ISLAMISMO – NENHUM DEUS SE NÃO ALLAH

Publicado: novembro 28, 2007 em ARTIGOS, CIÊNCIA DA RELIGIÃO, FILOSOFIA, IMAGENS, ISLAMISMO, RELIGIÃO, SIMBOLOS RELIGIOSOS, TEOLOGIA

lua-do-islamismo.png

ISLAMISMO

ASHHADU AN LÁ ILAHÁ ILLALLÁH

Lá Iláha Il`Allah Muhammad Raçul Allah

“NENHUM DEUS SENÃO ALLAH, E MAOMÉ SEU MENSAGEIRO”.

Esta é uma série de estudos sobre as matrizes religiosas mundiais. Não há objetivo de crítica ou análise mas tão somente alguns breves relatos sobre o grupo religioso para efeito de complemento de estudos.

islamismo10.jpg

O Islão, Islã, Islame ou Islamismo (em árabe: الإسلام) é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos de Maomé (Muhammad). Os seguidores do Islão são conhecidos como Muçulmanos. Em textos mais antigos, eram conhecidos como “maometanos”, mas este termo tem vindo a cair em desuso porque implica, incorretamente, que os muçulmanos adoram Maomé, o que torna o termo ofensivo para muitos muçulmanos. A palavra Islão significa “submissão”. Durante a Idade Média e, por extensão, nas lendas e narrativas populares cristãs, os muçulmanos eram também designados como mouros ou sarracenos.
Os ensinamentos de Maomé estão contidos no Corão, ou Alcorão (Qur’an, a palavra árabe para livro). Os muçulmanos acreditam que Maomé recebeu estes ensinamentos de Alá (a palavra árabe para Deus), por intermédio do anjo Jibreel (Gabriel) que Maomé depois recitou para que outros passassem a escrito, visto que o profeta era analfabeto. Além do Corão, as crenças e práticas do Islã baseiam-se na literatura Hadith, que para os muçulmanos clarifica e explica os ensinamentos de Maomé.
Uma vez que o Islã, à semelhança do judaísmo e do cristianismo, descende da tradição religiosa do patriarca bíblico Abraão, é classificado como uma religião abraâmica.

MAOMÉ: Maomé, nasceu em 570, na cidade de Meca. Orfão muito cedo começou por trabalhar como pastor. Aos doze anos começa a conduzir caravanas de camelos. Aos vinte dirige as as caravanas de uma viuva rica, sua prima, com quem acabará por casar cinco anos depois. Por volta de 610, na caverna de Hira, perto de Meca, terá sido visitado pelo anjo Gabriel, que lhe ordenou a sua missão e ditou os primeiros versículos do Alcorão. Maomé abandona a sua profissão de mercador e começou a pregar.

Devido ás perseguições que era vítima, em 622, foi obrigado a refugiar-se em Medina. Maomé era então um famoso chefe religioso, mas também num poderoso de chefe político-militar. Em 63O conquista Meca, tornando-a no centro da nova religião. Funda então um Estado teocrático, que alargou rapidamente o seu domínio a um crescente número de tribos árabes. Quando morre, a 8 de Junho de 632, nos braços da sua mulher preferida, deixa unificadas política e religiosamente um grande número de tribos árabes, mobilizadas para uma guerra santa que as levará de conquista em conquista até à Península Ibérica.

Islão e Islã são aportuguesamentos (segundo as normas, portuguesa e brasileira, respectivamente) da palavra árabe Islam, que significa “submissão (a Deus)” e que é descrita em árabe como um “Deen”, o que significa “modo de vida” e/ou “religião”. Possui uma relação etimológica com outras palavras árabes como Salaam, que significa “paz”. Muçulmano, por sua vez, é aportuguesamento da palavra árabe Muslim, relacionada com islam, que significa “vassalo” de Deus, e “aquele que se rendeu” ou se submeteu (a Deus). Os muçulmanos vêem a homenagem a Deus como sinal de distinção, e o termo não tem conotações negativas. Homenagear significa servir a vontade de Deus acima e para além dos objetivos pessoais de cada um.

2 – Crenças

O Islã ensina aos seus aderentes um certo número de crenças.

2.1 – Deus

A pedra basilar da fé islâmica é a crença estrita no monoteísmo. Deus é considerado único e sem igual. Cada capítulo do Corão (excepto dois capítulos) começa com “Em nome de Deus, o beneficente, o misericordioso”. Deus descreve-se na Sura al-Ikhlas, (capítulo 112): diz: “Ele é Deus o único, Deus o eterno. Ele nunca causou nem foi causado. Não há nenhum que se lhe compare.”

