ANIVERSÁRIO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM NATAL – QUAL A DATA CORRETA? 1918, 1916, 1914 OU 1911?

Publicado: outubro 6, 2008 em IMAGENS

UM GRANDE EQUIVOCO HISTÓRICO

 

Interessante como as instituições podem mudar um complexo sistema, a história e as verdades conforme seus interesses. E isso vale para as instituições religiosas. Recentemente lançei um livro na cidade do Natal. Nele contemplava uma discussão sobre o pentecostalismo e estava incerida a história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Ao conversar com seu Presidente na capital, ele entendeu e aceitou a história que eu havia narrado, por que inclusive, esse mesmo presidente conhecia aquela história. Mas fiquei surpreso ao ver essa igreja comemorando seu aniversário de chegada em uma data posterior, que inclusive não está escrito nem nos livros publicados pela CPAD, sua editora.

Um dos maiores folcloristas e históriador do RN, Camara Cascudo apresenta o ano de 1914 para a chegada dos pentecostais no Estado, a igreja A. de Deus apresenta em seus livros o ano de 1916, Eu apresentei com testemunhas e documentação a data de 1911. Agora, a Igreja A. de Deus está apresentando uma outra data para sua chegada em solo potiguar a data do primeiro batismo. Sabe lá o porque…

Se assim o for, está discartado a chegada dos primeiros missionários da A. de Deus ao Brasil no ano de 1911, que inclusive não eram da Assembléia de Deus na época, eram Batistas.

Se é para ser incoerente como os pseudos historiadores da Igreja Assembléia de Deus em Natal querem, esta igrejinha de que falo logo abaixo, como parte integrante de meu livro, não foi a primeira igreja pentecostal em solo brasileiro, fundada por pentecostais.

Há um verdadeiro descaso e desrrespeito a sua própria história, que inclusive nem ao menos citam a história e nem procuram saber sobre a vida desses primeiros evangelizadores (para os cristãos evangélicos).

                                 

 

 

 

 

 Observar que esse cartão data de 1916 . A Srª Olívia na verdade fora batizada em 1912 por Daniel Berg, a data foi computada depois. Mas poderemos observar a primeira incoerência. Ela morava em Natal, foi batizada  no Rio Grande do Norte e depois vai para o Rio de Janeiro….mas e o aniversário da Igreja de Natal ??? Não se diz que a Igreja chegou em 1916… essa irmã não consta nos primeiros batizados.

 

Vejamos um pouco da história desse movimento cristão no Rio Grande do Norte. Parte integrante do livo: METAMORPHOSIS E NEKROSIS – e parte do próximo trabalho do autor já no prelo.

