A LINGUAGEM É UMA ARTE SOCIAL

Publicado: novembro 24, 2014 em ARTIGOS, FILOSOFIA
Tags:

Análise de aula segundo o texto de WILLARD VAN ORMAN QUINE.

ÁREA: FILOSOFIA DA LINGUAGEM

ALUNOS DO GONZAGAO – Para responder as questões leia o texto, reveja os apontamentos realizados em sala de aula.

A LINGUAGEM É UMA ARTE SOCIAL

 Nascido nos EUA, em 1908, QUINE estudou em Harvard com ALFRED NORTH WHITEHEAD, célebre filósofo de lógica e de matemática. Ali também conheceu o inglês BERTRAND RUSSELL que se tornou um referencial importante para o seu ideário. Em 1932 completou o seu Doutorado e viajou pela Europa onde travou novos conhecimentos com intelectuais importantes, dentre os quais os que compunham o renomado “Círculo de Viena”. Ao retornar, iniciou a sua carreira de professor na mesma Harvard, mas a sua trajetória foi interrompida pela deflagração da 2ª Guerra Mundial, da qual ele participou decifrando códigos dos inimigos. Onze anos depois do armistício, em 1956, voltou a lecionar em Harvard e de lá só se desligou ao falecer com 92 anos.

Nascido nos EUA, em 1908, QUINE estudou em Harvard com Ali também conheceu o inglês BERTRAND RUSSELL que se tornou um referencial importante para o seu ideário. Em 1932 completou o seu Doutorado . Ao retornar, iniciou a sua carreira de professor na mesma Harvard, mas a sua trajetória foi interrompida pela deflagração da 2ª Guerra Mundial, da qual ele participou decifrando códigos dos inimigos. Onze anos depois , em 1956, voltou a lecionar em Harvard e de lá só se desligou ao falecer com 92 anos.

A Palavra

A dissociação entre a “Palavra” e a respectiva “Coisa”, como já se viu, foi proposta por SAUSSURE e encontrou em QUINE um ardoroso defensor. Coube-lhe, inclusive, a tarefa de aprofundar tal dissociação acrescentando que “nenhuma palavra tem um significado fixo, tampouco exclusivo ou único”, como se pode observar abaixo com o vocábulo “coelho”:

 1.   Alimento, 2.   Praga para a lavoura, 3.   Cobaia para experiências científicas, 4.   Bicho de estimação, 5.   Etc.

1. Alimento,
2. Praga para a lavoura,
3. Cobaia para experiências científicas,
4. Bicho de estimação, 

“Não obstante a lógica racional da argumentação de QUINE e de outros pensadores acerca da separação mencionada, algumas “Correntes Filosóficas”, principalmente as mais antigas e as que são excessivamente tradicionalistas, insistem em afirmar que existe uma ligação direta entre a palavra e a respectiva coisa, como se entre ambas houvesse um laço mais profundo, essencial, talvez metafísico. QUINE, obviamente discordava vigorosamente dessa tese e asseverava que “a linguagem não trata de uma hipotética relação entre objetos e significados verbais”. Para ele, a função da mesma é “apenas” cuidar da correção sobre o “o quê e quando falar”. Ou seja, à Ciência da Linguagem cabe estudar “o que deve ser dito e quando isso deve acontecer”.

Voltando ao exemplo do “Coelho”, observamos que a linguagem é, com efeito, a investigação sobre o acerto de se dizer que aquele “animal significa um alimento” só quando o momento for efetivamente apropriado e não no instante em que o bicho está sendo acariciado por uma criança que o considera seu amigo, seu animal de estimação.

Embora esse cuidado pareça óbvio e seja razoavelmente observado no dia a dia a questão se torna mais complicada quando são aumentadas as dimensões dos discursos. Não são raros os casos em que uma palavra dita no momento errado levou a conflitos, ou fomentou erros de julgamentos que, no mínimo, impediram a absorção de um conhecimento mais útil e verdadeiro. E são justamente esses casos que QUINE tinha em mente quando advogou a sua tese, haja vista que compete à linguagem evitar ou corrigir os erros que a ignorância advinda do silêncio, pode induzir.” – (http://fabiorenatovillela.blogspot.com.br/2013/09/quine-willard-van-orman-filosofos.html) – Visite: Texto completo.

Alguns filosofos afirmam que a linguagem trata da relação entre palavras e coisas. Quine discordava a linguagem não trata da relação entre objetos e significados verbais, mas de saber o que dizer e quando dizer. Como ele falou em um de seus ensaios de 1968: A linguagem é uma arte social.Na incompreensão, o ideal seria aprender a lingua de nossos amigos, seu significado e seus significantes. (Jota Bê)

FILOSOFANDO

1-  o que podemos entender desta frase de QUINE ; A linguagem é uma arte social?

2 – Que aplicação tem em seu dia a dia no encontro presencial com os amigos, nas rede sociais?

Apresente nos comentários uma resposta  que contemple essas duas perguntas.

