FIQUEI ROUCO E AGORA?

Publicado: outubro 25, 2007 em IMAGENS

 Dia desses acordei rouco..que desespero!!!!!!!!! Eu canto em quarteto de vozes masculinas! POxa! Com uma apresentação as vésperas…

Procurei em todo lugar uma dica, tratamento…mas um bom remédio mesmo…é um profissi para orioentar.

“A voz é o som que resulta da vibração das pregas vocais e de todas as estruturas do chamado aparelho fonador. A laringe é como se fosse um pequeno tubo que comunica a cavidade oral com a traquéia, levando o ar até os pulmões. Ela contém as pregas vocais e, quando o ar sai dos pulmões, ele vibra essas pregas, que se movimentam reduzindo ou aumentando a passagem do ar, produzindo sons que se amplificam no percurso até a boca.”

Introdução

As pregas vocais podem ser acometidas por várias doenças, incluindo o câncer de laringe, a rouquidão funcional, os nódulos e os pólipos. Alguns desses problemas resultam de uso excessivo da voz, sendo completamente revertidos após descanso vocal. Abordaremos nesse texto os problemas mais comuns. Abaixo, uma lista dos principais agentes que afetam a voz:

• Álcool;
• Uso de drogas: ressecam a laringe, prejudicando a voz;
• Cigarro: a fumaça quente irrita e agride a mucosa da laringe. Provoca tosse crônica (que dura mais que três semanas) e pigarro;
• Alergias;
• Alimentação;
• Hábitos vocais inadequados: pigarrear, tossir com esforço;
• Poluição do ar;
• Ar condicionado: reduz a umidade do ar, ressecando a laringe.

Rouquidão

A rouquidão ou disfonia é um problema bastante comum na população, sendo definida como qualquer alteração no caráter da voz. É a falta de clareza do som. Na grande maioria das vezes, é um problema transitório, associado a infecções da laringe. A rouquidão pode ser classificada como aguda (curta duração) ou crônica (15 dias ou mais).

As causas de rouquidão podem ser divididas em dois grandes grupos:

1. Funcionais

Nesse grupo, a rouquidão é causada pelo próprio uso da voz, não sendo encontrada nenhuma doença das cordas vocais. São dois os mecanismos responsáveis:

• Uso incorreto da voz: pode ocorrer devido à imitação de outros padrões de voz, que não o do próprio indivíduo; em casos de indivíduos que usam intensamente a voz (como os cantores), mas que não tomam os cuidados adequados.

• Inadaptações fônicas: ocorre devido à falta de adaptação do aparelho fonador à produção da fala. Essas inadaptações podem ser anatômicas, como malformações da laringe, o que dificulta a produção dos sons; ou funcionais, como alterações das relações fala/respiração, fala/deglutição.

2. Orgânicas

Ocorre quando encontramos alguma alteração anatômica das pregas vocais. Existem vários tipos:

• Nódulos, pólipos: são tumores benignos das cordas vocais, e podem se originar do mau uso da voz.

• Cistos: são tumores também benignos, que contém líquido no seu interior (são como “bolsas de líquido”).

• Edema de Reinke: é o inchaço das cordas vocais, que ocorre devido ao tabagismo (fumo). Esse inchaço prejudica a movimentação das pregas vocais. É a principal causa de voz rouca e grave em mulheres fumantes.

• Papilomas: são tumores vegetantes (com aspecto semelhante ao de “couve-flor”). Eles causam rouquidão importante.

• Paralisia das pregas vocais: ocorre quando há uma lesão dos nervos que comandam as pregas. Existem várias causas: cardíacas, tumores de outros locais próximos, após cirurgias na região.

Existem outras causas também comuns, como o refluxo gastresofágico (há passagem de secreção ácida do estômago para o esôfago, que pode alcançar a laringe e irritar as pregas vocais); gripes e resfriados; após esforço vocal intenso (após shows, jogos de futebol).

Entre os casos de rouquidão aguda, a causa mais comum é a laringite aguda, ou seja, inflamação aguda da mucosa da laringe devido a infecções por vírus ou bactérias. Nesses casos, a rouquidão pode aparecer sozinha ou se acompanhar de outros sintomas, como tosse, coriza (“nariz escorrendo”). Geralmente surge após uma gripe ou resfriado, não requerendo tratamento e desaparecendo espontaneamente.

Toda pessoa com quadro de rouquidão que dure mais de 10-15 dias deve procurar um médico para avaliação detalhada. A maioria das causas agudas (laringite aguda) resolve-se antes de 10 dias, e não requer maiores preocupações. Já a rouquidão crônica, duradoura, demanda atenção especial.

Tratamento

O especialista responsável é o otorrinolaringologista, e ele é capaz de fazer exames que permitem a visualização das pregas vocais. Com isso, ele consegue identificar a presença de lesões que podem ser responsáveis pela rouquidão. O tratamento vai, então, depender do tipo de causa.

Nos casos funcionais, o principal tratamento é a chamada fonoterapia. O paciente aprende como usar a fala de maneira mais equilibrada e adequada. Isso é conseguido pela realização de exercícios específicos, orientados por profissional capacitado, o fonoaudiólogo.

O tratamento dos nódulos pode ser feito com a fonoterapia, mas em alguns casos é necessária a realização de cirurgia para sua retirada. Os pólipos são retirados com cirurgia, seguida de fonoterapia no pós-operatório. Os cistos recebem o mesmo tratamento dos pólipos. O edema de Reinke é tratado com a interrupção do tabagismo (o que é indicado sempre, para todos os pacientes com rouquidão), e também fonoterapia.

Os papilomas são tratados com cirurgia, porém a possibilidade de recidiva é grande. A paralisia de pregas vocais é tratada com fonoterapia.

Alguns cuidados para ter uma voz saudável:

• Evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas;
• Consumo moderado de café;
• Não praticar a automedicação. Alguns medicamentos podem agredir a laringe;
• Beba bastante líquido durante o dia, pelo menos 2 litros;
• Evite passar grande parte do tempo em ambientes poluídos;
• Evite gritar e alterar seu padrão de voz.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc. 05 de janeiro de 2006.

luciano-pavarotti-copia.jpg
boa saúde .com

Anúncios
comentários
  1. Olá! Aqui estou…
    Sou rápida, viu?
    Uma ótima semana pra você!
    Bjos!

  2. tiago zanetti disse:

    olaaa eu tenho uma problema com a voz, eu canto bem agudo só que as vezes a voz fica boa bem aguda e as vezes nao fica aguda nao da da para chegar no agudo, o que acontece com isso, o que eu faço??

  3. joaobosco disse:

    Caro Tiago,
    É importante em primeiro lugar saber em qual naipe voce canta. (Qual seu timbre, qual a sua voz). Em segundo lugar saber utilizar de maneira adequada. Ela tem uma extenssão para agudos e para graves que não podem ser ultrapassados se não souber técnica. Em terceiro lugar se voce canta as vezes agudo e em outras não consegue mais… É preciso saber cuidar da voz e das pregas vocais (ic).
    A melhor opção? Um professor de canto, um otorrino e um fono…

    O demais..tudo é festa..brigado pela visita,
    Grande abraço,

    Jota BÊ.

