ALUNO RESPONDE A QUESTÃO DO NADA

Publicado: junho 2, 2007 em FILOSOFIA


best-wallpapers-76.jpg

“Se o NADA existiu, foi em um determinado tempo. Provavelmente antes do início de todas as coisas. (Matéria, ar, gases…), se concordarmos que foi em um determinado tempo, Deus estava contemplando o NADA, pois Deus é atemporal e fica fora do tempo, logo o nada estava dentro do tempo. Se a partir do NADA veio a existir uma explosão que ocasionou a criação ou existência da vida, e gerou o cosmo e tudo que nele há, eu pergunto: se o nada não existe, nem subsiste absolutamente NADA; como do NADA pode ser gerado uma explosão:

* Rodrigo de Araújo é aluno de Teologia de corrente pentecostal e quiz responder a questão.

Anúncios
comentários
  1. Volt disse:

    Muito obrigado pela visita e pelo elogio.
    Seu blog é muito interessante e misterioso, sucesso!

  2. jane disse:

    ha coisas que nao devemos entender , como o nada. basta entender uma coisa, Deus realmente existe.

  3. boghete disse:

    Se o nada existisse, já não era nada.

  4. Sagitariano disse:

    O Nada subdivide-se no Todo. O Nada bruto, antes do antes, é partícula, sofre atrito conscientemente e individualmente. O Nada é a tradução do próprio poder de “Deus”, nunca foi criado e impossível de ser destruído. No Nada existe a concentração de Energia que faz tudo, sem excessões, é o combustível de tudo que existe. Deus quando cria, não só cria, embarca na criação(está contido).

    Obrigado.

  5. Fábio disse:

    Olá pessoal….
    achei interessante essa discussão. Aliás, esse é um dos grandes problemas da filosofia e também da teologia. O que é o nada? O nada existe? Do nada pode existir alguma coisa? Certamente não há respostas faceis ou simplitas para tais problemáticas.
    Segundo alguns filósofos do nada nada existe. Aristóteles fala do motor imóvel dentro do processo de causalidade, etc.
    Num sentido contrário, alguns outros, existencialistas, dizem que a existência teria vindo do nada, pois ela prescede a essencia. As coisas passam a existir… e ele desenvolver toda uma discussão sobre o nada… segundo ele a existência prescede a essencia.
    De um ponto de vista da Bíblia tudo o que existe vem do absoluto, que é Deus. Pura e inexurável existência. Tudo o que existe vem da palavra(logos=verbo): “e Deus disse faça-se a água, o firmamento…”.
    Tudo isso, faz surgir um outro problema:a teoria criacionista contradiz o evolucionismo?
    Tendo como ponto de vista o fato de que do nada, nada existe… surge uma pergunta fundamental nesta reflexão: o que existia antes do big beg, em que a bolinha atômica esplodiu? o que e quem a fez esplodir? O fato, é que nenhum cientista do mundo consegue responder tal pergunta… As luzes vêm da filosofia e da teologia: antes de tudo existir havia o absoluto ou Deus, que fez esplodir a bolinha atômica, fazendo surgir tudo o que existe. Daí, que criacionismo e evolucionismo não se opoem, mas se complementam…
    Bom, essas não querem ser respostas acabadas e definitivas, mas a penas luzes para tais questões, que obviamente devem ser respndidas com maior profundidade.
    Valeu pessoal….. e boa reflexão.

  6. Júlio César Esteves Araujo disse:

    Aristóteles – DO NADA NÃO SE TIRA NADA.
    Os escolósticos – Nihil ex Nihil
    Lavoisier – Na natureza nada se perde, tudo se transforma. Este Lavoisier com esta afirmação estabeleceu um princípio equivocado: A ETERNIDADE DA MATÉRIA.
    BOMBA ATÔMICA
    A bomba atômica, exatamente a bomba atômica, derrubou a tese de Lavoisier do “nada se perde, mas tudo se transforma”. No caso da bomba atômica não há transformação, mas DESINTEGRAÇÃO DA MATÉRIA em energia, isto é, força. Mas essa força que não é matéria é mera força. Já não é eterna, tem uma duração limitada.
    E por que a matéria ao DESINTEGRAR-SE vai para o nada? Porque foi de lá que ela veio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s