ANIVERSÁRIO DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM NATAL – O RESGATE DA HISTÓRIA – Aniversário? Qual data correta? CUITÉ OU NATAL?1911 – 1914 – 1916 – 1918?

Publicado: maio 25, 2008 em ARTIGOS, CRITICA, PROTESTANTISMO, RELIGIÃO, TEOLOGIA

Foto de Jota Bê

TEMPLO EM CUITÉ/RN

Interessante como as instituições podem mudar um complexo sistema, a história e as verdades conforme seus interesses. E isso vale para as instituições religiosas. Recentemente lançei um livro na cidade do Natal. Nele contemplava uma discussão sobre o pentecostalismo e estava incerida a história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Ao conversar com seu Presidente na capital, ele entendeu e aceitou a história que eu havia narrado, por que inclusive, esse mesmo presidente conhecia aquela história. Mas fiquei surpreso ao ver essa igreja comemorando seu aniversário de chegada em uma data posterior, que inclusive não está escrito nem nos livros publicados pela CPAD, sua editora.

Um dos maiores folcloristas e históriador do RN, Camara Cascudo apresenta o ano de 1914 para a chegada dos pentecostais no Estado, a igreja A. de Deus apresenta em seus livros o ano de 1916, Eu apresentei com testemunhas e documentação a data de 1911. Agora, a Igreja A. de Deus está apresentando uma outra data para sua chegada em solo potiguar a data do primeiro batismo. Sabe lá o porque…

Se assim o for, está discartado a chegada dos primeiros missionários da A. de Deus ao Brasil no ano de 1911, que inclusive não eram da Assembléia de Deus na época, eram Batistas.

Se é para ser incoerente como os pseudos historiadores da Igreja Assembléia de Deus em Natal querem, esta igrejinha de que falo logo abaixo, como parte integrante de meu livro, não foi a primeira igreja pentecostal em solo brasileiro, fundada por pentecostais.

Há um verdadeiro descaso e desrrespeito a sua própria história, que inclusive nem siquer citam a história e nem procuram saber sobre a vida desses primeiros evangelizadores (para os cristãos evangélicos).

Observar que esse cartão data de 1916 . A Srª Olívia na verdade fora batizada em 1912 por Daniel Berg, a data foi computada depois. Mas poderemos observar a primeira incoerência. Ela morava em Natal, foi batizada  no Rio Grande do Norte e depois vai para o Rio de Janeiro….mas e o aniversário da Igreja de Natal ??? Não se diz que a Igreja chegou em 1916… essa irmã não consta nos primeiros batizados.

Vejamos um pouco da história desse movimento cristão no Rio Grande do Norte. Parte integrante do livo: METAMORPHOSIS E NEKROSIS – e parte do próximo trabalho do autor já no prelo.

