religious_symbols-2.gif

HINDUÍSMO

A VERDADE ETERNA

SÉRIE DE ESTUDOS SOBRE AS MATRIZES RELIGIOSAS

O nome Hinduísmo foi dado no século XIX ao conjunto de religiões existentes na índia. A palavra provém do persa hindu, em sânscrito, shindhu, significa rio, e refere-se às pessoas que viviam no vale do Indo. Também significa Indiano. Segundo a visão que tem de si, o hinduísmo não possui origem: É o caminho eterno que segue as regras e exigências básicas da ordem cósmicas à medida que passa por ciclos infinitos.
A casta social onde o indivíduo nasce é, portanto, indicação de seu status espiritual. Almeja-se a libertação do ciclo de reencarnações em várias formas, animais e humanas. Sua posição é determinada pelo Karma.O ascetismo e a disciplina da ioga são praticados com o intuito de atingir essa libertação.
Não existe um cânone definido de livros sagrados. Os quatro Vedas, são os mais antigos textos literários sânscritos conhecidos do período bramânico, são 1.200 hinos e magias sacrificiais compilados de uma antiga tradição oral e dirigidos a várias divindades, como as do fogo e do vento.
Para o homem comum, o hinduísmo significa também a observação cuidadosa de regras quanto ao casamento, alimentação, peregrinação a rios e lugares sagrados, participação e adoração nos templos sagrados em cada aldeia.
Em muitos séculos o Hinduísmo produziu várias reformas que produziram outros movimentos como é o caso do Budismo. As modernas condições sociais e culturais trouxeram mudanças no sistema de castas e ainda no status social das mulheres.
O mais velho deles, O Rig Veda, remonta 1.200 a.C.; O quarto livro, o Atharva Veda, data de 900 a.C. e consiste principalmente em fórmulas e encantamentos; os Brahmanas, associados aos Vedas, são instruções rituais. Em outro momento deu-se origem a trabalhos filosóficos como os Aranyakas, ou livros da floresta e mais tarde, os Upanixades. Entre esses existe um poema famoso que é o mahabharata, um relato das guerras da casa de Bharata. Nele há uma seção chamada Bhagavad Gita, “ A canção do Senhor”, poema famoso pelo diálogo de Krishna, um dos avatares de Vishnu, e seu auriga, Arjuna.
1 – Deuses e Castas
A sociedade foi dividida em quatro grandes grupos, denominados varnas (castas), com direitos, deveres, previlégios e práticas religiosas diferenciados. De acordo com o hinduísmo os Varnas passaram existir na criação do mundo.

bramahaduvida.jpg

BRAHMA

É o primeiro deus da trindade Hindu.

Para os Hindus, o universo vive sendo destruído para ser reconstruído novamente por Brahma, eternamente.
Sem ele nada existiria. É o primeiro deus da Trindade Hindu: Brahma, Vishnu e Shiva.

shiva.jpeg

SHIVA – O destruidor

Shiva é o terceiro deus da trindade Hindu; ou trimirti, junto com Vishnu e Brahma. Ele é tudo, logo, aparece de muitas formas diferentes. Tem mais de mil nomes, como (Maheshvara) Senhor do conhecimento, (Mahakala) Senhor do Tempo. Ele é o criador e é o destruidor e preservador, e normalmente é retratado em três faces: Duas opostas, como machoe fêmea, grande iogue e chefe de família diligente, ou Bhairava, o destruidor, e a terceira, serena e pacífica, as reconcilia.

mahadevi.jpeg

MAHADEVI – A deusa mãe

Manifesta-se tanto como consorte das principais divindaes masculinas hindus como de uma forma genérica, várias deuses e mulheres, que podem ser benignas e frutuosas, como Laskshmi ou Parvati, ou poderosas e destrutivas, como kali e Durga. Por toda a India a muitos templos erguidos a essas deusas.

vishnu.jpeg

VISHNU – O preservador

“Aquele que toma muitas formas”, não era proeminente nos Vedas, mas tornou-se uma importante divindade e um membro da trindade Hindu. Ele preserva o universo.
Além das divindades principais, Shiva, Brahma e as deusas, há numerosas outras que ocupam importantes posições no panteão hindu.
Surya (o deus do sol), Agni (o deus do fogo), Indra (o deus da guerra), Vayu (o deus do vento), Duas reencarnações do deus Vishnu (Narasinha, o leão, e Varaha, o javali, provavelmente remontam sua origem aos cultos locais de animais. Três dos deuses importantes: Hanuman (o deus macaco) e os dois filhos de Shiva e Parvati: Ganeshi (o deus da cabeça de elefante e o jovial Kartkeyya.

ganesh.jpg

GANESH

Filho de Shiva, Com cabeça de elefante, É talvez o Deus mais popular. É sábio, ponderado e bem versado nas escrituras. É invocado pelos crentes antes de qualquer empreendimento para assegurar o seu êxito.