  4. Patrícia disse:

    Olá João!
    Sou estudante de fonoaudiologia e achei super interessante essa abordagem sobre os problemas vocais!
    Um abração
    Patrícia

  5. welton sampaio dos santos disse:

    Olá João!
    veja se vc pode me ajudar,vez enquando fico rouco,talvez por ser falastão e fumar muito,mas da ultima vez fiquei rouco por 4 dias, melhorei e em 3 dias voutei a ficar rouco novamente,ficando mais 3 dias,o que pode ser meu caso?Gentilmente.

  6. joaobosco disse:

    Caro Welton,

    Passei por esse mesmo processo…
    Apesar de não fumar..mas falo muito (sou professor) e canto.
    O fato é que usei de maneira errada a minha voz. Fui ao especialista (Otorrino) e ele fez um exame diagnosticando pequenos nódulos ou ou rachaduras…

    Passei a tomar bastante líquido..todo momento, usava uma garrafa com água para molhar a garganta.
    Outro passo foi procurar uma fonoaldióloga para que eu reaprendesse a usar minha voz.

    Em seu caso, evidente o cigarro ajuda a prejudicar sua voz..e essa rouquidão pode ser patológica.

    PRIMEIRO PASSO: VÀ A UM OTORRINO!

  7. Oi eu sou Gustavo Carvalho e estou com um grave problema.
    Essa semana tenho que cantar num evento que estava marcado ja a algum tempo, porém fiquei rouco do nada e não sei o que eu faço pra isso passar logo, não consigo nem falar ja uns cinco dias, um abraço…

  8. joaobosco disse:

    Olá Gustavo…
    Passei seis meses com um calo….só depois que procurei o especialista meu problema foi resolvido.

    Tenho algumas dicas..
    primeiro: Saber qual o seu problema. Procure um otorrino…Se for um nódulo, ou um calo nas pregas vocais…esqueça ..passe um bom empo poupando sua voz…Pode ser erado de problemas físicos ou psicológicos, stress,,etc,
    Segundo: Caso seja calo..a melhor situação não é cirurgia..só em alguns casos.Mas sim de edcuaçaõ da voz Um fonoaldiólogo pode ajudar a resolver o problema..
    Aconteceu e resolví dessa meaneira. Otorrico..Sem medicamento por que não existe..o que nóstomarmos..piora.
    Depois o fono.

    E principalkmente..

    Tome água sem parar…é o único remédio no momento que vai melhorar..
    segundo: polpe a voz.
    Esqueça a aprsentação
    Abraços,
    JB

  9. Aurilene Lopes disse:

    Sou operadora de telemarketing, e estou muito rouca, é possível algum tratamento doméstico para ajudar a recuperar a voz?

  10. joaobosco disse:

    Aurilene…não pare de beber água..sempre água…só!
    Nada de remedinho caseiro…sério mesmo!
    O demais é um otorrino, depóis um fono!

    polpe a voz..e meta ágia pra cima!

  11. Kely Lopes disse:

    Estou com laringite aguda a sem voz a quatro dias. Ja procurei um otorrino, amis ainda não consigo falar

  12. Eduardo disse:

    Ola!! Joao.

    Eu sou musico e corista,tenho o dominio de 3 vozes,ha 2 anos atras cantava 3 voz que chamamos Tenor, gostava muito desta voz mas derepente baixava aos poucos e acabei por deixar a quela voz, hoje posso cantar a mesma voz mas somente pra uma musica.
    Quando canto a primeira voz que chamamos Soprano, sinto dores na coluna mesmo nas custelas.eu sou musico estou me preparando para um Disco.
    Nao sei o que fazer para ultrapassar essas dores,e quero uma receita de voz para recuperar a terceira voz ‘Tenor’

  13. joaobosco disse:

    Receita eu não poderia dar pra voce Eduardo.

    Primeiro ponto! Vc deve procurar um Otorrinolaringologista, certamente ele pedirá exames de rx ou encaminhará para um pnrumo ou ortopedista.
    Segundo..voce precisa fazer um trabalho com um Fonoaldiólogo para fazer testes com vc e determinar o trat5amento.

    em meu caso..resolví.

    Eu canto em contratenor…tenho 43 anos e canto sem esforço!

  14. anjo disse:

    Olá!!
    Achei este site muito fixe

  15. marcia disse:

    Oi, sou a Márcia e estou tendo um problema nas cordas vocais. Estou rouca ha mais de 1 mês, minha voz fica rouca e volta ao normal na mesma hora. As vezes estou conversando normalmente e a voz vai sumindo…Fui no otorrino e me pediram exames de Eletromiografia e não encontro onde realiza este exame, o que faço? O que tenho?

  16. Bruna Lopes disse:

    oláestou com um pequeno cisto nas cordas vocais,estou com medo de fazer cirurgia,minha médica disse para eu não fazer q duvida?

  17. Max disse:

    Olá, preciso de sua ajuda, fui acometido de uma rouqidão repentina a três dias atrás, eu canto e fui ensaiar e piorei a voz, fui ao otorrino e ele diagnosticou uma laringite e me passou corticóide e repouso vocal, pra tentar cantar hoje numa apresentação importante, só q ainda estou um pouco rouco e por isso inseguro, ele me ensinou alguns execícios para fazer antes de cantar e aspirar vapor de água minutos antes, mas meu medo é de que no meio do show eu fique totalmente sem voz, o que devo fazer?? Obrogado!’

  18. joaobosco disse:

    Antes do show…aquecer z voz…Depois fazer “teste” se ainda assim estiver inseguro…amigo: Não participe do show! Vá por mim….

  19. Valdemira Moitinho Freire disse:

    Sou mezosoprano. Faço faculdade de Licenciatura em música. Mas estou muito rouca. Minha voz tá de homem , com som de BAIXO. Horrível!!! Começou sem voz nenhuma… E pior: sou professora. Socorro!!!

  20. joaobosco disse:

    Unica solução…… Descanso e água.muita água..não tem remédio…só água….

  21. mariana disse:

    miiiiiiim ajudaaaa .

    eu canto mezo contralto soprado e faço melismas . tipo mariah carey .
    e estou ultimamente com a voz pessima o que eu faço ? alé m de agua posso fazer mais alguma coisa ?

  22. Natália disse:

    Pelo amr d deus me ajuda, eu não consigo falar ! Bbo mt água não bebo refri só suco affs q q tá acontecendo , e eu já sou acostumada a dormir com o ar-condicionado , mais um dia decs dormi no ventilador e daí em diante fiquei gripada e muito rouca , não entendi ! ME AJUDA ESTOU TOMANDO 2 comprimidos gripeol e nisulid mais não esta funcionando!

  23. Ana Cristina Araújo disse:

    Olá,
    Há três semanas atrás estava com uma tosse horrorosa tomei xarope, melhorou um pouco, ainda sim, fiquei com pigarro e rouca, quando penso que fiquei boa, basta eu cantar ou conversar que a voz vai sumindo.
    Além disso canto no grupo de louvor da minha igreja e esta sendo triste pra mim não esta participando dos ensaios, uma vez que pra mim é uma honra louvar ao Senhor Jesus.
    POr favor me esclareça alguma coisa.

  24. noemy disse:

    Me ajude por favor !
    estou um pouco rouca e preciso cantar hoje a noite
    tem como eu ficar boa daki pra noite ?