2.2 – Profetas

O Islã ensina que Deus pode revelar a sua vontade à humanidade através de um anjo; esses recipiente da revelação são os chamados profetas. O Islão faz uma distinção entre “profetas” e “mensageiros”. Apesar de todos os mensageiros serem profetas, nem todos os profetas são mensageiros.
Para os muçulmanos a lista dos profetas inclui Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus e Maomé, todos eles pertencentes a uma sucessão de homens guiados por Deus. Maomé é visto como o ‘Último Mensageiro’, trazendo a mensagem final de Deus a toda a humanidade sob a forma do Corão. Mensageiros e profetas foram enviados a todas as nações e civilizações, e a cada mensageiro foi dado um livro para essas pessoas. Estes indivíduos eram humanos mortais comuns; o Islã exige que o crente aceite todos os profetas, não fazendo distinção entre eles. No Corão é feita menção a vinte e cinco profetas específicos. Os muçulmanos acreditam que Maomé foi um homem leal, como todos os profetas, e que os profetas são incapazes de ações erradas (ou mesmo testemunhar ações erradas sem falar contra elas), por vontade de Alá.

2.3 – O dia do julgamento

Outras crenças chave incluem o Dia do Julgamento, Céu e Inferno, os Anjos, os Jins (uma espécie de seres invisíveis), a existência de magia (a sua prática é estritamente proibida), o perigo do mau olhado (também proibido), e a misericórdia, a sabedoria e a força do todo-poderoso Deus. Céu, inferno e juízo final: Deus é soberano juiz, manda os bons para os céus (jardim de delícias, onde há leitos, bebidas que embriagam, carnes de pássaros, virgens adolescentes apaixonadas…) e os maus para o inferno (onde existe vento que queima, escuridão e fumaça).

2.4 – Práticas Pré-Islâmicas

Algumas crenças e comportamentos islâmicos são semelhantes a práticas pré-islâmicas nativas da Península Arábica – em particular a hajj e três de suas práticas associadas: circundar a Kaaba, beijar a Pedra Negra (conhecida também como Hajar el Aswad), e o apedrejamento do Diabo nas proximidades de Meca.

2.5 – Revelações do Corão

Os muçulmanos acreditam que o Corão foi revelado a Maomé quando Alá (Deus) enviou um anjo para lhe ditar uma série de revelações. Então, Maomé recitou isto aos seus companheiros, muitos dos quais se diz terem memorizado e escrito no material que tinham à disposição. De acordo com a tradição islâmica, Maomé era analfabeto, as revelações a Maomé foram mais tarde reunidas pelos seus companheiros e seguidores em forma de livro. Maomé é considerado o profeta final, enviado para pregar a mesma mensagem que os profetas do Cristianismo Jesus e do Judaísmo Moisés (e possivelmente o Zoroastrianismo) e outras religiões antigas.

3 – Os seis elementos da crença

Há várias crenças partilhadas por todos os muçulmanos:
1 – Deus (em Árabe, Alá)
2 – Anjos
3 – Livros (enviados por Deus)
4 – Mensageiros (enviados por Deus)
5 – Dia do julgamento
6 – Autoridade Religiosa
Não há uma autoridade oficial que decide se uma pessoa é aceite ou excluída da comunidade de crentes. O Islã é aberto a todos, independentemente de raça, idade, género, ou crenças prévias. É suficiente acreditar na doutrina central do Islã. Isto é formalizado pela recitação da chahada, o enunciado de crença do Islã, sem o qual uma pessoa não pode ser considerada um muçulmano. Como ninguém pode abrir o coração do próximo para ver o que há dentro, é suficiente acreditar e dizer que você é muçulmano e comportar-se de modo apropriado a um muçulmano para ser aceite na comunidade do Islã.
4- Os cinco deveres de cada muçulmano

Os cinco pilares do Islã são 5 deveres básicos de cada muçulmano:
1 – a recitação e aceitação do credo (Chahada)
2 – Reza diária (Salat ou Salah)
3 – pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah)
4 – observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
5 – azer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj)
Pelo menos uma seita de muçulmanos acredita que a Jihad, significando luta interior contra Satanás (jihad maior) ou luta externa (jihad menor), é o “sexto pilar do Islã”. Outros grupos consideram “A fidelidade ao Imam” o chamado sexto pilar do Islã.
Os seguintes grupos acham-se muçulmanos, mas não são considerados como tal pelos outros:
Os Ahmaddiya
Os Druzos
A Nação do Islão
Os Zikris
As seguintes religiões são de certa forma uma evolução do Islão, mas consideram-se religiões independentes com leis e instituições distintas:

Fé Bahá’í
Sikhismo
Yazidi
Outros aspectos importantes da crença Islâmica não foram abordadas aqui, como é o caso do mês de Ramada,, a perigrinação a Meca, a questão dos jejuns, a questão da lei Islâmica para problemas nacionais. A questão do homem e mulher na cultura Islâmica, tal qual o judaísmo, deriva do respeito a seus livros sagrados. Sugiro uma leitura desses aspectos para um entendimento maior dessa religião.

