A VIDA SERA MAIS BEM VIVIDA SE NAO TIVER SENTIDO

Publicado: novembro 27, 2014 em FILOSOFIA
Tags:

Area: Epistemologia

Abordagem: Existencialismo

Albert Camus (Mondovi, 7 de novembro de 1913 — Villeblevin, 4 de janeiro de 1960) foi um escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês nascido na Argélia. Foi também jornalista militante engajado na Resistência Francesa e nas discussões morais do pós-guerra. Na sua terra natal viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor. Camus foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1957 "por sua importante produção literária, que, com seriedade lúcida ilumina os problemas da consciência humana em nossos tempos".

Albert Camus (Mondovi, 7 de novembro de 1913 — Villeblevin, 4 de janeiro de 1960) foi um escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês nascido na Argélia. Foi também jornalista militante engajado na Resistência Francesa e nas discussões morais do pós-guerra. Na sua terra natal viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor.
Camus foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1957 “por sua importante produção literária, que, com seriedade lúcida ilumina os problemas da consciência humana em nossos tempos”.

Como temos consciencia, sentimos que a vida tem sentido. Mas sabemos que o universo como um todo nao tem sentido. Para vivermos bem, precisamos superar essa contradição Nossa vida é uma contradição.Podemos fazer isso aceitando a falta de sentido na existencia.

Embora pareça uma visão pessimista, Camus acredita que ao adotarmos essa ideia nos habilitarmos a viver tão plenamente quanto possivel. O absurdo para Camus é o sentimento que experimentamos ao reconhecer que os sentidos conferidos a vida nao existem para alem da nossa propria consciençia.

Camus explorou o significado de viver a luz dessa contradição Ele afirmou que para chegar a posição de poder viver plenamente, temos antes de aceitaro fato de que a vida e sem sentido e absurda.

QUESTÕES

1 – Segundo o texto e a aula apresentada, como voce compreendeu essa contradição apresentada por Camus?

Anúncios
comentários
  1. janaina ^^ disse:

    1- Eu compreendi que , a contradição que ele apresenta , e como se fosse um obstáculo que deve ser vencido se você realmente quer aquela coisa ,
    Ex: Eu quero ir para o IFRN , mas eu sei que eu preciso estudar bastante pra passar , então o estudar bastante e a contradição a ser vencida.

  2. joaobosco disse:

    Muito bem, aqui vc me deu o sentido que vc dará a ela. Mas o não sentido? E o autor, o que diz? BEm: Tarefa realizada.

  3. Gildriane Ludmila disse:

    Eu compartilho do ponto de vista de Camus.
    A morte torna tudo vão, passageiro e efêmero; o que se faz aqui, fica aqui e, para mim, é esta a contradição. Bom, se tudo passa tão depressa diante dos seus olhos como a mais fina poeira, não tem sentido viver da forma que se quer, nem da forma que não se quer, e também não tem sentido viver.
    Se tem uma coisa que aprendi nos meus poucos anos de vida é que: a vida é feita de contradições e que, se formos parar para nos questionar o “por quê” disso, vamos perder o show do finito universo em sua dúbia existência sem aproveitar nada antes que “as cortinas se fechem” e o espetáculo da vida acabe.
    Essa questão não precisa de conclusões, e sim de opiniões.

  4. Lizandra disse:

    1- Eu entendi Que avida tem muitos obstáculos e temos qui aprender a supera nossa contradição Qui ela e o qui nos motiva a realmente quer aquela coisa ou plenamente, temos antes de aceitaro fato de que a vida e sem sentido e absurda.

  5. joaobosco disse:

    Eu compreendi que a vida não tem sentido ser não temos um objetivo na vida para corremos atrás, se conseguimos algo fácil não damos valor e os obstáculos nos mostrar a dar valor a vida, os bens que adquirimos.

    Christiane Lakerinne de Miranda 2º B Nortuno

  6. vittor disse:

    eu compreende, que a gente devermo acredita na nossa vida, mesmo que tudo seja dificil, pois devemos consquista o que queremos.
    termos que acredita na nossa vida, i viver o diferente.

  7. Severino Ramos Pereira disse:

    Compreendi que temos que viver o presente intensamente, pois o amanhã é inserto e o torna-se sem sentido.

  8. Compartilho da mesma concepção de Camus.
    A morte torna tudo vão e, assim sendo, não faz sentido viver em prol de um objetivo, nem faz sentido viver sem um objetivo, então não faz sentido viver. É esse o meu ponto de vista: não somente a vida é um absurdo mas também tudo quanto se faz nela.
    Contudo, minha compreensão sobre isso é tão dúbia quanto a existência do universo e da vida.

  9. Aline Carvalho disse:

    Eu entendi que, na vida por mais que você busque algo,voce nunca sabe com certeza que existe algo na busca, é uma missão sem fim sem saber qual é a missão…isso é uma vida sem sentido voce faz as coisas sem saber o que realmente vai acontecer , sem pensar ou planejar nada, mais também existe a contradição ,que pra supera-la é preciso colocar um foco na vida e ir em busca do que deseja por mais que não faça sentido. É complicado, é como o universo voce não tem provas que existem algo ‘lá fora’ a unica prova é voce mesmo,vc pode criar teorias que nunca sabera da verdade, e nem do sentido da vida.

  10. bruno disse:

    eu compreendi que a contradição esta representando dificuldades que encontramos na nossa vida.pois nada e fácil e não podemos desistir do nosso objetivo.

  11. Ele fala que a nossa vida é uma contradição, e para agente entende-la não podemos dar nenhum sentido a ela.

    Assim não conseguimos viver de um modo correto, pois ao logo do caminho temos parreiras e para supera-las temos que dar um sentido como vitória ou derrota ambos são sentidos e não da para viver sem sentido pois ficamos preso ao um lugar só.