As religiões surgem e vão mudando junto com a história, de acordo com seu contexto. O movimento pentecostal chegou ao Brasil em 1910 com a organização e instalação de uma denominação por nome Congregação Cristã do Brasil; a segunda a se organizar foi a Igreja Assembléia de Deus e a terceira: a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.
O pentecostalismo foi um dos fenômenos religiosos mais discutidos no século XX e nesse início de século XXI e a produção literária sobre o assunto cresce cada vez mais nas universidades. O movimento desperta o interesse dos estudiosos por suas práticas religiosas, suas divisões, seu crescimento vertiginoso no Brasil, disputando espaço até mesmo com a Igreja Católica Romana que se incomodou pela quantidade de fieis perdidos para os pentecostais. No Estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente na cidade do Natal não foi diferente. Enumeramos as igrejas pioneiras e os principais grupos pentecostais em seus começos.
Segundo o Pastor Jozenil Barbosa de Araújo, (Dirigente da Igreja Assembléia de Deus no bairro de Candelária – 2007) professor de história das Assembléias de Deus no Brasil, somente no ano de 1916, é que alguns norte-riograndenses que haviam ido ao Pará buscar uma melhor sorte, retornaram a Natal neste ano trazendo a mensagem de fé pentecostal. Esses relatos são os oficiais e estão documentados no livro: História das Assembléias de Deus no Brasil, ALMEIDA (1982, pág. 79).
CASCUDO (2000) defende que em 1914 famílias vieram para Natal de Manaus, e trouxeram os cultos da Assembléia de Deus para as terras potiguares. Nesta data apresentada por Cascudo, é improvável que os missionários suecos tenham ido a Manaus.
Acontece que em pesquisa de campo, descobriu-se que famílias haviam chegado não de Manaus como afirmara CASCUDO, nem na data que apresenta a história oficial das Assembléias de Deus.
Uma história marginal sobre a chegada dos primeiros pentecostais a chegar em terras potiguares.
Quando se encontrava no Pará de 1910 à 1911 um homem por nome: Manoel Luiz de França converteu-se ao evangelho quando trabalha naquele Estado onde tentava, junto com muitos outros nordestinos, uma sorte melhor nos seringais. Segundo informações colhidas, ele foi convertido ao ouvir a pregação dos próprios missionários fundadores da Assembléia de Deus (1911) (Guinar Vingren e Daniel Berg).
Após converter-se, partiu do Pará e veio direto para o Rio Grande do Norte (sua terra de origem) .
Os dados de CASCUDO (2000) como os de ALMEIDA (1982), são relatos verdadeiros (segundo a ótica dos autores), porém, esse fato novo narrado é um fato inédito na literatura, histórico, e da maior importância para a igreja potiguar e em especial a Igreja Assembléia de Deus que poderia averiguar, dar maior crédito às fontes orais ainda vivas. Talvez a compreensão de sua história traga luz a antigas e novas perspectivas de ser igreja.
Os dois relatos que passaremos a narrar são simples. Eles descrevem aquilo que a memória ainda não esqueceu. São lembranças de experiências sem nenhuma preocu
pação com a precisão histórica, mas sim com algo vivido por aqueles primeiros evangélicos pentecostais que chegaram no Estado do Rio Grande do Norte e não tiveram sua história anotada nem ouvida.
Essa enfim é a história que ainda não fora contada dos primeiros crentes pentecostais em solo potiguar. Na história oficial da igreja Assembléia de Deus diz o seguinte: segundo ALMEIDA (1982, pág. 79) no ano de 1916, alguns norte-riograndenses que haviam ido ao Pará retornam a Natal neste mesmo ano trazendo a mensagem de fé pentecostal.
Eram eles, o Sr. Antônio Felipe Bezerra e sua esposa Luizinha, recém convertidos à fé pentecostal; e o ex-presbiteriano Francisco Cezar que aderiu ao grupo. Em 1917, em uma reunião de oração, na residência do Sr. Antonio Felipe e sua esposa Luizinha, deram-se as conversões de José Domingos da Costa, Pedro Jacinto e sua esposa. Segundo a história das Assembléias de Deus em Natal, o Sr. José Domingos veio a ser o primeiro crente a passar pela experiência pentecostal (batismo com o Espírito Santo com evidência no falar em línguas estranhas) em terras potiguares. Surgiram, assim, os primeiros frutos da doutrina pentecostal no Rio Grande do Norte. Em 13 de janeiro de 1918, na casa do soldado Luiz de França (Lulu), na chamada Rua do Arame, foi realizado o primeiro culto pentecostal em Natal, sob a liderança do sr. Francisco Cézar.
Naquela ocasião, converteram-se à fé evangélica seis pessoas, dentre as quais o casal anfitrião. Nessa residência, passou a reunir-se um pequeno grupo de dez pessoas para os serviços religiosos. Os primeiros anos da Igreja em Natal (relatam os membros mais antigos), foram muito difíceis, havia uma perseguição muito grande aos crentes por parte da Igreja Católica e seus adeptos. A Igreja que já estava com um bom número de novos convertidos, decidiu realizar o primeiro batismo nas águas. Sairiam, às escondidas em direção a ponte de Igapó, e às margens do Rio Potengi, realizariam o primeiro batismo nas águas.
A Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte – segundo a tradição oral, teve no evangelista Adriano Nobre, o seu primeiro pastor. O livro “História da Assembléia de Deus no Brasil”, diz que o Sr. José Paulino Estumano de Morais, enviado pela Igreja-Mãe (Belém/PA), (passando um curto período em Natal) em 1919, fora o primeiro Pastor da Assembléia de Deus em Natal. Para os historiadores da Assembléia de Deus em Natal, houve um equívoco que está sendo corrigido na próxima edição daquele livro. O primeiro pastor da Assembléia de Deus em Natal e que foi responsável pelo seu desenvolvimento nos primeiros anos, fora o Pastor Adriano Nobre Almeida, 1982, ALMEIDA (1982, pág. 79). A cronologia a seguinte ordem: A cronologia dos Pastores da Assembléia de Deus em Natal segue: Adriano Nobre (José Estumano), Manoel Higyno de Souza, Bruno Skolomowski, Francisco Gonzaga de Lima, José Estumano de Morais, Alfredo Galvão de Lima, Eurico Bergsten, Eugenio Martins Piris, João Batista da Silva, João Gomes da Silva, Edmar Rosa Gomes e Pastor Raimundo João de Santana.
Com a chegada de José Morais, o local de culto foi transferido para a Rua América, s/n (historicamente, a primeira Congregação da Assembléia de Deus, em Natal). Na noite de 28 de junho de 1920, quando de sua estada em Natal, o pioneiro Gunnar Vingren encontrou uma igreja com 23 membros. Estava então formada a Igreja que viria a se tornar a maior Igreja do Rio Grande do Norte.
Em Natal foram realizadas as primeiras convenções das Assembléias de Deus no Brasil no ano de 1930 e depois realizou-se uma outra convenção em 1948. Foram marcos na história das Assembléias de Deus no Brasil pela importância desses eventos.
A segunda igreja pentecostal a surgir foi a Igreja de Cristo do Brasil, em 13 de dezembro de 1932 (primeira igreja pentecostal brasileira genuinamente nordestina), fundada a partirda saída do Pastor Manoel Hygino de Souza da Assembléia de Deus (logo após, este organizar e fundar um templo da Igreja Assembléia de Deus em Mossoró), acompanhado dos irmãos Eustáquio Lopes da Silva, João Vicente de Queiroz, Gumercindo Medeiros, Domingos Barreto, Cândido Barreto e José Sotero de Morais.
Terceira: Igreja formada por um grupo de pessoas saídas da Assembléia de Deus tendo à frente vários componentes da família Figueiredo (Boanerges Figueiredo, Josué Figueiredo, Natanael Figueiredo, Luiz Florêncio e Josué do vale) todos acompanhados de suas famílias organizando então a Igreja Cristã Pentecostal.
Quarta Igreja: Em 26 de junho de 1949 organizou-se em Natal a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil fundada por Harland Graham e Harold Matson.