Anúncios
comentários
  1. brenda disse:

    nao gostei de nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  2. joaobosco disse:

    CAra amiga Brenda. Sinceramente gostaria de saber o que não gostou sobre o post de Islamismo. Para mim, particularmente seria uma ajuda fantástica.
    O que fiz foi colocar um resumo dos principais pensamentos doutrinários e a história desta religião. PArticipe, D~e sua opinião, sua crítica e envie uma sujestão.

  3. santana disse:

    Euuuu gostei muito do q tem nesse site vc fes um otimo trabalho tem muitas coisas ai q eu nao sabia e q nenhum outro site q eu visitei nao tem ,epara vc e esse site eu dou nota 10 nao nota 1000

  4. janaina disse:

    eu gostaria de me aprofundar no assunto, se vc pode me ajudar ficaria grata.

  5. Ânderson disse:

    Muito bom… ajudou pakas no trabalho do colégiu….

    valew Ferá!

    =D

  6. bruno [Safa] disse:

    Allahu Akbar.

    Salaam iRMão.

    Otimo.

  7. liliane disse:

    gostei muito de sua publicaçao sore a religiao islamica me ajudou muito em um trabalho de faculdade

  8. Isabelly disse:

    Estou fazendo um trabalho será que poderia me ajudar?
    O que significa o símbolo do Islamismo?
    Gostei muito do site.

  9. joaobosco disse:

    Isabelly,
    Diga ai como posso ajudar voce…

    Adcionei-a ao meu MSN

  10. francilino disse:

    é muito bom ler sobre alá,poís tudo que a nação islamica diz ela cumpre,não existe obstáculos ou males que degeneram o ser racional,o islã é abençoado por deus e tende a crescer a cada dia porque ela faz o ser agir de forma ética em beneficio do todo,que deus der-nos força pra desarmar sempre os degenerados que vivem em pro de um capitalismo selvagem, destruidor de lares e essência divina.

  11. Gilmara disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se o Sr. possui imagem do símbolo que define Deus em árabe? E, claro, se poderia me mandá-lo?

    Att
    Gilmara

  12. serd disse:

    grande droga

  13. joaobosco disse:

    Cara Gilmara,
    Simbolo não, mas uma palavra sim!
    Se voce se refere à Deus nos moldes orientais como no islamismo, Verá no alta da página a grafia do nome.
    Se voce serefe a pessoa de Deus ocidental. Existe a grafia árabe e só! Simbolo…eu desconheço. A grafioa pode ser até chamada de simbolo para quem não consegue ler em árabe..pode ser um simbolo.

  14. maria luiza disse:

    achei muito intereçante este assunto e quero estudar mais sobre o assunto!!!

  15. juuh disse:

    Ahh muito bom, ta feito meu trabalho de religião!!
    Valeeeu

  16. Mauricio disse:

    Caro amigo João Bosco, respeito todas as religiões pois cada um é livre para expressar sua adoração a qualquer nome ou ícone destacado no mundo, porém gostaria que você e seus leitores lessem a Bíblia sagrada pelo menos os 5 primeiros livros e os 4 evangélhos que são: Mateus, Marcos, Lucas, e João. Tenho certeza que o Espírito Santo vai falar aos vossos corações e vocês terão uma nova experiência com Deus.

  17. gilmar disse:

    oi joao bosco porque tambem nao tem cristanismo

  18. gilmar disse:

    oi joao bosco porque tambem nao tem cristanismo ou islamismo

  19. joaobosco disse:

    Olá Gilmar.