As religiões surgem e vão mudando junto com a história, de acordo com seu contexto. O movimento pentecostal chegou ao Brasil em 1910 com a organização e instalação de uma denominação por nome Congregação Cristã do Brasil; a segunda a se organizar foi a Igreja Assembléia de Deus e a terceira: a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.
O pentecostalismo foi um dos fenômenos religiosos mais discutidos no século XX e nesse início de século XXI e a produção literária sobre o assunto cresce cada vez mais nas universidades. O movimento desperta o interesse dos estudiosos por suas práticas religiosas, suas divisões, seu crescimento vertiginoso no Brasil, disputando espaço até mesmo com a Igreja Católica Romana que se incomodou pela quantidade de fieis perdidos para os pentecostais. No Estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente na cidade do Natal não foi diferente. Enumeramos as igrejas pioneiras e os principais grupos pentecostais em seus começos.
Segundo o Pastor Jozenil Barbosa de Araújo, (Dirigente da Igreja Assembléia de Deus no bairro de Candelária – 2007) professor de história das Assembléias de Deus no Brasil, somente no ano de 1916, é que alguns norte-riograndenses que haviam ido ao Pará buscar uma melhor sorte, retornaram a Natal neste ano trazendo a mensagem de fé pentecostal. Esses relatos são os oficiais e estão documentados no livro: História das Assembléias de Deus no Brasil, ALMEIDA (1982, pág. 79).
CASCUDO (2000) defende que em 1914 famílias vieram para Natal de Manaus, e trouxeram os cultos da Assembléia de Deus para as terras potiguares. Nesta data apresentada por Cascudo, é improvável que os missionários suecos tenham ido a Manaus.
Acontece que em pesquisa de campo, descobriu-se que famílias haviam chegado não de Manaus como afirmara CASCUDO, nem na data que apresenta a história oficial das Assembléias de Deus.
Uma história marginal sobre a chegada dos primeiros pentecostais a chegar em terras potiguares.
Quando se encontrava no Pará de 1910 à 1911 um homem por nome: Manoel Luiz de França converteu-se ao evangelho quando trabalha naquele Estado onde tentava, junto com muitos outros nordestinos, uma sorte melhor nos seringais. Segundo informações colhidas, ele foi convertido ao ouvir a pregação dos próprios missionários fundadores da Assembléia de Deus (1911) (Guinar Vingren e Daniel Berg).
Após converter-se, partiu do Pará e veio direto para o Rio Grande do Norte (sua terra de origem) .
Os dados de CASCUDO (2000) como os de ALMEIDA (1982), são relatos verdadeiros (segundo a ótica dos autores), porém, esse fato novo narrado é um fato inédito na literatura, histórico, e da maior importância para a igreja potiguar e em especial a Igreja Assembléia de Deus que poderia averiguar, dar maior crédito às fontes orais ainda vivas. Talvez a compreensão de sua história traga luz a antigas e novas perspectivas de ser igreja.
Os dois relatos que passaremos a narrar são simples. Eles descrevem aquilo que a memória ainda não esqueceu. São lembranças de experiências sem nenhuma preocu
pação com a precisão histórica, mas sim com algo vivido por aqueles primeiros evangélicos pentecostais que chegaram no Estado do Rio Grande do Norte e não tiveram sua história anotada nem ouvida.
Essa enfim é a história que ainda não fora contada dos primeiros crentes pentecostais em solo potiguar. Na história oficial da igreja Assembléia de Deus diz o seguinte: segundo ALMEIDA (1982, pág. 79) no ano de 1916, alguns norte-riograndenses que haviam ido ao Pará retornam a Natal neste mesmo ano trazendo a mensagem de fé pentecostal.
Eram eles, o Sr. Antônio Felipe Bezerra e sua esposa Luizinha, recém convertidos à fé pentecostal; e o ex-presbiteriano Francisco Cezar que aderiu ao grupo. Em 1917, em uma reunião de oração, na residência do Sr. Antonio Felipe e sua esposa Luizinha, deram-se as conversões de José Domingos da Costa, Pedro Jacinto e sua esposa. Segundo a história das Assembléias de Deus em Natal, o Sr. José Domingos veio a ser o primeiro crente a passar pela experiência pentecostal (batismo com o Espírito Santo com evidência no falar em línguas estranhas) em terras potiguares. Surgiram, assim, os primeiros frutos da doutrina pentecostal no Rio Grande do Norte. Em 13 de janeiro de 1918, na casa do soldado Luiz de França (Lulu), na chamada Rua do Arame, foi realizado o primeiro culto pentecostal em Natal, sob a liderança do sr. Francisco Cézar.
Naquela ocasião, converteram-se à fé evangélica seis pessoas, dentre as quais o casal anfitrião. Nessa residência, passou a reunir-se um pequeno grupo de dez pessoas para os serviços religiosos. Os primeiros anos da Igreja em Natal (relatam os membros mais antigos), foram muito difíceis, havia uma perseguição muito grande aos crentes por parte da Igreja Católica e seus adeptos. A Igreja que já estava com um bom número de novos convertidos, decidiu realizar o primeiro batismo nas águas. Sairiam, às escondidas em direção a ponte de Igapó, e às margens do Rio Potengi, realizariam o primeiro batismo nas águas.
A Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte – segundo a tradição oral, teve no evangelista Adriano Nobre, o seu primeiro pastor. O livro “História da Assembléia de Deus no Brasil”, diz que o Sr. José Paulino Estumano de Morais, enviado pela Igreja-Mãe (Belém/PA), (passando um curto período em Natal) em 1919, fora o primeiro Pastor da Assembléia de Deus em Natal. Para os historiadores da Assembléia de Deus em Natal, houve um equívoco que está sendo corrigido na próxima edição daquele livro. O primeiro pastor da Assembléia de Deus em Natal e que foi responsável pelo seu desenvolvimento nos primeiros anos, fora o Pastor Adriano Nobre Almeida, 1982, ALMEIDA (1982, pág. 79). A cronologia a seguinte ordem: A cronologia dos Pastores da Assembléia de Deus em Natal segue: Adriano Nobre (José Estumano), Manoel Higyno de Souza, Bruno Skolomowski, Francisco Gonzaga de Lima, José Estumano de Morais, Alfredo Galvão de Lima, Eurico Bergsten, Eugenio Martins Piris, João Batista da Silva, João Gomes da Silva, Edmar Rosa Gomes e Pastor Raimundo João de Santana.
Com a chegada de José Morais, o local de culto foi transferido para a Rua América, s/n (historicamente, a primeira Congregação da Assembléia de Deus, em Natal). Na noite de 28 de junho de 1920, quando de sua estada em Natal, o pioneiro Gunnar Vingren encontrou uma igreja com 23 membros. Estava então formada a Igreja que viria a se tornar a maior Igreja do Rio Grande do Norte.
Em Natal foram realizadas as primeiras convenções das Assembléias de Deus no Brasil no ano de 1930 e depois realizou-se uma outra convenção em 1948. Foram marcos na história das Assembléias de Deus no Brasil pela importância desses eventos.
A segunda igreja pentecostal a surgir foi a Igreja de Cristo do Brasil, em 13 de dezembro de 1932 (primeira igreja pentecostal brasileira genuinamente nordestina), fundada a partirda saída do Pastor Manoel Hygino de Souza da Assembléia de Deus (logo após, este organizar e fundar um templo da Igreja Assembléia de Deus em Mossoró), acompanhado dos irmãos Eustáquio Lopes da Silva, João Vicente de Queiroz, Gumercindo Medeiros, Domingos Barreto, Cândido Barreto e José Sotero de Morais.
Terceira: Igreja formada por um grupo de pessoas saídas da Assembléia de Deus tendo à frente vários componentes da família Figueiredo (Boanerges Figueiredo, Josué Figueiredo, Natanael Figueiredo, Luiz Florêncio e Josué do vale) todos acompanhados de suas famílias organizando então a Igreja Cristã Pentecostal.
Quarta Igreja: Em 26 de junho de 1949 organizou-se em Natal a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil fundada por Harland Graham e Harold Matson.