  25. jaciara disse:

    Estava lendo os comentario do peesoal, e resolvi compartilahr algo que estou vivendo desde 23 de fevereiro de 2010 , com voces.Canto na Igreja a 2 anos, e no inicio quando entrei no ministerio de louvor entrei para uma aula de canto porque eu queria melhorar a professora de canto me disse assim (sua voz e rouquinha ne) e eu respondi (e). Fiz aula 7 meses depois sai -ja estava bem -,um dia cantando na igreja desafinei derrepente ,e a partir daquele dia nunca mais a minha voz foi a mesma mas nao procurei o medico achei que apenas tinha sido um erro meu,ate que passando uns 5 meses perdi a voz completamente, ai veio o desespero!!!!chorei muito e procurei o medico (Otorrino) ele viu o calo me emcaminhou para fono fiz 4 secoes e comecei a ter muita infeccçao de garganta voltei no (Otorrino)ele viu um cisto saindo da minha amiglida.Estou fazendo os Exames para a Operaçao estou muito confiante —vou tirar as amiglidas denar o cisto e tirar os calos. Depois da cirurgia VOLTAREI para falar como foi………………………..abraços Jaciara

  26. joao henrique disse:

    Olá…td bem?gostei mto do site…olha há uns tres anos atras eu tinha um tipo de voz um timbre alto…mto alto..mas hj naum consigo atingir as notas que eu atingia antes o que eu faço pra ter a mesma voz de tres anos atras?será que foi desgaste pois eu canto mto…

  27. joaobosco disse:

    Aprendí o seguinte: Água, descanço por um tempo, mais água..sempre água, nada medicamentos caseiros…..podem piorar. É preciso disciplina e economiazar a voz até que se aproxime ao que voce tinha três anos atrás.
    Obrigado pela visita.

  28. Poliana disse:

    oi tudo bem?fiquei rouca quase um mes minha voz vinha e sumia,resolvi ir ao um otorrino,e ele me pediu uma larindoscopia,estou com dois nódulos minusculos em ambas as pregas,agora estou tratanto com a fonodióloga,sei que descobri no começo,quero saber se eu fazer todos os exercicios diarios e beber muita água,e evitar falar alto se realmente esse tratamento faz com que os nódulos somem.Só não tem como evitar ficar sem falar pois trabalho em loja e tenho que falar o dia todo ,mais estou moderando o tom.Por favor me responda.

  29. poliana disse:

    A quase me esqueci de falar creio muito no Senhor Jesus que minha voz ira melhorar sem precisar fazeri cirurgia,pois ele sabe que eu ainda não canto,mais que quero ser uma adoradora.

    Abraços!E não se esqueçam pessoal tenham fé!

  30. fabio disse:

    ola gostaria de saber se esist alguma operaçao ou cirurgia na garganta para a mesma ficar com um timbre agudo .
    desdeja peço desculpas pela minha ignorancia mas eu gostaria de tirar essa duvida.
    obrigado.

  31. joaobosco disse:

    Creio que não existe tal cirurgia. É algo genético, o que se pode fazer é estudar e melhorar as notas agudas e a capacidade de falcetes. Para isso: Fono e, otorino e prof de musica.

  32. Muito boa a postagem! Eu canto na igreja e quase sempre fazia um gargarejo com agua e sal e adiantava bastante. Quando eu estou com uma rouquidão eu apelo para o spray de romã, que na minha opinião é um dos melhores. Ah o Amidalim também é muito bom, principalmente quando a garganta está doendo. Ah ia me esquecendo do milagroso gengigre… a bala de gengibre para mim é a melhor opção…

  33. Maria Vitória disse:

    Oii, eu to com a voz muito rouca, quase sem, e nao sei porque, e hoje de noite eu tenho um show pra ir, eu to aguardando esse show desde o inicio do ano, e justo hoje eu fui ficar rouca, ja tomei mel, ja chupei limao com sal, ja fiz gargarejo , ja durmi e nada disso adianto .
    O que que eu mais posso faze pra isso passa ?

  34. ERLI A . S. SOUZA disse:

    Por favor, há quatro anos venho lutando contra uma rouquidão inexplicável. Já fiz 05 videolaringoscopia, videoestroboscopia, sem acusar nada, já fiz fono e nada., a única coisa que parece ter relação com o problema é refluxo que eu tenho também. Mas remédios não produzem efeitos alguns, teve um período que durou um ano sem que eu tivesse nenhum sintoma de refluxo e continuei rouca. Agora o problema está evoluindo, já estou com bastante dificuldade para falar também. Alguém pode me dizer algo?

  35. * de´afonso :$ disse:

    O meu professor de música vai escolher uma solista para cantar a música “nobody konws the trouble I see”, e eu queria muito ser escolhida, mas a minha voz naquela parte “Sometimes i’m up, sometimes i’m down…” alguma partes não consigo chegar bem aos agudos! Ajude-me por favor !!

  36. emanuel miguel de moura disse:

    olá sou ministro de louvor e canto pop rok ,musicas congregaçionais e as vezes fico rouco quando acabo de cantar cerca de quatro músicas; no meu dia a dia sinto pigarro na garganta como se fosse um catarro consnstante o que deve ser, e oque eu posso fazer para resolver?

  37. Graco l. c. de medeiros disse:

    boa tarde a todos, deixo aqui um conselho de um fumante a 19 anos: durante esse tempo minha voz foi mudando para rouca, procurei um otorrino e no último dia 05/10/2010 tive que retirar um pólipo que se encontrava na corda vocal direita que foi desenvolvido pelo fumo; fiquei nervoso mas graças á DEUS ocorreu tudo bem pois o pólipo era benigno. para você fumante digo-lhe: a vida tem mais prazer que aqueles tragos que são dados após uma refeição ou até mesmo um cafézinho, cuide-se e jogue essa droga fora. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

  38. mario gentil jorge disse:

    Gosto muito de cantar em casa todo final de semana, se tiver tempo o dia todo. Adoro musicas de todo tipo e me deixam com estado de espirito muito bom; porem, dia 12 de novembro do corrente, peguei uma chuva, quase o dia todo de 06h30 as 16h00 em Sao G.Cachoeira e fiquei gripado , resfriado, tossindo e senti ate a data de hoje (18/12/2010) que baixou muito a perfomance da minha voz quando canto, algumas musicas de tom alto que antes eu fazia graça, agora desafino justamente nessas notas. o que pode estar acontecendo com minha voz?

  39. luiza disse:

    tenho edema de reinke diagnosticado a tres meses e a tres meses parei de fumar. Avoz melhora depois de quanto tempo? Edema de reinke doi?

  40. Giulia disse:

    Olha sou a giulia tenho 10 anos e to rouca, rouca, da silva e to muitoooo preucupada pq to rouca eu acho a 4 dias e gostaria de saber quando que ela acaba, o que faz nos ficarmos roucos, e o que devo tomar alem de água e assim eu peguei agua e mistorei com duas colheres de sal aii deu algum resultado ñ sei se fraz algum mal a saúde e nem se piora a rouquidão….
    Olha queria saber msm o que é bom para isso pq sou criança e ñ to mais suportando isso…

    Muito Obrigadio pela atenção e gostaria que me respondesse..

