O GOVERNO DO BRASIL E OS FERIADOS!Madroeiras, padroeiros e pseudos-santos!

Publicado: outubro 12, 2007 em CATOLICISMO, CRITICA

Caros amigos, não tenho nada contra a religião e a religiosidade. Que inclusive é meu dia-a-dia, essa é minha profissão: Cientista da religião! Mas fico a perguntar como na teoria se diz que esse país é um um país de governo laico quando na verdade não respeita o pluralismo religioso? Entendo que o surgimento desses feriados tem um propósito só: eleitoreiro! Por que fazem  a vontade da Igreja Católica pensando em ganhar votos dos adeptos deste grupo religioso, os políticos que apoiam  esses feriados encontram nesse ato, uma forma de justificar seus “pecados”. Não encontro

mais justificativa para dizer que o país tem um padroeiro ou madroeira..como queiram. Não se pode chutar uma santa na tv, mas se pode chutar toda a religiosidade de um povo! Somos o país mais espirita do mundo, o mais umbandista do mundo, o mais pentecostal do mundo, o segundo maior protestante do mundo…mas só é visto como o mais católico do mundo…pergunto: são praticantes?

Anúncios
comentários
  1. Marcus disse:

    Sou evangélico estudo teologia, e você escreveu com muita propriedade as manobras religiosas que são feitas nas entrelinhas da história do nosso pais.

    Um abraço

  2. Suely disse:

    Caro Colega,
    Aceito, como estudiosa da Ciência da Religião suas palavras. De fato os dias “santos” deveriam ser guardados apenas pelos seus seguidores seguidores, sem contudo deixar de reconhecer que de todas as formas de crer saem boas formas de viver e portanto todas, desde que sem fundamentalismo, devem o respeito e a consideração de legítimas por todos nós crentes ou não. Acredito que todos os caminhos do bem levam ao mesmo lugar. Aliás não existem caminhos , os caminhos eles se fazem com a gente ao caminhar, as indicações do caminho certo é que são dadas pelo conhecimento seja ele secular ou religioso. AMDG. Suely (Mesttre em Ciência da Religião pela UFJF)

  3. Suely disse:

    Caro Colega,
    Aceito, como estudiosa da Ciência da Religião suas palavras. De fato os dias “santos” deveriam ser guardados apenas pelos seus seguidores , sem contudo deixar de reconhecer que de todas as formas de crer saem boas formas de viver e portanto todas, desde que sem fundamentalismo, devem o respeito e a consideração de legítimas por todos nós crentes ou não. Acredito que todos os caminhos do bem levam ao mesmo lugar. Aliás não existem caminhos , os caminhos eles se fazem com a gente ao caminhar, as indicações do caminho certo é que são dadas pelo conhecimento seja ele secular ou religioso. AMDG. Suely (Mestre em Ciência da Religião pela UFJF)

  4. Nathalia, Historiadora disse:

    A igreja católica fez muito pelo Brasil, e ainda faz, princiapalmente na area da educação!
    Eu acho que o brasileiro devia valorizar a sua tradição católica! Porque ela faz parte da historia desse pais. Alias esse é um pais muito pobre em tradição em todos os sentidos. Muito ingrato e desleixado com os seus antepassados, isso reflete na nossa baixa alto estima. Na forma como mantemos nossos patrimonios historicos, devorados por cupins e traças, so no Brasil que essas coisas acontecem! A Bolivia é uma nação indigena, mas cheia de orgulho das suas tradições!
    Quem chega depois que aprenda a respeitar os que chegaram primeiro, senão seremos eternamente um pais de mal nascidos!

  5. SOU DE CRISTO disse:

    O COMENTÁRIO ACIMA, DE NATHALIA, NÃO SUSTENTA O (propósito eleitoreiro), POIS, OS MALEFÍCIOS CATÓLICOS SÃO INÚMEROS EM RELAÇÃO AOS SUPOSTOS BENEFÍCIOS CITADOS PELA MESMA. JESUS FEZ TUDO PELA RAÇA HUMANA E NÃO É VALORIZADO PELA MAIORIA. A PAZ SEJA COM TODOS.

  6. fuves disse:

    Queridos colegas, quem estuda religião de fato ou seja a antropologia da religião não fala tanta besteira quanto vocêis. Precisam estudar mais, e mais….

  7. joaobosco disse:

    Amiga da FUVEST, É isse mesmo o nome? Olha só! Voce escreveu muito bem. A ANTROPOLOGIA estuda a religião e SÓ. Trata seu objeto de estudo tal qual a sociologia. Longe sem conheçe-lo de fato.
    Para seu governo, quem conheçe e trabalha com religião é a CIENCIA DA RELIGIÂO. Se há besteira..escreve um pouco vai.. sobre esse assunto tá estudante da FUVEST.

  8. gustavo brigagão jr. disse:

    discutir
    religião é o mesmo que procurar num quarto escura um gato preto que não está lá

  9. joaobosco disse:

    Pessoas que co assunto conseguem discutir..ignorantes não.

  10. raymundo disse:

    Povo sem cultura,estudam tanto, esquecem de ver a história.Pai perdoe porque não sabem o que querem, agredindo os outros,matando, Vamos edificar o outro(a), Vamos pedir perdão a Deus por tantos erros nossos.Amém.

  11. Paulo cesar disse:

    viva a igreja catolica que vaz tanto poe esse pais. Engrado nim fala dos masacres dos holandeses e dos calvinistas pq sera. PQ tem um bando de pastor de merda falando babozera com esse aqui. JESUS PREGO A UNIDADE o que essa igrejinha de merda vazem eo contrario

  12. joaobosco disse:

    Pela maneira como vc se expressa, percebo que unidade vc prega PAULO CESAR. Agradeço esse tipo de unidade, em segundo lugar, nao sou Pastor, terceiro, esse mnao é um texto religioso, se vc nao tem estrutura para suportar criticas…está no lugar errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s