PARA SABER MAIS: ADQUIRA O LIVRO: SOUSA, João Bosco de. METAMORPHOSIS E NEKROSIS. DEI, Natal – 2007 – NA LIVRARIA SICILIANO, GILGAL OU LIVRARIA POTY EM NATAL/RN.

Para ler um pouco mais:

http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=65290

http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=65285

Anúncios
comentários
  1. walter disse:

    Segundo a historia do movimento pentecostal italiano , 15 de setembro desce na Assembleia Crista de Chicago o Espiritu Santo , primeira igreja pentecostal italiana no mundo , o Anciao Francescon Chega a Argentina 1909, 1910 ao Brasil mas a igreja que enviou foi Assembleia Crista de CHicago USA , que e a primeira igreja pentecostal que chegou a latinoamerica ( o nome da ccb vem muitos anos depois com a primeira reuniao de anciaes , niagara falls)Asamblea Cristiana fica atualmente em todo o territorio nacional,paraguay , uruguay, bolivia e chile, por tanto Asamblea Cristiana foi a primeira igreja pentecostal que chegou ao Brasil ( 1910 nao axistia CCB) da mao do A L. Francescon.

  2. joaobosco disse:

    Caro Walter,

    Agradeço sua imensa contribuição sobre o assunto da Igreja Congregação Cristã no Brasil. O fato de TODOS os escritores que se propuseram a escrever sobre essa denominação não tiveram suceso, haja vista ser tão fechada, e não passar de maneira alguma informações sobre sua história.
    Fica registrada sua apreciação.

    JB

  3. ANGELA CARVALHO disse:

    Até quando a Igreja Evangélica no Brasil vai continuar calada, pregando prosperidade e indulgências, líderes vivendo nababescamente, enquanto nossos irmãos são mortos e queimados vivos por amor ao evangelho de Jesus.
    Onde estão os programas de televisão dos “pastores” midiáticos que não falam do massacre de nossos irmãos e de outros lugares. Este sangue será cobrado de todos (desabafo e indignação minha- Zenóbio Fonseca)

    Enviado por email pela Missinonária Rachel Brasil
    PEDIDO DE ORAÇÃO URGENTE, pelos irmãos perseguidos na India.

    Meu amor e saudações a todos os meus queridos amigos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, protetor de minha vida e família da morte.

    Aqui é Raj, seu amigo da Índia, pedindo sua gentil oração pela minha família e pelas igrejas no distrito de Kandhamal(Phulbani), Estado de Orissa.

    Para informá-los, houve um terrível ataque às igrejas de nosso distrito. Quase todos os vilarejos cristãos foram destruídos, demolidos e queimados. Isso começou no dia 24 de agosto de 2008 e continua de mal a pior. Mais de 100 cristãos mortos, entre eles cerca de 30 pastores, foram mortos de forma brutal ou queimados vivos. Ninguém sabe quantos estão desaparecidos. Os corpos dos mortos estão espalhados nas florestas, montes e vilarejos distantes. Não há ninguém lá para enterrar os mortos. Pessoas são mortas na frente de seus familiares, esposas e filhos. Meninas são raptadas por gangues e queimadas vivas. Não tenho palavras para expressar a agonia e a dor das pessoas. Muitos livros poderiam ser escritos sobre a tristeza de seus corações partidos. Quase todas as igrejas foram arruinadas, demolidas e queimadas. Todos os vilarejos e casas cristãs estão completamente destruídos, suas propriedades foram saqueadas e todos os veículos, queimados. Milhares e milhares de pessoas pobres e inocentes, junto com suas crianças e velhos, correram para salvar suas vidas nas florestas e colinas, e mesmo ali suas vidas não estão seguras. Eles continuam sendo caçados pelos fanáticos hindus.

