A CULTURA HIGH SCHOOL MUSICAL x GREASE

Publicado: outubro 7, 2007 em CRITICA

       Em 1978 na cidade de Natal fui a um cinema pegar uma “matinê” para assistir a sensação da época: O filme GREASE. Poxa: John Travolta? Olívia Newton-John? Era o máximo! Detalhe é que era um musical tão somente com música (claro!)  sem apelos sensuais! Ora! O filme vendia por sí só! Foi tão bom que sua continuidade não obteve o sucesso do primeiro! Eu achava melhor assistir o primeiro duas, trÊs vezes sem problemas. Grease é um filme dos EUA de 1978 dirigido por Randal Klaiser e com a participação de John Travolta e Olivia Newton-John.
O Orçamento de Grease foi de US$ 6 milhões de dólares, sendo que arrecadou US$ 360 milhões nas bilheterias de todo o planeta. Teve uma continuação em 1982 com Michelle Pfeiffer no papel principal, mas não obteve o mesmo sucesso.
Na Califórnia na década de 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

O filme recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção Original (“Hopelessly Devoted to You”). Recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme – Comédia/Musical, Melhor Ator – Comédia/Musical (John Travolta), Melhor Atriz – Comédia/Musical (Olivia Newton-John) e Melhor Canção Original (“Grease” e “You’re the One that I Want”).

No ano de 2007, sou cobrado a comprar o filme musical: High School Musical. É um filme-musical adolescente da Disney Channel Original Movie, dirigido por Kenny Ortega, que conta a história de dois adolescentes que se conhecem e descobrem a paixão em comum pela música. Durante a noite da festa do fim de ano, Troy Bolton (Zac Efron), a estrela da equipe de Basquete do Colégio East High, conhece a inteligente Gabriella (Vanessa Hudgens) ,uma garota estudiosa.Os dois, são obrigados a participar de um concurso de karaoke. Aí, os dois descobrem a paixão que têm pela música e pouco a pouco, começam também a interessar-se um pelo outro.Depois das férias, Troy descobre que Gabriella é a nova aluna que acaba de entrar para a sua escola. Ele não quer que seus amigos saibam do concurso musical, e por isso Gabriella fica triste com ele. Mas felizmente, eles sem querer, participam de um teste musical e é informado para a escola. Chad Danford (Corbin Bleu), o melhor amigo de Troy, e Taylor (Monique Coleman), a melhor amiga de Gabriella, tentam fazê-los mudar de idéias quanto à audição, mas Ryan e sua irmã Sharpay (Lucas Grabeel e Ashley Tisdale), considerados grandes talentos musicais e artísticos da escola, são os que realmente tentam fazer com que os dois desistam da ideia de participar, propondo a Senhora Darbus (Professora responsavel pelo teatro e testes musicais), que fizesse as audições no mesmo dia do Decatlo Académico e do jogo de Basquete. Apesar de todas as dificuldades, Troy e Gabriella conseguem arranjar um plano, com a ajuda dos seus amigos (que entretanto mudaram de idéias) fazer a audição, Gabriella ganhar o Decatlo académico e Troy ganhar com os Wildcats num jogo de final de campeonato de Basquete.

Bem! de sinopse, os dois filmes parecem bobos, o importante aqui é a música…mas: Grease ganha de longe nesse quesito! Mesmo sem o avanço da tecnologia e da informação…parece que Grease obteve mais sucesso! Nos quesitos, enredo, música e mensagem.

High School, os atores obviamente, foram os mais bonitinhos, sem muito talento, mas alguns ainda cantam bem! Porém, o marketing preparado para a série de 1 e 2, foi algo fora do normal. Vamos aí a algumas fotos.

wall-1_800.jpg

wall-2_800.jpg

wall-3_800.jpg

vanessa-anne-hudgens-3-cortada.jpg

capa-de-cd.JPG

didi_conn3.jpg

barry_pearl1.jpg

6457_0017.jpg
1-1.jpg

Anúncios
comentários
  1. vitor morais disse:

    eu gostaria de estuda na melhor escola onde hig schooll passou isso seria meu sonho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s