  12. antonio disse:

    1-Eu compreendo que por temos consciência sabemos que a vida tem um sentido para o se humano.não dar pra viver sem um sentido ao contrário temos que focar no que queremos,porque esse foco tem um sentido.

  13. Rayane Camila disse:

    De acordo com Albert Camus: “A vida será mais bem vivida se não tiver sentido”
    Entendo que a vida nao tem sentido, na verdade somos nós que damos sentidos a ela de acordo com o que queremos e precisamos. A vida é bem contraditória, pois as vezes queremos algo em que achamos que é bom para nós, mas acontece algo que nos fazem fazer o contrário, e o que nos resta é escolher o que achamos melhor.

  14. Nadja Lavinia disse:

    Compreendi que, a vida tem seus altos e baixos e que a contradição dela é conseguir seus objetivos, sendo que precisamos aceitar a vida ser sem sentido e absurda !

  15. Lucas Felipe disse:

    Eu entendi que a vida será mais bem vivida se não tiver sentido, pois a vida sem sentido você se esquecerá de seus problemas e terá mais liberdade para viver sem se preocupar com os problemas.(8 “A” Matutino)

  16. Eu compreendi que a vida sem sentido, é uma contradição e para que vivemos bem é preciso cooperar com o sentido da vida e que sim a vida sem sentido e um absurdo.

  17. joaobosco disse:

    Coerente resposta. NO entanto, atente a ortografia e achismos. Filosofia, é questionamento ou afirmação.

  18. joaobosco disse:

    Ok. O caum pouco mais.ótimo, poderia ter explorado eu para responder estava ótimo, poderia ter explorado um pouco mais, Filosofia, é questionamento ou afirmação.

  19. joaobosco disse:

    REsposta é resposta, precisa ser objetiva, coerente e precisa. Desses elementos faltou um pouco, mas vc o fez…Analise a concordancia e a ortografia que vc utilizou…Filosofia, é questionamento ou afirmação.

  20. joaobosco disse:

    Faltou-lhe questionamentos…eu os apresento: Porque sem sentido? Onde está o sentido do Hoje? Filosofia, é questionamento ou afirmação.

  21. joaobosco disse:

    Ok. Bons questionamentos, boa análise…poderia explorar mais..já que adentrou no assunto tão densamente. Parabens!

  22. joaobosco disse:

    Vc usou de argumentação..boa tentativa de leitura e impressão de texto. Parabens!

  23. joaobosco disse:

    Muito bem Bruno. Sem questionamentos mais uma afirmação enfática e precisa.

  24. joaobosco disse:

    Paulino. GOstei de algo em sua leitura. A análise da leitura do autor. Parabens pelo sentido que encontrou no texto e na aula.

  25. joaobosco disse:

    Parabens antonio…

  26. joaobosco disse:

    Parabens Rayane,
    PErcebo que vc foi buscar ideias na aula e algo mais que vc pesquisou.,..isso quer dizer que houve interesse.

  27. joaobosco disse:

    Faltou só um pouco de questionamentos e mais precisaõ na impressão. mas parabens.

  28. Manoel Messias disse:

    eu entendi que, se você quer algo tem que aceitar assim do jeito que a vida lhe dar, por que nem sempre as vezes é que nem a gente imagina,por isso que a vida não e correta como pensamos,teremos que vencer barreiras, para podemos conquista o que é de alcance de nossos sonhos.

  29. como diz camos a vida tem sentido! mais o universo é igual a nossa vida, incerta e insegura mais podemos nos habilitar a viver tão plenamente quanto possivel.

  30. julienegomes disse:

    eu entendi que se a vida tivesse um sentido,nenhuma pessoa ira corre atras dos seus objetivos,e não ira lutar por nada em sua vida.

  31. Ami Morgan disse:

    O que Albert quis dizer é que se você viver uma vida sem sentindo você provavelmente sera mais feliz, mas eu não concordo com ele pois se você vive uma vida sem sentindo você não tem uma certa noção do que você esta fazendo , você precisa se manter com suas escolhas , mas para você ter uma escolha aplausível você precisar ter total noção do que você esta fazendo ,dando o seu melhor .Temos que viver uma vida com sentindo para que quando estivermos velhinhos você possa se lembra do que você fez do quão marcante você foi, não só para você se lembra de você mesmo mas para aqueles que estão ao seu redor tambem se lembre.

  32. Thais maria disse:

    Thais maria disse:
    eu compreendi que pra viver não precisamos dar sentido a vida, e ele quis dizer que a vida seria mais bem vivida se não tiver sentido algum, se nós vivermos uma vida sem sentido algum com certeza será a melhor forma de viver e que a pesar de tudo a nossa vida é uma contradição.

  33. Victor Gabriell - 8 ano A disse:

    O que Albert quis dizer é que se você viver uma vida sem sentindo você provavelmente sera mais
    feliz, mas eu não concordo com ele pois se você vive uma vida sem sentindo você não tem uma certa noção do que você esta fazendo , você precisa se manter com suas escolhas , mas para você ter uma escolha aplausível você precisar ter total noção do que você esta fazendo ,dando o seu melhor .Temos que viver uma vida com sentindo para que quando estivermos velhinhos você possa se lembra do que você fez do quão marcante você foi, não só para você se
    lembra de você mesmo mas para aqueles que estão ao seu redor tambem se lembre.

  34. Manoel grigorio da silva disse:

    Eu entendi que, na vida por mais que a gente busque algo,nos nunca sabemos na verdade se existe algo na qual nos buscamos mas cada vida tem seu sentido , como o mundo que vivemos com seus defeitos e qualidades eu entendi que pra vida ter sentido nos devemo saber que sentido ela tenha porque nos vivemos num mundo de escolhas nos escolhemos que sentido da para nossa vida mas de uma coisa eu sei que cada um deve da sentido para sua vida.