Matsia: O Peixe de Chifres que representa a intercessão de Vishnu no tempo do Dilúvio Universal. O peixe avisou Manu (que é o Noé Hindu) e salvou-o com o barco preso aos seus chifres.
Curma: A tartaruga. È o segundo avatar de Vishnu que apareceu na Terra depois doDilúvio para recuperar os tesouros.
Varaa: O Javali. Originalmente o Porco Sagrado de um culto primitivo, tornou-se num avatar de Vishnu depois de um segundo Dilúvio. Cavando sob a água com as presas, ele fez subir a terra e reestabeleceu a terra firme.
Narasima: O Leão-Homem que foi um avatar de Vishnu. Brahma tinha dado invulnerabilidade a um Demônio durante o dia e durante a noite. O avatar matou o demônio até ao crespúsculo.
Vamana: O Anão, É outro avatar que se tornou num gigante para frustrar um Demônio que procurava controlar o Universo. Tendo permissão para conservar tudo o que pudesse cobrir com três passos, Vamana abrangeu o céu, a terra e o ar intermediário.
Parasurama: Foi Vishnu como filho de um Brâmane roubado pelo rei Kshatryia. Parasurama matou o rei, cujos os filhos por sua vez mataram o Brâmane. Então Parasurama matou todos os Kshatryias masculinos durante 21 gerações.
Rama: O Herói da epopéia literário-religiosa “O Ramaiana”, Foi um outro avatar de Vishnu que venceu Ravana, o mais terrível Demônio do Mundo. Rama representa o Hindu ideal: um marido gentil, um rei bondoso e um chefe corajoso contra a opressão.
Krishna: O avatar mais importante de Vishnu, Foi um Deus-Herói amado pelos seus aspectos: como um menino travesso, como um adolescente amoroso, como um herói adulto que proferiu as grandes lições do “Bagavad Gita”. Esses aspectos de Krishna tiveram origens diferentes: árias, dravídicas e talvez cristãs.
Lacshimi: Mulher de Vishnu. Muitas vezes aparece sentada numa flor de Lótus e empunhando outra, Representa a Boa Sorte. Os seus companheiros são dois elefantes. Sendo por si mesma uma importante Deusa.
Sita: Mulher de Rama que é um avatar de Vishnu. Ela é uma encarnação de Lacshimi. Representa a esposa Hindu ideal. Foi rapatada pelo Demônio Ravana e levada para a morada deste, mas permaneceu devotada ao marido.
Hanuman: O Rei dos Macacos que emprestou a sua agilidade, a sua velocidade e a sua força a Rama para ajudar a salvar Sita de Ravana. Pediu em troca que pudesse viver enquanto os homens se lembrassem de Rama. Assim Hanuman tornou-se imortal.
Garuda: Vishnu aparece montado em Garuda, É uma ave mítica de cara branca, de cabeça e asas de águia e corpo e membros de homem. Transporta o Deus no seu cintilante dorso dourado. Muitas vezes era confudida com o Deus do fogo, Ágni.

OS QUATRO ESTÁGIOS DA VIDA:

Segundo a tradição hindu,a vida do homem está dividida em quatro estágios, denominados Ashramas.
Bramacarya: É o estágio da juventude.
Gnhastha: Fase adulta, em que assume o papel de chefe de família.
Vanaprastha: É o estágio do homem idoso
Samnyasin: nesta fase, indivíduo deve renunciar ao mundo.
Esses, são aspectos importantes na doutrina Hindu. Evidentemente, ainda há tantos outros aspectos doutrinários filosóficos. Dentro do Hinduísmo surgem muitas outras religiões como o Jainismo, é importante uma pesquisa sobre esse aspecto para que as informações não fiquem superficiais.

DERIVAÇÕES DO HINDUÍSMO

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL: Fundada na índia, em 1958, por Maharishi Meheresh Yogi, conta hoje com uns 3 milhões de adeptos no mundo. É uma técnica de relaxamento que visa a eliminar o stress e a tensão atingindo-se o chamado estado de consciência pura. Repetindo mentalmente um mantra (fórmula ritual). O mediante esvazia a mente de forma a atingir o nível mais abstrato da atividade mental.
HARE KRISHNA: Fundada na ìndia em 1986 por Caitanya Mahapraphu e trazida para o Ocidente em 1966 por Bhaktivedanta Suami Prabhupada, considerada Krishina como deus único, criador universal e última morada do espírito, propondo técnicas de Bhakti-ioga (ioga da devoção) como o caminho que permitirá ao fiel integrar-se em sua verdade absoluta.
Teosofia: Fundada em 1875, em Nova Iorque, por Madame Helena Petrovna Blavatsky e Henry Steel Olcott e levada adiante por Besant – Propõe um tipo de meditação que faz a síntese de ensinamentos hinduístas e budistas, em 1913, a seção alemã da Sociedade Teósofica, dirigida por Rudolf Steiner, rompeu com Besant, por não concordar com a atribuição de um papel fundamental a Jesus Cristo na evolução espiritual da humanidade, e criou a Sociedade Antroposófica.

OUTROS GRUPOS

Missão Ramakrishina:
Krishnamurti:
Rajnish:

VER TAMBÉM OUTRO POST CONTINUAÇÃO DO ASUNTO HINDUÍSMO:

WWW.joaobosco.wordpress.com/2008/04/12/outros-deuses-…o-o-om-sagrado/

Anúncios
comentários
  1. Fernando disse:

    Fala João,

    Bem ainda não recebi o livro que você disse que enviaria…

    Abraços.

  2. camila disse:

    Isso Não presta

  3. joaobosco disse:

    Amiga Camila,

    Esse é um espaço democrático e eu publico realmente o que me escrevem..a não ser termos xulos, etc..
    Quanto ao que escrewveu..fico na dúvida: Se o que “não presta” é o blog ou o artigo ou a religião.
    Vou e quero aceitar que seja o blog. Realmente precisamos melhorar bastante. Quanto a religião..isso não! Posso até não concordar com algumas práticas, religiosidade, cultura, mitos..mas dizer que uma religião não presta..isso não!

    Mas tudo bem! é sua opinião e eu postei..
    JB

  4. Bia disse:

    Olá, gostaria de saber a origem do primeiro símbolo, aquele com formato de um 3º mas ou menos assim. Gostaria de saber o seu significado e sua história, algumas pessoas o chamam de “paz eterna” outro o chamam de verdade eterna”. Qual o certo?

