TRANSFORMAÇÃO OU ACOMODAÇÃO SOCIAL

Publicado: maio 3, 2007 em FILOSOFIA

Metamorphosis           Metamorfoô deriva do grego e significa transfigurar, transformar, mudar em outra forma ou imagem. A idéia de transformação de uma aparência em outra é comum. Tanto na literatura grega quanto na latina, de Ovídio Apuleio, são chamadas de “metamorphosis”. A primeira é uma série de eventos que envolvem seres sobrenaturais, bem como seres humanos, que passam por diferentes transformações. Apuleio descreve sua transformação em asno e a sua restauração pela deusa Isis. Usava o conceito de transformação e libertação religiosa, que era idealizada na religião helenística.  A metamorfose só ocorre em seres vivos, mas especificamente na biologia, metamorfose ou “alomorfia” (do grego metamórphosis) é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios (batráquios), até chegarem ao estado adulto.  O termo metamorfose foi utilizado no livro tomado emprestado da biologia e de um dos termos utilizados pela teoria da complexidade. Como entendemos a metamorfose só ocorre em seres vivos, assim, compreendemos também que a Igreja tem esse aspecto de ser um organismo vivo como todo e qualquer ser e estrutura, usamos de metáfora para ilustrar as transformações ocorridas na igreja cristã pentecostal. Ousamos discutir sobre a fenomenologia da religião mais especificamente sobre o pentecostalismo como um dos movimentos religiosos mais importantes do século XX. Entendo que as duas situações ocorreram, esses grupos buscaram uma acomodação social, quando da necessidade de levar sua mensagem pentecostal para outras camadas da sociedade, ao passo que precisavam fazer presença em todos os seguimentos. Ao quebrarem esse paradigma que foi a inclusão social, a participação ativa na sociedade, coisa que não ocorria no início do século dentro desse movimento. Surgiu o ruído (para Henry Atlan – teórico escolhido para a discussão) houve a necessidade de re-organização, ou re-eco-organização. Nesse momento surge então a transformação, a metamorfose.  Esse processo não é ruim, ao contrário, é uma ação que agrega novos valores importantes a continuidade da vida, a sua adaptação.  A acomodação social era já esperada, porém a metamorfose, foi algo novo, esse grupo religioso busca ainda uma identidade, uma unidade, e enquanto não encontra estará nesse ciclo de transformações.

Anúncios
comentários
  1. Cintya helen disse:

    Muito interessante à matéria parabéns………
    Mas vcs poderiam tentar colocar fotos e reportagens sobre outros tipos de metamorfose.

  2. joaobosco disse:

    Obrigado cintya,

    A idéia de escrever sobre a metamorfose foi tão somente um artigo sobre um livro que escrevi, quem por título: Metamorphosis e nekrosis. Mas, agradeço sua participação e sujestão.
    JB

  3. joana d'arc disse:

    oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee gente um bj é um abrço tbm p todos aqueles que se acham bonitos!!!!!

  4. JESSICA disse:

    REALMENTE E UMA DAS BELEZAS MAIS PERFEITAS VCS NÃO ACHAM?

  5. fatinha disse:

    oiiiiiii adorei as fotos da metamorfose da borboleta realmente é divino bjos fica com DEUS.

  6. ANGEL disse:

    Aqui o trecho de seu livro que me inspirou muito!
    Como sou poeta, utilizei um pouco dele no meu
    BLOGGER de poemas e poesias. Você estava com
    o coração abençoado por DEUS quando escreveu
    tudo isso! PARABÉNS!!!

    Bjosss………………ANGEL

  7. Ozeias Moura de Rezende disse:

    “AQUELE QUE NÃO NASCER DE NOVO,NÃO ENTRARÁ NO REINO DO CÉUS”
    A transformação pela qual passa a sociedade é muito dinâmica, e a necessidade de se adequar a esta transformação é uma realidade concreta, toda sugestão de transfomação é muito bem vinda, não podemos induzir a idéias de acomodação e inércia, devemos formar opiniões que sugiram ação e movimento, como a própria natureza nos mostra, bem como as palavras do mestre Jesus. Boa iniciativa, Parabens!

  8. Ane disse:

    Que interessante! tenho um casulo na minha varanda, faz mais ou menos 40 dias…e todos me chamam ” loucuras de Ane”…tenho o maior carinho…pois vou filmar quando a borboleta sair.
    Já vi isso uma vez na minha vida agora jamais perderei essa oportunidade!
    Estou enviando esse link maravilhoso a todos…
    Parabéns!!!!
    grata
    Ane

  9. Dudika disse:

    Parabéns bastante aproveitante muito show.bjs

  10. roger disse:

    nas repostas foram muito legal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s