  35. Nathanael R. ferreira disse:

    A vida será mais bem vivida se não tiver sentido:
    Entendo que a vida nao tem muito sentido, nós que temos que dar sentido a ela de acordo com o que buscamos. por que as vezes nos queremos alguma coisa que nos achamos que é boa para nós, mas sempre acontece algo que nos faz fazer o contrário, e o que nos resta é fazer o que achamos melhor, de acordo com o que queremos.

  36. andrey costa disse:

    eu entendi que, se você quer algo tem que aceitar assim do jeito que a vida lhe da de acordo com o que buscamos. por que nem sempre as vezes é como a gente imagina…

  37. como diz Albert Camus que a nossa vida e uma contradição eu compreendi que ela e sem sentido mas com isso devemos ter a segurança de escolher o que achamos melhor para ela !

  38. Arilson Pedro disse:

    Nos compreendemos que se tiver um sentido para viver,você sempre terá uma preocupação com o dia de amanhã e se você não tiver um sentido você poderá curti o momento sem nem uma preocupação então sendo assim e melhor viver sem um sentido do que viver com um sentido que lhe preocupa.

  39. Diego Brenner disse:

    Seguindo a ideia de Camus, viver a vida sem sentido faria com que seja mais prazeroso viver, e ele diz também que para podermos viver plenamente, precisamos aceitar que a vida é sem sentido, sendo assim acredito que essa contradição seria ignorar o sentido que damos a vida e viver o inesperado.

  40. joaobosco disse:

    Parabens pela analise

  41. joaobosco disse:

    Pelo menos consegui extrair ideias de vc. parabens!

  42. Teresa Raquel Oliveira disse:

    Ao meu ver a contradiçao é subjetiva…Pois vem do ato de superaçao de podermos vivermos Bem. A falta de sentido por outro lado é relativo Pois Camus Diz Que para viver Bem temos Que aceitar Que a Vida nao tem sertido algum.

  43. joaobosco disse:

    So gostaria de saber quem é Amir MOrgam????

  44. Eu compreendi que quando a vida começa a ter sentido para você, você começa a ter responsabilidades maiores, acontecendo que você comece a sacrificar coisas para conquistar coisas, o que você via antes quando sua vida não tinha sentido é diferente do que tudo o que você ver hoje pois vivendo a vida com sentido, você ver o mundo da forma real como ele é, independente de coisas boas ou coisas ruins que acontece na sua vida.

  45. karolina rayane disse:

    Eu entendi que na vida devemos seguir um objetivo, porque a vida sem objetivos não tem sentido algum.

  46. Priscila Kamila disse:

    Prisciila Kamila
    O que eu entendi sobre essa franze “A vida será mais bem vivida se não tiver sentido” foi que se a vida se ela não tivesse sentido ela seria mais livre e tudo mais , só que , eu eu acho assim que se a vida ela não tivesse sentido tudo seria ruim porque tudo na vida tem que ter um sentido , porque eu acho assim que e com os sentidos que a gente consegue algo, por que pra mim a vida ela tem esse sentido porque ela tem uma meta e toda meta ela precisa ser alcançada e com o alçasse vem o sentido : por exemplo :eu quero se uma pessoa que tem um bom emprego e faculdade só que só vo ter isso se tive minha meta, que e estuda e se esforça mais, pra mim se esforça e estuda mas eu preciso do sentido , eu acho que a vida se ela não tivesse sentindo eu acho que a gente não teria nada e muito menos metas para alcança e tudo seria sem crassa

  47. Iza Suzannah disse:

    “ A vida é sem sentido,´´ Concordo plenamente. A vida por si só não tem sentido, nós que estamos encarregados de darmos a ela um objetivo, um foco. Essa é uma das muitas missões que temos aqui na terra. Se a vida tivesse sentido, não teríamos com o que se preocupar, não amadurecíamos facilmente, viveríamos numa vida misquinha.

  48. bruna milena disse:

    eu entendi q a vida é muito melhor ser vivida da maneira que vc quer não do jeito que os outros falam seja simplismente você… viva intensamente sem medo de ser feliz…

  49. significa que se a vida tiver sentido,vai ter problemas pra resolver…pois se tiver sentido teremos que enfretar sem medo…pois com os medos nunca vamos chegar no nosso motivo…

  50. Eu entendi que se a vida tiver sentido será muito dificil de enfrentar….pois se não tivesse o sentido não nos vamos esquecer do que é viver…

  51. Camila cristina disse:

    No meu pensar,o autor quer dizer que,há coisas na vida que para nós não tem nenhum sentido,mas olhando pelo outro lado, se o universo tivesse sentido o ser humano não teria o porque de existir, se nós fomos feitos para descobrir coisas novas a cada dia e aprender a viver com o que ela nos oferece,sendo elas absurdas para uns e normais para outros.

  52. Rosana Alves varela disse:

    Tipo ele ta falando que nois tem que corre atrás daquilo que agente quer e não ficar esperando cair do céu , a vida não vai ter sentido se nois não tem um objetivo pela frente.
    Mais nem tudo acontece como agente quer a vida tem altos e baixos agente tem que compreender com isso !!

    Rosana Alves varela 8° Matutino

  53. klaydson matheus disse:

    a frase é uma contradição,pois se nós vivermos com uma vida sem problemas é bem melhor
    mas sempre terão obstáculos que irão nos botar para baixo. Nós que devemos escolher o rumo que queremos dar a ela.
    e não temos que desistir dos nossos objetivos .