    O toque de recolher vem desde 24 de Agosto de 2008.. Sem transportes, sem mercados, parece que todo o distrito está parado e morto.

    O último culto que realizei com os crentes de minha igreja foi no domingo do dia 24. No dia 25, recebi notícias de que atacariam a mim e à minha família, e destruiriam minha casa. Para salvar minha vida e a de minha família, deixei minha casa às 5:30 da manhã apenas com a roupa do corpo. Eu, minha esposa e meu filho de 10 anos nos abrigamos e escondemos com um amigo não-cristão. O terror estava por toda a parte em nossa pequena cidade. Com muita aflição e medo, nos abrigamos naquela casa. Assim que a noite caiu, ouvimos o som de pessoas da oposição correndo de lá para cá, gritando ‘matem todos os cristãos.’ Seu objetivo era matar todos os líderes e pastores.

    Às 12:45 da noite, recebi uma ligação de um irmão. Eles marcharam contra o prédio do meu escritório e, sem perder tempo, arrasaram minha casa com uma bomba. Confiscaram tudo e queimaram o resto das coisas, meu carro e todas as bicicletas. Então avançaram para a casa em que eu estava escondido e arrombaram a porta para pegar e matar nossa família. Graças a Deus, o dono da casa tomou uma atitude corajosa para me proteger, acabou agredido brutalmente.

    Na manhã seguinte, com muito medo, eu, minha esposa Purnima e meu filho Comfort corremos para a floresta para nos salvar. Minha esposa é diabética. Eu os levei para a floresta, sem sabermos para onde estávamos indo. Um pastor e sua família nos encontraram naquela floresta. Permanecemos um dia inteiro ali e, ao anoitecer, andamos mais 10km mata adentro para ficarmos a salvo. Por quase cinco dias, o Senhor, com sua mão poderosa, nos protegeu naquela floresta. As pessoas de um vilarejo cristão próximo ficaram sabendo a nosso respeito e vieram nos ajudar trazendo comida. Ficamos sabendo que a floresta também não era nada segura. Com muito cuidado, chegamos ao acampamento de ajuda. Em cada um, de 5 a 6 mil pessoas. Não havia comida nem água, só doenças por toda a parte, crianças pequenas e muitos idosos já mortos. Foi um milagre dois motoristas não-cristãos de bom coração chegarem de 60km de distância com meu primo e nos salvarem da morte

    Em cinco minutos, pela manhã, às 7:45, eles nos atravessaram pelo campo dos opositores que queriam minha vida. Por sua graça e mão poderosa, Ele nos salvou. Graças ao seu santo nome, chegamos a um estado vizinho. Não sei o que fazer, peço sua gentil oração por minha família e também que todos vocês sustentem nosso povo e nossas igrejas em suas orações. As pessoas perderam sua esperança, não há apoio do governo, o terror está por toda a parte. Minha oração e confiança são que somente Deus, por sua graça, pode controlar a situação de morte e agonia.

    Algum de vocês pode enviar meu pedido de oração ao Dr. Dhanaraj e ao Sr. Mandoza em Maui Haggai? Por favor, informem nossa condição a todo o povo de Deus para oração. Se puderem, por favor me escrevam. Obrigado, meus amigos. Essa é a realidade, dizia o irmão Mandoza, antes de deixarmos Maui (Havaí).

    Não sei em que condições se acham sua vida e ministério, mas amo muito, oro e tenho saudades de todos vocês. Muito obrigado por seu amor e amizade por mim no Havaí. Que Deus abençoe todos vocês. Seu irmão

    Pastor Raj.
    RK DIGAL, INDIA.

    VEJAM NOVAS FOTOS DO MASSACRE NO LINK:
    As fotos referentes a esse genocício na Índia estão no link abaixo:

    http://picasaweb.google.com/Abhiram.Singh/KandhamalGenocide?authkey=dZS10bfz0RA #
    Postado por Zenobio Fonseca às 12:47 1 comentários

  4. MARAVILHA DE MATÉRIA….

    PARABÉNS!

  5. Raimundo disse:

    Eu acho um descaso, quando vc, coloca a igreja do Senhor como uma “igrejinha”, meu amigo saia deste caminho porque esta igreja pertence ao meu Jesus, que a comprou com o seu sangue. Ninguem é perfeito perfeito só o Senhor Jesus, que Deus abra a sua mente.

