REENCARNACAO OU RESSURREICAO – TEXTO Nº 01

Publicado: julho 18, 2009 em ARTIGOS, CATOLICISMO, CIÊNCIA DA RELIGIÃO, ESPIRITISMO, PROTESTANTISMO, RELIGIÃO, TEOLOGIA

Esse texto foi enviado por um amigo que tive a honra de conhece-lo nesse mes de junho. Euestava ha um tempo pensando em fazer uma serie de estudos na area. Mas ele me poupou do esforco e eu adorei. O trabalho esta muito bom e comecaremos a studa-lo hoje.

Boa LEitura.

reencarna%C3%A7%C3%A3o+03

 

Ressurreição versus Reencarnação

Caminhos de vida e de morte

 

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Nesta matéria trataremos, literalmente, de uma questão de vida e morte. Aqueles que se recusam discutir sobre o assunto não percebem que estão tentando fugir do inevitável e que seu silêncio não os poupará de ter de enfrentar estas realidades da existência humana. Vida e morte não são apenas assuntos de debate para filósofos e teólogos. É o próprio cerne do universo e de tudo o que nele se encontra. O que é a vida? O que é a morte? Mesmo quem não se preocupa com estas perguntas, terá de encarar as respostas.

Dentre as principais correntes religiosas e filosóficas que procuram responde-las, as mais conhecidas são a ressurreição e a reencarnação. A primeira tem seu berço no Oriente Médio, e é proclamada pelo judaísmo e pelo cristianismo. Também fez parte do credo zoroastrista e faz parte do credo muçulmano. Quanto à segunda, é produto do Extremo Oriente, tendo na Índia sua maior expressão. É crença integrante do hinduísmo, do budismo, de algumas formas de espiritismo e de diversas correntes esotéricas, tanto antigas quanto modernas. Quando acontece de alguma corrente dessas religiões adotarem uma crença que não faz parte original de seu credo, temos como resultado o sincretismo.

        biblia_3

Definindo os termos

Embora os detalhes variem, podemos definir ressurreição (do grego anástasis) como a crença de que cada indivíduo que viveu sobre a terra, um dia voltará à vida em sua forma física para prestar conta dela. Uma única alma para um único corpo. Uma só e única existência para cada indivíduo. Esta ressurreição pode ser para a vida, nos casos dos que desfrutarão da bem-aventurança eterna, ou para a morte, no caso dos que receberão punição eterna.

Do outro lado, temos a reencarnação, que se define como sendo o retorno sucessivo de uma alma a corpos diferentes, passando diversas vezes pelo ciclo de renascimento e morte, até alcançar um plano superior ou, em alguns casos, pode também retornar a um plano inferior dentro da esfera física.

“Há uma verdadeira ‘salada’ de conceitos de reencarnação, com variações tanto orientais quanto ocidentais” – escreveu o apologista Norman Geisler. Segundo ele, a palavra vem do latim re, que quer dizer “outra vez” e incarnete, que vem de outras duas palavras latinas, in e carnis – “em carne”. Geoffrey Parrinder, autoridade em religiões mundiais, define a reencarnação como sendo “a crença em que a alma, ou algum poder, passa após a morte para outro corpo. Às vezes, outras palavras, tais como transmigração, metempsicose, palingenesia e renascimento, são usadas como sinônimos do termo reencarnação”.[i]

As tentativas de conciliar tais posições resulta em falácia, pois ambas fornecem respostas completamente antagônicas para as questões da vida e da morte. Não divergem em algum detalhe sem importância apenas. São totalmente distintas. São visões diferentes e irreconciliáveis do universo, aquilo que os filósofos gostam de chamar de cosmovisão.

É necessário advertir que de nada nos adianta tentar reconciliar as duas. Na verdade, precisamos fazer uma escolha. Às vezes, diante de uma bifurcação, a angústia do dilema leva a uma tentativa de junção dos caminhos, que termina não levando a lugar algum. A realidade exige uma escolha, uma decisão e não algum tipo de malabarismo filosófico.

Há muitas maneiras de abordarmos a questão da reencarnação. Escolhemos analisá-la diante da doutrina bíblica da ressurreição. É importante que aqueles que acreditam na reencarnação saibam, já de início, que o vocábulo “reencarnação” sequer é citado nas Escrituras. Não existe em lugar algum da Bíblia a afirmação de que alguém deve aguardar um retorno de seu espírito à terra em outro corpo que está sendo gerado no útero de uma mulher. Mas há inúmeras promessas para que se espere o dia da ressurreição.

 


[i] GEISLER, Norman; AMANO, J. Yutaka. Reencarnação. São Paulo: Mundo Cristão, p. 25, 1986.