    Aguardo respostas!

  5. Bia disse:

    Olá João, muito obrigada por matar a minha curiosidade em relação ou simbolo, mas sebe, gostaria de perguntar se voce sabe qual a relação desse simbolo com os judeus?

    Ou se nao souber a fundo sobre esses tipos de simbolos, onde posso me informar? Site? Livros?

    Mas uma vez obrigada e aguardo resposta!

  6. joaobosco disse:

    Cara Bia,

    Não há absolutamente nenhuma relação do simbolo do hinduísmo com o Judaísmo. precisamente é uma palavra em sanscrito. Três nomes. O nome da trindade que tem o som de Hom, ou uom. Só. Não ha relação não.
    Sobre site. garanto a voce que o que se tem sobre o simbolo está no material que enviei…
    JB

  7. paulo godoy disse:

    Olá, gostaria de saber a origem do primeiro símbolo, aquele com formato de um 3º mas ou menos assim. Não consegui identificar a resposta ?

    Grato,

    Paulo- Brasília

  8. joaobosco disse:

    Caro Paulo,

    Já respondí acima o significado do simbolo do Hinduísmo…mas posso fazê-lo novamente.
    Quanto ao simbolo que voce me perguntou, existe uma curiosidade entre nós.. aquele carrinho show da Citroen o “C3”, é uma homenagem estilizada ao simbolo que voce me pergunta o que representa.
    Pois bem: vamos lá.
    É uma palavra em SANSCRITO, e lê-se (OM), na verdade ele é o OM SAGRADo ou “AUM”. É o som mais sagrado para os hindus e a semente de todas as mantras, ou orações.
    O “3” significa a trindade de deuses – o da criação, o da conservação e o da destruição; o (O) é o silencio do Deus a atingir.

    Alí está a trindade Hindu. Brama;Vixnu e Xiva.

    É isso aí amigo o que posso dizer para voce,

    Grande abraço,
    JB

  9. janaina fernandes da silva disse:

    sou apaixonada por essa religião. não sei muito
    mas gosto muito……..Um abraço para vcs.

  10. André Luis Vieira disse:

    Nossa…adorei o conteúdo, uma explicação fácil de entender!!
    admiro muito o Hinduismo!!
    paz e luz a todos.

  11. raquel disse:

    olá!
    estou começando a me interessar por esta religiao por meios de pesquisas,e estou gostando bastante,mas gostaria de saber por que várias imagens possuem o símbolo nazista,qual a importancia para a religiao?
    abraços

  12. joaobosco disse:

    Olá Raquel…

    No hinduiísmo não sei dizer por que não reparei…mas no budismo posso contar um pouco da história para voce.

    A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços, apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. China : Símbolo da orientação quádrupla que segue os pontos cardeais. Desde 700 d.C., ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica (卍manji) é usada para representar templos e santuários em mapas.

    A suástica usada como símbolo do Budismo e que significa “bons ventos”, utilizada por Adolf Hitler, devido à sua aparência como uma Engrenagem, supostamente para simbolizar sua intenção de uma Revolução Industrial na Alemanha que explorasse a energia de todos os ventos Heron de Alexandria.

    Eolípila de Heron

    Outro significado atribuído à suástica é “boa sorte”, do sânscrito, contudo a suástica e outros símbolos que usavam estrelas de seis pontas e crescentes já eram muito usados na heráldica dos nobres da Polônia, que na época, recebiam e transferiam, uma grande influência da cultura oriental aos alemães, mas foi em 1957, que o governo alemão criou uma lei pela qual a exibição da suástica em bandeiras, documentos e pinturas era expressamente proibida; leis similares foram então sendo adotadas em alguns países no sentido de inibir qualquer tipo de associação ao regime nazista fato esse que prejudicou os estudos voltados ao símbolo e somente agora com uso da Internet o tema volta a tona tornando-se uma figura de destaque.

  13. Ellton disse:

    Olá

    Gostaria de uma referência sobre a paz de um texto sagardo do Hinduismos, pode me indicar?

    Grato

    Ellton

  14. Ana disse:

    O site está muito legal, mas estou fazendo uma pesquisa sobre simbolos religiosos e gostaria de saber qual é o mais importante símbolo sobre o hisnduísmo e um pouco sobre ele. Parece ser o símbolo que está no topo da pagina, o qual se assemelha a uma letra japonesa. Alguem poderia tirar minha dúvida? Desde já agradeço. Ana.

  15. joaobosco disse:

    Olá amiga Ana,
    Que é de meu conhecimento, o simbolo mais importante se é que podemos chama-lo de simbolo.
    É a palavra UOM escrito em sanscrito, simbolo este que está logo acima na página. voce pode procurar em outros posts que escreví nsobre o hinduísmo especificamente sobre o simbolo UOM. que é a trindade Hindu. Veja lá.
    Obrigado pela visita.

  16. Tamyres disse:

    Ola gostaria de saber se ainda existe pessoas praticando essa religao estou a procura de informações é um trabalho da faculdade…

  17. keli disse:

    Ola gostaria de saber onde tem um templo em curitiba?

  18. emanueli disse:

    nao achei coisas q qria bjs

  19. joaobosco disse:

    Oi KEli,

    Moro em Natal/RN. Só se alguém aqui nesse post souber..
    Brigado pela visita!

  20. Luiz Oliver disse:

    Gostaria de saber detalhes sobre a simbologia presente nas divindades hindus como braços e objetos contidos nas mãos.
    Obrigado.

  21. eric disse:

    sam so essas as informações

  22. Luis disse:

    Oi eu quero saber mais divindades hindus!obrigado

  23. Mariana disse:

    Olá,

    Eu gostava de saber qual o significao do simbolo parecido com um 3º. E também a sua história.

