JUDAISMO – O ETERNO “EU SOU”

Publicado: novembro 30, 2007 em CIÊNCIA DA RELIGIÃO, IMAGENS, JUDAÍSMO, RELIGIÃO, SIMBOLOS RELIGIOSOS, TEOLOGIA

130px-star_of_davidsvg.png

JUDAÍSMO

NO PRINCÍPIO CRIOU, DEUS CRIOU.

É uma religião de salvação que também possui seu Livro Sagrado apresentado pelo próprio Deus a homens escolhidos por Ele. Os judeus também são descritos como o “povo do Livro”.
Seu livro sagrado é a TORÁ: A Tora são na verdade “os cinco primeiros livros da Bíblia cristã”, além de história possui 613 mandamentos fundamentais na vida judaica. Os judeus crêem que Deus enviou Moisés como o profeta que livrou os israelitas da escravidão.

Judaísmo (do hebraico יהדות, vindo do termo יהודה Yehudá ) é o nome dado à religião do povo judeu, e é a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras duas são o cristianismo e o islamismo).

A Grande Sinagoga (Velká synagoga) Plzeň, República Checa

Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado Adonai Meu Senhor, ou ainda HaShem, i.e. o Nome – ver Nomes de Deus no Judaísmo ) como Criador e D-us e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torá que seriam os mandamentos deste Deus. Dentro da visão judaica do mundo, Deus é um Criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence à uma linhagem com um pacto eterno com este Deus.

Há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a comunidade judaica, os quais são seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificações judaicas conforme sua interpretação do judaísmo. Entre as mais conhecidas encontra-se o uso de objetos religiosos como a kipá, costumes alimentares e culturais como cashrut, brit milá e peiot ou o uso do hebraico como língua litúrgica.

Ao contrário do que possa parecer, um judeu não precisa seguir necessariamente o judaísmo ainda que o judaísmo só possa ser necessariamente praticado por judeus. Hoje o judaísmo é praticado por cerca de quinze milhões de pessoas em todo o mundo (2006). Da mesma forma, o judaísmo não é uma religião de conversão, efetivamente respeita a pluralidade religiosa desde que tal não venha a ferir os mandamentos do judaísmo. Alguns ramos do judaísmo defendem que no período messiânico todos os povos reconhecerão YHWH como único D-us e submeter-se-ão a Torá.

Berechit bara Helorim et hashamaine veet haarats (Genesis 1:1)