    Muito grato pela visita.
    Falei sim sobre o Islamismo e os simbolos do Cristianismo. Resolví discutir as cinco religião mundiais, para depois dividir nas menores,sobre o cristianismo será a última das cinco, é só aguardar..abraços,
    JB

  20. carlos disse:

    chupa aqui então OooOoô…

  21. Anselmo Abdo Malik al-Ahad disse:

    Assalamu aleikum wa-Rahmatullah wa-Barakatuh
    Que Allah o recompense pela divulgação de sua religião!
    Barak’Allahu fik.
    Ma’a salamat insh’Allah!
    Allahu Akbar

  22. joaobosco disse:

    Obrigado pelas palavras Anselmo..Seja bem vindo a esse lugar..
    Abraços,
    João Bosco

  23. o assunto e fantástico ….agora quero detalhes minimos …será que pode postar aiii …

  24. joaobosco disse:

    Sobre detalhes aos poucos..por que a proposta aqui é colocar um geral e aos poucos colcoar assuntos referentes ao tema.]
    De qualquer maneira..obrigado pela visita.
    JB

  25. weverton disse:

    posteriormente gostei muito do trabalho de voces,pois voces falam muito do que pensam e sentem as pessoas que se entregam ao islamismo

  26. rodrigo disse:

    Gostei muito da leitura feita á respeito do Islão, sou argelino, tenho membros da família que são profudamentes islâmicos,sou um cristão com restrições; mais adoro todas as religiões, sinto muito feliz quando vejo matérias serias como essa, onde o mais importante é o esclarecimento e o conhecimento sem reproduzir preconceitos , valores pessoais e de forma imparcial… “A religião é um excelente tratamento” Maomé

  27. joaobosco disse:

    Obrigado pela visita Rodrigo…
    Sinta-se a vontade..Fiz o que pude!

    Sou protestante…mas minha proposta aqui é a ciencia da religião. Explicar sem polêmica..abraçlos.
    JB

  28. ALCEMIR disse:

    vcs tem q melhorar a merda desse site de vcs

  29. joaobosco disse:

    Se tenho que melhorar…explique como..aceitamos sugestões inteligentes. É só enviar!

    JB

  30. thamy disse:

    Eu gostei muito do q vi nesse site ele me ensinou muitas coisaas sobre o islamismo e tambem sobre a china.

  31. Jorge Miranda disse:

    É muito bom tratar de temas, tão antigos e tão atuais ao mesmo tempo,com extrema imparcialidade. Isto ajuda na formação das pessoas ao tempo em que valoriza e dignifica teólogos, cientistas religiosos e toda a gente desta área.
    Gostei demais!!!
    Parabéns João!!!
    Paz eBem!!!

  32. jose ribamar disse:

    Acho muito interresante a religiao ISLAMICA,e tudo mais que envolve o islamismo, acredito quando se faz tudo em nome da fé sem radicalismo e sem apelos para arrancar dinheiro dos fieis, como vejo em outras religioes.Toda religiao sustenta-se pela fé uma vez que todos os livros sagrados foram escritos pela mao do homem com inspiraçao divina.

  33. Mariana disse:

    Gostei muito me ajudou muito msm no meu trabalho

  34. Antonio Ferreira disse:

    Oi João, parabés pelo site. Neste momento estou pesquiando sobre o Islamismo e por acaso vi a sua publicação, ficou ótima. Vou recomendar para os colegas de faculdade.

  35. Antonio Ferreira disse:

    João, sei que o símbolo do Islamismo representa o arcanjo Gabriel ditando o Corão a Muhammad. Mas, quem representa o arcanjo Gabriel, a estrela ou a lua crescente?

  36. joaobosco disse:

    Caro Antonio,
    Obrigado pela visita. Em outro post falei sobre a questão SIMBOLOS. Quanto a sua pergunta e afirmação. eu confesso que sua informação sobre o significado do simbolo do islamismo é nova pra mim.

    Não encontrei em meus livros, ou em pesquisa em sites específicos sobre o assunto que apresentassem uma conotação assim. POde ser uma interpretação do simbolo. Inclusive por algum grupo islamico ou que tenha saído do islamismo. Mas vamos colocar mais uma informação sobre esse simbolo.

    No livro: “Oriente Médio (Edilson Costa): a
    gênese das fronteiras” (ed.zouk), a Lua Crescente simboliza o início
    do calendário islâmico (Héjira: fuga para Medina) e a espada é o
    símbolo da jihad (resistência) do profeta Mohammad e seu exército
    contra aqueles que o insultaram e expulsaram de Meca.Mas assim..prof. Edilson não faz parte do Islã, é um pesquisador…mas esta foi sua informação.