  6. joaobosco disse:

    Pr. Raimundo Filho,

    Peco-lhe desculpas se naoo compreendi o que voce escreveu, ou se estou julgando o que escreveu que mais me parece com um certo sentimento desaconselhavel pelo Senhor Jesus a quem voce citou.

    Se o Pr. leu com atencao…

    1 – veja em que contexto o nome `Igrejinha` esta colocado!
    2 – Nao sei que caminho eu devo sair que caminho e esse Pastor
    3 – Nao sei por que o senhor se referiu que ninguem e perfeito. Isso eu sei.
    4 – Obrigado pelo conselho que Deus possa abrir minha mente. Peco isso ao Senhor. Sempre. Para que eu nao seja orgulhoso, para que nao possa ser um legalista, peco que ele abra minha mente da compreensao santa de que eu nao me torne um ditador, imexivel, que nao considera as opinioes das outras pessoas, que nao aceita os diferentes, que nao julgue as pessoas pela aparencia, que nao me torne arrogante, que enfim…ELE ABRA MINHA METE a cada dia mais.

    Esse espaco e seu …. escreva o que desejar…so nao podemos e agredir os outros..estou aqui para esclarecer..nao e preciso que lhe de testemunho de minha fe para o amado.

    Grande abraco na graca do Senhor.

    Pb. Joao Bosco de Sousa

  7. Ednelson Fiuza de Oliveira disse:

    Pois é… Dileto conservo (Walter)…

    Em torno de 1910 a Congregação Cristã existia “em gémem” sob a designação genérica de “Assembléia Cristã” (mais precisamente, “Asamblea Cristiana in Nome del Signore Gesù”)… Não parecia conveniente ao “Apóstolo” e Ancião Louis Francescon a implementação de um modelo eclesiástico em conformidade com os paradigmas até então propostos pelo Protestantismo Histórico ou Clássico…Partia do princípio, de que a “Ekklésia” (em sua acepção originalmente Apostólica), não comportava uma nomenclatura ou distintivo propriamente ditos (personalidade jurídica), consistindo “em si” e “por si” no Novo Israel em Cristo, ao qual (em razão do contexto greco-latino então vigente nos Dias Apostólicos) adequou-se o vocábulo “Ekklésia” – em conformidade com seu correlato hebraico: “QHAL”… Assim, tanto em sua estada na Argentina como no Brasil, julgou ser conveniente a manutenção daquela designação já aplicada desde os primórdios (em terras americanas), a saber, “Assembléia Cristã”, à qual acrescentou-se o complemento “Reuniti in Nome del Signore Gesù”… Contudo, em caráter INFORMAL, ressalte-se…
    Ora, considerando-se a expressiva propagação da referida Fé e o correspondente crescimento no percentual de seus adeptos, forçosamente foi-lhe imposta a cunhagem de uma designação denominacional que a identificasse como tal. Assim (e, em concomitância com fatos ocorridos em sua congênere americana), estabeleceu-se, ou melhor, OFICIALIZOU-SE (por determinação secular/estatal) a CONGREGAÇÃO CRISTÃ “DO” BRASIL… Optou-se, pelo sinônimo “CONGREGAÇÃO”, respectivamente, pelas razões abaixo elencadas:

    II – Inovações doutrinárias atribuídas a Petreli, redundam numa tenaz resistência por parte do Ancião Louis Francescon (haja vista, a ORTODOXIA consistir em uma de suas mais distintivas características). Isto posto e, mediante a renitência de Petreli, distancia-se do mesmo, abrindo simultaneamente mão, do local ou de sua corrente nomenclatura (“Asamblea Cristiana”), dando origem a aplicação oficialmente reconhecida de “CHRISTIAN CONGREGATION”.

    2 – A idéia expressa pelo vocábulo “CONGREGAÇÃO”, adequa-se de forma mais harmoniosa ao seu equivalente hebráico (“QHAL”) … Historicamente, a idéia de CONGREGAÇÃO,atém-se à questões relativas à convocação solene ou litúrgica, ao passo que o sinônimo “ASSEMBLÉIA”, gradualmente revestiu-se de uma conotação laica ou profana. Ademais e, não obstante, Francescon se opusesse pontualmente a “nominar” o “ajuntamento dos santos”, reconhecia a universal aceitação da expressão “Ekklésia Christiana” – vertida por: Congregação Cristã – como sendo a fidedigna depositária da milenar Tradição Apostólica (ora, quanto à corruptela “IGREJA” procede-se ao seu imediato descarte ou supressão, visto incorrer em distorção conceitual).