PARA SABER MAIS: ADQUIRA O LIVRO: SOUSA, João Bosco de. METAMORPHOSIS E NEKROSIS. DEI, Natal – 2007 – NA LIVRARIA SICILIANO, GILGAL OU LIVRARIA POTY EM NATAL/RN.

Para ler um pouco mais:

http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=65290

http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=65285

 

 

 

 

About these ads
comentários
  1. JOAO BATISTA disse:

    Senhor João Bosco, muito interessante a sua dedicação pela história das Igrejas (ou religiões)! Muito mais importante que isso, no entanto, é que você se dedique a conhecer a história daquele que é o Senhor da Igreja – Jesus Cristo! Ele tem um plano maravilhoso para a sua vida. Ele deseja salvar a sua alma, a ponto de ter dado a sua própria vida na cruz, no Calvário. Aproveite o seu tempo com essa história! Diferentemente das histórias (ou estórias!!!???) das igrejas, esta história poderá mudar a sua vida – creia nisso!

    João Batista – Coral Springs, FLórida – EUA.

  2. joaobosco disse:

    Fiquei muito feliz com sua visita João Batista,

    Sinta-se a vontade para outras visitas. Quero apenas situar o senhor de alguns detalhes…
    Sou protestante, sou evangélico e sou pentecostal, conhecí o Senhor da vida já faz muitos anos, e o melhor disso “como diz Agostinho de Hipona” Minha vida é de constante arrependimento e conversão. Sou um crente amado!