Tal como o árabe, o hebraico, e a Torá deve ser lida da direita para esquerda. As letras do alfabeto hebraico existem apenas as consoantes. Alguns símbolos foram criados (massoretas) para dar som entendimento as palavras. A única palavra que não pode ser pronunciada pelos judeus é o nome de Deus. No qual chamam de “O ETERNO”. A palavra como conhecemos DEUS, não existe no alfabeto hebraico, é um tetagrama, não existe pronuncia, portanto o judeu para não errar o nome do eterno não o pronuncia. Chama-o de Adonai. YHWH.
A Tora possui cerca de 613 mandamentos, dos quais 248 são positivos e 365, negativos. Moisés recebeu nas tábuas instruções e leis da divindade.
Entre toda religião existe uma união indissolúvel entre a Palavra e a Escritura. A Palavra se faz Escritura e a Escritura se proclama, se canta.
Como Foi escrita: Deus escolheu homens para que ouvissem suas Palavras e a escrevessem. Dando origem então a Escritura, muitos séculos depois houve os concílios que seriam a reunião de sábios para que decidissem sobre a canonicidade, ou a validade desses livros, porque muitos outros livros foram escritos se intitulando como sendo a revelação de Deus.
O Judaísmo tem sua “fundação” no século XII aC. A história do povo judaico começa pelo ano de 1700 aC. Com Abraão. Portanto seu fundador é Moisés. Por que ele deus ao seu povo aos Dez Mandamentos, que são considerados a pedra base do Judaísmo.
1 – O judaísmo é comumente dividido nos seguintes movimentos:
Judaísmo ortodoxo (separado entre grupos “chassídicos” e “não-chassídicos”, chamados mitnagdim).
Judaísmo conservador (fora dos Estados Unidos é conhecido por Judaísmo Masorti).
Judaísmo reconstrucionista
Judaísmo da reformista (fora dos Estados Unidos também é conhecido como Judaísmo progressista e, no Reino Unido, Judaísmo liberal)
O judaísmo laico não é propriamente um movimento, mas uma visão de uma parte do povo judeu de que é possível viver o judaísmo desvinculado da religião.
Surgiram variadas formulações das crenças judaicas, a maioria das quais com muito em comum entre si, mas divergentes em vários aspectos. Monoteísmo – O judaísmo baseia-se num monoteísmo unitário estrito, a crença num único Deus. Deus é visto como eterno, o criador do universo e a fonte da moralidade.
Deus é unico – A idéia de Deus como uma dualidade ou trindade é herética para os judeus. É encarada como próxima do politeísmo. Curiosamente, enquanto que os judeus defendem que tais concepções de Deus estão incorretas, são geralmente de opinião que os gentios que têm tais crenças não são culpados.
Deus é onipotente (todo-poderoso) e onisciente (tudo sabe) e onipresente (está em todo lugar). Os diversos nomes de Deus são maneiras de expressar diferentes aspectos da presença de Deus no mundo. Ver a entrada acerca do nome de Deus no judaísmo.
Deus é não-físico, não-corpóreo e eterno. Todas as declarações na Bíblia hebraica e na literatura rabínica que utilizam antropormofismo são encaradas como conceitos linguísticos ou metáforas, por ser impossível falar de Deus de outro modo.
A Bíblia hebraica e muitas das crenças descritas na Mishná e no Talmud são tidas como produto de Revelação divina. As palavras dos profetas são verdadeiras. Moisés foi o maior de todos os profetas e também o mais humilde. Como um grande professor para o povo judeu.
A Torá (os cinco livros de Moisés) é o texto principal do judaísmo. O judaísmo rabínico defende que a Torá é idêntica à que foi entregue por Deus a Moisés no Monte Sinai. Os judeus ortodoxos acreditam que a Torá que existe hoje é exatamente aquela que foi entregue por Deus a Moisés, com um número reduzido de duvidas de cópia. Devido aos avanços nos estudos bíblicos e na pesquisa arqueológica e linguística, a maioria dos judeus não-ortodoxos rejeita este princípio. Em vez disso, aceitam que o núcleo da Torá Oral e Escrita pode provir de Moisés, mas afirmam que a Torá escrita que existe hoje foi amalgamada a partir de vários documentos.
Deus escolheu o povo judeu para participar numa aliança única com Deus; a descrição desta aliança é a própria Torá. Os judeus acreditam que foram escolhidos para desempenhar uma missão específica: para servir de luz para as nações e para ter uma aliança com Deus tal como descrito na Torá.
A era messiânica. Haverá um Mashíach (Messias), e uma era messiânica.
A alma é pura no momento do nascimento. As pessoas nascem com um yêsser hattôb, uma tendência para o bem, e com um yêsser harâ’, uma tendência para o mal. As pessoas podem expiar os seus pecados. A “profissão de fé” de um judeu é: “Shemá‘ Yisraél Adonay Elohênu Adonay echad” Tradução: “Ouve israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um” (Nota-se que muitos judeus asquenasí usam aqui a palavra hebraica ‘Hashem’ em lugar de ‘Adonay’, literalmente “o nome”, como uma alusão a Seu Santo Nome que não pode ser pronunciado ou escrito.).