    Por fim, e em face de seu alcance “além-mar”, fêz-se necessária uma nova e gramaticalmente correta adaptação. De modo, que a partir da década de 60 a Congregação Cristã passou a aplicar ao seu “distinintivo denominacional” o complemento “NO” (A/S) – em oposição a “DO” (A/S) – (Congregação Cristã “nos” Estados Unidos, Congregação Cristã “na” Itália , Congregação Cristã “na” Índia, Congregação Cristã “no” Brasil…).

    Obs: A instituição em pauta, seja em sua condição juridicamente aceita (Congregação Cristã) ou em seu estágio ainda informal (Assembléia Cristã), não se reconhece como sendo PENTECOSTAL… Louis Francescon, o Ancião, em sua peculiar concepção eclesiológica, postula que a “Ekklésia Christiana” não deve estar restrita (ou identificar-se) com apenas uma faceta ou aspecto da Dispensação da Graça. Assim, reconhecê-la como sendo PENTECOSTAL, implicaria em reduzí-la aos carismas e sinais apostólicos, tão-somente… A “Ekklésia” é, entre outras coisas, a dispenseira dos dons e a portadora do sinais, todavia, não como sendo seu “carro-chefe” ou exclusiva face. Uma “Igreja” dita PENTECOSTAL, seria, pois, uma “instituição” limitada em seus propósitos e, sempre aquém de toda a vasta gama de possibilidades que se lhe coloca ao alcance.

    Atenciosamente,
    “Em Caridade”
    Irmão Ednelson.

  8. Gefferson disse:

    peço oração pelos seguintes motivos:
    1- quebra maldição financeira, recebimento de bênção, questão justiça;
    2- vitória ministerial, vitória em prova que estou passando;
    3- salvação familiares e parentes e por nossos filhos para que o senhor os guarde e use na sua obra;
    4- que o senhor nos conceda os demais filhos que tem para nós;
    5- promoção profissional;
    6- conversão de almas entre colegas de trabalho e vizinhos;
    7- pela obra de deus nas áreas indígenas;
    8- que deus me conceda dons e unção para mim e família para fazermos sua obra;
    9- pela obra de Deus nos presídios;
    que deus vos abençoe.

  9. A paz do nosso Senhor Jesus Cristo! Em nome de Jesus Cristo, eu peço que levantem um clamor para que Deus liberte, tenha misericórdia, perdoe Gláucia Soares das ações de Satanás e faça nascer de novo, a traga de volta para mim e que orem por mim. Pois ela é uma serva de Deus que está com comportamentos mundano, tem facilidade de falar palavras para machucar e humilhar, não escuta conselhos, sempre tem uma desculpa para não ir a Igreja, já chegaram momentos de falar que crente não presta e é besta e de me dizer para escolher entre ela ou a Igreja e de dizer para ir louvar a “seu” Deus(com ironia e muito ódio). Até o nosso namoro foi conturbado, cheio de brigas e sempre com ódio, sempre desejando vingança. Ninguém aguenta mais essas coisas e só Deus pode agir! Pois eu creio no Deus que Tudo pode, no meu Deus Vivo e Verdadeiro. Muito obrigado e que Deus os abençoe!

  10. JOSUÉ disse:

    Péço oração por cura de macumba,perseghisão,saude,casa na Estalagem,ola a paz do Senhor.

  11. lilian disse:

    Paz do senhor!preciso de orações pra mim vida sentimental, pois estou a 3 anos com meu companheiro tinhamos planos de constituir uma familia mais por infuencia da familia ele esta querendo me abandonar,ja comprou a passagem pro dia 5 de maio pro Brasil nos moramos em outro pais e tinhamos planos de volta pro Brasil e vivermos juntos. A gente se ama, muito. Tenho muita fe que Deus vai me da vitorias. Em o nome de Jesus.Amem.

  12. papu lopes disse:

    somos da guiné-bissau precisamos de um pastor para orar a nossa conferenciaaqui em guiné-bissau
    do presbitero mateus selo e diagono albano gomes.
    fica na paz do senhor.