    Sabemos que o Islã é, categoricamente, contra o uso de qualquer símbolo para adoração ou veneração. De qualquer modo, com a passagem do tempo, com a inabilidade do homem comum entender a sua elevada metafísica, algumas figuras foram se tornando sagradas no Islamismo.
    A caligrafia do Corão é em si mesma freqüentemente utilizada como evocação devocional. Por exemplo: O livro “ALCORÂO ou CORÂO” só teria o verdadeiro valor e significado se for lido em sua lingua original… a lingua sagrada: O ÁRABE.
    A pintura da pedra de Kaba, em Meca, é outro símbolo sagrado. A lua crescente, com uma estrela, é um símbolo popular usado por sobre as mesquitas. Mas nenhum destes símbolos é utilizado o honrado em qualquer cerimônia associada no Islamismo. Este símbolo da Lua crescente com uma estrela, juntas, esteve originalmente associado com a adoração da Lua em Bizâncio. Quando os Turcos Otomanos conquistaram aquele império, eles usaram este símbolo como sinal de vitória. Mais tarde, ele tornou-se um símbolo da cultura Islâmica, aparecendo em bandeiras dos estados Islâmicos. A Lua, pacífica e fresca, é a representação da direção e consolo dada pelo Islamismo para os seus seguidores, com a promessa de devoção dirigida a Allah, o todo poderoso.

    É isso aí Antonio.
    JB

  37. zeu disse:

    xato
    tem q melhorar

  38. bia disse:

    eu gostei muito! apesar deu esta estudando isso!
    é muito legal e sagrado aprender sobre deus.

    adorei!bjjjjjjjjjjjjjjjjjjj!

    🙂

  39. Aline disse:

    Adorei seu site…minha professora passou uma pergunta assim: elabore um quadro explicativo destacando as semelhanças e diferenças entre o islamismo e o cristianismo?Gostaria que o Sr. pudesse me ajudar…ficareia grata…obrigada…

  40. Mark disse:

    Ola amigos, eu sou muçulmano e sou missionário islamico.

    O texto do dono do blog contem alguns erros mais que são pequenos, o trabalho dele esta bom no sentido geral.

    Sobre o simbolo de uma lua com uma estrela ele não é islamico originalmente, o islam não tem simbolo e é contra a simbologia de objetos. Vou conta a origem deste simbolo :

    Este simbolo é da bandeira da turquia e do antigo imperio turco otomano.
    Os turcos eram uma tribo quase indigena no oriente-medio por volta de 1400 e pouco, o lider deles era um homem chamado otman, otman viu no islam uma forma de acabar com as desigualdades da tribo turca pagã e desenvolve-los, então otman se converteu ao islam e converteu toda a tribo ao islam ou grande parte dela. Em algumas décadas otman conseguiu fazer da tribo turca um sucesso, ele foram conquistando territórios e se desenvolvendo, até que os cristãos europeus de constandinopla entraram em guerra contra os recem muçulmanos turcos(que nesta época ja tinham deixado de ser tribo), o resultado foi uma “zebra” porque os turcos muçulmanos derrotaram os cristãos europeus de constandinopla e conquistaram a cidade , criando naquele momento o imperio “turco otmano” a palavra otomano vem de otman o chefe da tribo turca que os converteu ao islam. A cidade de constandinopla passou a ser capital do imperio turco otomano, hoje esta cidade chama-se instambul e é a capital da turquia.

    Quando os muçulmanos turcos conquistaram contandinopla(instanbul) lá eles encontram uma bandeira que tinha uma lua e uma estrela, era uma bandeira católica, teoricamente representaria a lua e a estrela dita no livro de apocalipse e a interpretação dos catolicos e que representava a virgem maria.Como tradição islamica de quando conquistar algo pegar alguma coisa que era do local e usar como demonstração de vitória, os turcos pegaram esta banderia com a lua e a estrela e colocaram como bandeira do imperio turco otomano.

    Conforme o tempo foi passando o imperio turco otomano ficou muito forte chegando a até dominar outros territórios islamicos e todo o atual oriente-medio, foi nesta época que o simbolo da bandeira do imperio começou a ser usado como uma representação do islam, porque o imperio turco otomano era na época a grande potência islamica e a os unicos que enfrentavam a europa renascentista. Esta é a historia.

    OBS: No texto do autor do blog, vou fazer uma correção ou complemento : o que era cultuado pelos arabes pagãos que foi mantido depois da islamização da arabia, foi mantido pelo propio mohammad(maome) porque se crê (e até os arabes pagãos acreditavam nisto) que tudo aquilo fora construido por abraão, ex: a caaba (esta na biblia) foi construida por abraão, os arabes que usaram o local para adoração de varios Deuses.A pedra negra não tem nada haver com o islam em si, mohammad manteve ela no local como simbologia da conquista islamica em cima dos pagãos, foi inclusive neste ato que se manteve a tradição de quando conquistar algo pegar algo do local e manter como quase um trofeu, por isto a pedra negra é levantada e beijada em meca, é como um trofeu que foi conquistado , era o simbolo maximo dos pagãos arabe. Baseado em atos como este que os turcos otomanos pegaram o simbolo da lua e estrela que eram catolicas em constandinopla e usaram em sua bandeira.