  54. Amanda Rayssa disse:

    A vida tem que ter sentido um rumo uma direção para que estou aqui , para onde estou caminhando será que estou agindo de forma correta , se errei existe concerto afinal existe um proposito. cabe a cada um descobrir uma vida sem sentido e como uma folha seca jogada ao vento , ela não tem rumo ou direção , ela vai para onde o vento levar .

  55. Djarbson gomes do nascimento silva disse:

    É preciso de estímulo, vontade de vencer os obstáculos que a vida nos oferece.
    Enquanto adolescente, o estudo é a porta para uma graduação, ser um bom profissional, ter um ótimo emprego e futuramente bem sucedido no trabalho, procurar sucesso na vida amorosa, ter uma exelente esposa e filhos se encaminhando para começar novamente o ciclo da vida, todos unidos e felizes.

  56. Eu compreendi que a vida é uma contradição que por mais que quiséssemos uma coisa quase sempre acontece outra, e que se nós vivermos com um sentido na vida teremos mais preocupações, e se vivermos sem sentido para nossa vida, viveremos uma vida mais prazerosa e poderemos curtir o momento sem preocupações.

  57. João José disse:

    Compreendi que se você não der um sentido a sua vida ela vai ser bem melhor,pois quando adolescente não damos muito sentido a vida e ela é muito mais bem vivida do que quando estamos mais velhos e precisamos dar um sentido a vida,por isso a vida é mais vem vivida se não tiver sentido

  58. Rafael alexandre disse:

    Pelo fato que diz o escritor a vida sera mais bem vivida se não tiver sentido ;o que eu acho desse tema foi errado por que a maioria das pessoas que pensam dessa maneira entram numa vida incorreta sem sentido nenhum ,as pessoas que pesam que a vida Tera sentido terá uma vida cheias de suceso e vitorias ,tera uma profissão boa e um estudo garantido e uma vida cheias de sonhos.

  59. Aiane Caroline 8·Ano "A" Matutino disse:

    O sentido na vida às vezes faz bem mais por outro lado ela não tiver sentido falaríamos coisas que acreditamos que nada e ninguém já fez porque o sentido só está nela para temos a real certeza que a vida existe… Mais fazer coisas perigosas, aquelas loucuras que o outro dúvida e muitas outras coisas deixa a vida sem sentido e as vezes ficamos felizes por essas atitudes. Em fim, a vida sem sentido mostra o que a realidade nos esconde e também nos mostra que somos capazes que fazer tudo que nunca imaginamos…

  60. Jackson Santos disse:

    Compreendi que, a Vida Sem Sentido é como se fosse um obstaculo que temos que superar durante nossa vida , e se voçe soube que a vida não tem sentido voçe vai ficar preocupado com o dia de amanha , e alem disso nois vivemos em um mundo de escolhas , e a escolha que nos fizermos é a que vai da sentindo a nossa vida . essa foi minha compreenção.

  61. Maria José 2º Ano B Noturno disse:

    Não, Por que como viver sem ter sentido na vida? A nossa vida tem começo, meio e fim, portanto tudo tem sentido e tudo faz sentido.

  62. julianagomes disse:

    bom eu compreendo,que a vida nao tem sentido.mais devemos conquista o que queremos.temos que mostra da valor a vida que nos temos.

  63. Maria Lima disse:

    Bom, eu consegui compreender que se na nossa vida não tivermos um objetivo para tentar alcansar ela não chega a ter nenhum sentido.
    Tipo,eu quero ganhar uma medalha mais eu não participo de nenhum torneio , então não tem sentido algum se eu ganhar a medalha do nada . foi isso que eu consegui compreender.

  64. eu entendi que a vida é cheia de obstáculos e contradições que temos que superar , pois nada é fácil nessa vida. obs: lute pelos seus sonhos independendo de tudo e de todo.

  65. Ariane Regis disse:

    Que para termos uma boa vida, não temos que procurar sentido no que estamos fazendo. Até porque, para que procurar sentido se podemos viver tranquilamente sem estar atrás significados?! A vida tem que ser vivida sossegadamente e para isso, temos que nos soltar mais, nos mostramos mais livres, não nos prendermos a pequenos detalhes. A vida não precisa de um sentido, escolha o seu objetivo e corra atrás!

  66. Igor Fabricio disse:

    E.E.S.L.G
    Igor Fabricio D. Félix ( 8º “A” Matutino )

    Bem, como disse Albert Camus “A VIDA SERÁ MAIS BEM VIVIDA SE NÃO TIVER SENTIDO”, cheguei a uma conclusão que se nada tiver sentido talvez seriamos “loucos”, porque tudo o que fazemos tem um sentido, aliás se escolhemos ir á algum lugar, para esquecer os sentidos da vida, estamos formando um sentido, que pra mim é esquecer todos os sentidos da vida, mas esquecendo esses sentidos estamos formandos novos sentidos, não dar pra viver uma vida se ela não tem sentido, Porque tudo o que fazemos vai ter ou terá sentido.

  67. eu entendi que se a vida não tivesse sentido como as pessoas viveriam pois é nos que damos sentido a nossas vida 8”A” MATUTINO

  68. Bianca Mendonça-8 ano A disse:

    Eu entendi que se nós viveremos uma vida sem sentido estaríamos mais feliz,mas eu não concordo com isso,porque tudo tem que ter sentido,principalmente a vida.

  69. joaobosco disse:

    Ao longo da vida encontramos obstáculos que temos que enfrentar isso nos dar um sentido a vida, porque não sabemos o certo que vai acontecer e sim não conseguimos colocamos isso como foco e corremos atrás.