  13. A PAZ DO SENHOR POSTOR, REALMENTE ESTOU PRECISANDO DE UM PASTOR PARA CONVERSAR
    SOBRE TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO COMIGO E COM A MINHA FAMILIA.
    PASTOR PRA COMERSA EU QUERO PEDIR UM CLAMOR DE ORAÇÃO POR MEU MARIDO QUE ESTAVA VAMOS PROFETISAR ASSIM COM OUTRA MULHER EM FEIRA DE SANTANA O NOME DELA É FATIMA EU CREIO QUE DEUS FAI ENVIA UM HOMEM SOLTERO E SEM FILHOS PRA ELA O MAIS RAPIDO PORSSIVEL EU TENHO 3 FILHOS UM É MEU COM ELE E OS UOTROS DOIS SÃO DELE COM OUTRA MULHER DEPOIS DE MIM ELA MORREU E EU FIQUEI COM ELES JUNTO COM ELE, POSTOR EU NÃO QUERO FICAR SEM A MINHA FAMILIA E LOGO AGORA QUE ELE ESTAVA INDO COMIGO PRA IGREJA.MAS EU SEI QUE ISSO É COISA DO MAL, MAS EU NÃO TEMO MAL ALGUM PORQUE DEUS ESTA COMIGO E NÃO DEIXAREI JESUS POR NADA DESSE MUNDO AMEM.
    ESSA É A MINHA FAMILIA MEU MARIDO A 23 ANOS PAULO BRAGA DE ALMEIDA E SANDRA REGINA BRITO PIMENTEL ,PAULO RICARDO PIMENTEL DE ALMEIDA DE 18 ,BRUNA REIS DE ALMEIDA DE 16 E YAN PAULO REIS DE ALMEIDA EU E MINHA FAMILIA SERVIREMOS AO SENHOR AMEM.
    END: ALAMEDA DOS EUCALIPTOS 74 CAMINHO DAS ARVORES
    SALVADOR – BA 41.820-760
    71-33510216 / 81037636 / 86367826 / 92895757
    GOSTARIA DE COMVERSAR COM ALGUEM E TENDO LOGO AS RESPOSTAS
    QUERO PERGUTAR SOBRE O JEJUM E VOTOS PARA COM DEUS
    PESSO A DEUS PRA FALAR COMIGO O TEMPO TODO PODE LIGAR PRA MIM POR FAVOR QUE DEUS O ABENÇÕE GRANDE MENTE E QUE USE O SENHOR PRA FALAR COMIGO
    NÃO DEIXE DE FALAR COMIGO E MANDE SEMPRE UMA MS DEUS DE ABENÇÕE SEMPRE
    PEÇO A DEUS QUE FEZ EU PASSAR NO CONCURSO DA EMBASA PARA MIM CHAMAREM LOGO PRA TB ESTOU PRECISANDO MUITO NO NOME DE JESUS AMEM. AI VAI AS FOTOS DO ANIVERSARIO DO FILHO DELE EU QUE FIZ TUDO. E MEU FILHO É A FOTO QUE ESTA NA ESCOLA
    EU PESSO A DEUS QUE MANDE UM HOMEM PRA QUELA MULHER E QUE ELE NÃO TENHA COMPOMISO NENUM COM NINGUEM PRA ELA DEIXAR O MEU MARIDO E ELE DEIXAR ELA
    E SE DECEPCIONAR COM ELA NO NOME DE JESUS AMEM.
    QUE DEUS FALE COMIGO ATRAVEIS DE VOÇES AMEM? DEUS TE ABENÇOE AMEM?

  14. osni silva disse:

    orai pela saude de PAULINA MARIA FIDELIS, esta internada, com infeccção muito debilitada tem 88 anos, precisa de uma grande graça de Deus, em nome de Jesus. TG 5-16,(em breve darei testemunho do milagre)

  15. PEÇO ORAÇÃO PARA MINHA IRMÃ, MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DOS SANTOS PARA SE LIBERTAR DOS VÍCIOS DA CERVEJA, DEPRESSÃO E MÁS COMPANHIA.

  16. Josué disse:

    Peço voto para eu lutar que nem Sansão,pois luto Artes Marciais,sou da IEAD,olá a paz do Senhor.

  17. EDUARDO MOTA RIBEIRO disse:

    A Paz do Senhor Jesus
    Ao JB
    Venho por meio desta lhes oferecer um projetor LG com um telão de 4 metros de comprimento por 3 metros de largura para as pregações e apresentações do trabalho do Senhor Jesus. Como também cobrir festas evangélicas. Fico inteiramente a sua disposição.
    Tels (84) 9190-8394 ou 3274-3393
    Continuem na Paz do Altíssimo
    Eduardo Mota

  18. Arthur batista de souza disse:

    A paz do senho a todos que faz parte dessa igreja e o que o senhor vem multiplica as vitórias na vida de cada um de vcs.

  19. Pr Kemuel Sotero Pinheiro disse:

    Na lista dos pastores da AD de Natal, houve uma,inversão, o pastor Eurico Bergsten foi pastorminterino após o faleci,ento do pastor Eugênio Martins Pires. Fica a minha contribuição com o relato histórico da nossa igreja.
    Pr Kemuel Sotero Pinheiro
    ( Kemuelsotero@hotmail.com )

  20. O pastor Eurico Bergsten foi pastor, interino, de Natal, após o falecimento do pastor Eugenio Martins Pires, portanto, corrija-se na seqüência dos pastores dessa igreja. Fica registrada minha contribuição à história da nossa igreja em Natal-RN.
    Pr Kemuel Sotero Pinheiro
    ( Kemuelsotero@hotmail.com)

  21. Valdomiro disse:

    Paz a todos!
    Alguém sabe porque o irmão Adriano Nobre saiu da Assembleia de Deus?
    Aqui em Pernambuco alguns segmentos assembleianos querem apagar o nome de Pr. Adriano de nossas origens.
    A Paz desde Recife!
    Valdomiro.