    Fiquem com Deus

  41. Zana disse:

    Gostei bastante da informações…Um estudo muito interessante,ou menos no texto acima q eu li!
    Já tinha visitado outras pg, mas partircularmente achei bem interessante!…Parabéns…Um bom trabalho…

  42. M' disse:

    Obrigada pela ajuda.

  43. Lucas disse:

    Oi eu gostaria de saber se tem os mandamentos estudo no colégio Americano e me aprofundaria mais se eu soubesse .
    Aguardo Respostas
    Dia: 20/02/2009
    Assinado : Lucas Leon

  44. Thalia♥ disse:

    Muito obrigaduuuu ajudou muitO no trabalhO da escolaaaa!
    bjimm!

  45. edileuza disse:

    Muitoo bom me ajudou demais n trabalho da facu que estou
    fazendo

  46. kely disse:

    good site

  47. silvia jerger disse:

    post muito explicativo e a autora reagiu com muita classe às criticas destrutivas e vazias, parabéns!

  48. silvia jerger disse:

    ops, só corrigindo: o autor.

  49. marcia disse:

    Parabéns pelo trabalho,gostei muito de aprender mais sobre o islã.Algumas pessoas tem que aprender a respeitar os trabalhos de pessoas como vc,independentemente de qualquer religião.

  50. Roberta disse:

    Nao gostei muito pois eu nao consegui axar o que eu estava procurando, (porque a lua e a estrela é um dos simbolos do islamismo?) se puder me responde, abraço @;

  51. paulosousa disse:

    nao gostei nada porque tem muito pouca informação nao encontrei o que que a lua e a estrela significavam responda se faz favor mt obrigado bjj 😀

  52. anisia disse:

    eu gostei muito da materia e muito fx nos ensina sobre os deus amei muito a materia gostei

  53. lorena disse:

    gostei muito da matéria me ajudou bastante nos trabalhos escolares

  54. rodrigo disse:

    Jesus eo caminho a verdade e a vida ninguem vem ao pai se não por cristo,

  55. lorena disse:

    gostei muito da matéria me ajudou bastante nos trabalhos escolares

    Comentário por lorena

  56. lorena disse:

    amei o site me ajudou muito no trabalho escolar!bjiiim!
    ♥♫☺◄

  57. Evander disse:

    blz broder adorei esse site

  58. leandro_dovalle@hotmail.com disse:

    Não serviu para a minha pesquisa não vui gente

  59. oi disse:

    oi vc ñ tem mais detalhes ?

  60. tamiris disse:

    lokao essev treco …………………..

  61. borat disse:

    existe muitos mais deuses quev ala hahaahahaahahahahahahahahah

  62. Silvana disse:

    Estou fazendo um trabalho sobre islamismo e gostaria de saber datalhadamente sobre os costumes do islã

    pode me enviar por email obgda!!!

  63. guilherme disse:

    eu gostaria de saber oque significa o simbolo da lua crescente do ilamismo por que é para trabalho muito obrigado

  64. Deeh disse:

    eu adorei mas nao achei os simbolos, isso q eu precisava, mais eu aprendi muito para a materia de formaçao humana e crista

  65. juan disse:

    eu quero saber o que é essa imagem que eu não consigo indentificar

  66. juliana disse:

    nao me ajudou nada…cromos:)

  67. augusto disse:

    nao concordo,pois nao acredito em ala

  68. renata disse:

    Meo eu perguntei um acoisa e voce respondeu uma coisa nada a ve com a perguntou. se voce nao sabe responder nem popsta nada entao… sua burra

  69. renata disse:

    totalmente um lixooooooooooooooooooo…..

  70. Larissa Frontine disse:

    Vou falar a verdade vcs nao estao com nada pq isso tudo ai é mentira pode ate existir mais todos os seus “deuses ” nao existem .. Acreditem em mim Jesus esta voltando e vcs pecadores ficarao para tras . . Deus sempre esta do nosso lada .. mais vc tem que fazer uma oraçao para Deus e pedir para ele te mostrar a conduçao que vc deve andar!! Deus nos fez para bendize-lo e para termos vida , vida em abundancia!!
    Entao leiam na bíblia :
    João 3:16
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho para a todo aquele que nele crê não pereça mais tenha vida vida eterna”

    Me escutem JESUS esta voltado !!