    Att- Giulia Carvalho

  41. sales disse:

    fiquei rouco de uma hora pra outra,foi muito rapido ,estava falando com um amigo, derepente um pigarro e entao, la se foi a voz .fiquei muito nervoso.o que devo fazer?

  42. Ricky disse:

    Olá ^^
    Olha é o seguinte , eu antes de ser fumante eu cantava e muito bem por sinal .. e com 17a eu comecei a fumar … e hj com 22 voltei a seguir a jesus e estou afim de cantar d novo , minha voz fica falha e n consigo notas enfim..n canto como antes espontanio pra fora .. O.O
    melhr coisa e beber agua nee ?
    será q eu volto a cantar como antes =[

  43. jacqueline disse:

    Olá, sou professora e falo muito, o dia todo, infelizmente tenho que alterar muito minha voz para dar aula, falo muito alto para que todos possam me ouvir, vez ou outra tenho que gritar, tenho ficado com muita dor na garganta no final do dia, procuro tomar muita água, mas mesmo assim, sinto a voz cansada no final das aulas, o que posso fazer para não prejudicar minha voz e deixar de sentir dores na garganta?
    Obrigado.

  44. joaobosco disse:

    Usar melhor sua voz. Faça um aquecimento antes da aula. Tente falar um pouco mais baixo e, reveja sua alimentação, bebidas , etc…
    Mas em primeiro lugar: UM OTORRINO E UM FONO resolverão seu problema.

  45. Carlos Soares disse:

    Ola, eu presiso que me digam que se passa comigo…
    Ja passou 1 ou 2 anos e a minha voz está muito rouca e agúda(Feminina), sou um rapaz e tenho 15 anos, e fiquei assim com mais ou menos 12, 13 anos.
    PFF Ajudem ='(

  46. wender disse:

    ola galera eu queria saber é quando eu faço um agudo tipo parecer que minha voz fica tipo 2 voz ela fica tremendo com falhas na hora que eu subo a notar a voz some naquele agudo ê vem o tal do pigarro juntos me responder ai galera me ajuder por favor oq eu faço..

  47. Carlos Soares disse:

    Presiso que me responda, Obrig.
    PResiso de saber que se passa comigo, estou asim á muito tempo, e nao sei como resolvelo 😦
    Éspero resposta.

  48. joaobosco disse:

    Amigo Carlos,

    Como orientei no artigo. Só existe duas saídas..NÂO HÁ REMEDIO PARA ISSO!
    Pode crer. Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiita água, o tempo todo..nada de bebida e muito descanço. Certeza: UM OTORRINO – Ele vai orientar voce…e certamenmte como aconteceu comigo, sua voz voltará ao normal como está minha. continuo a cantar como primeiro tenor sem problemas..exige disciplina para isso!

  49. marcelo camargo disse:

    muito obrigado pelas as orientações tenho a voz roca e tenho certeza de que, agora vou fazer tudo certo.

  50. Ricardo disse:

    Olá,chamo-me Ricardo e canto numa banda de musica de baile.
    Tenho o seguinte problema: Canto muitas horas por dia ao fim de semana e o que acontece, é que a minha voz não aguenta os dias todos.
    Fico sem voz muito rápido e ao terceiro dia já nem falo..
    O que me acontece também é que nunca tive aulas de canto e sinto muita dificuldade em trabalhar a respiração o que me causa mt transtorno em várias musicas.. Chego a cantar 7horas por dia o que não é facil..
    Qual a sua sugestão quanto à minha situação?
    Aguardo resposta..
    Obrigado

  51. joaobosco disse:

    Tenho certeza absoluta que é mal uso da voz. Claro…que quantidade de horas que vc trabalha é muito alto..mas creio que umas aulas com fonoaldiologa e um professor de canto CETEZA que vão te ajudar bastante…em pouco tempo vc verá quanta diferença.,

  52. Vinicios disse:

    meu querido não sei oque tem acontecido com minha voz eu louvo na igreja e gosto muito dos hinos do conjunto voz da verdade e tipo meu timbre é tipo dela ultimamente tento cantar e oque acontece minha voz fica tipo que rasgando tipo ronquida eu estou muito preocupado e ela não dóe eu Gostaria de perguntar se voce sabe oque isso pode ser ?

  53. waldete jardim disse:

    boa noite!! Meu nome é wal estou com cirugia marcada para o dia 6/07 pois estou com polipo nas cordas vocais estou com medo de fazer a cirugia e me disseram que fazer um tratamento com uvas por uma semana da resultado gostaria de sua opinião;

  54. vanessa disse:

    Ola

    boa tarde eu sou soprano e na ultima aula q fiz comecei a ficar rouca.Fiz toda a técnica de ressonancia certinha, to muito nervosa tenho um festival dia 23 e gostaria de saber oq eu faço pra ficar boa logo.Ja cortei gelado, refri e outras bobeiras ha muito tempo.Por favor, Socorro, tomo bastante chá de camomila q dizem ser antiinflamatório…oq eu faço..buaaaaaaaaaaaa

  55. Jakson andrade disse:

    Olá, tenho 16 anos, e eu canto diariamente, a uns dois dia descobri uma técnica e consegui alcançar tons mais altos (de um jeito adequado)

    e fiquei cantando o dia inteiro, ontem eu saí comm amigos eu quando fomos comer no shoping eu tomenti uma coca mtuito gelada, e como o tempo aqui esta frio hj eu acordei muito rouco, isso foi por causa do refrigerante ou por causa da tecnica (eu naum forcei a garganta pra usar a tecnica)

    e tem algum exercício que possa melhor a minha garganta rapido!!

    çar tons mais altos (de um jeito adequado)
    e fiquei cantando o dia inteiro, ontem eu saí comm amigos eu quando fomos comer no shoping eu tomenti uma coca mtuito gelada, e como o tempo aqui esta frio hj eu acordei muito rouco, isso foi por causa do refrigerante ou por causa da tecnica (eu naum forcei a garganta pra usar a tecnica)
    e tem algum exercício que possa melhor a minha garganta rapido!!
    Obg

    Obg

  56. Jakson andrade disse:

    Olá, tenho 16 anos, e eu canto
    diariamente, a uns dois dia descobri
    uma técnica e consegui alcançar tons
    mais altos (de um jeito adequado)
    e fiquei cantando o dia inteiro, ontem
    eu saí comm amigos eu quando fomos
    comer no shoping eu tomenti uma coca
    mtuito gelada, e como o tempo aqui
    esta frio hj eu acordei muito rouco, isso
    foi por causa do refrigerante ou por
    causa da tecnica (eu naum forcei a
    garganta pra usar a tecnica)
    e tem algum exercício que possa melhor
    a minha garganta rapido?

  57. Amanda disse:

    Estou rouca. É horrivel minha voz não saiii…

    Me pai fumaa, Minha sobrinha também estava rouca, acho que pegueii dela (sei lá) Mas o fato é que ela estava com febre também.

    Por favor me ajude! Eu preciso recuparar minha voz!

  58. salete nizer disse:

    estava muito nervosa derrepente ninha voz sumiu por alguns segundos ,isso e normal?

  59. jacó disse:

    oi meu nome é jacó eu me converti na igreja e estou pra me batizar eu desenhava e descobri que cantava tambem passei um bom tempo cantando mas parei uns cinco dias e agora nao consigo mais cantar afinado o que eu faço?por favor me ajude eu gostei muito de cantar para deus e nao quero parar.