Anúncios
comentários
  1. Letícia Laíze disse:

    Para ele no meu entendimento uma palavra não tem um simples significado, mais sim vários. E ele por mais que achasse o significado ainda se questionava e dizia que há mais. E infinito a tradução das palavras vem de cada pessoa ou em que tempo e dito, ou citado. E como ele disse e impossível ter uma ” ligação direta e exclusiva. ”
    Por isso eu também acho que a linguagem e uma arte social. Não e apenas só aquilo que a palavra diz a muito mais atrás da palavra dita somente , achei bem interessante o interesse dele sobre saber mais das palavras. No meu entender e uma arte social sim, porque nos comunicamos com todos, apesar de não saber ou entender a linguagem de muitos…

  2. joaobosco disse:

    Muito bem Laize, Percebo que voce foi onde o grupo deve ou deveria ir…na leitura e compreensão do texto, em uma tentativa de compreender as ideias…parabens

  3. Emlainy Cavalcante disse:

    Sim, eu acho que, como para ele nós também devemos ver e entender que a palavra em si não tem só um mero significado. Devemos compreender que toda palavra dita pode chegar a ter outro sentido, pois podemos dizer uma palavra e acabar expressando algo diferente.
    Quando ele fala que: “esse rol de alternativas pode chegar ao infinito..” ele não está nada errado, porque uma só palavra pode chegar a ter vários outros sentidos. Bem foi mais ou menos isso que entendi, e gostei muito do exemplo simples que ele citou, porque assim deu mais facilidade de entendimento. Apesar de tudo, isso tem no dia a dia das pessoas e as vezes passam por despercebido, e então é isso.. Perguntas bem interessantes, gostei.

  4. joaobosco disse:

    Tambem gostei de sua resposta Emlayne, lembre-se no entanto que achar e expressar sua impressão …podem se tornar diferentes e ter pesos diferentes. Parabens pela compreensão de mundo

  5. Camila da Silva A. dos Santos disse:

    1-Sim. Que certas coisas quando formos fala algum assunto, devemos primeiro antes de tudo pensar no que devemos fala, porque para muitas pessoas o que dizemos e expressarmos o significado pode aparentar vários sentidos. Ou seja nem tudo o que dizemos pode ser dito.
    2-Bem diferente, porém mudamos nosso jeito de falar, como de forma pessoalmente falamos melhor. Já nas redes sociais falamos com gírias, abreviações e etc.

  6. Fernanda Kelly disse:

    Para QUINE a linguagem era mais que simples palavras e seus significados verbais, pra ele a linguagem tinha vários significados e era uma arte social. Eu concordo com ele a linguagem é uma arte fabulosa, necessariamente ela não precisa ter um significado exato ela precisa ser apreciada e em como todas as artes devemos ter cuido com o que vamos colocar dela. Infelizmente a linguagem nem sempre compreendida pelo simples fato de sermos diferentes. E como ele disse ” o ideal seria aprender a lingua de nossos amigos, seu significado e seus significantes. “

  7. Fernanda Kelly disse:

    Para QUINE a linguagem era mais que simples palavras e seus significados verbais, pra ele a linguagem tinha vários significados e era uma arte social. Eu concordo com ele a linguagem é uma arte fabulosa, necessariamente ela não precisa ter um significado exato ela precisa ser apreciada e em como todas as artes devemos ter cuido com o que vamos colocar dela. Infelizmente a linguagem nem sempre compreendida pelo simples fato de sermos diferentes. E como ele disse ” o ideal seria aprender a lingua de nossos amigos, seu significado e seus significantes. “

  8. joaobosco disse:

    Fiquei feliz por ter participado, parabens.

  9. eu entendi que pra ele a linguagem não é só um significado e que obriga doriamente ela não precisa te um significado, mais nós estamos habituados com a maneira com que ela é usada pelos outros que nem paramos para pensa no que existe por trás da linguagem.
    no entanto QUINE ele queria bem mais que simples significados, ele não se contentava com o que era lhe mostrado ele queria mostrar que ali existia mais que simples palavras e seus significados.

  10. Maria Beatriz disse:

    eu entendi que pra ele a linguagem não é só um significado e que obriga doriamente ela não precisa te um significado, mais nós estamos habituados com a maneira com que ela é usada pelos outros que nem paramos para pensa no que existe por trás da linguagem.
    no entanto QUINE ele queria bem mais que simples significados, ele não se contentava com o que era lhe mostrado ele queria mostrar que ali existia mais que simples palavras e seus significados.

  11. Anderson john disse:

    1-podemos entender qui a linguagem e a arte de comunicação entre nos seres humanos a palavra pode ter vários significados e formas de entendimento e de expressões de linguagem

  12. Anderson john disse:

    1-podemos entender qui a linguagem e a arte de comunicação entre nos seres humanos a palavra pode ter vários significados e formas de entendimento e de expressões de linguagem 2-nas rede sociais podemos nos expressar diferente pois não estamos falando diretamente com a pessoa é no dia a dia estamos falando diretamente (obs: diretamente bate aquela vergonha de fala e de pergunta coisas)

  13. joaobosco disse:

    Parabens Anderson. vc foi de uma analise extremamente formal para uma realidade tão proxima: Redes sociais…parabens pela sacada.

