CULTO DE DIONÍSIO

Publicado: março 27, 2010 em CIÊNCIA DA RELIGIÃO

O culto de Dioniso datava da época micénica, sendo talvez originário da Trácia. Dioniso era entre os Gregos uma divindade associada à fecundidade e ao vinho.

O seu culto não tinha um santuário fixo, sendo praticado onde quer que existisse um grupo de adoradores do deus. Esses adoradores eram na sua maioria mulheres, sendo designadadas como Ménades ou Bacantes.

Durante o Inverno as Bacantes, descalçadas e vestidas com roupas leves, com peles de gamos sobre os ombros, subiam às montanhas cobertas de neve para se entregarem a danças agitadas. Estas danças frenéticas forneciam aos adeptos um sentimento de liberdade e força, sendo atribuído às Bacantes actos impressionantes, como desenraizar árvores. Levavam consigo um bastão – denominado tirso – envolto com heras e encimado por uma pinha. As mulheres caçavam também animais que consumiam crus (omofagia), acreditando que com este acto adquiriam a vitalidade do deus. Este parece ter sido o ponto principal do culto, embora também se especule que a promessa da imortalidade figurasse igualmente nele.

Os Gregos consideraram este culto nocivo e muitos governantes das cidades-estado tentaram bani-lo.

comentários
  1. Raquel disse:

    Sou uma bacante desde meus 12anos e confesso que hoje em dia raramente se acontecem esses tipos de cultos, e quase impossivel eu conseguir um culto sequer .
    pratico meus cultos infelizmente sozinha !
    mas tenho a gratidao do meu Baco !
    nesse Blog, encontro tudo o que preciso para conseguir promover a minha religiao, e quem sabe traze-la a tona para o Brasil !

    Curtir

Deixe um comentário