    O fato de eu escrever sobre religiões não significa dizer que eu aprova essa ou aquela prática. Sou um cientista, Cientista da Religião, sou formado também em teologia onde gastei longos cinco anos de estudo, mais quatro de universidade laica.
    Minha função na igreja onde congrego é participar do ministério como Presbítero e mestre.

    Não estranhe minha linguagem nos posts, minhas críticas, minhas narrativas ou apontamentos. Aqui sou Jota Bê, um professor de religiões comparadas e um cientista da religião. Antes de mais nada…um cristão que tem amor por todos, mesmo os diferentes e que pensam diferente de mim..

    Brigado pela visita amado do Senhor,

    JB

  3. wagner disse:

    Paz irmaos e irmas quero que vc preste bem atencao nesta palavra que Deus vai nós ensinar Amém,Hoje em dia meus irmaos muitas pessoas estao dentro de igrejas evangélicas todos no pecado fazendo a vontade do diabo tendo conhecimento da verdade de Deus sabendo que aquilo que ele esta fazendo é errado perante Deus,mas eles estao nem ai pecando contra Deus,e muitos desses falam Deus esta ouvindo as minhas oracoes,abra sua biblia em joao c9:31 fala assim,Ora nós sabemos que Deus nao ouve a pecadores;mas,se alguém é temente a Deus,e faz a sua vontade,a esse ouve.meu irmaos saiam dos seus pecado porque o seu pecados te separa de Deus,abra sua biblia em Hebreus c10:26 fala assim,Porque,se pecamos voluntariamente,depois de termos recebido o conhecimento da verdade,já nao resta mais sacrificios pelos pecados.esta vendo meus irmaos,muitas pessoas dizem se nao termos pecado somos mintirosos,isso pecados involuntarios Deus perdoa,involuntario significa assim vc peca mas vc nao sabia que aquele pecado éra errado Deus perdoa,mas o pecado voluntario é quando vc comete pecado e sabe que aquele pecado é errado Deus nao perdoa,porque aquele que comete pecado é servo do pecado joao c8:34,,e muitas pessoas dizem ou penssa,quem é vc para falar isso para mim,eu nao sou nada mas a palavra de Deus é tudo,porque o espirito de Deus é que me usou para te amostrar na biblia,meus irmaos e irmas nao despreze a palavra de Deus porque Deus corrige e exorta aquele que ele ama,se Deus esta falando com vc é porque ele te ama,abra sua biblia em joao c15:14 fala assim,Vós sereis meus amigos,se fizerdes o que vos mando,Amém irmaos vc vai ser amigo de Jesus quando vc sai do seu pecado,porque nao á comunhao entre a luz e as trevas,resumindo nao á comunhao entre o justo e o pecado,vc tem o seu livre arbitreo vc escolhe Deus ou diabo,muitas pessoas dizem eu escolho a Deus,entao saia do seu pecado e vai se converte,,fala DEUS,,meus irmaos eu nao falo mal de ninguém eu só prego a palavra de DEUS.meditacao para as pessoas que leram ésta palavra maravilhosa,mateus c5:48,efésios c5:1,filipenses c3:17,18,19,1pedro c1:13,14,15,16e22 ,efésios c4:13,2timoteo c3:16,2timoteo c4:1ao5,hebreus c12:5,6,7,,2timoteo C3:13,romanos c16:17e18,mateus c15:7,8,9.meus irmaos nao se justifique no velho testamento galatas c5:4,2corintios c3:14,lucas C16:16e17.jesus só veio para cumpri as profecias dos profetas.fique na paz do senhor Jesus.