MAIS INFORMAÇÕES:
Dor: Por que Deus permite a desgraça no presente? Por que justamente o inocente deve sofrer? Um pensamento judaico responde sustentando ser necessário curvar-nos à vontade todo-poderosa de Deus, mesmo quando não a compreendemos.
Facções: No tempo de Cristo existiam os Fariseus )admitindo a ressurreição); os Saduceus (os que negavam); e a dos Essêniosue teria sofrido influência do Budismo,mas não se tem documentos para provar.
Pecado: É uma revolta contra Deus e um rebaixamento da própria natureza do homem. É o que nós encontramos nos outros povos. É uma infidelidade ao eterno.
Ritos: Rito da iniciação; circuncisão; Casamento.
Morte: Os mortos vão para o Sheol, tanto os bons, como os maus. Os justos ficam até o juízo final, quando serão ressuscitados e recompensados. Aceitam a ressurreição, não a reencarnação.
Moral: Além dos dez mandamentos, há muitas outras leis a serem observadas.
Festas: Páscoa; Shavwót;Sucót;Rosh Hashnaah; Yon Kipur;
Oração: Deus houve sempre a oração;
Credo: Maimônides resumiu a fé judaica em treze artigos:
Deus criou e governa todos os seres;Deus é uno; Não tem corpo; É eterno; Deve ser o único a ser adorado; Todas as palavras dos profetas são verdadeiras; Moisés é o maior dos profetas; toda Tora é que foi dada a Moisés; Deus conhece todas as ações e todos os pensamentos dos homens; Deus recompensa os que observam seus mandamentos e pune os que transgridem; Deus fará vir o Messias; Deus fará reviver os mortos.
As Festas Judaicas
As datas das festas religiosas dos judeus são móveis, pois seguem um calendário lunisolar. As principais são as seguintes:
Purim – os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro.
Páscoa ( Pessach ) – comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 AC.
Shavuót – celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C.
Rosh Hashaná – é comemorado o Ano-Novo judaico.
Yom Kipur – considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.
Sucót – refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito.
Chanucá – comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém.
Simchat Torá – celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

Anúncios
comentários
  1. ronaldo burla disse:

    Bom o blog e as definições , mas se ler mais atentamente, sua própia definição de divisão do Judaísmo , verá que não tem nada a haver colocar Judaísmo messiânico lá , pois como tu mesmo o disse , ” SENDO EFETIVAMENTE UMA SEITA CRISTÃO QUE PREGA…” judaismo messiânico , deveria estar numa hipotética lista de cristianismo , como tal. Obrigado.

  2. joaobosco disse:

    Muito grato pelo seu comentário Ronaldo,
    Voce tem razão em sua afirmação..tanto que resolví retirar o texto que fala do Judaísmo messeânico.

    Abraços,
    JB

  3. cajui disse:

    esse saide fala bastante sobre as religioes!!!!!!!!!!

  4. Ana Lúcia disse:

    Tenho uma dúvida, o que o Judaismo promete a seus fiéis?
    Assim como o catolicismo promete o céu e tal, o que o Judaisdmo promete?

  5. joaobosco disse:

    Promete o paraíso.
    Por ser uma religião profética de salvação. É isso que ela promete. Estar no seio de Abrãao…

  6. Celso disse:

    Vocês judeus fanáticos deviam lêr mais estudos científicos que tem revelado muita coisa nova sobre a Bíblia e a religião israelense do passado.

    Deviam deixar o preconceito e o fundamentalismo e olhar mais para o ser humano como criatura de Deus.

  7. joaobosco disse:

    Olá Celso,

    Obrigado pela visita, tenho no entanto que falar pra voce….

    Eu não sou judeu (escritor da página) Sou cientista da religião e aqui faça uma apresentação sobre as religiões!

    Leia o que voce escrreveu e pense: QUem está sendo desumano e radical????
    Abraços,
    JB

    P.S. Se voce observar um pouco, verá que eu escreví sobre o Islamismo, cristianismo, candomblé……..