    Christiane Lakerinne de Miranda 2º b Noturno

  70. Jessyka Alane disse:

    concordo,a vida realmente é absurda e seu sentido.começamos com a existência do universo do ser humano e da morte,que ate hoje não tem explicação,para os homens,mais para quem acredita em ” DEUS ” tem sentido, é acredita que temos outra vida além dessa,e esquecer os absurdos da vida, como as drogas,doenças que estão acabando com os humanos.
    ( viver o hoje é o objetivo,sem saber do amanhã. )

  71. joaobosco disse:

    Boa leitura, boa reflexao.Parabens!

  72. joaobosco disse:

    Parabens Igror por suas reflexões. Nao podemos responder questionamentos com uma simples resposta sem questioná-la. Muito bem.

  73. joaobosco disse:

    Ao escolher seu objetivo..vc estará dando sentido a vida. Se vc nao escolher..vc também estará dando sentido…só para lembrar Ariene.

  74. joaobosco disse:

    Releia sua resposta. Releia o texto e reveja a aula da da em seus apontamentos

  75. joaobosco disse:

    Releia o texto. sua resposta afirma as questões do autor.

  76. pablo diogo disse:

    O que eu entende foi que a vida é um obstáculo a ser comprido por que a gente sempre esta tentado melhorar e isso é um modo de sempre a gente se superar nos obstáculos da vida que nunca acabe e sim esta ficando mas difícil pra a gente tenta bater essa meta

  77. erika roberta dos santos saraiva disse:

    Entendo que a nossa vida é um ciclo e como todo o ciclo sempre voltamos para um ponto de início, no entanto o ciclo sempre acontece enquanto não temos um propósito além desta vida, mas quando passamos a observar que este mundo é passageiro e que estamos apenas nos decidindo em qual local passaremos a eternidade aí sim a vida terá sentido.

    Ps. Para que a sua vida não seja sem graça , tenho um segredo para todos: siga os caminhos do Senhor Deus, garanto a você que sua vida terá sentido.

  78. marcos emanuel disse:

    Eu entendi que apesar das contradições que a vida apresenta temos que reconhecer e acreditar que os sentidos existe e é preciso que cada pessoa tenha sua própria opinião da sua consciência. Que paro realizamos plenamente é preciso aceitar o fato de que a vida nos ensina e que parece até não ter sentido e tem coisa que é absurdos a olhar mais e preciso enxergar além daquilo que vemos

  79. Igor Cardoso disse:

    Igor cardoso E.E.S.L.G (1°ano ”A” vespertino)

    Eu acho o que Albert Camus quis dizer com a frase ”A VIDA SERÁ BEM MAIS VIVIDA SE NÃO TIVER SENTIDO”. é que as pessoas que não refletem e que não se pergunta o por quê da vida,e de sua existência, vivem melhor devido ao fato de que elas não se perguntam qual o seu motivo de estar vivo.

  80. Bom, na minha análise,a falta de sentido para a vida é um absurdo, mais o sentido da vida quem faz somos nós… DEUS não nos crio com um sentindo e sim com um objetivo, o sentido ele simplesmente ofereceu, cada conquista, cada obstaculo enfrentado é uma vitória é um sentido que criamos para a vida!

  81. A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.
    e a vida tem que ter sentido …..

  82. Ana Paula Venâncio dda Silva disse:

    bem , a vida só tem sentido se nós mesmos demos sentido a ela, pois a única certeza que temos da vida é a morte , mas ate que chegue esse dia o que faremos ? pra que viveremos? acho q isso já passou pela cabeça de muita gente , pra mim até que chegue o dia de nossa partida eu tenho que corre atrás dos meus objetivos dos meus sentidos, pois se for pra viver por viver , viver sem sentido , é melhor nem viver, a vida precisa de propósitos de motivos do por que lutar por ela, pois até que chegue o dia de nossa morte temos que da sentido a vida que temos , até por que não sabemos o dia nem a hora que iremos morrer, só sabemos que um dia vai chegar por tanto vamos da sentido a vida que temos vamos correr atrás dos nossos objetivos , pois se não a vida no fim não vai ter valido de nada!

  83. Higor Luiz disse:

    entende que a vida tem sentido se acreditamos que temos outra vida além dessa a vida com Deus , e esquecer os problemas da vida que acabam com os seres humanos.

  84. Bianca de Moura disse:

    Bom eu entendi que sentimos que a vida tem sentido , mais sabemos que o universo não tem sentido, mas ele quis realmente quis provocar inquietaçoes na pessoa, levando a refletir, eu penso que se a vida não tiver sentido ela não sera bem vivida, não adianta fazer as coisas por fazer. Tudo tem que ter um sentido *-*

  85. rayan Ferreira disse:

    Para mim a vida tem um sentido que não tem palavras por que a vida e o corpo na terra e a alma com deus.

  86. Myllena lima disse:

    No meu entender, o sentido da vida somos nós que criamos, passando por obstaculos e dando um sentindo e significado para a vida.

  87. Eu entendi que a vida sem sentido ia ser meio chato por que pra tudo tem que ter um sentido e sem sentido ia ser estranho e é melhor vc viver a vida do jeito que vc quer.

  88. joaobosco disse:

    Compromisso com data marcada deve ser realizado com eficiencia

  89. Guilherme costa disse:

    Eu compreendi que a vida não tem sentidos mais sim um objetivo, e que tudo que esta em nosso arredor não tem sentido, para vivermos bem, e que temos que vencer todos obstáculos para ser alguma coisa…

  90. Entendi que uma vida sem sentido é nada!,o ser humano vive buscando sentidos para todas as coisas que sejam de seu interesse,muitas vezes até criam sentidos,por até mesmo influência de outros,e ta certo,temos mesmo que procurar sentido em cada detalhe da vida para “pensarmos” que estamos vivendo algo que vale a pena ser vivido,que não é só mais uma vida banal e perdida.