  4. joaobosco disse:

    Veloso de Anrade…
    Boa mensagem..mas não entendi o que voce quiz dizer sobre o assunto em questão..ou se esta palavra é para mim…sinceramente não sei…

  5. Evaldo disse:

    muito interessante; mais que isso é mudar o que estar mal ensinado por Ex: qual foi a condenação de Eva? já que diz: “o teu desejo eu darei ao teu marido e Ele te dominará”.
    O QUE FOI QUE ELA DESEJOU? senão o entendimento do bem e do mal, isso mudaria a vida de muita gente, pois vivemos numa sociedade enganada, onde as mulheres são exploradas pela falta de entendimento, e elas não sabem disso, nem as que são evangélicas, a maioria acha que tem a mesmo entendimento do homem, e muitos homens assim concordando também.
    O QUE DIZ A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO? Senão descrever o próprio Jesus; pois quem é que socorre alguém num lugar perigoso, com conhecimento de medicina, e para tratar só usa azeite e vinho, tira de si dois valores e depois diz que um dia vai voltar para pagar a dívida total, mas não diz o dia nem a hora, sem falar que isso muda o entendimento do segundo mandamento que troxemos da doutrina católica, sendo o segundo mandamento amar ao Próprio Jesus, deixando assim Ele; dois mandamentos prioritários; o amor ao Pai(Deus) e a ele(Filho).
    E PARA QUE SERVE A LEI(BIBLIA), SENÃO PARA CONDENAR? QUE O PRÓPRIO JESUS INCUSIVE ALERTAVA SOBRE ISSO, “que devíamos nos preocupar com nossa salvação”, quem é, e o que é a nossa salvação? Senão Ele próprio.
    Israel deixou de louvar e adorar para pregar a lei(bíblia), e assim estão fazendo hoje em dia, criando variação de doutrinas, variação do Deus altíssimo, pregando os mandamentos e não o culto de louvor e adoração pois a lei e as pregações não muda ninguém, quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo ou não?
    CADÊ OS DONS QUE SERVEM PARA INTERPRETAR O LIVRO SAGRADO? POIS ELE NÃO É UM LIVRO QUALQUER PARA SER LIDO E INTERPRETADO COMO UM DE JORGE AMADO POR EX.
    os pregadores não observam coisas básicas:COMO É QUE DEUS SE AUSENTAVA DO JARDIM DO ÉDEM SE ELE NÃO PODE NEGAR-SE A SI MESMO, POIS ELE É E, SEMPRE FOI ONIPRESENTE, QUEM É QUE ESTAVA COM DEUS QUANDO ELE DISSE:”ADÃO AGORA É IGUAL A UM DE NÓS CONHECEDOR DO BEM E DO MAL”? Senão aquele que joão se refere “no princípio era o verbo, e o verbo era Deus e estava com Deus, quem era o verbo que Ele estava se referindo? senão o próprio jesus.
    É POR ISSO QUE JESUS SE IRRITAVA E DIZIA: “VÓS VIVEM RECEBENDO HONRA UNS DOS OUTROS E NÃO A HONRA QUE SÓ VEM DE DEUS”, Resumindo: vivem agradando os pastores superiores, com o seguinte argumento:
    – “ele mandou obedecer aos nossos pastores”.
    Esquecendo do salmo 23 em seu primeiro versículo ou não? O QUE TÁ FALTANDO É PREGAÇÃO OU É CORAGEM PARA SE HUMILHAR AOS PÉS DO SENHOR DEUS, e parar de buscar notoriedade e reconhecimento daqueles que não cura suas doenças nem lhes ajudam em nada, senão a propagar a enganação que escraviza a muitos.

    ESSE TEXTO E SEUS QUESTIONAMENTOS É PARA MEDITAÇÃO SALMOS 119, VERS.99.

  6. Welson disse:

    Aniversário é uma coisa bem antiga, todos festejam, mas poucos sabem qual a origem dessa festa, para ser sincero, nem eu mesmo sabia a origem. Mas agora eu sei e vou compartilhar com todos.

    A prática de todo os anos festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é completamente seguida no mundo.

    Exemplo: Vietnã, lá não se comemora na data específica do nascimento, mas sim, na passagem do ano novo, onde todas as pessoas comemoram seus aniversários coletivamente. Ou seja, todos fazem aniversário no mesmo dia!

