CORPUS CHRISTI – UM FERIADO SEM SENTIDO PARA MUITAS CRENÇAS

Publicado: maio 22, 2008 em ARTIGOS, CATOLICISMO, CIÊNCIA DA RELIGIÃO, FERIADOS RELIGIOSOS, RELIGIÃO, TEOLOGIA

QUAL A ORIGEM DA FESTA

O governo brasileiro ainda tem seu cordão umbilical preso a uma instituição que não é mais a majoritária no Brasil. (JÁ EXPLIQUEI QUE NÃO TENHO ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA A IGREJA ROMANA), o que sempre proclamo aqui é de que se há feriados de uma comemoração religiosa qualquer, deve haver muitas outras das religiões existentes no Brasil. Dia do Orixá, dia do nascimento de Alan Kardec, dia da Reforma Protestante e por aí vai..todas evidentemente sendo feriado.
Um dos feriados religiosos que ainda permanecem é o dia em que se comemora a festa de Corpus Christi (expressão latina que significa “Corpo de Cristo”).
A festa é celebrada anualmente, mas não tem um dia fixo, ou seja, sua data é móvel e deve sempre ocorrer numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste ano, será comemorada em 10 de junho.
Na realidade, a observação da festa deveria ocorrer na quinta-feira da semana santa, o dia da última Ceia, mas foi transferida para outra data para que não fosse prejudicada por causa das celebrações em torno da cruz e da morte de Jesus Cristo, na sexta-feira santa.

A ORIGEM DA COMEMORAÇÃO

Tudo começou com a religiosa Juliana de Cornellon, nascida na Bélgica, em 1193. Segundo alegou, teve insistentes visões da Virgem Maria ordenando-lhe a realização de uma grandiosa festa. Juliana (mais tarde Santa Juliana) afirmava que a festa seria instituída para honrar a presença real de Jesus na hóstia, ou seja, o corpo místico de Jesus na Santíssima Eucaristia.
Ainda quando era bispo, o papa Urbano IV teve conhecimento dessas visões e resolveu estendê-la à Igreja Universal, o que então já era uma verdadeira festa. Pela bula “Transituru do Mundo”, publicada em 11 de agosto de 1264, Urbano IV a consagrou em todo o mundo, com uma finalidade tríplice:

1 – Prestar as mais excelsas honras a Jesus Cristo

2 – Pedir perdão a Jesus Cristo pelos ultrajes cometidos pelos ateus

3 – Protestar contra as heresias dos que negavam a presença de Deus na hóstia consagrada

O ofício foi composto por São Tomás de Aquino, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

COMEMORAÇÕES NO BRASIL

No Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis. Na época colonial, a festa tinha uma conotação político-religiosa. É que dias antes das procissões, as câmaras municipais exigiam que as casas de moradia e de comércio fossem enfeitadas com folhas e flores. Na época, quando o Brasil ainda era uma colônia, participavam da procissão membros de todas as classes, incluindo os escravos, os leigos das ordens terceiras e os militares. Durante muitos anos, o entrosamento do povo com o governo, e vice-versa, foi praticamente completo. Um exemplo que comprova esse fato ocorreu em 16 de junho de 1808, quando D. João VI acompanhou a primeira procissão de Corpus Christi, realizada no Rio de Janeiro.

AS PROCISÕES

O que marca a festa de Corpus Christi são as procissões, quando ocorrem as ornamentações das ruas com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como papel, papelão, latinhas de bebidas, serragem colorida, isopor, etc. Desenhos são elaborados nessa ornamentação com as figuras de Jesus, do cálice da Ceia e da Virgem Maria. Utilizam-se toneladas de materiais para formar os tapetes vistosos e admirados pelos que acompanham as procissões.
O momento mais solene da festividade de Corpus Christi é quando o hostiário, onde estão depositadas as hóstias ainda não consagradas, é conduzido nas procissões por um líder da alta hierarquia católica. No momento em que o hostiário passa, um silêncio profundo é observado por todos os presentes e, de uma extremidade a outra, toca-se a sineta que anuncia a passagem do cortejo. As reações das pessoas são as mais variadas. Algumas se comovem ao extremo e choram, outras se ajoelham diante do hostiário. De ponto em ponto, há uma parada, quando, então, se entoam cânticos tradicionais. Segundo a liderança romana, as ornamentações são feitas para que o Corpo de Cristo possa passar por um local digno, para ser visto por todas as pessoas. Representa uma manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

EUCARISTIA

Ensinando sobre a Eucaristia, diz a Igreja Católica: “A Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual”.
Ensina, ainda, que na Eucaristia está o mesmo Jesus Cristo que se encontra no céu. Esclarece também que essa mudança, conhecida como transubstanciação, “ocorre no ato em que o sacerdote, na santa missa, pronuncia as palavras de consagração: ‘Isto é o meu Corpo; este é o meu sangue’”.
O catecismo católico traz uma pergunta com relação ao Sacramento da Eucaristia nos seguintes termos: “Deve-se adorar a Eucaristia?”. E responde: “A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque ela contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor”.