    O post colocado está esclarecedor mas gostava de saber mais sobre esta religião. Se me pudesse mandar um site ou indicar um livro que falasse mais sobre isto agradecia.
    😀

  24. indianara disse:

    oi…
    adorei o site … muito bom
    eu estou me interessando pela cultura indiana e pelo hinduismo se vc puder manda sites sobre a religião fico grata

  25. JOSE CARLOS disse:

    Parabéns pelo conteudo,você saberia me diser se o terço catolico e a oração com as mãos juntas ao peito vem do hinduismo (terço = japa).
    è se você tem artigos sobre, Jesus na India.

    Grato
    José Carlos

  26. joaobosco disse:

    Não sei dizer se a oração com as mãos juntas vem do hinduísmo…porém: Como o hinduísmo é um conjunto de religiões muito mais antigas do que o cristianismo, provavelmente pode ter vindo sim….

    Sobre Jesus na India infelizmente não possuo!

  27. Adilso Pereira disse:

    Para quem estiver enteressado no hinduismo sugiro procurar saber sobre a consciencia Hare Krishna.

  28. GILMAR disse:

    Olá João! gostaria de ver contigo se podes me mandar as imagens dos principais deuses Indus e seus significados. Desde já agradesço.

  29. Patricinha Reder disse:

    Adoro a India.. Tive a oportunidade de conhecer um rapaz de Chandiigarh, namoramos algum tempo, desde entao fiquei apaixonada pela cultura, religiao e o estilo de vida desse povo. Antes, eu achava que eles vestiam aquelas roupas estranhas e nao conheciam nada de nosso mundo “ocidental”; claro que fui equivocada, ja que meu ex-namorado, ja tinha morado no Estados Unidos e morava num lugar melhor do que muitos aqui de grandes familias no Brasil.
    RESUMINDO, AMO A INDIA E TUDO QUE POSSO APRENDER SOBRE ELA.

  30. joaobosco disse:

    Oi Gilmar,

    No post e em outro já escrito aqui..voce pode pegar as imagens das divindades hindus…

  31. Felipe disse:

    Caro amigo João bosco…

    Admirei muito sua matéria muito interessante e muito educativa.
    Sou uma pessoa muito ligada ao HINDUÍSMO muitos dizem que tenho muitos traços Indianos também.Gostaria de receber imagens das divinidades hindus.

    desde ja agradeço.

  32. carlos disse:

    olá tudo bem…
    Queria uma foto da deusa GANESH em tamanho maior pois vou tatuala em minhas costas…
    Muito interresante esse site …parabens…por favor se puder me atender fico grato…

  33. igor disse:

    Joao parabens pelo site esta muito explicativo e muito interesante mesmo!! Me interecei pelo assunto devido a novela da globo, porem a novela nao explica muito sobre os deuses e suas funçoes, entretanto compreendi muito bem neste site só nao ficou muito claro a parte de krishna!! avatar é como se fosse uma reencarnaçao?? e todos esses deuses possuem imagens??

    se puder responder as perguntas e me exclarecer melhor a parte do krishna agradeço!!

  34. Pubio Tarragô Brittes disse:

    Hari OM , Shiva Om- Shanti Shanti shanti
    Continue assim , para elucidar os que tem dúvidas , e interpretam mal a nossa Filososfia Namastê
    Pubio Tarragô Brittes – Jiva Ananda

  35. Anderson disse:

    O q significa este síbolo 3-0 do Hinduísmo? Por acaso é uma línguagem antiga q quer dizer o nome de algum Deus? ou do Deus úmico? ou algo assim?

    Grato!.

  36. joaobosco disse:

    Oá Anderson…
    O significado do Ohm já foi explilcado em outro post sobre o Hunduismo.

  37. Rosimara disse:

    Adorei as informações contidas no texto,muito claras ,contudo gostaria de saber de que material é feito aquele pó vermalho que recebem na testa ao entrarem num templo?E aquele pó dourado que alguns tem ,como se fossem linhas pintadas na testa?Agradeço desde de já a atenção,um grande abraço.

  38. Ana disse:

    oi
    A informação foi-me muito util, visto estar a fazer um trabalho sobre a religião em causa, agradeço a informação, e espero que não se importe que eu a utilize no meu trabalho.
    Esta é uma religião que admiro, embora não concorde com algumas prácticas e preceitos e eu seja cristã
    Mais uma vez muito obriagado pela informação que me foi de grande utilidade.
    Adeus e até ao próximo trabalho sobre religiões, já que da próxima vez vou utilizar este site como refência.
    Continue o bom trabalho

  39. S0fya disse:

    bem eu ja ando a pesquisar a algum tempo sobre o hinduismo.

    mas ainda nao consegui descobrir os seus principios, nem se houve um fundador!!

    poderia.me exclarecer…

  40. Filho de Deus disse:

    Boa tarde que a graça e a paz do meu Deus esteja com todos vós atraves da morte e ressureição de Jesus Cristo Ontem, Hoje e para Sempre…

    Tenho uma explicação para a criação do “Hindunismo”,

    Biblia Sagrada Versão Almeida corrigida.

    ÊXODO CAPÍTULO 32
    1 MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
    2 E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
    3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão
    4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
    5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.
    6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
    7 Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
    8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
    9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
    10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
    11 Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
    12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
    13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
    14 Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
    15 E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.
    16 E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
    17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.
    18 Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço.
    19 E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
    20 E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
    21 E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?
    22 Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal;
    23 E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.
    24 Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.
    25 E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos,
    26 Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.
    27 E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
    28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
    29 Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao SENHOR; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.
    30 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado.
    31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
    32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
    33 Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
    34 Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.
    35 Assim feriu o SENHOR o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.