  22. Josué disse:

    Peço oração por salvação,salvação da família,lar,familiares,amigos e simpatizantes,mundo,crianças,Viamão,residencial,meus pedidos de oração,poder e autoridade,Anjos,visão,perdão,vitória na eternidade,translado,perseghição,é um amado ela tá,relacionamento,relacionamento com Jesus e com o mundo e com os anjos,prosperidade,luxuria,injustiças eu não nasci ontem,pelos que eu evangelizei e que eu evangelizar,por todos os anjos,cidade de anjos,realização de sonhos,Matriz,desendentes meus e de meus irmãos,bem estar,Anjo maior,Anjo Mighel,Anjo Gabriel,Querubim Ungido da Guarda,para o Senhor Jesus se transformar em inimigo de meus inimigos,para as bênçãos de meus inimigos virem todas pra mim,magoas,por todas as almas,academias,atletas,ancestrais,Bruce Lee e família,lutadores,academias,templos evangélicos pentecostais e néo pentecostais,ETs,óvinis,univérso,bebes e fétos,para eu ser um fenômeno das Artes Marciais,para o senhor Jesus e seus anjos serem meus pais e melhores amigos para todo o sempre,para o Senhor Jesus fazer de mim infinito no céu para todo o sempre,perdas,perdas de emprego e aposentadoria e de namoradas,perdas de poder,cura de profecias contra,saúde,por que eu não estou muito bem,para eu me casar,emprego,aposentadoria pra mim e meus pais,para o Jonata ajudar em casa e se casar,3 causas na justiça,justiça,fé,esperança,amor,força de Sansão,cura de ais,para eu não ser o tolo de Jesus e pra mim não ser o São Judas Tadeu,para o Senhor e os Anjos ser meu melhor amigo e meu pais também para todo o sempre,paz,voz,rosto,emprego,macumba e maldição pra eu morrer do coração,batuque,maldições da IEDA,livramento,água e alimentação do lar,água da oração do lar,saúde e igiene familiar,desejos do coração,magia negra,mente,vida melhor,cartas,imortalidade,corpo Super Homem,corpo de Cristo,paraíso,pesadelos,descanso,exercícios,sofás do lar,camas e trabiseiros do lar,produção da família,arrebatamento,subir,abusos físicos,violência contra mim e minha família,mulher de Jesus,filhos crente,alegria e felicidade,traição,compaixão e misericóridia de Jesus cristo,para eu e minha família falar em línguas dos Anjos,tristeza,angustia,sofrimento,aflição,tribulação,escape,esquizofrenia,coração,vistas,nariz,intestinos,enjuos,bisepis,peitos,músculos,pés inchados,punhos e pulso operado,livramento dos ídolos e idólatras,livramento da TV e radio,medicamentos e chás do lar,meu chimarrão,invensibilidade,para eu ser Davi aqui na Terra e no céu pra todo o sempre,disernimento dos espíritos,para eu pregar e expulsar os demônios e as enfermidades,casa própria,dinheiro da casa,nossos advogados,para eu prosperar que nem Ezequiel Pires,arrastão,ilusão,som,louvores,livramento de eu ir pro inferno e de morte em Satanás,por minha vida apos a morte,fortalecimento,fortaleza,cultos,Santa Ceia,problemas comas drogas,juramentos de mortes,injustiças,por meu nome no livro da vida e do Artur também,ANGP,folhetos,CAPS dois Renascer,paraíso,corpo incorruítiveu pra mim e Artur,Pricila,subir,gozo,prazer,patrosinio,bicicleta,Artes Marciais,desafios,mulher de Jesus e filhos crente,perdas de cultos e de Santa Ceia,inveja,ciúmes,firma de Gesso,Gesso,deficientes,esepisionais,cadeirantes,pessoas desaparecidas,profecias,recados de Jesus,para o senhor Jesus fazer de mim o maior homem do mundo e do univérso que existe,vótos,vida eterna,sonhos com os demônios,pertences,Santana,dores,vitória na internet,olá a paz do Senhor.

  23. Sou maria procuro por um adolecente chamado Gerfferson filho de Jovilene sou d sete lagoas f\avor quem conhecer entrar em contato pelo telefone:03187241448 e 03191328975 falar c Maria motivo(seus avos Carlos e Antonia estao d idades e o sonhos deles e reverem o neto nos moravamos em contagem

  24. tempo bom de quando o povo servia ao senhor de coraçao mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s