  91. meu entendimento foi por uma analise de q a vida tem varias condição de viver por isso temos q superar a vida por quer a vida tem obstaculo alto e baixo,também podemos observa nois temos compromisso com a vida por causa dois obstaculo de uma vida plena.

  92. Thiago Dantas disse:

    Na vida tem vários obstáculos para ser superado, ao passar do tempo cade vez mais vem aumentando essa dificuldade de viver. A vida tem um sentido, o sentido de viver.

  93. iranilson martins da silva disse:

    no meu entendimento o autor Camûs quis passar para nos que o Mundo Naum tem sentido, como se Agente vivesse non mundo de ilusão.
    por exemplo tudo na vida tem um entendimento por exemplo vou ao shopping tem um sentido? tipo andar encontrar amigos.
    eu acho o que Camûs quis causar inquietações nem nossos sentidos.
    .começamos com a existência do universo do ser humano e da morte,que ate hoje não tem explicação.

  94. joão paulo pinheiro da cruz disse:

    os Fundamentos da vida as pessoas poder ser tem escolha ser a pessoas não a sua opinião sobre a vida das pessoas certas ou erradas como fala o texto de camus. ser a pessoa escolher o errada vai ser prejudica ser a pessoa vò no caminho certo parabéns boa escolha.

  95. ”eu entendi que a vida tem sentido para viver bem porque tudo que fazemos tem que mostra com amor,carinho paz,e esquecer os problemas do ser humanos”

  96. Joelma Duarte disse:

    Compreendi que a vida em si própria não tem sentido, é parte do viver a incerteza dos dias. Procuramos diariamente alcançar sonhos e planos numa incerteza da vida futura. E é exatamente esta razão que torna a vida mais intensa e necessária de se VIVER felizmente.

  97. Eu entendi que temos que viver, a vida e o presente,como se não tivesse o amanhã por que não saberemos se o amanhã poderá existir para nós.

  98. Heloisa Gomes m.da Silva disse:

    Ele quer falar que temos que viver nossas vidas como se não houvesse amanhã e pra não se importar com o que falam pq assim iremos viver mas e ele fala que se vivermos nos importando a vida será absurda e cda dia e um obstáculo que tem que ser vencido.

  99. Flávio da Siva dos Santos disse:

    Para algumas pessoas a vida precisa ter significado para ser vivida que é o que não falta, já para outras a vida será bem mais vivida se não tivesse significado para viver, mas na minha mente ela deve sim ter um significado para viver, tem que por um sonho para viver, para ser alcançado.

  100. Joyce Maria disse:

    Ambas partes compreendo com Albert Camus que a vida as vezes não faz sentido mais temos a capacidade de faze-lá algo à mais, por enquanto que existimos. Pois quando nascemos temos que ter objetivo de faze-lá um sentido de viver, apesar dos obstáculos que teremos mais assim aprendemos supera as condições.. E para viver a vida de quais quer forma quiser isto já faz um sentido para cada um.

  101. Joyce Maria disse:

    (Prof’ esse é o comentário de Beatriz Nogueira do 1° A pois ela não tem email e não esta conseguindo coloca o comentário e pediu para eu manda por mim aqui)

    -Beatriz Nogueira: EU COMPREENDIR QUE,A VIDA SERÁ MAIS BEM VIVIDA SE Ñ TIVER SENTIDO,POIS A VIDA SÓ TEM SENTIDO SE NÓS MESMO DEMOS SENTIDO A ELA, VENCENDO OS OBSTÁCULOS QUE APARECEM EM NOSSAS VIDAS

  102. joaobosco disse:

    Sua resposta foi muito óbvia. Fica a observação para a proxima…desenvolver melhor.

  103. iluminata disse:

    bom eu intendi que a vida tem sentido para mim porque eu procuro sentido para viver e a vida tem seus altos e baixos esse é a contradição da vida …Iluminata Silva de Oliveira.

  104. mirraela disse:

    eu entendi que a vida e bem imprevisivel e temos muitos obstáculos em nossas vidas, mais acho que a vida tem muito sentido, porque a vida tem começo meio e fim.

  105. webisther charles disse:

    As vezes o contraditorio e uma incógnita

  106. webisther charles disse:

    O sentido da vida e vivela intensamente neilza lima da silva 2 b noturno

  107. ramon barboza ribeiro disse:

    a vida só tem sentido quando buscamos alguns objetivos, agente sempre tem que traçar um objetivo na vida pra conseguimos sobreviver la na frente, para algumas pessoas a vida precisa ter o significado para ser vivida.

  108. Renato Ribeiro Celestino disse:

    eu entendi que pra viver bem a vida não e necessariamente ter um sentido, por que quem faz esse sentido e você mesmo, todos nos precisamos de um objetivo pra ser alcançado isso faz com que a vida das pessoas tenha sentido, EX: eu particularmente pretendo fazer uma faculdade de engenharia da computação isso e um objetivo, ou seja, eu tou dando um sentido a minha vida

  109. joaobosco disse:

    Preguiça de pensar? Escrever ? Sobre o assunto?

  110. joaobosco disse:

    O que é contraditório? O que é incognita? O texto, a resposta exige uma resposta mais qualificada.

  111. entendi que na vida tudo passa, e temos que que superar todos os obstáculos, que vem pela frente, pois temos que aceita o fato de que a vida e sem sentido e absurda.

    2° ano “B’

  112. aprendi que não importa o que façamos nossa vida, temos que ama e ser amado, pois é a única coisa que mais se aproxima de sentido. Sempre iremos está em uma fase de superação, pois e essa nós fazem fortes capazes e vencedores dessa forma sentimos uma falsa sensação de que tudo vai ficar bem, vamos ser muito felizes e realizados. Creio que absurdamente quando estivermos com essa sensação de que tudo foi conquistado e não falta mais nada na vida para ser feliz. É quando iremos ver que nada tem sentido, no fim das nossa vida nada vai importar pois tudo isso tristemente nossos esforçoso, superações, conquistas, tudo isso vai ficar e só restará lembranças. Nada e ninguém podemos levar.