    Viu como surgiu a Religião do Hidunismo….Se tiver outra explicação mais antiga do que está, estou aberto a aprender, mas creio que é uma religião tão fraca que não terão nem argumentos para este texto.

    Enfim acho que semana que vem vou ensinar-lhes mais algumas coisas sobre essas tais religiões criadas por pessoas incapazes de definirem até o destino delas mesmas.
    Abra o olho estude antes de acreditar…
    Jesus não foi um carpinteiro, estudou em escola Judia e teve ensinamentos de Historia, Leis, Filosofia, Sociologia….

    Até o proximo Post!!!!

  41. S0fya disse:

    0lhe nao consigo compreender os principios….

    mas poderia-me matar a curiosidade….??

    agredeco

  42. joaobosco disse:

    Caro Filho de Deus,

    Quem falou que a hermenêutica desse texto é compreendida assim????

    Faço duas perguntas a voce: Em que ano esses fatos aconteceram??

    Seundo: Voce tem idéia de quando surgiu o hinduísmo? Não? Nem suas escrituras??? Ah tá!

    Sou um cristão, melhor explicando: Sou um protestante pentecostal, se vc gostaria de dar sua explicação “biblica” sobre o hinduísmo… ótimo, já o fez, porém, de nada o texto tem a ver com esse grupo religioso. Mas pode explicar o que vc quiser, porém não precisa agredir as pessoas com palavras tolas como o fez. Releia o post sem preconceito amado para compreender, aqui não faço apologia sobre nenhuma religião, a não ser textos que discuto, mas sobre as religiões apresento explicações tão somente.

    Mesmo assim: Bem vindo ao desconhecido.

    JB

  43. Matheus disse:

    Muito bom!
    Parabens

  44. carolina disse:

    Bom o site esta exelente mais gostaria de saber os trajes que eles usam na Idia

    muito grata

    Carolina.P

  45. joao paulo disse:

    pow queria saber se eu posso fazer uma tatoo de um simbolo do hinduismo?

  46. joaobosco disse:

    Podwe pode..mas é bom voce saber o significado daquilo que voce escolheu para fazer a tatoo.

    Para depois não se arrepender…um simbolo hindu , s~~ao palavras e elas possuem significados…é bom sabe-los beleza???

  47. Paulo disse:

    Parabens pelo blog e muito obrigado pelo ensinamento.

  48. Gabriel disse:

    Gente, a filosofia hindu é fantástica… Talvez se a maioria das pessoas entendessem a questão do dharma e do karma o mundo já estaria bem melhor, mais evoluído moralmente, n acham?
    As pessoas entenderiam q não há O CERTO e O ERRADO mas apenas o ideal. Poderíamos explicar porque não se “deve” realizar tal ação ou invés da proibição com a explicação de q Deus n quer ou abomina… kkkk
    Ai q sonho! =/ Parabéns pelo blog! Muito bom mesmo! (:

  49. joao paulo disse:

    o povim porco

  50. LAIS disse:

    ISSO E UMA NOJEIRA
    O POVIM SEM CUTURA
    ELES NAO SABEM QUE SE BEBEM AGUA SUJA(POLUIDA)MATA
    QUE NOJO
    O POVO PORCO!!!!!!!!!!!!!

  51. Ceci disse:

    Muito valioso o texto. Parabéns! Nota-se que você não é uma pessoa fanática, de mente fechada e combativo ou indignado com a existências de tantas e diversas religiões e culturas existentes neste imenso Planeta, onde os deuses se atrevem e se atrevem a depositar seus ensinamentos e compartilhar com todos os seres a existência infinita de tudo o que há.

  52. arthur disse:

    PARABENS O SITE É FANTASTICO FALA DOS DEUSES E MAIS.
    QUANDO FUI A INDIA PELA PRIMEIRA VEZ ELE ERA RIQUISIMO E APRENDI A FALAR UM POUCO.

    ADOREI.

    BEIJOS OU MELHOR
    NAMASTE OU DIZENDO O DEUS QUE ABITA EM MIM ABITA EM VOCÊ.

    SWCRIA

  53. rah disse:

    muito bom os site
    perfeito para o meu trabalho
    obg!

  54. 7 disse:

    Ola o site esta fantástico, tenho uma dúvida espero q vc possa me ajudar.
    Na minha antiga profissão conheci um medico q tem mais d 15 anos q frequenta a Índia e já se encontrou com diversos gurus espirituais, penso q ele e praticante de tal filosofia, na época em q eu o conheci eu pagava uma senhora ai no Brasil para “limpar” meu corpo e ela disse q ele tinha sido mandado pelas entidades, a questão e q a gente se “apaixonou” porem ela me dizia que ele fazia “magias p eu me apaixonar por ele” q ele queria mesmo era minha alma, e possível? dizia tbm q eu era a mulher especial p ele p ele poder avançar de nível, oq seria iso? Ela tbm me proibiu de ir a Índia, pois se eu la fosse o grande mestre roubaria minha alma, e me dizia p eu me afastar dele, porem no reviravolta do destino eu parei d limpar o corpo, mudei de cidade, voltei a trabalhar, fiquei gravida, parei de trabalhar,casei,junto com uma da mesma “religião”, isto no tempo de 8 meses, e so voltei a vê-lo qnd meu filho tinha exatos 40 dias, porem sempre o pensava o sonhava e o sentia, e possível ele ter feito alguma oraca p minha vida? na verdade são muitas as duvidas, pf me de a sua opinião do contexto acima. Desde já agradeço, Obrigada. Se vc n se sentir de opinar entenderei, obrigada!

