HÁBITOS ALIMENTARES (QUER DIZER: ANOMALIAS ALIMENTARES)

Publicado: dezembro 1, 2007 em ARTIGOS, IMAGENS

Conheça abaixo alguns deles:

1. Anorexia

disturbio10.jpg

 A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

Os seguintes indicadores ou sintomas sugerem diagnóstico clínico de anorexia:

* Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
* Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
* Negação quando questionado sobre o transtorno.
* Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.

2. Xilofagia

disturbio9.jpg

Xilofagia é uma condição que envolve o consumo de madeira, característica de alguns animais, tais como o cupim ou o taredo.

Crianças mais jovens podem desenvolver xilofagia, mas não é normalmente associada a problemas psicológicos.

3. Trichofagia

disturbio8.jpg

Trichofagia é o hábito compulsivo de comer cabelo. Na maioria das vezes, quem tem cabelos longos costuma mastigá-los e, em seguida, engoli-los. O cabelo naturalmente compromete o trato gastrointestinal, provocando sintomas como indigestão e dor no estômago. Recentemente publiquei aqui no Buteco um post que falava sobre uma mulher que sofreu uma cirurgia no estômago para remover uma bola de cabelo de quase 5 kg.

4. Hialofagia

disturbio7.jpg

Hialofagia consiste na ingestão de vidro. A hialofagia é um transtorno altamente perigoso, pois o consumo de vidro pode abrir um corte no estômago, intestinos ou garganta, uma vez que passa através do sistema.

5. Urofagia

disturbio6.jpg

Urofagia consiste no consumo de urina – quer seja a sua própria ou de terceiros. Urofagia é normalmente considerada inócua, pois a urina de indivíduos saudáveis é estéril. No entanto, existe um pequeno risco, se houver a presença de doenças, ou infecções bacterianas na uretra. Pode também haver efeitos secundários, tais como erupções cutâneas em indivíduos sensíveis à urina.

6. Geofagia

disturbio5.jpg

Geofagia é uma prática de comer substâncias terrestres (como argila), frequentemente para melhorar uma nutrição deficiente em minerais.

Enquanto é mais frequente em sociedades rurais ou preindustriais em mulheres grávidas, ocorre também em crianças e como um distúrbio psicológico na alimentação. Geofagia é um tipo de distúrbio conhecido como unidade de medida em impressão.

Geofagia foi praticada também por nativos americanos que comeriam a terra com bolotas e batatas para neutralizar alcalóides potencialmente prejudiciais.

7. Antropofagia

disturbio4.jpg

Não pode ser confundido com o totalmente diferente “antropologia”. Este é também mais conhecida como canibalismo. Entre os seres humanos tem sido praticado por vários grupos na antiga Europa, na Bacia Amazônica, geralmente em rituais ligados às guerras tribais.

8. Autosarcofagia

disturbio3.jpg

Este distúrbio é também conhecido como auto-canibalismo. É categorizadas como desordem relacionadaa ao consumo de coisas que não devem ser consumidas. Algumas pessoas envolvem-se no auto-canibalismo como forma extrema de modificação corporal, por exemplo comendo sua própria pele. Outros vão beber seu próprio sangue, uma prática denominada autovampirismo.

Em 13 de janeiro de 2007, o artista dinamarquês Marco Evaristti ofereceu um jantar para seus amigos mais íntimos. A refeição principal era uma massa, coberta por bolas de carne feitas com a gordura do próprio artista, removido no início do ano em uma operação de lipoaspiração.

9. Coprofagia

disturbio2.jpg

Coprofagia, prática de ingestão fezes. Ocorre naturalmente em algumas espécies de animais, como cães, gatos, insetos e aves. Relata-se também tal prática em seres humanos, porém sob a categorização de patologia de ordem psíquica, ou desvio sexual.

Em práticas de dominação sexual entre duas ou mais pessoas a pessoa dominante por vezes pode defecar sobre seu escravo, no rosto ou até dentro de sua boca obrigando-a até a ingerir suas fezes (da pessoa dominante) isto também é denominado “scatsex”.
Acredita-se que a coprofagia em cães ocorre por falta de alguma enzima no organismo.

10. Necrofagia

Em biologia chamam-se detritívoros ou necrófagos aos animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas e animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. No caso dos humanos não é diferente, algumas pessoas desenvolvem o hábito de comer carne humana em decomposição.

Fonte: Wikipedia

Anúncios
comentários
  1. Noite disse:

    uouuuuuuuuuuu

  2. elisangela moreira maestrini disse:

    quebrei uma lampanda (dilui bem os caquinhos) mas já passaram quase 24 horas e não estou tendo sintomas alguns o que faço?

  3. elisangela moreira maestrini disse:

    quebrei uma lampanda (dilui bem os caquinhos) mas já passaram quase 24 horas e não estou tendo sintomas alguns o que faço? por fVOR PODE ME DAR UMA RESPOSTA URGENTE

  4. Mylena disse:

    UAU ZIKA ESSE TEXTO DIREI NOTA 10 NA ESCOLA MUITO OBRIGADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s