  14. Thiago Pedro disse:

    1- Certas Coisas Quando For Falar, Pensar Pois Para Muitos O Que se Expressarmos e Falamos Podem Ter Outros Sentidos. Ou seja Explicar na Hora De Falar.

    2- Interessante afinal podemos Mudar Nosso Jeito de Falar, Pois Pessoalmente falamos as Vezes Correto e as Vezes Errado. Já Nas Redes Sociais Falamos Errado Abreviações…

  15. carlos diego disse:

    Para mim sim,porque cada pais tem sua linguagem diferente,porque uma palavra não tem só um significado,tem varios, no pensamento dele ele pode pensar uma coisa, mais no meu pensamento posso pensar outra.

  16. rodrigo dantas disse:

    para ele, as palavras nao tem apenas um significado lógico, há muitos significados nas palavras. por exemplo: a linguagem dos indios, a linguagem utilizada por jovens e por trabalhadores, que se expressão atraves de uma linguagem unica que as vezes tem um significado expecifico para eles e outro para nós!

  17. Edvan Renato F.Teles disse:

    1 eu entendi que a palavra nn tem só um significado e sim vários, dependendo do contexto pode ter mais de um significado. 2 quando agenter conversa com um amigo pessoalmente agenter conversa sem girias e as palavras corretas e já nas redes sócias agenter falar mais com girias e abriviaçoes e etc.

  18. Anderson junior da silva disse:

    1R-No meu ponto de vista QUINE tinha como objetivo falar que a linguagem tinha que ser compreendida estudada pra ser mais exato!e que para ele a palavra primeiramente deveria ser entendida para depois pronunciala por que em alguns casos ela poderia ate causar conflitos!completando com a teoria de QUINE que deveria ter uma correcao sobre “o que e quando falar”
    2R-ja no caso das redes sociais todos falam do geito que quer expresando-se para seus amigos!outro fato curioso das redes sociais é que pelas redes socias voce tem mais seguranca de falar certas coisas que pessoalmente nao teria!!

    ANDERSON JUNIOR 2 ano

  19. Ricardo Vinicius Gomes De Andrade disse:

    1- Eu entendi que a linguagem é uma arte de comunicação, pois por ela podemos nos expressar de varias maneiras, e podemos ser interpretados de varias formas pois quando falamos algo temos que pensar duas vezes antes de falar.

    2- Bem diferente, pois nas redes sociais se expressamos totalmente diferente do que pessoalmente, nas redes sociais falamos mais bem a vontade pois não estamos frente a frente com a pessoa, e ja pessoalmente fica mais difícil pois temos que olhar olho no olho e não é simplesmente igual pois bate uma vergonha ou ate mesmo nervosismo, então é completamente diferente conversa pelas redes sociais e pessoalmente.

  20. Emerson Cleiton Silva De Lima disse:

    1- a linguagem e uma arte social. Não e apenas só aquilo que a palavra diz a muito mais atrás da palavra dita somente , achei bem interessante o interesse dele sobre saber mais das palavras porque assim deu mais facilidade de entendimento.

    2- Achei bem diferente , porque mudamos nosso jeito de fala Pois Falamos Melhor ,porque assim deu mais entendimento , pois já na redes sociais falamos com inicias girias e abreviações.

  21. eduardo elias disse:

    Verdade. concordo com Quine. linguagem é uma arte social , se prestarmos atenção nenhuma palavra tem um único significado uma palavra ou um objeto pode lhe dizer diversas coisas. temos que sempre estar pensando antes de falar qualquer coisa, para que as pessoas possam entender o que queremos dizer.
    no nosso dia a dia nas redes sociais falamos hoje em uma linguagem muito diferente daquela que usamos nos nossos contatos pessoais, usamos na maioria das vezes, muitas abreviações e muitas gírias palavras que não existem em nosso dicionario.
    mais no fim conseguimos compreender e sermos compreendidos.

  22. Jailson Guedes disse:

    Sim, porque uma palavra pode ter varios significos e cada um entende de um jeito difetente, da maneira que foi pronunciada a palavra, porque tem palavras que serve para ofender e para agradar depende da forma que você pronunciar a palavra e da forma que a outra pessoa vai entender.

  23. joao vitor disse:

    1:Sim pq podemos entrende qui a linguagem e a arte de comunicao quem pode ter varios significados e formas de entendimento.

    2:no entanto ele queria bem mais do quem um simples significados ele nao se contentava o que era mostrado mais ele queria simples palavras pra da significado

  24. Bruno Flávio disse:

    1R- Com base no pensamento de Quine, o que importa, é a maneira como você se expressa diante de tal situação, e que a relação entre ” Palavras ” e ” Coisas ” tampouco importa

    2R- Bem diferente, pois nas redes sociais nos expressamos livremente, dando espa para girias ou abreviacoes, sendo totalmente o oposto de uma conversa pessoal

    ( Bruno Flávio 2 Ano “A” )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s