RITOS DE PASSAGEM – RELIGIÃO

Publicado: fevereiro 29, 2008 em ARTIGOS, CIÊNCIA DA RELIGIÃO, IMAGENS, RELIGIÃO, RITOS DE PASSAGEM

Os rituais são ações que se repetemde forma bem conhecida ajudam os indivíduos a organizarem a vida  e darem-lhe um significado, por serem prognosticáveis e terem sido executados do mesmo modo durante gerações. Os ritos de passagem acontecem em todas as religiões, podendo at´pe ser de natureza secular. Os ritos de passagem são os atos que assinalam a transição de um estagio de vida para outro – O nascimento, a chegada a fase adulta, o casamento e morte. Os rituais de morte são os mais curiosos, concetram-se em levar o indivíduo em questão ao mundo dos vivos para o mundo dos mortos.

 Nas religiões indíginas a iniciação na idade adulta e os ritos de m orte parecem ser os atos mais

importates. Sem estes não se fazem transições.Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Os ritos de passagem podem ter caráter religioso, por exemplo. Cada religião tem seus ritos de passagem, sendo parecidos com de outras religiões, ou não. Rituais de iniciação de todos os tipos ainda existem em todos os continentes: circuncisão nas sociedades da África Ocidental, seções de tatuagens nas sociedades da Indonésia, ritos de subincisão na Austrália e por aí vai. Só que atualmente nem todos os jovens parecem aceitar completamente tais ritos, mesmo nos cantos mais longínquos do planeta. É que muitos começam a pensar em seu futuro num mundo globalizado e preferem evitar os rituais que deixam marcas visíveis que os tornariam alvo de preconceitos ou de restrições.

Sem ritos de passagem, os jovens buscam substitutivos. Alguns se apegam às tradições da vida civil, cumprindo à risca os rituais típicos dos tempos de seus bisavós, tais como a seqüência noivado – casamento com o vestuário, a pompa e a circunstância de outrora. Outros tomam o rumo oposto e se arriscam em manifestações de selvageria, mergulhando na droga, na delinqüência ou no fundamentalismo religioso.

Vejamos algumas imagens sobre os ritos de passagem em religiões antigas – Aqui,  apresentamos os RITOS INICIÁTICOS DOS MANDAM. Os mandam eram um povo que índio que vivia na América do Norte, agora extinto, que vivia nas zonas mais altas junto ao rio Missouri. Acreditavam em Deus e nos espiritos malignos presididos pelo Grande Espirito, sua escatologia era a seguinte: Na orte irian para o inferno frio ou para os campos de caça quentes e belos. Esses ritos eram realizados quatro vezes por ano. os homens passavam por ritos tormentosos que acalmavam os maus espiritos.

 cabana.jpg

                                                 NA CABANA DA MEDICINA

Os iniciados entravam na cabana segundo o primeiro ou único homem que chegara
a aldeia na véspera. O primeiro homem fumava uma cachimbada pelo seu Êxito e designara um mestre de cerimônias que, em voz alta, pedia força ao grande Espírito.

 indio-negro.jpg

 ORDÁLIOS RITUAIS

A circuncisão, ou imbalu, os Gisu – Povo de Uganda – é um tipo clássico de órdálio que só qualifica um rapaz como sendo homem. O rapaz junto a uma roda de homens (familiares) não deve expressar medo. A circuncisão é celebrada com festa.

A MASCARA FEMININA 

mascara-feminina.jpg

A MÁSCARA MASCULINA

mascaramasculina.jpg

indios-puxando.jpg

 A TORTURA AUTO-INFLIGIDA

 No último dia os iniciados eram cortados no peito, ombros, braços e pernas, e inseriam-se-lhe nas feridas estilhaços de madeira. depois penduravam-nos, comoi se vê aqui. Suspendia-se pesos nos estilhaços dos braços e das pernas e fazia-se rodar o iniciado até desmaiar. então era retirado e deixado “morto”, à guarda do Grande Espírito. Esse mesmo exercício é realizado hoje, inclusive no Brasil, a grupos que participam e se “suspendem”, com pendulos nas costas e nas pernas, ou pelo tórax.

 A DANÇA DO BÚFALO

Enquanto os iniciados eram preparados para o ordálio, fora da cabana havia danças e outras cerimônias. Pediam ao Grande Espírito que continuasse a sua influencia enviando aqueles animais para se alimentarem durante o ano.

a-danca-do-bufalo.jpg

Anúncios
comentários
  1. retawa disse:

    legal e esse site

  2. sandra disse:

    estas imagens foram tiradas do livro Para Entender as religiões? João Bosco é especialista em ciencias da religião? tenho interesse nesse assunto.

  3. joaobosco disse:

    Algumas das imagens sim! Foram retiradas desse livro e de outros amiga. Sou sim! É minha profissão e minha paixão!

    JB

  4. Elo!!! disse:

    Mto bom esses rito pois são coisas que estudamos e entramos nas religiões, culturas.

  5. isabela disse:

    Era o que realmente eu estava procurando,estou trabalhando ensino religioso com ensnino fundamental.

  6. karen ericka disse:

    muito obrigado aqui tem tudo o que eu preciso estou fafazendo um trabalho de ensino religioso. e queria perguntar se o joao bosco ja pensou em trabalhar com outros ritos?

  7. santos disse:

    LEIA 21 DE APOCALIPSE, OS IDOLATRAS, OS CAES, OS MACUMBEIROS, OS FEITICEIROS, ETC, NÃO HERDARAM O REINO DOS CÉUS, SO A DEUS ADORARAS E SO A ELES SERVIRAS.( DEIXA ESSAS COISAS SATANICAS DE LADO, E VÃO RPOCURAR A SALVAÇÃO DAS VOSSAS ALMAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s