SENSO CRÍTICO

Está explicada a festa, os por ques e a comemoração. Na religiosidade está perfeito, muito bonito, inclusive na fé católica romana está mais do que amparada as explicações….

O que não admito é o FERIADO. O que os praticantes do budismo tem a ver com essa comemoração? O que os Kardecistas tem haver? O que os evangélicos podem esperar e usufruir desse feriado? E as religiões afro?

Achp que há dois aí que levam o crédito:  Aigreja Romana que ainda tem muita força no Brasil e o governo no nome de seus presidentes que SEMRPE na história do Brasil foram coniventes (para não dizer que sempre ajudaram a esse grupo e excluiram os demais) com a igreja Romana em detrimento aos outros grupos religiosos.

Ler também o post que escrevo sobre os feriados brasileiros.

Anúncios
comentários
  1. Sérgio disse:

    Imagina um mundo sem o feriado do NATAL (Católico), sem a Páscoa (judaica e católica)… Seria um mundo…

  2. Jairo disse:

    Gostaria que todos os dias fossem dias santos cotólico e que fossem feriados nacionais, todos os dias, quem não é católico vai a praia, cinema, ou fica em casa dormindo etc..

  3. Lila disse:

    As pessoas estão sendo enganadas , pois não tem o conhecimento da Palavra de Deus e começam a criar datas , muda comemorações, que não condizem com que esta na Biblia, isso é muito triste.
    Como a Páscoa que se comemora no mês de março/abril que é a libertação de Israel do Egito, relembrar aos filhos de Israel que Deus poupou seus primogênitos (Ex12.27), nada a ver com a morte e ressureição de Cristo.
    Festa de Pentecostes mês de maio/junho , O derramamento do Espirito Santo na Igreja para dedicar e consagrar os primeiros frutos da colheita do trigo. Ex23.16, Lv23.1-23, Nm28.26-31.
    Devemos procurar o que agrada ao Senhor.

  4. gecionny disse:

    Os anglo-católicos(Católicos dentro da Comunhão Anglicana) também comemoram o feriado de Corpus Christi…aqui em Natal já celebramos duas vezes tal solenidade.Agora realmente esse feriado é um resquício do período do Padroado e do Império onde o catolicismo era a religião oficial,contudo Deus me livre de defender o final dos feriados católicos…o que só aumentaria minha carga de trabalho e diminuiria meu tempo para a família,lazer e para as atividades eclesiais.

    Rev.Gecionny Pinto,tssf

  5. temos que engolir mes essa?

  6. João Paulo de Oliveira disse:

    Questão cultural meus amigos! Não confundir Estado laico com estado Ateu!

  7. luiz disse:

    felizmente os catolicos ainda são maioria…. os incomodados que se mudem.

  8. zenobio Castro disse:

    Dá até nojo ver tanto despreparo do autor do artigo e falta de conhecimento do catolicismo do mesmo. acho que vc deve ser algum mal amado ou então um dos muitos que se mordem de inveja da igreja de Cristo…. vocês falam tanto, criticam tanto, mas não sabem nada, absolutamente nada. se for tirar os feriados Catolicos que é a primeira igreja cristã, fundada e alicerçada pelo proprio Cristo, voces deveriam tambem banir inueras coisas, começando pelo calendario dentre tantas outras que são genuinamente cristã catolica.
    com tanta coisa para se preucupar e voces se preucupando com besteira que não levam ninguem a nada, se não querem feriados, no dia do feriado vocês vão trabalhar, coisa que duvido que voces façam, afinal são voces que mais curtem os feriados religiosos.

  9. Gil Gregor disse:

    Esse povo tem é que trabalhar! Nunca vi religião nenhuma sustentar ninguém, tem que acabar com essa palhaçada de feriado religioso; judeu ou seja que fanatismo for, vamos pisar no chão e deixar o ” céu “; ” inferno ” ou a pqp, para quando chegar por lá, ai vc acerta as contas com : São Pedro; São Qualquer coisa ou o Diabo que te carregue.

  10. Aida disse:

    Saber respeitar o credo de cada pessoa é inerente ao ser humano evoluido e com grande crescimento espiritual.

  11. lucio lopes disse:

    Luiz disse os incomodados que se mudem, o ignorancia não sabe nada , feriado catolico tem acabar, e um atraso para Nação, e não esta na Biblia so eles que viram a hostia sangrar como sempre os milagres, so padres e freira que viram santo os servos catolicos e peão, servem ao homem, cegueiura espiritual, tão preguisoso que o padre leia biblia para eles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s