  8. Carlos Nascimento dos Santos disse:

    Ola!
    Estou começando a estudar o judaismo,e gostaria de ter uma informação completa sobre Jesus Cristo ( não aceito pelos judeus)a origem dele, se realmente veio de uma virgem,( pois os judeus dizem que yeshua foi um rabino,) e quem na realidade foi gerado pelo poder de Deus no ventre de uma virgem ( Maria) pois Isaias prefetizou que do ventre de uma virgem sem a participação do homem seria gerado um menino que deveria se chamar emanuel( Deus conosco) afinal quem é realmente Jesus e Yeshua? as mesmas pessoas? ou pessoas distintas.
    sds
    Carlos

  9. Ilidio Lara disse:

    O judaismo está a espera da vinda do Messias pela primeira vez, enquanto o catolicismo espera sua segunda vinda. Sobre o Messias, encontre na internet, site de busca o livro intitulado “Messias, o Astro do Céu’. O referido livro trata-se do que verdadeiramente agrada a Deus.

  10. shalom.eu pasei a estudar o judaismo muitas coisas são verdadeiras.deus vem di zeus,elohim vem di huhim,yahuh vem yhwh ese é oserto.

  11. Thamires disse:

    Porque há divisão no islamismo ?

    Ps: Pesquisa de trabalho !

  12. joaobosco disse:

    Ha sim! Existem divisões no Islamismo. É so buscar os Xiitas e os n

  13. Qual o nome da estrela de “DAVI” ?

  14. Elysson disse:

    Gostei muito sobre a explicação da da sobre a religião judaica e ela tem muito a haver com aquilo que acredito. Eu sou crente em Yeshua, e gostaria que o senhor me enviasse se possível um estudo explicando se realmente Yeshua era um rabino haja visto que ele podia pregar na sinagoga, e isso só era permitido aos tais. por enquanto….
    Elysson Oliveira

  15. lucas disse:

    preciso saber como os pais se preparam para receber o nascimento do(s) filho(s) no judaismo alguns rituais para um trabalho

    muito obrigado

  16. EDIZIO BELO - fotaleza-ce disse:

    conheci o judaismo através de um amigo. quero me aprofundar no assunto. será que alguem pode me ajudar??.

  17. Quero saber mais sobre o povo hebreus. É possivel uma mulher mesmo que não seja judia converter para o judaismo?

  18. QUERO VISITAR UMA SINAGOGA É POSSIVEL?

  19. rogerio disse:

    vcs. se apegam muito as letras. deviam esperimentar pratica o que se fala de jesus nos evangelhos.. porque só quando vcs crerem com o coração é que verão o poder Deus,(jesus)o filho de Deus.o intelecto,a mente com seus pensamentos naturais não tem nenhum vinculo com fé em jesus cristo, pois esta está vinculada a palavra de Jesus, o verbo de Deus.amém. experimente crer nele… um abraço.

  20. EDIZIO BELO disse:

    Oi moro em fortaleza, connheci a pouco tempo a religião judaica, chamada de congregação caminho dos israelitas. ettou estudado muito sobre essa religião (judaica)como vc pode me ajudar? gostei muito da sua esplanação sobre o assunto.

  21. valdirene mascarenhas disse:

    Ñ SEI PQ VCS QUE DIZEM ESTUDAR HEBRAICO E ENSISTE EM FALAR JUDEUS,JESUS,JERUSALEM,ETC.SE ATÉ ONDE EU SEI A LETRA (J) Ñ EXISTE NO ALFABETO HEBRAICO,E ATÉ ONDE EU SEI A LETRA (J) SÓ VEIO EXISTE EM 1.515.CHEGA DE TANTAS MENTIRA VAMOS FALAR A VERDADE,FALAR QUE JESUS SIGNIFICA CAVALO,QUE DEUS É O MESMO QUE ZEUS,DEUSES DA GRÉCIA…

  22. valdirene mascarenhas disse:

    .
    Não tenho como objetivo ferir a fé de ninguém, mas apenas mostrar a verdade de acordo com as Escrituras Hebraicas e chamar as tribos perdidas de Ysrael para um verdadeiro Teshuvah (regresso, arrependimento) aos braços de YAH! O nosso supremo Criador.