  60. Sara disse:

    Oi, estou aflita; a mais de 2meses estou rouca, não na fase da voz grossa, a voz grossa durou umas 2semanas, mas agora eu sinto que n canto mais tão bem, o agudo que eu conseguia antes eu n tô conseguindo, e pareçe que minha voz ficou sem graça, eu sou mezzo(dizem que eu sou) mas n conheço cantoras mezzo, porisso canto sempre outras vozes, pode ser isso o problema?áh um pequeno detalhe(grande) como eu participo de grupos eu mesmo rouca(com a voz grossa mesmo)cantava, eu sou uma das solistas então… Não podia deixar o grupo! Eu vou no otorrino daqui a alguns dias mais ate lá o que eu faço e n faço? ME AJUDA POR FAVOR…

  61. pedro henrique disse:

    ola!!!!! eu tenho 15 anos e sempre cantei muito..eu axo rs
    ate que uns tempos atras minha voz tem ficado roca nos agudos.Eu conseguia cantar emotions das destinys chid .Todos os agudos,mas agora nas notas mais altas fico roco…to bebendo mta agua e ta funcionando..mas vou conseguir chegar nos agudos??? agradeco!

  62. natiee disse:

    Olá tenho 15 anos e faço parte de um coral, terei uma apresentação solo, depois de amanhã e acabei ficando rouca, creio que seja pela mudança de temperatura ou pq sempre fico ansiosa antes das apresentações… o que posso fazer?

  63. Leonan Strap disse:

    Poxa, muito obrigado ! Eu canto, e já to mais de 15 dias com essa roquidão, ela vai e volta, toda vez que canto… já to ficando preocupado. Já marquei um ontorrino pra ver o que é isso.

  64. Deise disse:

    Acabei ficando roca esem voz motivo: gritando o que faço para recupera-la?

  65. Renata Camargo Odim disse:

    Olá! estou rouca a mais de 1 mês.. isso seria um grande caso de preocupação.. nao sinto nenhuma dor..

  66. vera lucia freitas disse:

    Sou professora, e tenho um pólipo na corda vocal. Estou com cirurgia agendada para fevereiro. Gostaria de saber se posso retornar a sala de aula, depois de quanto tempo ao pós cirúrgico?.E qual o repouso que devo fazer. Não tenho vícios. Abços.

  67. joaobosco disse:

    Deesculpa Vera, mas não sou da árera médica. Apenas escreví o postoi devido minha experiencia passada. Mas lhe digo que voce poderá voltar a sala de aula, o repouso é extremamente importrante além de muiiiiiiiita água.

  68. camila disse:

    olá sou Camila ontem quando cheguei do colégo fui dormir (de tarde) assim que acordei rouquissima eu achei que era passajeiro mas eu conseuia falar muito bem no dia seguinte minha garganta estava doendo e mal consigo falar moro no interior então médico ihhh….dificil…o que faço?

  69. Mira Freire disse:

    Preciso aprender a cantar “auto”. Sempre falei muito baixo e faço isso ao cantar. Vocè pode me ajudar?

  70. Catarine disse:

    Olha tenho por ai 11 anos e a minha voz fica rouca e depois volta ja faz mais de 2 semanas minha irma fala que a minha voz voz esta mudando por caus da idade isso e verdade?

  71. ROSANA disse:

    ola sou rosana, nao sei mais o que fazer, canto no grupo de louvor da minha igreja. mas consigo só cantar 3 louvores, nao mais que isso. me ajude…

  72. hanny disse:

    Oi,
    Estou rouca faz mas de um mes. E tenho que cantar para a apresentação, e se eu não cantar vou perder nota! Eu tomei bastante água e tentei o melhor para melhorar. O que eu faço?

  73. vera lucia disse:

    eu estou cantando na igreja no play bak mais quando canto com toda igreja eu tenho crises de tosse porque? e oque fazer?

  74. ed disse:

    Caro amigo João Bosco gostei muito da matéria, Canto na igreja meu tom é (LÁ) hinos de tom baixo eu não consigo cantar bem nunca tive problemas em cantar hinos de Shirley Carvalhaes ou Lauriete mas de alguns tempos pra cá comecei a sentir ardor na garganta sem sem ela estar inflamada sinto como se tivesse muito pigarro e fico tentando limpar a garganta mas o pior e que de uns dias pra cá já não consigo mais cantar um hino inteiro começo bem mas na metade do louvor sinto como se minhas cordas vocais se fechassem fico imediatamente rouca e quando para de louvar a voz esta normal e sinto só um ardor, estou em desespero não posso ficar sem louvar o meu Deus.me de alguma dica por favor.

  75. ana paula compos de souza disse:

    ola joao sou mae da gabriella victoria ela comecou a ficar rouca depois de uma gripe forte e chegou a ficar enternada e des do dia deis de fevereiro de dois mil e doze que ela esta assim ja tem dois meses tem cura ne

  76. Viliaane Cabral disse:

    aacordei Roouca a uns Doois mêsese atraz até Hoje estoou Roouca e agoora ta Pioranndo :s queria minha vooz normal a de anntes seera que volta ?

  77. felipe disse:

    da pra alguem me ajudar to roco e presciso sara isso até depois de amanha se alguem tiver uma soluçao eu agradeço

  78. Kézia disse:

    Olá

    Bom,eu estava meio gripada e ai no segundo dia eu começei a fikar rouca,eu ñ to conseguindo nem flr …
    O q eu faço ??
    Obg!

  79. Vicente disse:

    Olá….joão, sou cantor de jazz….bebo e fumo moderadamente….estou rouco a mais de um mês…os médicos do albert Einsten disseram que eu estava com uma broncopneumonia tomei os remedios sem alcool e cigarro melhorei da tosse mas não sarei e ganhei uma maldita hemorróida .estou tomando cerveja no lugar da água……será que o alcool irrita a faringe???

  80. joaobosco disse:

    Leia o texto e reflita…ta na cara né migo?

  81. Eloi disse:

    Olá td bem?
    Meu nome é Eloi, eu canto com muita frequencia na igreja e tenho percebido q quando acabo de cantar minha garganta doi e a um tempo tenho estado rouco, não estou totalmente sem voz mas minha voz não está totalmente limpa, e tenho q me esforçar mais pra cantar.. O que pode ser?
    Se puder ajudar lhe agradeço..

  82. Mateus de Souza disse:

    Ola td bem?
    Sou Mateus de Souza, sou Cerimonialista, essa semana passei por um momento muito difícil, no dia do cerimonial fiquei sem voz. graças a Deus tenho amigos, e consegui fazer uma boa festa, mas a voz, não veio, nesse caso oque fazer?

  83. cristina disse:

    bom dia…eu tenho o seguinte problema… de repente eu fico rouca é como se a garganta inflamasse ai fico rouca a garganta ardendo as vezes com pigarro. eu falo alto ja é meu natural varias vezes me acontece isso ja fiquei ate sem voz por 2 dias o que pode ser?