  55. joaobosco disse:

    Olá DONT SPEAK DO,

    Seu texto diz algunmas frases interessantes como: a questão e q a gente se “apaixonou” porem ela me dizia que ele fazia “magias p eu me apaixonar por ele” q ele queria mesmo era minha alma, e possível? dizia tbm q eu era a mulher especial p ele p ele poder avançar de nível, oq seria iso? Ela tbm me proibiu de ir a Índia, pois se eu la fosse o grande mestre roubaria minha alma,.

    Não é bem minha área aconselhamento por que sou cientista da religião. Mas algumas coisas estão fora da realidade hindu. O Hindiano não faz “magias” pra ninguém se apaixonar. Segundo: Querer sua alma??? Para que? TErceiro: Vc é uma mulher especial e ele queria avançar de nível?? Como? Não se divulga muito essa história de castas…e pelo que voce escreveu voce não é indiana, portanto não pertence a casta alguma, e um indiano de casta e tradicional religioso não iria casa com uma estrangeira (ou firanga etrangeira). Hoje as coisas estão mudadas na india, mas o que essa senhora falou pra voce foi uma mistura de religião afro com magia, come spiritismo e sei lá o que… nada do que ela falou existe…a não ser que oseu colega indiano, não fose indiano…(ic).

    Abraços,

    JB

  56. alex disse:

    e o melhor q vi

  57. alex disse:

    ;)rsrsrsrsrsrsrsrs;)

  58. Jos Carlos disse:

    Quero saber qual o verdadeiro simbolo do hinduismo?

  59. José Carlos disse:

    Queria saber qual é o verdadeiro simbolo do hinduismo?

  60. Juliana Cossa disse:

    os hindus sao uma chatice, soh estou procurando nessa merda pra nao levar dever de casa nao feito entao… e pessoa que escreve essas coisas ridiculas, vc nao tem vida social! Vai pro psicologo
    putesgrila! BJAO JUJU cOsSa

  61. Danielly disse:

    Muito Obrigada João, eu conhecia a Religião, e a História é muito interessante.
    E tive que fazer um trabalho de escola sobre Religiões, sem Duvidas nenhuma o Hinduismo foi escolhido.
    O seu Blog me ajudou MUITO, e me fez conhecer bem mais.
    Mais uma vez, Obrigada.
    O blog está de parabéns.

    Beijos.

  62. Marcio Bruzzone disse:

    Olá, estou fazendo uma pesquisa para a faculdade sobre Hinduismo, poderia por gentileza me enviar alguns documentos que relata-se a forma de economia, política e a reencarnação para que eu possa fazer uma pesquisa mais profunda e fazer uma bela apresentação para ao meus colegas de sala e professores e assim mostrar a fantástica religião hinduísta.

    Agradeço desde já pela atenção e a suposta ajuda.

    Marcio Bruzzone.

  63. eu tenho o primeiro simbolo no meu braço
    e queria saber oque significa esse simbolo?

  64. maria fernanda disse:

    quero saber sobre shanti!!!

  65. Lala disse:

    Gostaria de saber a criação do mundo na versão Hindu…
    Respoonda please!
    AbRaÇoO

  66. Gabriel disse:

    Lala, no Hinduísmo tudo é manifestação de Brahman [a energia cósmica], é como se Deus se transformasse em cada ser criado, é mt lindo! Deus não é um ser distante de você, ele está em você!

  67. adao disse:

    muito manero gosteii de tudo mesmo

  68. Danielle disse:

    Boa noite!!!

    Sou católica, e leiga no assunto que diz respeito a religião Hindu, mas me interessei muito no significado do ganesha, e estou pensando em fazer essa imagem tattoada no meu corpo. Mas gostaria de saber se essa religião prega algo muito ao contrário da minha religião.E como eles veêm Deus , Jesus, e Maria na religião deles? E se eles acreditam em Deus?
    O que vc puder me passar de referências sobre essa religião, os pós e os contras, ficarei muito grata.
    Bjsssss!!!!

  69. Carlos disse:

    Alguem sabe como se chama o simbolo do hinduismo?

  70. joaobosco disse:

    OI Dany,

    Que bom que antes ed fazer voce pergunta…Tudo no hinduísmo é contrário ao cristianismo. (é uma religião politesísta: CVrÊ em vários deuses), é panteísta (Deus está em tudo). Jesus não existe, muito menos Maria. Se voe optar em fazer a tatoo de Ganesh, saiba que ele é um Deus. Voce pode conversar com o padre de sua paróquia e certamente ele vai se portar contrário a idéia. É uma figuara bonita mais com consequencias éticas caso voce opte em tatuar ..beleza?
    Abraçços,

  71. maria clara disse:

    eu achei esse site curioso mais bem esquisito prciso fazer um trabalho hinduismo mais nao se refere a isso acho que voce deve por mais informaçao do que mensagem

  72. Daniele disse:

    Ola, estou fazendo um trabalho para a faculdade, e gostaria de saber se tem outros sites, fontes, que falem mais sobre o hinduismo?, mas que contem informacoes verdadeiras, pois sabemos que existem divergencias nas informacoes.
    E tbem, quero saber se existem filmes, documentarios sobre a religiao do hinduismo??
    fico no aguardo.

    obrigada!

  73. daniele disse:

    Ola, gostaria de saber de mais sites que informam sobre a religiao hindu, e tbem filmes e documentarios que relatam o hinduismo.

    no aguardo…

    desde já obrigada.