  23. valdirene mascarenhas disse:

    (Yochonan/João 4:22) diz: “Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos Ysraelitas”
    É chegado o tempo de fazermos pelo poder e a força do espírito do Kadosh YHWH a continuação da revolução dos Macabeus, proclamemos e façamos hoje uma nova Hanukkah (dedicação e purificação) nas Escrituras Kadosh que caíram em poder dos arquiinimigos do povo kadosh de Israel, pois deliberadamente nossos inimigos introduziram o nome do demônio maioral dos cananeus-gregos-romanos em todas as cópias dos livros das Escrituras traduzidas pelos teólogos e tradutores cristãos, principalmente para língua portuguesa e espanhola, língua que nos é familiar.
    Da mesma forma que os Gregos de forma deliberada, fazendo uso da força e da violência introduziram Zeus dentro do templo no lugar mais puro, com o claro objetivo de Zeus ser adorado no lugar de YHWH, Também semelhantemente, o cristianismo gentilizado sob o comando dos bispos traidores da fé Israelita nazarena e estes bispos “biônicos” conjuntamente com o rei-teólogo cristão Constantino, de forma gradual, sutil e astuciosa, introduziram pelo uso do engano, do erro, adulteração, corrupção, dinheiro, força e violência, sim, introduziram o nome de Zeus mais uma vez, só que desta vez, dentro dos livros sagrados dos hebreus – o Tanach e a nova aliança, com o mesmo objetivo, fazer com que Zeus-Dios seja adorado no lugar de YHWH, pelo que Zeus é adorado pelas massas ignorantes de cristãos e efraimitas com os nomes de: Dios, Deus e Je-Sus. Meu objetivo é provar escrituralmente a relação entre Zeus-Dios-Deus-Theos-Baal-Jupiter-Jovis, todos são nomes diferentes de um único demônio: Hasatan, popularmente conhecido como Satanás. (Isaías 14,12-15) diz: 12. Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra, tu que
    prostravas as nações! 13. Tu dizias: Escalarei os céus e erigirei meu trono acima das estrelas. Assentar-me-ei no monte da assembléia, no extremo norte.
    14. Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo. 15. E, entretanto, eis que foste precipitado à morada dos mortos, ao mais profundo abismo.( sheol tartí)

  24. vera sanches disse:

    eu estive emganada muitos anos nessas religião do sistema mas quando botava meu coração na verdades eu orava e pedia averdades eu tinha sonhos profeticos que hoje eu fui liberta de tudo so busco o pai eterno o espirito verdadeiro o eterno grandioso poderoso só ele é eterno eu sou amém

  25. Lay disse:

    Olá.
    Pelo o que entendi a Torá, corresponde aos primeiros cinco livros da Bíblia cristã, correto? Quando existe referência a se observar a Torá, está se referindo a exatamente o que? A se cumprir os dez mandamentos? Ou a tudo o que está escrito nos 5 primeiros livros do Pentateuco? Se for relativo a fazer tudo o que está no Pentateuco, como um judeu lidaria com questões (ordens) em se castigar severamente aos filhos? A se apedrejarem pessoas que cometem adultério, homossexuais etc. ? A questão da carnificina a outros povos? Como um judeu lida com isto no passado e nos dias atuais? O judeu usa o termo “Palavra de Deus” ou Bíblia sagrada para se referir a Torá? O que é Tanack (acho que é assim que se escreve.)? Desculpa são muitas as dúvidas. E gostaria de elucida-las com alguém que estuda ou é judeu de verdade ou um rabino e não com religiosos de outras religiões, pois seriam tendenciosos, e eu só quero entender. Não quero me converter a nada e ninguém rs.
    Aguardo respostas.
    Grata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s