    Contudo, as festas de aniversário tiveram origem no Ocidente. Desde os primórdios a Antiguidade os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como dies sollemnis natalis. Os tradicionais e deliciosos bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, ofereciam em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

    As velas colocadas em cima do bolo surgiram também na antiguidade, pois as pessoas criam que a fumaça das velas levava os desejos e as preces dos fiéis até o céu para que fossem atendidas, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir a proteção para o ano vindouro.

    Um cristão verdadeiro não comemora aniversários,seja ele qual for,se ler-mos na biblia de genesis a apocalipse,não veremos jámais que Jesus tivesse comemorado aniversários e até mesmo apagado velinhas
    isto com certeza não é pratica cristã.
    Somente os mundanos na epoca comemoravam aniversários eram eles:Erodes e Faraó,temos que seguir exemplos de Cristo e segundo a biblia esse não é um deixado por ele.

  7. copnheci a Jrsus e o aceitei em;1963 na cidade de Arapiraca em alagoas, mim batisdei em 1965 no estado de sergipe na capital aracaju, foi batizado com o espitito santo ;em1994 no dia 04 12 01994 na igreja do village campeste 2 deste dia em diante, a minha vida mudou para melhor, hoje sou pastor palla mizericordia de Cristo Jesus quero diser que Deus e nosso refugio, amem deixo para quem ler esta mensagem a pas de Cristo Anen.

  8. Edson disse:

    aceitei jesus mas continuo tendo poblema com meu passado as pessoas nao acreditam em mim porque que tem que ser assim nao posso volta para as maos de satanas porque estou gostando da vida com jesus pesso-lhe aos pastoris que mim ajuda em oraçao o pastor superitedenti da igreja quadrangular de sabara nao tem compromisso com as pessoas so pensa nele nao fas visita as pessoas desviada e desanimado com as coizas. mas ele tem um poblema nao e umilde.

  9. samidd disse:

    Vcs ficam discutindo picuinhas que levam a escravidão e a morte,
    se esquecendo do Sr. da verdade que veio e se eternizou morrendo por todos nós sdeixando um legado de vida eterna. E aniversario, dizimo paracá e Deus para lá. lembrem-se do finado que acreditava ir para o ceu onde encontraria 10 virgens onde poderia se sexualizar até babar, falo de Bin Laden sim, vcs vão para junto dele porque tambem sao amantes da guerra igual a ele, seus jovens servem o exécito e esquecem de Isaias cap. 2, lá no finalzinho, vê lá do que estou falando, vê lá. saí dela povo meu.

  10. Irmão João Bosco Paz!
    Caro irmão, de fato, a A.D não tem respeitado sua história. Aqui em Recife/PE os jornais religiosos não atribuem a Adriano Nobre o pioneirismo, mas a Joel Carlson. A saída do irmão Higino é conhecida por calvinismo. Mas, a do irmão Adriano Nobre nos tem sido ocultado. Caso o irmão saiba, peço o obséquio de me informar pelo e-mail vnofilho@gmail.com ou postar aqui mesmo, já que o fato histórico não é segredo.

    Obrigado pelo relato que nos ajuda a entender os acontecimentos.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    AD (Convenção Abreu e Lima)

  11. joaobosco disse:

    Amado irmão Valdomiro,

    Não sei informar esse detalhe sobre a AD de Pernamobuco.s Mas é isso mesmo, a mesmo, as conveniencias da instituição falam mais alto. Algumas vezes pela ignorancia mesmo. Abraços,

  12. roberto disse:

    Ótima pregação, tem muitos crentes que se dizem cristão e tão fazendo tudo errado fica procurando versiculo na bíblia pra se justificar, viver no pecado se desfazendo da palavra de Deus dizem ser judeus e não são mas sim da sinagoga de satanás , tem que criar vergonha na cara e parar de viver uma vida de pecados liberados, mas vai prestar conta com Deus naquele grande dias o Senhor dirás apartai-vos de mim não vos conheço você que pratica a iniquidade. Que Deus continue te usando pr Deus se agrada dos valente que tem coragem de pregar a verdade somente os covardes ficam calados diante do pecado. A paz do senhor jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s