  74. Elane disse:

    gostaria de saber qual o papel principal da esbosa.quanto a questao religiosa,eles respeitao ou nao as esposas????etc…

  75. JOAO - Reflita disse:

    Olha, gostaria de apenas afirmar uma coisa, o Hinduismo no Ocidente e muito lindo, hj moro na India, conheco de norte a Sul de leste a Oeste, de Mega cidades a mais simples tribo no norte da India. Observei muitos comentario dizendo que amam o hinduismo, gostaria apenas de deixar registrado que, nao afirmem nada ate vc conhecer, nao que nao preste, afirmo apenas que, conheca. NAO PODEMOS AMAR O QUE NAO CONHECEMOS. Sei que vc nao e preciso concordar comigo, mas leve em consideracao a palavra de um Brasileiro que mora na India e conhece nao somente aquelas musicas tocadas em sessoes de Ioga, mas vivo e convivo diariamente com Hindus. Se vc soubesse que a maioria deles so sao hindus por causa das castas…ta bom..nao vou comentar mas..melhor vc fazer uma visita a India.
    Bjo..Saudades do meu Brasil.

  76. MAYARA CARRARO disse:

    Adorei o blog…. quanto aos comentários maldosos, minha gente não olhe o blog se não gosta, procure outros, quanto a religião TODO MUNDO ESTA CARECA DE SABER QUE RELIGIÃO não se discute se RESPEITA…..
    bjão PARABÉNS….

  77. eu achei interesante

    eu te amoo Harley

    bjoosssss da paulinha

  78. luiz gustavo coutinho disse:

    olá,sempre tive curiosidade sobre : tartaruga,mundo,elefantes uma piramide de tres lados e circulando tudo isso,uma naja mordendo a própria cauda???Teria algum significado???

  79. Carrapa-VK disse:

    Já havia estudado humildemente algumas coisas sobre o hinduísmo e sei que refere-se à NOVA ERA (ou NEW AGE), que sugere ao povo, atarvés do panteísmo , que deus é tudo e tudo é deus. Sugere também que não há certo ou errado, mas, um equilibrio de forças cósmicas, portanto Deus e Satanás se equivalem em magnitude, restanto a cada um escolher a qual força seguir.
    Bem, eu, como cristão católico, escolho DEUS como meu aliado e não aos “deuses” pagãos hindus e você JB? Além disso, não posso seguir e nem achar bacana, um povo que joga tudo no rio (cadáveres, feses, lixo, etc) e depois toma banho e bebe a água dele sem NENHUM TRATAMENTO. Um povo que, afirmando que RATOS são seus PARENTES REENCARNADOS, beijam (inclusive na boca) e dividem comida (uma mordidinha pra cada um…) com estes animais REPUGNANTES. Hinduísmo, tô fora!! EEEEEEEEETA POVINHO PORCO!!!!!!!

  80. Felipe Ribeiro disse:

    Olá boa tarde!
    Gostaria de receber em meu e-mail mais informações sobre esse símbolo.
    O que ele significa, pois estou pensando erm fazer uma tatoagem com ele.
    Obrigado!

  81. Prezados senhores,
    Convidamos a conhecer as atividades deste Instituto, Templo-Escola de Conhecimento Superior com a Ayahuasca.
    Quando vierem a Curitiba-PR nos façam uma visita.
    Abraços e Sucesso.
    José Fernando Cracco
    Instituto Ayahuasca®

  82. giovana t picolo disse:

    eu queria sabe
    qual e a visao dos hindus sobre a origem e a forma da terra

  83. be@triz disse:

    eu to fazendo um trabalho sobre eles ificiu

  84. Jennifer disse:

    Esse site é um
    LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    NAÃO PRESTA PRA AJUDAR EM NDA NDA MESMO ISSO SIM É UMA PORKARIA!
    😦

  85. Olá …
    Boa tarde!!!
    hoje pra mim é um dia muito lindo…
    Graças ao meu Deus…
    sinto uma ALEGRIA imensa em meu coração…
    por isso que estou aqui gente voces não sabe…
    mais eu só sou assim…por que o Senhor vive em mim…
    pq Ele mudou a minha vida… e pode mudar a de todos voces…
    basta vcs querer .. sabe todo dia é um novo dia mesmo cm as lutas e tempestades eu sou extremamente felizzzz … se voces querem conhecer ao meu Deus Ele é o Único Ele morreu na cruz e ressuscitou ao 3º
    dia … e olha que interessante Ele realmente está perto de nós só que Ele não precisa se transformar em cada ser criado voce pode ver Ele do jeito que Ele é…Ele é o dono do amor…realmente ama muito voces…Jesus ama vocês e quer salvar as suas vidas…abra os olhos antes que seja tarde demais

  86. jonas disse:

    Eu achei muito bom os deuses

  87. claudio disse:

    FUI DEVOTO DA SEITA DOS HARE KRISHNA DURANTE 5 ANOS, E POSSO AFIRMAR QUE TUDO O QUE SE ENCONTRA LÁ É NA VERDADE UMA ESTRATÉGIA SATÂNICA PARA DESVIAR VC DO CAMINHO QUE CONDUZ A SALVAÇÃO, NO TEXTO SAGRADO DA BÍBLIA CRISTÃ DIZ “SATANÁS SE POSSÍVEL FOR SE PASSA POR ANJO DE LUZ, PARA ENGANAR OS FILHOS DE DEUS” 2CO CAP.11 VERS.14. E É EXATAMENTE ISSO QUE SE ENCONTRA NESSAS SEITAS. VC TEM MUITO POTENCIAL, NOTA-SE CLARAMENTE PELO SEU TRABALHO, MAS….VC ERROU O CAMINHO. NÃO SE ASSUSTE ESSA É A FUNÇÃO DO DIABO DESVIAR AS ALMAS DO CAMINHO,MAS VC AINDA PODE ENCONTRAR O VERDADEIRO CAMINHO.Ev João cap.18 vers.37 DISSE JESUS “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” UM GRANDE ABRAÇO, POR FAVOR NÃO SE SINTA OFENDIDO É MINHA OBRIGAÇÃO ORIENTÁ-LO A ENCONTRAR A SALVAÇÃO.