    E a salvação é individual!!

    Conheça o Amor que Ele tem por vc!!

  71. Katarináh disse:

    Eu precisava de fazer um trabalho sobre o Islamismo, e este artigo ajudou imenso

  72. joana disse:

    Adorei esta pesquisa pro meu trabalho!
    O problema e que tirei menos do que eu queria.A falta de minha pesquisa foram imagens.Este saite a poucas imagens.
    Odono do site deveria colocar mais imagens e maiu facies porque minha nota valeu ao capricho foi uma grande dificuldade.

    Obrigado.Joana.

  73. karina disse:

    Que porra e essa?
    que merda e essa?
    que droga e essa?
    Quem criou isto e um grando burro,boco etc…
    Isso eu achei ate na imagem do google ou que dizer uma grande pocaria.
    O senhor devia apresiar mais o islamismo,pois voce nao sabe quase nada, palavras e escritas foram desonestas ao islamismo.
    Não gostei de sua participaçao.

    Odio.Kaa

  74. felipe disse:

    uma garande porcariaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  75. Ednem disse:

    esse site é bom demais !!!!

    mais a pergunta que meu professor passo ñ tem nada a cver com isso !!ñ estou reclamando do site, pelo contrario muito bom!!!mais ñ me ajudo muito

  76. Raquel disse:

    oi!!!
    gostaria de saber especificamente sobre o simbolo dos Islamicos,pois tenho uma pesq. do colegio!
    se pudesse me mandar um e-mail me ajudarias mt.

    obrigada e parabéns pelo site.

  77. Carol disse:

    Eu gostei do site, só acho que o conteudo está muito desorganizado

  78. lucas disse:

    preciso saber como os pais se preparam para receber o nascimento do(s) filho(s) no islamismo alguns rituais,crenças algo assim é para um trabalho

    muito obrigado

  79. Rafa & kim disse:

    Nõs adoramosssssssssssssss .RAFA&KIMbjs

  80. Dessa Nune disse:

    Ajudoo paaakas ² nuu trabalhoo deee escoola.!
    waleeu een .!!!

  81. PUTA disse:

    MUITO PRA BAIXO Ñ ME AJUDOU EM NADA

  82. isso é tudo mentira diz na biblia que nos devemos adorar so um Deus , e que não a outro ao não ser ele, e essa religião tem que acabar , por que Deus não vai gostar disso e vai cartigar todos voçes que são islamicos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! se não se conerterem a um Deus Justo.

  83. Ester B. disse:

    Sou cristão – evangélica, mas sempre tive uma grande curiosidade e interesse pelo Islamismo pois e uma religião diferente, suas crenças são curiosas; Estou fazendo um trabalho sobre Islamismo ‘Religião’ e a matéria que foi oferecida pelo site me ajudou muito achei bem interessante; Parabéns ao editor do site…

    Por fim gostaria de saber de você editor a que religião pertence??

    Que Deus abenço-e a todos..Fiquem na Paz do Senhor;

  84. joaobosco disse:

    Sou protestante de confissão evangélica pentecostal.

  85. Muhammad disse:

    Muito bom, Sou Muçulmano, Advogado Brasileiro, e as informações expressas nesse artigo foram muito bem editadas, parabéns, e que Allah o Abençoe João. Se o Mundo tivesse mais pessoas preocupadas em divulgar a verdade e não em criticar e falar sem antes conhecer, seriamos um mundo de muito mais paz e amor entre os povos. Parabéns,

  86. Elder Lima disse:

    olá eu gostaria muito de saber o significado de uma imagem que eu achei muito interessante eu poderia anexar e mandar , para sua analise obrigado.

  87. Joana disse:

    nosssa muito bom o texto apesar que serve qualquer coisa mesmo eu não sei nada sobre o islâmismo

  88. tiago disse:

    rafik-rafikresponde.blogspot.com,se vocês visitarem este blog/site vocês irão conhecer o verdadeiro islamismo,que é cruel e sanguinário.

  89. Francisco de Assis Ribeiro Sanguinetti disse:

    Quero saber o porque da perseguição dos Bahá’ís no Iran. É importante que eu saiba a verdade de porque tantas mortes, o que eles fizeram e qual o perigo que eles represetam para o Isã..

  90. miriã disse:

    esse tal de al é um demônio do capeta!!
    ñ aredito nele
    e além do mais só existe um único Deus
    que nos amou primeiro
    que é o senhor Jesus Cristo!

  91. miriã disse:

    esse tal de ala é um demônio do capeta!!
    ñ aredito nele
    e além do mais só existe um único Deus
    que nos amou primeiro
    que é o senhor Jesus Cristo!