  84. teliquinha disse:

    ola joao
    o meu problema é igualzinho o da ELOID ja nao consigo entender a minha voz, esta contatemente roca, cantar como nao.tenho dificuldades de atingir notas altas, me esforxo tambem para ter voz de menina e eh mesmo complicado para mim, me ajuda com dicas por favor joao.

  85. Ola joao, eu estou tentando comesar em um ramo musical tocandp em barsinhos e festas, eu toco mt sertanejo, so q eu fico rouco muito facio, mts disem q eu canto bem, mas meu medo e comesar d uma maneira em q eu nao possa conseguir, por causa fa ronquidao….oq eu fasso?

  86. Marco Batista disse:

    Otima a explicaçao, parabens pela matéria

  87. João Marcos disse:

    Vou cantar amanha e estou meio rouco devido aos ensaios.. O que posso fazer para melhorar pelo menos um pouco ?

  88. joaobosco disse:

    Sempre, sempre faça aquecimento,,,duvidas,, um professor de canto pode ajuda-lo

  89. joaobosco disse:

    Provavelmente vc tem calos, visite um otorrino,,ele vai chegar a uma conclusao elhor pra vc amigo,,,

  90. joaobosco disse:

    visite um otorrino urgente,

  91. joaobosco disse:

    visitar um otorrino.

  92. andré disse:

    vou cantar daqui a tres dias e estou meio rouco..
    tenho que ensaiar…
    oque faço..?

  93. Isa disse:

    Olá. Sou cantora lirica, e canto a 10 anos. De 3 meses pra cá, vem acontecendo algumas coisas estranhas com minha voz… Eu fico rouca, assim do nada! Sinto como se minha garganta estivesse suja, como se alguma secreçao estivesse grudada nas minhas cordas vocais… Bom, dai eu poupo a voz e ela volta ao normal… Passa uns dias e acontece denovo, fico rouca do nada novamente… Eu evito sol, friagem, bebidas geladas, evito conversar alto, bebo muita agua, como maça todos os dias, como mel todo dia, e nao canto sem aquecimento vocal.. Ou seja, acredito que isso nao ocorra devido a mal uso da voz ou de falta de cuidados… Estou muito assustada, desesperada e triste… Preciso da minha voz de volta como era antes… O que faço???

  94. nicolas disse:

    pf me aude eu canto bastante so q domingo eu cantei mto sabe aforcei de + a voz e dai acordei cm uma dorzinha de garganta e roco so que até agora eu stou roco faz dois dias bebo bastante àgua mis nao consigo canta… oque eu faço?? me ajuda pfpf eu ñ sei oq fazer…

  95. joaobosco disse:

    Nesse caso amigo..visite otorrino.

  96. joaobosco disse:

    Vc esta com o mesmo problema que tive..como falei..dscanço, agua..muito agua. nada de remedio e procurar um bom otorrino, ele certamente vai examinar e também indicar uma fono pra vc.

  97. kethleen disse:

    Fiquei rouca a uns dias e antes ontem minha vós melhorou. Ainda não consigo cantar. Sera que minha vós não voltara ao normal?

  98. Existe um remédio de emergência que é o beta 30 ou duoflan… Resolve o problema de imediato (24 hs) pois é um poderoso anti-inflamatório (cortisona)… Mas não é a melhor saída, é apenas uma opção de emergência, pois tomando constantemente pode fazer mal… recomenda-se no máximo 01 dose ao mês… espero ter ajudado! abç

  99. Marcelo Freire disse:

    Olá João, estou gravando um CD e vou precisar de minha voz amanhã pela manhã para gravar a ultima etapa, achei o site porque procurava algo imediato para melhorar a voz, não estou 100% rouco, mais aqui em Brasilia esta um frio tremendo e ficar bem nessa época é complicado estar sempre bem e outro detalhe é que canto também na igreja, pelo menos 3 vezes por semana, pelo que li aqui, o que pode ajudar é muita agua … e aquelas balinhas de gengibre, ajudam? E maçã, ja me falaram que maçã é bom pra quem canta, isso é verdade? … to precisando de um milagre até amanhã … abraço!

  100. Dirlei disse:

    estou rouca a cinco dias e não sinto dores na garganta, o que pode ser isso ?

  101. leoneide lima disse:

    eu não consigo usar falcete é por causa da roquidão pois eu tenho nodulos

  102. paula disse:

    Paula. Fui retirar um pulipo nas cordas vocais no dia 23 de Abril. Correu tudo bem. Apesar de já ter melhorado o tom de voz continuou muito rouca. Quanto tempo pode demorar, no pós operátório, até a voz ir ao lugar. Obrigado pela informação

  103. lucas oliveira disse:

    ola eu sou cantor tbm, a alguns dias noto como c tivesse saliva demais na minha garganta assim quanto eu canto pareçe que ela atrapalha e sai algumas notas rocas ou as vezes falha a voz poderia me dar alguma dica/?

  104. Silvia disse:

    Estou rouca a + oi – meses ja fui no otorrino e era laringite, tomei antibiotico e nada mudou, voltei no medico e ela me passou outro antibiotico mais forte o Ceclor ja terminei de tomar a minha voz nao volta o que faço troco de medico

  105. Isabelle disse:

    Olá. Sou cantora, contralta e sofro muito de rouquidão. Minha mãe diz que sempre fui rouca, desde os 3 anos quando começei a cantar. Mas de uns tempos para cá a situação vem se agravando, tomo todos os cuidados possíveis com minha voz mas a rouquidão continua, oque eu faço ?

  106. izabella disse:

    Eu estou muito rouca quero que minha voz voute logo ao nolmal estou desesperada
    O que eu faço por favor me ajude

  107. Robson Dilinger disse:

    OLa, eu pratico jiu-jitsu e canto também, mas por conta de um estrangulamento fiquei com a garganta doendo! A dor passou, porém os agudos que ante conseguia facilmente não estou conseguindo. Alguem pode me dar uma orientação??

  108. Fernando disse:

    Eu queria que alguém me ajudasse.
    Eu cantava bem daí fiquei gripado e roco e agora não consigo exercer todo meu potencial de voz já não estou mais roco e minha voz não volto ao normal alguma coisa Que saibam ?

  109. Fernando disse:

    queria que alguém me ajudasse.
    Eu cantava bem daí fiquei gripado e roco e agora não consigo exercer todo meu potencial de voz já não estou mais roco e minha voz não volto ao normal alguma coisa Que saibam ?

  110. Elias santos disse:

    vou procurar mas rapido possivel
    OBG…

  111. JOÃO BOSCO, ADOREI E JA ESTOU FAZENDO O USO DA AGUA EM AMBUNDANCIA, NEM MESMO FIZ A MINHA PERGUNTA, E JA FUI VENDO Q MUITAS PESSOAS SOFREM DO MESMO PROBLEMA, ENTÃO SENTI Q Ñ PRECISAVA MAIS LHE PERGUNTAR, LHE POUPEI, VC ESTA DE PARABÉNS PELO SATE, BOA SORTE OBG!

  112. joaobosco disse:

    Ok Cilea Mota,

    Nao sou Otorrino, Nem fono, apenas um cantor que já foi a esses profissionais, por tudo o que passei, o que expliquei é o suficiente para que a voz seja restaurada…ó isso,

    Obrigado pela visista.

