O NADA.

Publicado: maio 26, 2007 em FILOSOFIA


espaco.jpg

FOTO NASA – Formação no espaço rara – Chamada de O OLHO DE DEUS.

Ao apresentar uma aula para meus alunos de apologética, iniciei uma discussão sobre a questão do NADA. Mas o que é o NADA? É preciso distinguir três coisas: o vácuo, o vázio e o nada. Certamente os três diferem bastante. São três conceitos diferentes.

Mas voltando ao NADA. É preciso entender que o NADA não é um lugar, ou um não-lugar.

É impossível se estar no NADA, por que sempre estaremos em algum lugar.

 Mas o NADA existe? Ora! Quando se fala de xistência estamos apontando algo que existe.

Devemos entender também que o NADA não é algo, ou coisa.

 O NADA existe!

O NADA existe onde não cabe absolutamente NADA!

O contato entre dois pontos… onde não há mais NADA!

Não-um-lugar, não uma coisa.

Mas o NADA!

Antes do universo…de todas as coisas…existia o NADA, não havia espaço, nem materia, nem luz, nem espaço, nem ondas…Existia apenas o NADA.

Depois daquela aula….. O QUE EU FIZ COM MEUS POBRES ALUNOS???

Um desses herois me deu uma resposta a altura…defendendo a existência de Deus.

Muito bom! veremos no próximo sua resposta!

comentários
  1. Didi disse:

    O que é nada?
    Nada não é.

    Eheheh

    Gostei dos pensamentos filosóficos e não resisti a deixar um comentário de um teor igualmente filosófico.

  2. Mari disse:

    O Nada é o limite entre esta dimensão e as outras, neste universo infinito. É o lugar onde nossa mente já não consegue mais alcançar e para. O nada é o inicio e o fim de tudo.

  3. joaobosco disse:

    MARI,

    Muito obrigado pela visita MAri. Fique a ontade, em otros momentos colocaremos um pouco mais de complexidade.
    Abraços,
    JB

  4. IMPERADOR disse:

    NADA É ALGO
    TAO PEQUENO Q NAUM SE PODE ESTAR..
    TAO GRANDE Q PODE SE PERDER NELE..

  5. IMPERADOR disse:

    NADA É UQ NAUM EXISTE !!

  6. joaobosco disse:

    O NADA existe…Em sua primeira palavra voce explicou muito bem…mas na segunda não!

    Brigado pela visita..
    JB

  7. disse:

    cade a resposta a altura q o aluno deu? ¬¬’

  8. joaobosco disse:

    Caro Dã (ic),

    Dentro da concepção e conhecimento cristão que ele apresentou..achei até interessante e eu não poderia despretigiar uma tentativa de resposta a um assunto de complexidade como esse..daí meu respeito a concepção apresentada..voce pode encontrar a resposta do aluno nesse mesmo endereço..

    https://joaobosco.wordpress.com/2007/06/02/aluno-responde-a-questao-do-nada/#comments

    Muito obrigado pela visita.

  9. Ayla disse:

    O nada é akilo k o meu dedo vê!

  10. Faltou só ajeitar a foto…

  11. Josinei disse:

    Como qualquer palavra da língua portuguesa, NADA não significa absolutamente nada sozinho. é como lançar uma palavra e tentar esplica-la sem um contexto. Por exemplo, o que é o TODO? Oque significa CASA? relacionamento com uma pessoa ou uma construção? Talvéz signifique lar. E NÃO? significa apenas negação? Então oque acontece na frase:-Me da uma bala?. -Pois NÃO!a mesma confusão acontece com qualquer vocábulo. Deus é evidente que existe, Eisntein próprio confirmou isso, mas na minha opinião, há muitas outras coisas para se discultir, problemas sociais, etnicos, preconceitos, miseria. Quanto ao texto é legal só há um erro dizer que antes do universo existir havia o NADA sendo que pouco antes foi dito que se existe algo não pode haver NADA…

  12. eber disse:

    eu acho q nós, ou seja tudo que julgamos existir na verdade nao existe, ate hoje nao se encontrou uma particula que fosse composta de massa, todas ate agora conhecidas sao divisiveis…
    O nada existe e fazemos parte dele, a diferença é que temos conciencia disso
    os cientistas estao agora a procura de uma particula chamada particula de Deus ou boson de higgs por acreditarem que ela contem massa(indivisivel), se acharem, ela sera capaz de explicar muitos misterios da fisica como a gravidade, a materia escura e ate a nossa propria existencia, o nada deixara de “existir”.rsrs
    eu espero q a encontrem logo porq ja passamos muito tempo sem saber quem somos nos

  13. Paulo disse:

    Vc fala q existe o nada certo….
    Mas me diga como pode nacer algo do nada como….
    Ñ tem como acreditar na ciencia…
    ela tem muitas respostas coplicada pra muitos assuntos…
    mas quando se tarda do nacimento de todas as coisas a resposta é sinples….

    O UNIVERSO VEIO DO NADA….

    pq se pararmos pra penças é isso q ele falam…

    afinal eles falam q antes do BigBang ñ existia nada…

    agora uma pergonta…

    COMO PODE NACER ALGO DO NADA??????

    Att. Paulo

  14. igor disse:

    nada é algo que existe mais foi denominado nada por nos nao conhecermos nem ve-lo ele existe mais nao existe

  15. Fabio Garcia Rojas disse:

    O pensamento que ainda não surgiu é o nada, tudo é o pensamento do criador que surgio do nada, somos seu pensamento germinado.
    Germinamos novos deuses no nada, e esquecemos que somos parde do nada de um todo.

