanas). Quanto a se converter, nao eh imperioso q vc tenha o livro sagrado, bastando que sinta q essa eh a religiao q ker seguir. Concordo e aplaudo a sua vontade de conhecer a religiao, pois ninguem deve julgar sem conhecimento de causa e nao so, lendo o alcorao, vc se cultiva, nao so por este ser interessante e rico, mas pq vc estarah conhecendo mais um pouco de uma outra religiao. seja vc muculmano, cristao hindu….antes de falar de qq religiao, sugiro que a conheca primeiro. LER! Eu fiz o mesmo. Neste momento estou tambem me inteirando sobre o alcorao e, acredite, tou fascinada!!! Depois penso ler as escrituras Hindu.
    Boa sorte e bom proveito.

  34. sumaia disse:

    gosto muito do islamismo gostei damateria

  35. sumaia disse:

    gosto muito do islamismo gostei damateria e queria fazer uma pergunta:
    – todoas tem que usar o vel ate as crianças pequenas
    queria que essa pergunta fosse respondida

  36. sumaia disse:

    gosto muito do islamismo gostei da materia e queria fazer uma pergunta:
    – todoas tem que usar o vel ate as crianças pequenas
    queria que essa pergunta fosse respondida.

  37. ESSES MUSULMANOS NAO TENTARAM VER A ORIGEM DO POVO ISRAELITA,ESTAO TENTANDO USURPAR O DIREITO DE PRIMOGENITURA.

  38. Eu disse:

    isso tudo é coisa do capeta como vcs, muçulmanos são burros, meu Deus do céu aparece um doido dizendo que é profeta e vcs vão lá e segue livro mentiroso é esse do alcorão

  39. Eu disse:

    os falsos profetas cairão por terra profeta endemoniado e esse mohammed

  40. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro ex aluno de marketyng / que ala nos abençoe que ala nos guarde ele e maior

  41. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro ex aluno de marketyng/ que e voçe pra ta julgado o islamismo em safado cananha respeita os principios de etica dos outros safado ja se esqueceu que todo o ser humano tem seu livre habito

  42. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro ex aluno de marketung / que e mais falso moralista do que esse bando de safado que tem no congresso nacional no senador e suplemo isso voçe nao ver indiota vai estuda vai ler antes de fala besteira

  43. FIDELIS CRUS CORDEIRO disse:

    FIDELIS CRUS CORDEIRO EX ALUNO DE MARKETYNG SABER NUNCA E BOM E NEN E LEGAL JULGA PORTANTO NAO JULGUE PELA EMOÇAO E SIM PELA RAZAO MEU QUERIDO VOÇE ESTA FALANDO BESTEIRA RESPEITE O LIVRE ABITRO DOS OUTROS

  44. FIDELIS CRUS CORDEIRO disse:

    FIDELIS CRUS CORDEIRO EX ALUNO DE MARKETYNG TENHO VOTADE DE MIM TORNA MUÇULMANO

  45. FIDELIS CRUS CORDEIRO disse:

    FIDELIS CRUS CORDEIRO EX ALUNO DE MARKETYNG FIDELIS-CRUS@BOL.COM.BR

  46. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro ex aluno de marketyng fidelis-crus@bol.com.br 91 80774718 82671934

  47. FIDELIS CRUS CORDEIRO disse:

    FIDELIS CRUS CORDEIRO TENHO VOTADE DE MIM TORNA MUÇULMANO 91 80774718 82671934 FIDELIS-CRUS@BOL.COM.BR

  48. Dagmar Marie disse:

    Antes de mais nada, islamismo não é uma religião, mas, uma Seita Pedofílica e política, na qual a pedofilia é legalizada por lei do Islã.

    A realidade: os cristãos ou membros de outras religiões não enviam assassinos para matar no Oriente Médio.
    Porém, os muçulmanos enviam suas facções Terroristas, sob o pretexto que são “Fundamentalistas Islâmicos”, para matar no Ocidente.

    Muçulmanos recolhem dízimos nas Mesquitas, para o Terrorismo, então são cúmplices.

    No Oriente Médio, constantemente, mutilam e matam cristãos e membros de outras religiões.

    Por que então, temos que os tolerar na Europa e Ásia, se eles nos odeiam, e somente não nos matam, porque temem as conseqüências?

    Os islamitas seguem, rigorosamente, o que está escrito no CORÃO (escrito pelo pedófilo Maomé, que chamam de Profeta), por esse motivo a PEDOFILIA é legalizada pela lei do ISLÃ.

    Também, nesse livro satânico que chamam de sagrado, o CORÃO, está escrito que todos têm que serem convertidos aos islamismo, ou serem assassinados.

    Nos noticiários, poderemos saber das atrocidades que praticam nas indefesas aldeias e pequenas cidades da África: estupram suas meninas e jovens, e matam todos os homens, para que não mais procriem: os “Cães Infiéis, ao Maomé” (como chamam todos que não são muçulmanos). Em seguida obrigam suas vítimas a colocar o véu, e as transformam em muçulmanas, contra a vontade delas.

    Depois alegam, decaradamente, que islamismo é a “religião” que mais cresce no mundo.

    Entre outras perversidades:: estupros de mais de seiscentas meninas e adolescentes, obviamente virgens, como foi amplamente divulgado na Itália. Em outros países europeus, onde estão infiltrados, acontece a mesma coisa.

    Ainda, picham todas as Igrejas nos países europeus, que os acolheram, onde podemos observar que apenas as Mesquitas não estão pichadas. Se fosse obra de pichadores, as Mesquitas também estariam.

    Depois reclamam da ISLAMOFOBIA?

    E, viva a ISLAMOFOBIA, que varrerá do Ocidente e Ásia, a chaga da humanidade, o islamismo, e suas perversões sexuais: a pedofilia

  49. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitario que ala nos abençoe que ala nos quande pois ala e maior

  50. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitario ala e maior fidelis-crus@bol.com.br 91 82671934 80774718

  51. Cleusa Leal disse:

    EStou tentando entender um pouco mais sobre o alcorão,tenho amigos arábes e me interesso por suas grenças.

  52. paulo roberto coelho disse:

    O LIVRO MAS SÁBIO Q ESTOU LENDO.

  53. paulo roberto coelho disse:

    É ESPLENDIDO COMO AS PALAVRAS SABIA QUE O ALCORÃO TE ENVOLVE,É MAGNIFICO.

  54. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitario churrasqueiro particular 91 82671934 80774718

  55. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitario churrasqueiro particular crus-cordeiro@bol.com.br 91 82671934 80774718

  56. FIDELIS CRUS disse:

    FIDELIS CRUS UNIVERSITARIO CRUS-CORDEIRO@BOL.COM.BR 91 82671934 80774718

  57. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitário f-crus@bol.com.br

  58. lincoln disse:

    Vocês deveriam se converter aceitar o senhor Jesus como unico suficiente salvador das nossas vidas…!

  59. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitário /ala e maior ele e grande deus altíssimo f-crus@bol.com.br 91 80774718

  60. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitário /ala e maior ele e grande deus altíssimo f-crus@bol.com.br 91 80774718 amor a cultura árabe e francesa

  61. FIDELIS CRUS CORDEIRO disse:

    FIDELIS CRUS CORDEIRO UNIVERSITARIO /NA VERDADE MAIOR E ALA F-CRUS@BOL.COM.BR

  62. fidelis crus cordeiro disse:

    fidelis crus cordeiro universitário amor a cultura francesa pois para mim há verdadeira esperança esta quando voçe cre em ala deus maior e termivel dono do ouro e prata 91 80774718 f-crus@bol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s