  113. flavia disse:

    oi , meu nome é Flavia, e algum tempo atrás eu fiz um acompanhamento, nas pregas vocais e foi constatado um pólipo de aproximadamente 4mm, eu tinha uma voz muito bonita quando cantava , dois médicos que fizeram uma avaliação cirúrgica descartaram a hipótese de eu operar, por achar que a cirurgia me traria um dano maior, eu gostaria de saber se o polipo desaparece sozinho , ou se tenho que fazer um outro acompanhamento específico para voltar a ter um bom desempenho no cantar, muito abrigada pela atenção!!

  114. altamiro ferreira de almeida disse:

    professor jota bê, estou pra gravar um CD mas um pigarro na garganta ta me incomodando muito. o que eu faço?

  115. joaobosco disse:

    Desaparece sim..nao sou da area..mas lhe digo o que todos os menidicos falaram…apenas agua e ele some.

  116. joaobosco disse:

    Otorrino..fumante, bebe? Tem refluxo? ….

  117. Flamengo disse:

    As vezes um copo d’água funciona 🙂 😉

  118. Dionisio disse:

    Oi,meu nome é Dionisio,ensaiei três dias seguidos e não fiquei roco,mas no quarto dia que ensaiei,acabei ficando roco.me ajudem.

  119. Luiz Philip disse:

    Ola, sou cantor não profissional mas meu sonho sempre foi viver de música, como não tive oportunidades relaxei e não tive o devido cuidado com minha voz. Fumo há 10 anos, porém, tomei uma decisão muito importante; Decidi parar de fumar e também vou entrar em uma aula de canto pois quero aprender as técnicas e como usar minha voz pois acredito nunca ser tarde para correr atras do meu sonho. O que sei hoje é dom mesmo.

    Por causa do cigarro eu perdi um pouco o brilho na voz em meu registro alto e perdi extensão vocal também. Meu problema hoje são atingir e manter as notas mais altas. Meu registro médio e grave ainda estão bem.

    Como diminui bastante o uso do cigarro (fumava um maço(20 cigarros) por dia, hoje fumo apenas 3 cigarros por dia), percebi que voltei a alcançar algumas notas e meu falsete também melhorou. Mas ainda é algo muito incostante, tem dia que minha voz está ótima mas tem dia que não adianta que não vou nos agudos nem por um decreto rs)

    Vou procurar um otorrino para verificar os danos na minha voz. Mas eu gostaria de saber se existe técnicas ou exercícios que ajudem a recuperar meu registro alto que perdi por causa do cigarro.

    Sei que deve ser dificil voltar exatamente como era antes, mas é possível recuperar ao menos algo?

    Desde já agradeço a atenção.

  120. Adriana disse:

    Pessoal… que canto desde dos 6 anos na igreja, hoje tenho 20 anos… e ja faz 7 meses que eu parei de cantar… estou pensando em voltar agora, porem percebo que ja nao canto como antes to tendo dificuldades para alcançar tom que eu chegava sem esforço algum. o que pode ter acontecido?… devo fazer aula de canto de novo? fazer um exercicio ou pratica ou seja sai cantando kkk…?

  121. Adriana disse:

    Pessoal… eu canto desde dos 6 anos na igreja, hoje tenho 20 anos… e ja faz 7 meses que eu parei de cantar… estou pensando em voltar agora, porem percebo que ja nao canto como antes to tendo dificuldades para alcançar tom que eu chegava sem esforço algum. o que pode ter acontecido?… devo fazer aula de canto de novo? fazer um exercicio ou pratica ou seja sai cantando kkk…?

  122. Márcia Fonseca disse:

    Muito Boa Noite.
    Agradeço desde já a página, está muito bem explicita.
    Venho por este meio, informar que já tenho aulas de Voz à três anos…
    Eu sei que sempre fui Soprano, e sempre tive uma tesitura muito grande (conseguindo tanto atingir agudos como graves). Estou no ultimo ano (3º ano), só que, não sei porquê, nem sei como, a minha voz mudou de um dia para o outro, passando primeiro por uma rouquidão que está a durar um ano, neste momento. Essa rouquidão começou no meu segundo ano e já estou no terceiro. Já não consigo atingir agudos como sempre atingi, já não consigo atingir o mesmo que as minhas colegas supranos conseguem… Agora só consigo ser Contralto, e em algumas notas/letras/palavras. Agora, por tudo e por nada volto a estar rouca. Já descansei a voz durante muito tempo e nada de melhorias, estagnou. Sinceramente não sei o que se passa. Alguém me pode sugerir algo, para não ir gastar tanto dinheiro numa consulto com um otorrino?

    Obrigada,
    Cumprimentos.
    Márcia Fonseca

  123. forcei demais minhas cordas vocais. Isso pela quarta vez (Com o intervalo de tempo de mais ou menos uma semana), e agora eu mal consigo falar. eu vou poder cantar como antes?

  124. cristian disse:

    oi meu nome e cristian quando tinha 12 anos minha voz era legal apos a puberdade minha voz fico diferente não consigo canta sai roco , quando fico um bom tempo queto minha voz quase não sai sai baixo e roco

  125. leandro s mota disse:

    olá joão

    estou tendo um problema agora não sei se é um problema de colocação de voz ou se é o tempo da apresentação, canto em media 4 horas direto umas duas vezes por semana mas ultimamente de uns 2 meses pra cá quando falta uma hora e meia pra acabar a apresentação minha voz some
    fico rouco e realmente perco a qualidade da voz
    o que pode ser pois tenho noções de canto aplico mas mesmo assim acabo perdendo a potência na apresentação?

  126. Francesco Oliveira disse:

    Olá! Sou professor uso muito minha voz e canto em contratenor
    lírico; mas há umas duas semanas tive uma forte rouquidão sucedida de tosse e tive que dar aulas assim. Minha voz voltou e ainda está um pouco grave mas eu não consigo mais cantar em contratenor; quando tento a voz falha. É possivel que eu esteja com laringite aguda por ainda estar um pouco rouco e se é possivel minha voz se regularizar?

  127. igor disse:

    estou com nódulos nas cordas vocais, e bom fazer aquele tratamento de ñ falar?

  128. jaksom lima disse:

    Olá eu estou com um pólipo na minha prega vocal mad tenho shows marcados e tenho que comprilos porém não estou conseguindo aplicar as notas com a minha voz i estou tossindo muito quando tento aumentar os tons e a voz e muito roca a disfonia e muito grande como posso fazer pra cantar até o dia da cirurgia algum remédio ou alguma coisa por favor

  129. joaobosco disse:

    não ha remedio…os que existem..a maioria dos otorrinos nesse caso acham que podem piorar…agua, agua,agua e descanso. No cantar, vc sabe…dose bem a respiraçáo na hora dos agudos para disfarçar um pouco. Minha recomendação maior é: Vá a um bom otorrino ant

  130. Rodrigo Francisco disse:

    Eu estou com rouquidão, feito exames encontrou dois nodulos na garganta, a cada dia que passa sinto mas dificuldades de falar, falo forçado, bebidas geladas pioras a minha situação, estou de ferias em maio e gostaria de estender até la para fazer a cirugia, será que posso?Sou vendedor e diariamente falo bastante.

  131. Fabiana Vieira De Oliveira disse:

    Eu sou professora , estou ficando roca constantemente . Estas informações foram muito importantes. Vou procura tratamento medico rapidamente. Obrigada.