  113. compreendi que na vida tudo passa, e temos que superar todos os obstáculos que vem pela frente, pois acontece coisas absurda que temos aceita, superar e dar a volta por cima de tudo o que acontece na nossa vida.

  114. e dificil ser assim pq tudo na vida tem sentido querendo ou nao…e que a gente temos que viver o hoje como se nao existisse o amanha, principalmente esquecer o que for tristeza. enfim colocar DEUS acima de tudo assim a vida passa a ter sentido..

  115. thaylla disse:

    Que as vazes estamos tao preocupados com as respostas de algumas perguntas sobre nossa existência, que deixamos realmente de viver, e ficamos presos a coisa passadas.

  116. thaylla disse:

    Que as vazes estamos tao preocupados com as respostas das perguntas sobre nossa existência, que deixamos realmente de viver

  117. Thyfane Viana disse:

    Cheguei a conclusão, que a vida não tem sentido, se você não tiver um objetivo aquilo que você viveu foi em vão, a gente tem que acreditar em si, a vida é cheia de surpresas na qual não tem sentido. Então a observação que pude compreender é que nada faz sentido e tudo é sem explicação. Na vida nunca temos a resposta exata para nada, pois tudo muda.

  118. Juliana Cinthya Da Silva Guedes disse:

    Eu compreendo que a vida tem sempre altos e baixos,e que a contradição dela é sempre conseguir os seus objetivos,e se na nossa vida não tivesse problemas não teria o valor que tem,temos que passar sim por obstáculos para dar sentido a vida

  119. leonardo ricardo de souza 2 B noturno disse:

    AO nascer,realmente nao temos um sentido para viver,pois desconhecemos tudo sobre a vida ate entao.A parti do momento em que temos nocao de um amor,que para um ser humano ser gerada houve uma relacao de amor entre duas pessooas,aparti dai um sentido para vida que vai chegar.

  120. julianagomes disse:

    juliana gomes de arruda 2anob noturno avida tera muitas mudança por isso nos temos que valoriza a vida,o amor traz muito sentimento para ela,para porde da todo o sentido a isso.

  121. julianagomes 2 ano b disse:

    devemos em fremta todos obistaculos para em frenta a vida,nao importa se for rui ou bom,so sei que a vida deve te todos os sentidos para continua a vida que nos levamos.

  122. Talvez eu esteja discordando do Camus, e até mesmo esteja fugindo do real assunto pedido, mas com se trata de minha opinião e do que compreendi, espero que sejam válidas minhas palavras e opinião…. “A vida por si própria já tem um sentido, isso é óbvio para mim, então… porque nasci? porque vivo nesse mundo? porque respiro? Não existiríamos se não houvesse um sentido. Todo o nosso surgimento é basicamente direcionado ao sentido de nossas vidas. Vai de cada um de nós, presenteá-la com um sentido. Para uns,o sentido da vida, nada mais é do que nadar em rios de dinheiros. Para outros é ter saúde, família e bons amigos. Para outros poucos, é viver em paz, sozinho e sem preocupações. Para a grande maioria, o sentido da vida vem do fruto do seu trabalho, dos estudos, dos esforços exigidos para alcançar os seus objetivos. Mas no fim, todos acreditam que esses sentidos os levará a felicidade, e talvez seja ela o grande sentido da vida. Dessa forma, não vejo “sentido” algum, viver acreditando que minha vida seria mais plena, se para mim ela não houvesse sentido.”

    Aluna do 3º ano “B” – Noturno E.E.S.L.G.

  123. palmira lopes de freitas disse:

    neste texto camus afirmou que a vida e sem sentido e absurda.
    ex; o ser humano vivi buscando sentidos para a vida mas nem sempre encontramos a solução , muitas vezes o homem pensa estar feliz ao lado de uma unica mulher não aceitando uma suposta separação .sendo que todos nos temos a capacidade de superação aceitando ou não . então a vida e sem sentido e absurda.

  124. Nos últimos anos,reapreendemos a lidar com as variáveis de nossa vida pessoal e nossa perspectivas profissionais.A família,a escola,a formação militar obrigatória, as responsabilidade assumidas na vida desde de cedo nos faziam adquirir uma fundamentação de respeito,responsabilidade e disciplina que nos acompanhava pela vida toda.percebemos o mundo de uma maneira muito particular e temos a ilusão de que os outros percebem a realidade da mesma forma que nós.problema muitas vezes consiste em esperamos que pessoas com personalidade completamente diferentes obtenham resultados parecidos,isso não faz o menor sentido de vida.

  125. renato douglas disse:

    ele quis dizer que a vida tem muitos desafios, e que para isso devemos correr atras daquilo sem se preocupar com nada, porque como ele disse a vida é sem sentido então para que se preocupar.

  126. Eu compreendi que a vida não tem sentido ser não temos um objetivo na vida para corremos atrás, se conseguimos algo fácil não damos valor e os obstáculos nos mostrar a dar valor a vida, os bens que adquirimos.

    Christiane Lakerinne de Miranda 2º B Nortuno

  127. Ao longo da vida encontramos obstáculos que temos que enfrentar isso nos dar um sentido a vida, porque não sabemos o certo que vai acontecer e sim não conseguimos colocamos isso como foco e corremos atrás.

    Christiane Lakerinne de Miranda 2º B Noturno.

  128. christopher disse:

    Na minha opnião camus para primeiro ter uma vida agradaveel ele antes teve q.se adaptar as mudanças precisas e viiver d bem com o mundo mesmo sabendo q o mundo em sii naão estar nada agradavel assim ele criou essa forma d lhe dar com o mundo e dando motivos d sobra pra soorrir pq a viida eh bela e vc qm eh o maestro então saiba lhe dar cm as situações.