  92. miriã disse:

    maome do capeta

  93. Rafael Omar disse:

    Voces sao malcriados autenticos. Consideram JesusCristo, o Senhor? Esquecem-se que ele e criatura de um DEUS- Allahu Subuhanahuu Wa taala? Estudem a teologia, senhores. ja viram, senhores ha muitos, mas DEUS eh unico. ALLAHU. Digam oque disserem.
    Parabens, Joao Bosco!

  94. Gabriel Lima disse:

    oi gostaria de saber qual e o significado do simbolo do islamismo

  95. tiago disse:

    quaRTA-FEIRA COMEÇEREI A PUBLICAR ARTIGOS NO MEU BLOG TSDJC.MULTIPLY.COM,PARA DESMENTIR ACUSAÇÕES DE CONTRADIÇÃO BÍBLICA,ACUSADOS POR ISLAM EM LINHA E ISLAM.COM.BR,DEUS ABENÇOE A TODOS.

  96. ROGERIO disse:

    Não sigo a religião muçulmana, mas a respeito muito e sua história se confunde com a história das grandes civilizações. Parabéns. Allah u Akbar!

  97. lucivania disse:

    adoro os mulcumanos acho as imagens e maneira como vivem bem interessante. e tambem acho bem importante a maneira em como eles pensam na vida apos a morte.

  98. daty disse:

    tenho uma pesquisa pra fazer e gostaria muito de conhecer algumas imagens islamicas e seus significados e pra agora vc pode me enviar?

  99. Quero saber muito sobre o judaismo, eu na verdade eu amo o judaismo tenho vontade de visitar sinagogas até mesmo fazer parate do meio do povo hebraico. Eu amo o judaismo porque foi onde o cristianismo começou. EU SEI QUE OS JUDEUS ESPERAM OMESSIAS.ASSIM SEJS…….

  100. anapaula disse:

    e uma porcaria

  101. sara vasconcelos disse:

    valeu!me ajudou no trabalho da escola.
    obrigAdo fera.

  102. LOURDES disse:

    foi muito boa a materia ,mais eu prefiro ficar com o cristianismo mesmo,mais admiro muito toda essa honestidade deles,quem nos dera se no brasil houvesse honestidade,principalmente na politicalha,pois ser cristão ñ faz nimguem mais honesto,infelizmente!!!!

  103. Evangelista disse:

    Caro João, respeito como todas as religiões se expressam, não quero criar nenhum conflito, queria que você me respondesse, se poder, qual é liga do islamismo com os terroristas, por que eles fazem o que fazem?

  104. feritu disse:

    horrivelll

  105. camila disse:

    como voce tem tanta vontade de estudar isso????????
    coisa chata

  106. cibelle disse:

    eu achei bem interessante, e bem legal.

  107. idiota disse:

    idiota

  108. juliana disse:

    amigo que fez o site infelismente nao achei o que queria entao acrescenta alguma coisa ai

  109. ana julia e debor a disse:

    otimo , só falta o significado dos simbolos islamicos

  110. Cássio disse:

    mas e vc n consegue coloco os simbolos e seus respectivos significados

  111. larissa disse:

    eu gostaria de saber mais sobre a simbologia e seus rituais para o meu trabalho se puder me ajudar me enviando algumas coisa obrigada

  112. Grato amigo! Tenho site que caminha em linha parecida, abordando o existencialismo em diversas expressões, como a musical em especial, multimídia.

    http://www.joaotrindade.multiply.com

    Linkei vosso espaço!

    Saudação!

  113. Luiz disse:

    Opá , aproveitando o assunto o senhor poderia pesquisar sobre os Sufis. e a ordem dos assassinos (nazarins) que foram importantes para historia do Islã . São partes da história do islã que não devem ser esquecidas.
    Fique com Deus . ps : bom trabalho

  114. Andriele disse:

    gostaria de saber oque representa o Símbolo do Islamismo. Trabalho da escola com 2 perguntas;
    O que Representa? O que significa?

  115. GOSTEI MUITO MAS DA PR MELHORAR

  116. JOSE CARLOS GUIMARAES disse:

    OTIMO…!!!!!
    EXCELENTE…!!!!!
    ALTAMENTE ESCLARECEDOR…!!!
    SOH NAO ENTENDEU QUEM EH UM BURRO…
    E OBVIAMENTE NAO GOSTOU….!!!
    PARABENS!!!

  117. ana santos disse:

    qual a finalidade do hamadan mesmo por que depois do dia podem fazer de tudo explique me

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s