Anúncios
comentários
  1. Gustavo disse:

    DE CERTA FORMA O AUTOR ESTA CORRETO EM AFIRMAR AS DIFERENÇAS ENTRE RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO. PORÉM, TEMOS Q PERCEBER Q A BÍBLIA FOI CONFEXIONADA POR PESSOAS, E MUITOS OUTROS LIVROS NÃO FORAM INSERIDOS (LIVROS APROGRIFOS). TEMOS Q LEMBRAR Q A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA FOI DESTRUIDA E MUITOS DESTES LIVROS SUMIRAM DA FACE DA TERRA. FOI UM VERDADEIRO MILAGRE TEREM ENCONTRADO OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO. EU ESTOU QUERENDO DIZER Q A BÍBLIA COMO ELA É FOI FRUTO DE DOGMAS JÁ PREVIAMENTE DETERMINADOS SEM ANTES UMA ANÁLISE CRÍTICA MAIS MODERNA, PROFUNDADA EM RELAÇÃO A OUTROS TEXTOS DITOS APÓCRIFOS E NÃO APÓCRIFOS. POIS NO ANTIGO JUDAÍSMO TEMOS A CABALA Q ACEITA A CRENÇA DA REENCARNAÇÃO, MAS SEUS TEXTOS FORAM RENEGADOS PELO JUDAÍSMO TRADICIONAL E ,CONSEQUENTEMENTE, DO CRISTIANISMO. OU SEJA, SE VC JÁ ESTABELECE DOSGMAS E POSTURAS PERANTE SEUS CREDOS, DIFICILMENTE VC VAI COLOCAR ALGO EM SEUS TEXTOS Q CONTRARIAM SEUS PRINCÍPIOS, E POR CONSEQUINTE, DIFICILMENTE IRÁ ENCONTRARA ASSUNTOS LIGADOS A REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA TRADICIONAL.

  2. Murielly disse:

    Perante a muitos comentario o que acontece é o seguinte independente de quem tenha feito a biblia pode ter certeza é uma pessoa que no minimo tenha contato com aquele que fez a terra é hipocrisia de um ser humano achar que nós viemos do macaco, pois bem pq que na biblia não fala sobre REENCARNAÇÃO?? Você ja parou para penssar que o Céu é lindo é perfeito e tudo que ha nele é de alguma forma ja estava aqui quando nasceu o primeiro homem na face da terra ou seja Adão! para pra penssar se a reencarnação existisse porque não iria ter na biblia assim como diz na biblia exatamente tudo que acontece na terra antigamente era assustador você escutar que filho matou um pai ou vice verso hoje em dia porque é comum?? Em Apocalipse fala que tudo vai acabar em fogo porque será?? A terra queima com o sol antigamente a gente saia na rua o sol ja era ardido se parar para ver a cada ano que passa o sol esta mais quente e o frio que em algumas partes dos paises que não neva é só o que ta faltando porque quando chove até graniso já ta tendo e na biblia fala tudo isso, a REENCARNAÇÃO não fala na biblia pelo fato que você morreu paro você vai paga o que você fez na terra ou seja CÉu ou INFERNO é o unico lugar que você vai ter sussego é quando você morre agora penssa comigo se você acredita em REENCARNAÇÃO pra que morre então era muito mais facil a gente ser eterno não acha?? Seria muitooo mais facil mais não se você acredita em Espirito provavelmente você tambem sabe que nós não vamos ficar vagando pela terra né pelo amor de Deus. Porque na Biblia fala que a carne volta para a terra e vira oq??? PÓ! Então se vira Pó é obvel que não vai volta pra carne ja escuto o belo ditado que quando Deus faz ele joga a bandeja fora entao é isso mesmo cada um é ÚNICO porisso não existe e não fala de REENCARNAÇÃO OU ESPIRITOS. Porque a Biblia não mente e outra cientistasss dizem que realmente não foi o homem que colocou a mão em absolutamente em nadaa na terra e SIM Deus e na biblia mesmo fala dos maus profetas e daqueles que iriam vir apenas para trazer discordia entre muitos ou seja Deus fala Acredite sómente em minha palavra porque tudo passa mais a minha palavra JA MAIS passará é só você pesquizar ah quanto tempo existe a Biblia?? E mudou alguma palavra?? Lógico concordo se você fala que mudou o modo de explicar, mais o sentido pode ter certeza é o mesmo a nossa vida tem o começo o meio e o FIM conclusão a Morte morreu esquece não tem REENCARNAÇÃO a pessoa ta descançando nos seios de Abraao DESCANÇANDO poque é só no CÉU que nós iremos ter paz e tranquilidade porque se a terra fosse bom pode ter certeza que ninguem falaria que o inferno é aqui não concorda. Pensse nisso antes de criticar a Biblia. Da RESSUREIÇÃO pode considerar o mesmo porem isso só vai acontecer no dia que o Senhor voltar para buscar aqueles que nele espera e os mortos ressussitarao para ir ao jugamento final dali pra frente é o Senhor que vai decidir e não mais o homem.

    BJUSS ATÉ A PROXIMA!
    *OBS: Esse é o meu ponto de vista da situação perante ao comentario.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s