  129. Pablicia disse:

    Na minha opinião fala sobre a vida em se ela êh bela e dar pra levar ela mas do que podemos imaginar mas o mundo em se naão estar nada bom mas podemos melhorar primeiro as nossas atitudes acordar com um belo sorriso no rosto e acordar D bem com o mundo

  130. Késia disse:

    E.E.L.G. 2º ANO A, TURNO NOTURNO.
    A vida nos ensina a ter superação porque ganhamos e perdemos por isso precisamos ter objetivo para dar sentido na vida.
    Meu objetivo é vencer meus obstáculos, lutar para me formar vencer isso me dará sentido para minha vida. Enquanto o ser humano viver, o objetivo e o sentido da vida terá que existir.

  131. Ranicleide otaviano disse:

    O inserto é provável mas podemos ultrapassar e alcançar nossos objtetivos.

  132. Thaize Ferreira Dos Santos 2° Ano B disse:

    Pelo que entendi a vida precisa ser vivida sem que as pessoas pensem no dia de amanhã, sem se importar com as pessoas, com os bens materiais que temos, e sim viver a vida em abundancia e aproveitar sim ao coisas que nós foi nós dada por DEUS, a vida é muito pouco, para q não a vivemos da maneira que deve ser vivida, devemos sim aproveitar cada segundo como se foce o ultimo !

  133. joaobosco disse:

    Boa resposta…inteligente, pensada e bem escrita

  134. joaobosco disse:

    Boa resposta, pensada, questionada,com coerencia. parabens!

  135. Rudson Freitas disse:

    Eu compreendi que embora a vida seja sem sentido e muitas vezes absurda cabe a você aceita-la dessa forma ou não, na visão do camus a vida será melhor se você vê-la como se não tivesse sentido, quando na verdade tudo tem um sentido, tudo que acontece existe dois lados como opção e você escolhe o que achar melhor para si mesmo. tudo que Você decide sempre Terá uma oposição , sempre terá um obstáculo a ser superado então cabe a você focar em um objetivo além desse obstáculo e superá-lo (Rudson Freitas, 3°B, Noturno)

  136. Bruno Pedro 3º noturno disse:

    na vida o sentido é algo péssimo, por que o único sentido dela é a morte. Mais devemos ter medo dela?
    Camus falou que “antes, a questão era decorrer se a vida precisa ter algum significado para ser vivida, mais agora ficou mais evidente que ela sera vivida melhor se não tiver significado”. Não devemos dar sentido a vida, mais devemos se importa como ela é vivida. sera que é com alegria? ou com tristeza? na alegria ou tristeza so devemos vive-la

  137. O sentido que entendir foi se a pessoa tivesse naquele momento fazendo algo e lutar pra ter aquilo.
    Como eu quero ter minha empresa, lutar, batalhar e persistir por aquele sonho.
    Ter o conhecimento de formar uma grande empresa.

  138. Pikenna Nathy disse:

    eu entendi que a vida só tem sentindo se dermos um rumo a ela saber o que queremos e como a nossa vida vai ser daqui pra frente

  139. Pikenna Nathy disse:

    essa sou eu elissandra nathally

  140. Alex Wendel disse:

    eu entendi que avida tem muitos obstaculos e que temos que aprender a superar nossas contradicao qui ela e o qui nos motiva a realmente temos antes de aceitarmos fato deque avida e sem sentido e absurdo Alex 1A

  141. Iago Silva disse:

    Eu entendi que contradições são pequenos obstáculos postos na nossa vida , que temos que superar para alcançar nossos objetivos !

  142. Will disse:

    Por favor, parem com essa psicologia de concurseiro e interpretem a sério. A proposta filosófica de Camus diz, simplesmente, que a vida, assim como tudo que está agregado a ela, não tem sentido.Que este fato contradiz nossa própria existência, ou seja, contradiz o próprio princípio da finalidade (pois tudo que existe, existe para algum fim). Que o único sentido que há na vida é ilusório, pois nós o projetamos em nossa própria consciência, por isso não existe. E que a única forma de sermos felizes é aceitarmos o absurdo dessa inexistência. No entanto, discordo plenamente do filósofo; acredito que todos têm uma obra a fazer.

  143. Fred S. Noel disse:

    Por favor, parem com essa psicologia de concurseiro e interpretem a sério. A proposta filosófica de Camus diz, simplesmente, que a vida, assim como tudo que está agregado a ela, não tem sentido.Que este fato contradiz nossa própria existência, ou seja, contradiz o próprio princípio da finalidade (pois tudo que existe, existe para algum fim). Que o único sentido que há na vida é ilusório, pois nós o projetamos em nossa própria consciência, por isso não existe. E que a única forma de sermos felizes é aceitarmos o absurdo dessa inexistência. No entanto, discordo plenamente do filósofo; acredito que todos têm uma obra a fazer.

  144. joaobosco disse:

    Otimo Fred S. Noel. Mas um comentario. Como o dos outros, tem sua razao de ser e não determina um fim as discussoes. O texto colocado foi uma provocação, as respostas são de alunos do ensino fundamental e ensino medio, portanto aceito as colocações dos alunos pois entendo as limitações daqueles..sem problema algum. agradeço sua participação pertinente.

  145. joaobosco disse:

    Otimo Will. Mas um comentario. Como o dos outros, tem sua razao de ser e não determina um fim as discussoes. O texto colocado foi uma provocação, as respostas são de alunos do ensino fundamental e ensino medio, portanto aceito as colocações dos alunos pois entendo as limitações daqueles..sem problema algum. agradeço sua participação pertinente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s