  16. augusto disse:

    eu nao vou dizer nada

    vixe acho que nao consegui

    impossivel o nada e impossivel de ser definido
    quando eu era pequeno eu imaginava o nada
    como um papel em branco mais aquilo nao era nada
    dai na minha cabeça aque papel sumia então eu imaginava tudo escuro como no universo mais aquilo era o universo escuro dai eu cheguei a seguinte comclusão de que não existe o nada sem um referencial.

  17. eduardo disse:

    na verdade sobre o NADA ele disse, disse e não disse NADA…

  18. Diogo disse:

    Eu Não sei NADA , Mas Eu Sei que Deus Sabe Tudo, Até o NADA Deus sabe o que é. Poriso Eu Dependo Dele. Sem Deus Nem o Nada Existiria . ok

  19. MODOIDO disse:

    o nada é deus ( criador de todas ascoisa)

  20. Nada é aquilo que as pedras pensam

  21. Pedreira disse:

    Professor, li cuidadosamente sua esplanação sobre a questão do NADA e fiquei atento com suas palavras, onde você diz: “O NADA existe onde não cabe absolutamente NADA!” – Verdadeiramente filosófico.
    Agora te pergunto: ONTEM a Seleção Brasileira foi desclassificada da COPA e, não CABENDO a ELA essa conquista, ela é um NADA?

  22. joaobosco disse:

    Ela ainda é algo. Não sei o que é, mas o nada ainda é o nada. A seleção…bem, a seleção não sei bem o que é….

  23. Jonas disse:

    É errado dizer q antes do Universo existia o Nada, porque antes desse Universo o que estava lá era outra dimensão. Só isso. E essa outra dimensão nao vamos entender, mas com certeza aquilo não era o Nada.

  24. Jonas disse:

    Vocês filósofos se preocupam tanto em falar bonito que se esquecem de pensar de verdade. Desde que voces consigam achar uma resposta q faça alguns dizerem ” Nossa, nao entendi, mas deve ser verdade”, o seu trabalho no assunto esta concluido. Até existem algumas raras exceções, mas vc nao e uma delas

  25. joaobosco disse:

    Belo argumento. Na filosofia chamamos a isso de falácia.

  26. niko disse:

    um filósofo gaúcho e engenheiro nas horas vagas já dizia: “Nada é uma palavra esperando tradução”

  27. Maycon de Souza disse:

    Tudo em nosso univérso conhecido existe o seu oposto. E o NADA é o oposto de EXISTÊNCIA DE ALGO. Se o ALGO é uma existência, o nada é uma NÂO existência. Mas se o próprio nada existe e pelo meu pensamento ele não pode existir, então digo que Nada é uma não existência de sua própria existência. Ele diz-nos o que não é feito, não é visivil, não é apalpável, ou se pode cheirar, sentir…enfim, o nada existe sim para explicar-nos que ele próprio não existe!

  28. Maycon de Souza disse:

    Acredito que isso seja totalmente metafísico.

  29. Maycon de Souza disse:

    Quero fazer uma pergunta a todos: Por que quando não sabemos de algo, em vez de discutirmos e raciocinarmos, recoremos logo a ”Deus sabe de tudo”? Poxa, se como acreditamos no mesmo Deus, ou poder divino que nos protege ou nos criou, concordaremos em que foi Ele mesmo quem nos deu a inteligência para raciocinármos! Se ele quisesse que nós não a usássemos, teria dado à outro ser vivo que ele mesmo criou. Então, se possivel vamos raciocinar e tentar descobrir algo de importante para a nossa exitência!
    Aqui encontramos tanto pensamento filosófico como metafisíco e fisíco também. Falar bonito não é importante, o importante é entender o que se está falando e o que se está lendo. Quando mais simples, mais sábia é a explicação. Concordam?

  30. Maycon de Souza disse:

    Ontem fiquei pensando sobre o NADA e o seu oposto. Bom, poderiam dizer-me que o seu oposto seria o TUDO, porém no TUDO há o NADA, pois o TUDO é tudo que existe e se o NADA existe, ele faz parte do TUDO. E como algo pode ser o oposto do que ele também é? Digo que ele não pode ser o seu oposto. Porém se o NADA existe para não existir, ele pode sim, em partes, ser o oposto de TUDO e também fazer parte dele. Agora, se ele existe parcialmente ou completamente eu não sei dizer ainda.
    Outro pensamento que poderia nos ajudar é mais filosófico do que lógico: meu professor de filosofia do ensino médio me disse uma vez que tudo existe. Eu perguntei como e ele me disse para imaginar algo que não exista. Nessa eu imaginei e ele disse: – Viu? Agora existe em seu pensamento, mesmo que pouco tempo, mas existiu! Então eu disse à ele que não existia, mas veio a existir. Ele gostou do pensamento e concluiu: – Hum… Então tudo não existe, mas sim PODE VIR A EXISTIR! -(Ele estava falando do tudo em geral: sapatos, pessoas, mostros, paz mundial, e não do TUDO). Acredito que isso nos pode ajudar, já que toquei no assunto do TUDO (suposto oposto do NADA).

  31. Maycon de Souza disse:

    Professor, comecei a pensar sobre existência e não existência, será que o sr. poderia nos explicar o que é a ação de EXISTIR? Isso nos ajudaria a entender se o NADA existe ou não e como ele existe, para que serve e o que ele é! Grazie…

Deixe um comentário