  132. pedro Ruben disse:

    quero aprender a cantar

  133. Tatiane disse:

    A mais de um mês meu marido está rouco já tentou de tudo o que posso fazer

  134. Jailson disse:

    eu nome é Jailson e estou rouco a mais de 3 meses e não consigo melhorar dessa rouquidão, já fui ao médico e me passou alguns remédios e até agora só piorei, tenho 51 anos e canto desde criança, mas estou estranhando a rouquidão é constante, preciso da minha voz. Tenho muita pigarro sem nunca ter fumado. me digam alguma coisa.

  135. Vagner disse:

    Perdi a voz por uns 20 dias…fiklquei falando igual a um pato…a voz voltou mas nao cem pir cento e fiquei com dificuldade ao engolir…ja fiz laringoscopia…ultrassom…endoscopia…vidioscopia…nenh diaguinostico…qual exame mas preciso me resta??

  136. Vagner disse:

    Qual exame mais preciso alem de laringoscopia…vidioscopia…ultrasonografia…e endoscopia??

  137. Gabriel disse:

    Qual ezames mais preciso alem de vidioscopia…laringoscopia…ultrasonografia e o do esofago?

  138. Leandro Santana disse:

    Olá João!

    Sou Soprano e para atingir Agudos de Tenor eu canto a mesma música em tons de Baixo, entretanto, meu tom mais grave tem grande potência, vibração de peito e sinto um profundo relaxamento físico, mas parece ser ROUCA mesmo não tendo ruídos, por ser muito diferente dos tons suaves que faço tenho medo que ela não seja uma voz pra canto e sim um problema das cordas vocais, posso continuar usando ela para relaxar e desenvolver meus agudos sem causar problemas futuros como calos?

  139. Lindália da Silva disse:

    Estou rouca a cinco dias, não sou cantora, não usei minha voz de forma que motivasse a rouquidão e nem gripei. Não estou sentindo dor na garganta! Qual poderia ser o motivo?

  140. maria disse:

    ola João estou vivendo um dilema com essa minha voz … canto desde pequena mais so agora com 20 anos resolvi cantar profissionalmente porem eu sofro com algumas alergias a poeira,tenho rinite alergica,sinusite ,e ainda por cima adenoide nas minhas duas narinas …então dificulta muito pq constantemente estou rouca e com o nariz entupido … ja tentei marcar uma consulta pelo sus com um otorrino mais eu n consigo e pagar uma cirurgia agora para retirar a adenoide no momento para mim é inviavel então não sei o que fazer queria ao menos métodos para evitar essa rouquidão e esse incomodo que eu sinto na garganta por conta das coceiras q tenho devido as alergias … estou desesperada as pessoas me chamam para fazer shows em bares e eu estou assim quase sempre acho q vou desistir ao menos ate conseguir dinheiro para me tratar… ;(

  141. Cláudio disse:

    Olá tenho 43 anos e minha voz mudou a sim de repente o que devo fazer melhora e depois fica na rouquidão.

  142. joaobosco disse:

    Sou apenas cantor. Indico que vá a profissionais da area. Porem minha experiencia demonstrou que se tenho alergia…tenho que em primeiro lugar identificar o alergino. Depois de descobrir me livrar de tudo o que esta em meu carto..que onde normalmente está o causador..aumentar minhas defesas..talves a cirurgia nem seja a necessario…

  143. joaobosco disse:

    Não sou especialista..Apenas cantor… Será que nao pode ser problema de refluxo gastroesofagico amiga. Um profissional será necessario para identificar.

  144. joaobosco disse:

    Leandro. Isso necessita de averiguação tecnica. Um otorrino depois um fono. Um proffissional de canto pode fazer em primeiro lugar um analise para identificar a sua real extenção..ele pode definir e deixa-la em seu lugar mais abgradavel.

  145. Natacha disse:

    Ola eu nao consigo fala de manha qundo eu acordo minha garganta doi e quando eu consigo fala minha voz sai ronca presiso ih na escola oq qui eu faso

  146. Fabrício Bauce disse:

    Olá João,bom dia. Eu trabalho como telecobrança e também sou cantor de rock, alcanço notas bem graves. Fico rouco e sem voz periodicamente,me afetando tanto no trabalho quanto na música. Você saberia me indicar algum exercício vocal que poderia estar fazendo para melhorar meus movimentos vocais? Desde já,agradeço!

  147. Yasiel disse:

    Olá, certo dia ingeri uma quantidade muito grande de fumaça e minha garganta ficou rouca e com resquicios pretos da fumaça lá dentro, canto e sou soprano mas desde o ocorrido minha voz ficou mais grave e não estou conseguindo cantar como antes, jamais forcei minha garganta.
    O que devo fazer?
    Desde já agradeço.

  148. Yasiel disse:

    Olá certo dia fiquei exposta a uma grande quantidade de fumaça,minha garganta ficou ardendo e logo em seguida fiquei rouca até agora não consigo cantar da forma que eu cantava, sou soprano e minha voz não está tão boa quanto antes ela está mais grave o que devo fazer?
    Será que afetou minhas cordas vocais?
    Sou sopra e amo esse tom, e desde o ocorrido consigo cantar mais quando sobe o tom parece que tenho mais dificuldade.
    Gostaria de saber sua opinião.
    Desde já agradeço

  149. Patricia Almeida disse:

    Olá eu tenho DRGE (doença de refluxo gastroesofagico) ja faz um tempomque minha voz teve uma alteração era uma voz fina e agora, uma voz rouca tendo que pigarrear para conseguir falar. Só que a rouquidão não vai embora eu não fumo não tenho hábito de gritos, gostava de cantar mais não tenho voz parece até que falta fôlego. É horrível alguma dica Joao

  150. jakson carlos disse:

    OLÁ EU ESTOU COM A GARGANTA INFLAMADA , E ESTOU EM CONSEGUIR FALAR COM AGUDOS , SOMENTE OS GRAVES , ISSO É NORMAL ?

  151. Dioneia disse:

    Olá estou com problema na voz
    Quando chego no trabalho estou com a voz normal mas como meu trabalho é na rua
    No sol fico 3horas trabalhando no sol fico sem voz
    Quando vou pra casa meio dia e descanso a voz volta ao normal e se eu trabalhar na sombra ñ da nada
    Mas o sol me dica sem voz
    Por que será isso..??

  152. Harry disse:

    Olá!
    Eu canto nas ruas por muitas horas e minha voz ficou rouca e está demorando a voltar a ficar limpa, pois eu preciso dela para trabalhar, o que eu faço para acelerar este processo de cura?

  153. joaobosco disse:

    HArry. Não ou Otorrino nem fonoaldiologo. mas minhas experiencia com esses dois profisionaiss me ensinaram a usar somente AGUA para acelerar a cura e descanso. FIM!

  154. Anacleto canga disse:

    O meu problema é completamente tenebroso. Em cada dia a minha voz fica roca sempre que canto, já não atinjo notas agudas quanto antes, canto em um quarteto e faço também solo. As músicas que tenho cantado são de extremo esforço. Preciso de ajudo.

  155. Jota Be disse:

    Procure ajuda com um otorrino….enquanto isso….agua..muita agua….nada de medicamentos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s