  88. Ricardo disse:

    Parabéns ,adorei …..gosto muito e admiro muito a religião….obrigado pelo conhecimento repassado….abraço

  89. joyce disse:

    gostaria de saber o pq dessa imagem do deus shiva… preciso rapidamente para hoje, tenho um trabalho valendo a nota da prova amanhã!

  90. Julia disse:

    Ola, sempre fui muito interessada em estudar algumas religiões, uma delas o hinduismo. Eu gostaria de saber se vocês poderiam me indicar alguns livros? Parabéns pelo site!!

  91. emerson disse:

    oi meu nome e emerson e eu quero deixa algo para todos aqueles que enviam alguma msn JESUS e o unico caminho para a salvacao e ninguem vai ao pai a nao ser por ele. entao deixa de pesquisas tolas e de perguntas idiotas porque isso e uma perda de tempo e exatamente o que o diabo ou lucifer que de vcs , distrai com a quilo que nao e de DEUS. A PARA VC MEU QUERIDO JOAO VC DISSE SER CRENTE, MAS VC NAO ACREDITA EM JESUS. VC REALMENTE TER QUE TER UM ENCONTRO COM DEUS PAI ,JESUS FILHO E O ESPITO SANTO. entregue a sua vida ao senhor de verdade e deixa ele te usar de uma maneira que vai fazer vc ganhar vidas para o reino de DEUS.

  92. Roberto disse:

    Bom dia!!

    Estou com dificuldades para encontrar as doutrinas básicas do Hindu, no que diz respeito ao renascimento, libertação, lendas, mística etc..

    Pode me ajudar?

    Abraços.

  93. julio disse:

    TANTO A NOVELA QUANTO OS SEUS COMENTÁRIOS ESTÃO EQUIVOCADOS AMIGO(A).O RIO GANGES É UM RIO PURO E INCONTAMINÁVEL , REALMENTE TEMOS QUE TER FÉ , E É A FORMA DE FÉ PRATICA QUE OS POVOS DA ÍNDIA VIVEM.
    ENQUANTO O SISTEMA DE CASTAS, EXISTEM SIM AINDA PESSOAS QUE SEGUEM O SISTEMA DE CASTAS (É UM SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO POR NASCIMENTO)
    MAS COM O ADVENTO DO SENHOR “CAYTANIA MAHA PRABHU” QUE É UMA ENCARNAÇÃO DE DEUS COMO DEVOTO E SERVO DO PRÓPRIO DEUS, VEIO COM O PROPÓSITO TAMBÉM ESCLARECER COMO FUNCIONA O SISTEMA DE CASTAS , OU QUALIFICAÇÃO POR NASCIMENTO , OU SEJA O SISTEMA DE CASTAS FUNCIONA SIM , MAS DE FORMA NATURAL , E RESUMINDO, O SENHOR PEDE PARA TODOS
    CANTAREM O MAHAMANTRA HARE KRISHNA , QUE ESTARÃO TRANSCENDENTAL AO SISTEMA DE CASTAS E SE ELEVARAM A PLATAFORMA DA BONDADE GRADATIVAMENTE .

    HARI BOL!

  94. kyuytcdjyutrxht disse:

    seu bunda velha

  95. catia castro disse:

    gostaria de saber mais sobre o hiduismo ,gosto muito de saber sobre outras religioes. catia.

  96. catia castro disse:

    gente que escreve comentarios sem respeita a religiao dos outros isso e errado o Senhor Jesus guando veio nos encinar ele deixou um legado para nos amar mos uns as outros que já estava escrito no velho testamento, o evangelho ´´e para ser vivido e muitos por não lerem abiblia esquessem disso. lembre-se Deus fala com todos no seu vazio esistencial sendo que muitos só querem escutar o que querem e nós somos egoistas e Deus nos respeita ele nos deu a liberdade de escolhas mais mesmo assim ele sempre esta disendo ei estou aqui do seu lado querendo te ouvir quero q vc me conhessa quero ser tua alecria mesmo nos dias de tristesa.vc viva um evagelio que todos em sua vouta diga quero conhecer esse cara pois nele tem um brilho diferente pois cristo esta nele é assim que pregamos pois ai ele vai querer t ouvir ai Deus vai t usa como istrumento,e ai nos vamos estar fazendo o idi dele como ele deixou busque sabedoria divina respeite para ser repeitado lembre-se o homem proucura proucura o seu proprio caminho ouvindo oseu coraçao que é eganoso e ecina seu fihos aserem assim pois os nossos filhos são o nosso espelho e trasem culturas docmas que só com oraçao, nao adianta dizer que ele estar errado olhas quantas geraçoes.fique com Deus proucure ele pois ele quer t abençoar mais uma ves ore pedindo sabedoria pois ele vai dar. catia

  97. adorei seus comentarios JB vc leva tido isso bem a serio e respeita a religiao dos outros isso é o mais importante bjss e fik com Deus…

  98. Luiza disse:

    me sigam no Twitter : @SuaFuturaEx_

  99. Camila disse:

    Qual é o nome do primeiro simbolo e o significado dele ??

  100. beatriz disse:

    Olá,professor queria ser hindu oque eu preciso fazer?lembre-se que aqui é o brasil não a India

  101. camili vitoria disse:

    Com quantos seguidores o hinduismo tem nos dias de hoje??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s